Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Perder peso não quer dizer perder gordura. Triste, mas real...

Posts Recomendados

Postado
  • Este é um post popular.

Quando se inicia um planejamento com o objetivo de perda de gordura, pode ser comum que haja uma grande perda de peso inicial, o que faz com que a pessoa se motive e acredite estar perdendo muita gordura em tão pouco tempo.

 

Essa perda pode variar de indivíduo para indivíduo, podendo chegar de míseros 1 a 2kg até incríveis 10kg ou mais, em questão de dias ou semanas. Mas o que realmente está acontecendo com essa perda de peso? Será que isso tudo é gordura? E, obviamente, a resposta é não!

 

Quando se perde peso, você poderá perder não somente gordura, mas, principalmente, água e outros componentes livres de gordura, como glicogênio intramuscular (forma como seu corpo estoca os carboidratos ingeridos da dieta) e até mesmo proteínas (que formam sua massa muscular).

 

Já a perda de gordura se resume a real utilização das calorias estocadas no seu tecido adiposo (em forma de triacilglicerol) como energia, sem que haja recompensa desse estoque. Aqui, sim, temos a real perda de gordura corporal e isso só se alcança através de déficit calórico imposto por um médio/longo prazo (ingerir menos calorias do que se gasta).

 

Voltando a perda de peso, tendo em vista a capacidade de retenção extra e intracelular do nosso organismo, aqui está o grande responsável pela perda de peso, a água, seguido do glicogênio muscular.

 

De forma simples, temos uma capacidade de estocar cerca de 600 gramas de glicogênio no nosso organismo, principalmente nos músculos, mas também fígado, cérebro, coração, eritrócitos etc. Cada grama de glicogênio atrai cerca de 3 a 4 gramas de água, além de potássio. Fazendo uma conta rápida, 500 gramas de glicogênio muscular podem gerar um peso total de 2,5kg. Isso tudo faz parte da retenção intracelular.

 

Já a retenção extracelular, aquela que vemos entre a pele e o músculo, ocorre devido a presença de sódio (algo normal) e tende a ocorrer de forma mais acentuada em sedentários e pessoas com má alimentação, devido, entre outras coisas, a uma maior resistência à insulina, levando a uma maior reabsorção de sódio nos rins e, consequentemente, aumentando a retenção hídrica extracelular.

 

Uma vez que a pessoa tenha se engajado numa rotina de exercícios na academia, aeróbicos e também tenha seguido uma dieta com calorias mais baixas, principalmente restrita em carboidratos, o seu peso tenderá a cair. A maior perda inicial será, então, devido a perda de retenção extracelular (através da melhora na sensibilidade à insulina), além da menor formação de glicogênio muscular e, consequentemente, perda de água intracelular.

 

Já a perda de gordura ocorrerá apenas no longo prazo. Segundo o modelo estático, para se perder um quilo de gordura é necessário queimar cerca de 7700kcal. Considerando um déficit calórico diário de 500kcal, seria necessário cerca de 15 dias para se perder um quilo de gordura corporal. No entanto, com as adaptações fisiológicas, essa perda de gordura não é linear e ela tende a diminuir com o passar do tempo, sendo necessário um déficit calórico maior para continuar perdendo a mesma quantidade de gordura corporal.

 

Desta forma, é possível entender como é necessário tempo para se perder gordura corporal de verdade. O segredo, então é a união de dieta adequada, atividade física e, acima de tudo, constância!

 

Referências:

 

Spoiler

Kreitzman SN, Coxon AY, Szaz KF. Glycogen storage: illusions of easy weight loss, excessive weight regain, and distortions in estimates of body composition. Am J Clin Nutr. 1992 Jul;56(1 Suppl):292S-293S. doi: 10.1093/ajcn/56.1.292S. PMID: 1615908.

 

Murray B, Rosenbloom C. Fundamentals of glycogen metabolism for coaches and athletes. Nutr Rev. 2018 Apr 1;76(4):243-259. doi: 10.1093/nutrit/nuy001. PMID: 29444266; PMCID: PMC6019055.

 

Rocchini AP, Katch V, Kveselis D, Moorehead C, Martin M, Lampman R, Gregory M. Insulin and renal sodium retention in obese adolescents. Hypertension. 1989 Oct;14(4):367-74. doi: 10.1161/01.hyp.14.4.367. PMID: 2676858.

 

Trexler, E.T., Smith-Ryan, A.E. & Norton, L.E. Metabolic adaptation to weight loss: implications for the athlete. J Int Soc Sports Nutr 11, 7 (2014). https://doi.org/10.1186/1550-2783-11-7

 

Postado
  • Autor
17 horas atrás, frxavier disse:

Texto top!

 

Percebo esse efeito de queda repentina de peso, principalmente, na transição bulking/cutting e tbm, por exemplo, após um dia de lixo. 

Obrigado pela leitura e pelo feedback, irmão!

 

A variação de peso devido ao glicogênio e, principalmente, à agua é realmente muito grande.

 

Quando eu ficava em keto e depois fazia um refeed sábado e domingo, meu peso subia de 90kg (em jejum, no sábado) para 99kg (na segunda cedo, em jejum). Duas semanas com baixo carbo novamente e meu peso caiu pra 89kg 😅.

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações push do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.