Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bomba Chega Às Prateleiras, Diz O Jornal Da Tarde


bruno16

Posts Recomendados

'Bomba' chega às prateleiras

Liberado pela Anvisa, primeiro produto de marca à base de creatina está no mercado

FABIANE LEITE e KARINA TOLEDO

O primeiro medicamento de marca à base de creatina liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) chegou ao mercado esta semana, reativando uma antiga polêmica. Isso porque, além de liberar sua venda nas farmácias, a Anvisa estuda autorizar a comercialização da substância na categoria de suplemento para atletas - levando vários especialistas a alertar sobre os riscos do consumo indiscriminado. A creatina é conhecida pela capacidade de aumentar a massa muscular em poucos dias e fornecer mais força por curtas durações de tempo.

O composto, feito com substância natural presente na carne, funciona como transportador de energia para o corpo, mas não deve ser usado por pessoas saudáveis que não pratiquem esportes de alto rendimento, segundo a Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva. No entanto, o mercado negro e prescrições indevidas têm facilitado o consumo indiscriminado, principalmente por frequentadores de academia.

Segundo a Anvisa, ainda não há estudos definitivos sobre os benefícios e especialistas apontam risco para pessoas com histórico de doença renal na família.

A creatina era vetada no Brasil até que, há um ano, a agência liberou o uso da substância como medicamento. Até agora, estava disponível apenas em farmácias de manipulação. Mas, nesta semana, a droga de marca entrou no mercado depois de longo processo para a obtenção de preço, o que permitirá expansão do uso.

Em breve, a Anvisa deve decidir se permite que suplementos para atletas tenham a substância, o que permitirá a venda do produto em qualquer estabelecimento com alvará sanitário, sem a exigência da receita. A única exigência seria a exibição de alertas no rótulo de que só devem ser consumidos por atletas.

A tendência da Anvisa é autorizar o uso da creatina como suplemento para atletas. A ideia consta de sua própria proposta na consulta pública sobre o tema apresentada em 2008 e encerrada no fim do ano passado. O órgão não quis comentar o assunto ontem.

Segundo Jomar Souza, presidente eleito da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva, consenso da entidade apontou que a substância pode trazer benefícios a vegetarianos, pessoas com perda muscular pela idade ou doenças e em esportes que exigem potência e explosão, como corrida de 100 metros rasos e halterofilismo. “Os maiores riscos do uso indiscriminado são os problemas hepáticos e renais causados pela sobrecarga da substância”, afirmou. “Mas é melhor a expansão do uso no mercado legal porque ela vinha sendo usada clandestinamente e, muitas vezes, com anabolizantes, que podem ser ainda piores para a saúde”, afirmou Souza. “O veto nesses anos levou à expansão do mercado ilegal”, opina a nutricionista Lisia Kiehl, do curso de nutrição esportiva da Rede Desportiva de Ensino.

A fabricante do produto defende a segurança da creatina. “Nenhum estudo comprovou que a substância é prejudicial. O único efeito colateral é o ganho de peso”, diz o especialista em fisiologia humana Érico Caperuto, indicado pela indústria para falar.

O médico ortopedista Paulo Muzy, especializado em fisiologia do exercício, defende uso até mais amplo. “Os suplementos podem dar mais condições de treinamento até para esportistas que não são profissionais.” Praticante de fisiculturismo, Muzy toma o remédio. “O consumo deve ser orientado por profissionais”, alerta.

Fonte: http://txt.jt.com.br/editorias/2010/04/17/ger-1.94.4.20100417.5.1.xml

A minha opinião? Tô pouco me lixando, já estou mal acustumado com as excelentes creatinas importadas. Ponto para os vendedores do fórum!

Editado por bruno16
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Respostas 27
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Se para efeito da saúde pública devemos colocar todos os remédios existentes na farmácia sujeitos à prescrição médica, já que todos consumidos em excesso dão algum efeito colateral!

Aliás, tudo que se consome na vida deveria ter, visto que até água consumida em quantidades grandes prejudicam até fatalmente nosso organismo...

O que tem que mudar não é a legalidade dessas 'drogas', 'bombas', e sim a mentalidade de quem as consome por meio da informação. Como eu disse antes, tudo consumido em doses erradas - para mais ou para menos em alguns casos - é danoso.

Proibir das mãos da população é só uma prova da preguiça e mão-de-vaquisse em disponibilizar informações claras e corretas sobre o consumo do produto.

Na minha opinião, ninguém deve proibir outra pessoa de seguir a vida como bem entender, de usufruir de seu livre arbítrio. É um atentado contra nossas liberdades individuais, que ainda vem sob o disfarce de ser uma 'proteção' para a população vinda de um Estado Paternalista como os nossos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pra mim a questão é outra, pois ja estamos cientes da liberação.

Agora...

creatina = bomba ?!

que materiazinha hein...

Ontem passsou no Jornal da Globo uma reportagem de uma academia fechada por ter encontrado anabolizante guardado dentro da mesma, ai durante a materia eles mostraram as ampolas, seringas e whey protein, falando que eram os anabolizantes apreendidos huauha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois tem algumas coisas difíceis de entender mesmo. A ANVISA faz uma ladainha pra liberar creatina, mas, como alguém já falou aqui em outro tópico, o cigarro e a bebida alcoólica são liberadíssimos. Eita hipocrisia...

Ainda bem que a Creatina Vetnil já tinha a venda liberada nas lojas de suplementos... veterinários... hehehehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...