Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

PROLACTINA - Causa da Libido baixa?

Guetta

Posts Recomendados

Postado (editado)

Prezados, segue abaixo algumas considerações e meus exames:

Peso: 83 kg

Altura: 1,68m

% BF: Aguardando resultado (no olho aprox 20%)

Rotina: Trabalho (escritório); Faculdade; Treino

Sono: Aprox 6h/noite

NÃO fumante

Bebo socialmente

NÃO uso drogas

OBS: Colesterol alto (genético)...Em processo de redução (academia e omega-3). Já foi mais alto.

Tempo de treino: Três meses (3 anos parado)

Com base nos exames abaixo (e anexo), é possível afirmar que o problema com minha baixa libido está associada aos níveis de prolactina?

EXAME RESULTADO REFERÊNCIA
Ultrassonografia, abdome total normal -
Ultrassonografia, com Doppler, tiroide normal -
LDL-COLESTEROL 165 mg/dL  menor que 100 mg/dL
COLESTEROL TOTAL 234 mg/dL menor que 190 mg/dL
HDL-COLESTEROL 36 mg/dL     maior que 40 mg/dL
TRIGLICERIDES 180 mg/dL   menor que 150 mg/dL
VLDL-COLESTEROL 33 mg/dL   menor que 30 mg/dL
TGO 23 U/L  até 40 U/L
TGP 41 U/L  até 41 U/L
CREATINOQUINASE TOTAL (CK) 138 U/L  38 - 174 U/L
GLICOSE 79 mg/Dl 75 a 99 mg/dL
INSULINA 7 mU/L IMC entre 25 e 30 kg/m2:  2 a 19 mU/L
HEMOGLOBINA GLICADA 5,30% < 5,7% - baixo risco de diabetes
FRUTOSAMINA 230 micromol/L   205 a 285 micromol/L
ACIDO URICO 6,4 mg/dL   Masculino: 3,4 a 7,0 mg/dL
HEMOGRAMA OK OK
PLAQUETAS 278.000/mm3  150.000 a 450.000/mm3
25 HIDROXI-VITAMINA D 20 ng/mL acima de 20 ng/mL
FERRO 80 mcg/dL 65-175 mcg/dL
FERRITINA 436 microg/L de 26 a 446 microg/L
VITAMINA B-12 505 ng/L  maior que 300 ng/L
TSH 2,2 mUI/L  0,45 a 4,5 mUI/L
TIROXINA (T4) LIVRE 1,4 ng/Dl 0,9 a 1,7 ng/dL
TRIIODOTIRONINA (T3) LIVRE 0,32 ng/dL   0,24 a 0,37 ng/dL
ANTICORPOS ANTI-TIROGLOBULINA < 115 UI/mL  Inferior a 115 UI/mL
ANTI-PEROXIDASE TIROIDIANA < 34 U/mL  Inferior a 34 U/mL
Tiroglobulina Aguardando... Aguardando...
FSH 1,8 UI/L   até 10,0 UI/L
LH 3,2 UI/L até 9,0 UI/L
ESTRADIOL 2,7 ng/Dl 1,1 a 4,3 ng/dL
TESTOSTERONA 421 ng/dL  240 a 816 ng/dL
TESTOSTERONA LIVRE 370,8 pmol/L  131 a 640  pmol/L
PROLACTINA 20 microg/L  até 20 microg/L
Androstenediona Aguardando... Aguardando...
Dihidrotestosterona Aguardando... Aguardando...
SHBG 22 nmol/L   12 a  75 nmol/L
Estrona 6,0 ng/dL Até 6,8 ng/dL
PROGESTERONA 15 ng/dL  até 15 ng/dL
UREIA 32 mg/dL  10 a 50 mg/dL
CREATININA 0,95 mg/dL  0,70 a 1,30 mg/dL
CORTISOL 13,9 microg/dL Entre  7 e  9 h: 6,0 a 18,4 microg/dL
Antibiograma Aguardando... Aguardando...

Alguém??

Editado por Guetta
Postado

Pelo que andei pesquisando o ideal é manter a prolactina abaixo de 10 ng/ml e a sua está relativamente elevada, pode ser sim. Mas tem outras coisas no seu exame como a vitamina D está bem baixa, colesterol, etc.

Postado

Sim, está alta. Voce toma alguma medicaçao de uso continuo?

Sua relaçao TRIGLICERIDEOS/HDL esta ruim, reduza um pouco os carboidratos da dieta, aumente as gorduras boas, EPA e DHA ao menos 1,5gr de cada devem ajudar. Nao se preocupe com LDL, se triglicerideos estiver inferior a 100, e HDL superior a 60 tanto faz o valor do LDL.

De qualquer forma, é valido o uso de cabergolina 1 comprimido em dose unica e monitorar com exames de prolactina 15 dias apos a tomada, 2 meses, 4 e 6 meses. Se voltar a subir, e voce nao faz uso de qualquer medicacao que possar ter relacao com a prolactina, considera a hipotese de seu corpo estar produzindo em excesso, geralmente causado por um adenoma de hipofise (benigno na grande maioria dos casos).

Postado
20 horas atrás, Osama disse:

Pelo que andei pesquisando o ideal é manter a prolactina abaixo de 10 ng/ml e a sua está relativamente elevada, pode ser sim. Mas tem outras coisas no seu exame como a vitamina D está bem baixa, colesterol, etc.

É então...se for analisar o exame, minha prolactina está no limite superior, mas ainda estaria dentro dos limites aceitáveis.

Porém, lendo tópicos a respeito aqui mesmo no fórum, vi que 20 ng/ml já que elevado, principalmente pra gente que treina.

A vitamina D acho que não tem muito o que fazer. Preciso tomar mais sol e o colesterol sempre é o vilão nos meus exames de sangue. Faço exames há 5 anos e sempre está ruim. Hoje eu peso 83kg, mas quando eu tinha 25 anos e pesava 70, ele era ainda pior.

Vou tentar baixar a prolactina pois notei que minha libido deu uma caída. Minha rotina não anda das mais fáceis, mas mesmo assim, imaginei que tinha algo "fora do lugar".

valeu o retorno.

Postado (editado)
12 horas atrás, Glasgow 15 disse:

Sim, está alta. Voce toma alguma medicaçao de uso continuo?

NÃO

Sua relaçao TRIGLICERIDEOS/HDL esta ruim, reduza um pouco os carboidratos da dieta, aumente as gorduras boas, EPA e DHA ao menos 1,5gr de cada devem ajudar. Nao se preocupe com LDL, se triglicerideos estiver inferior a 100, e HDL superior a 60 tanto faz o valor do LDL.

Tenho um fator genético que é muito determinante para esse quadro ruim. Estou conseguindo melhorar essa relação HDL X LDL/TRIGLI.

Estou tomando o Omega-3 da Growth há cerca de 1 mês, entre 3 e 5 caps/dia. No penúltimo exame, realizado dia 13/04 meu HDL estava 34, LDL 157 e o Trigli 270. Tive uma melhora significativa no trigli, mas subiu um pouco o LDL. Acredito que a junção dos treinos mais o cuidado com os alimentos e a suplementação deverá me ajudar bastante. Tenho evitado aquela cervejinha no final da semana também.

Para ter idea, quando fiz meu primeiro exame de sangue com 25 anos e pesava 70kg, meu HDL era 38 / LDL 139 e o trigli 336.

Um médico sugeriu remédios uma vez, mas prefiro tentar reduzir sem o uso de medicamentos.

De qualquer forma, é valido o uso de cabergolina 1 comprimido em dose unica e monitorar com exames de prolactina 15 dias apos a tomada, 2 meses, 4 e 6 meses. Se voltar a subir, e voce nao faz uso de qualquer medicacao que possar ter relacao com a prolactina, considera a hipotese de seu corpo estar produzindo em excesso, geralmente causado por um adenoma de hipofise (benigno na grande maioria dos casos).

Busquei a cabergolina nas farmácias online e encontrei na Ultrafarma dois comprimidos de 0,5mg cada. Quando você fala em dose única, seria 1mg, ou seja, os dois comprimidos de uma vez?

Na próxima sexta-feira (dia 08/06), terei retorno com o Endócrino. Veremos o que ele dirá. De qualquer maneira, já vou pedir outra guia para realizar o exame da prolactina pós uso da Cabergolina.

Em busca aqui mesmo no fórum, li sobre a Ashwagandha e que ela ajuda a reduzir a prolactina. Já ouviu falar sobre?

Obrigado pela ajuda!

Editado por Guetta
Postado (editado)

Como o Glasgow falou, triglicéridos tem maior relação com carboidratos na dieta, e não tanto na gordura. O consumo de carboidratos tende a virar em triglicéridos, por vários mecanismos. Se quer controlar, tem que reduzir nos carbos mesmo. Não tem como. Ou isso, ou medicação. Fibratos, niacina, estatinas, ou doses altas de ómega-3 ajudam muito também. Pessoalmente, prefiro niacina (caso o paciente tolere) ou ómega-3. Ómega-3 é o melhor de todos, poucos colaterais, e além de melhorar perfil lipidico, tende a prevenir a formação de trombos e coágulos, o que no seu caso seria muito util, já que tem risco cardiovascular relativamente alto.

Apesar da prolactina estar dentro da referência, essa referencia não é muito certa. Homens saudáveis raramente têm prolactina acima de 15. Às vezes esse aumento é idiopático e benigno (sem causa funcional/biológica aparente), outras vezes é induzido por fármacos, drogas etc. Se não usa medicação indutora de aumentar prolactina, então tente a cabergolina e, se voltar a subir, tem que descartar prolactinoma.

Editado por us_pt_nursepractitioner
Postado
23 horas atrás, us_pt_nursepractitioner disse:

Como o Glasgow falou, triglicéridos tem maior relação com carboidratos na dieta, e não tanto na gordura. O consumo de carboidratos tende a virar em triglicéridos, por vários mecanismos. Se quer controlar, tem que reduzir nos carbos mesmo. Não tem como. Ou isso, ou medicação. Fibratos, niacina, estatinas, ou doses altas de ómega-3 ajudam muito também. Pessoalmente, prefiro niacina (caso o paciente tolere) ou ómega-3. Ómega-3 é o melhor de todos, poucos colaterais, e além de melhorar perfil lipidico, tende a prevenir a formação de trombos e coágulos, o que no seu caso seria muito util, já que tem risco cardiovascular relativamente alto.

Apesar da prolactina estar dentro da referência, essa referencia não é muito certa. Homens saudáveis raramente têm prolactina acima de 15. Às vezes esse aumento é idiopático e benigno (sem causa funcional/biológica aparente), outras vezes é induzido por fármacos, drogas etc. Se não usa medicação indutora de aumentar prolactina, então tente a cabergolina e, se voltar a subir, tem que descartar prolactinoma.

Vou tentar baixar só com alimentação e exercícios. Estou fazendo uso do omega-3 (cerca de 3 a 5 caps por dia) da Growth. Achei incrível a redução do triglicérides, mas o colesterol não teve muita influência ainda.

Postado

Retornei ao Endocrinologista (não é esportivo) hoje com os exames postados no post inicial desse tópico.

Resumo da consulta conforme o médico:

1. Minha prolactina está normal. Ele trata pacientes com prolactina até 200. A minha com 20 está normal. Como minha testosterona está dentro dos limites, minha libido baixa pode estar ligada a outros fatores (provavelmente psicológicos). Não me receitou a cabergolina;
  2. Me receitou um suplemento a base de Vitamina D pois ela está baixa. DEPURA 7.000 UI, sendo 1 cap por dia nos primeiros 30 dias e depois uma por semana nos próximos dois meses;
  3. Me receitou um remédio para o colesterol (Vast) - 1 x por dia antes de dormir;
  4. Eu comentei que tenho intenções futuramente de fazer um ciclo de OXA, desde que meus exames estejam todos ok, fazendo da maneira correta com acompanhamento e fazendo TPC. Parecia que eu tinha xingado a mãe dele kkkk
  5. Me passou outra receita para medir colesterol, trigli e vitamina D daqui 3 meses.

E ai @Glasgow 15 o que você acha?

Valeu!

Postado (editado)

Comprei a Cabergolina 0,5mg (2 comprimidos). Tomei 1 ontem e vou tomar o outro daqui 7 dias. (me julguem rs)

Encomendei o suplemento de Vitamina D recomendado pelo médico e farei o uso durante os 30 dias de ataque. Além disso, como já ia comprar mais omega-3 no site da Growth, aproveitei o frete e já comprei uma vitamina D que eles vendem no site.

Como a dosagem é MUITO MENOR, ao invés de tomar uma cap por semana (após os 30 dias de ataque) do suplemento conforme ele recomendou, farei uso de uma dosagem menor, porém diariamente. No final das contas, a dosagem semanal ficará a mesma e eu gastei menos grana.

Por fim, continuarei fazendo uso do omega-3 e, pelo menos por enquanto, não farei uso do remédio prescrito por ele para redução do colesterol. Pelo que li em várias fontes confiáveis, a estatina pode trazer mais malefícios do que benefícios ao corpo.

Daqui uns 3 meses farei outro exame de colesterol, triglicérides e vitamina D. Se os índices ainda estiverem fora do padrão, daí vou repensar sobre o uso das estatinas.

Editado por Guetta
Postado

@Guetta cara, vc consultou UM MEDICO e ta dando ouvido pra nego de forum velho? vc ta louco? 

Sério uma coisa que o médico sabe e q nego de forum nao sabe é examinar o paciente, VALOR DE EXAME NAO TEM RESULTADO. Sabe oq pode alterar a prolactina? Anestesia, Cirurgias torácicas de grande porte, Distúrbios da parede torácica (traumas, queimaduras, herpes, percussão), Coito, Estimulação da papila mamária, Gestação, Lactação, Estresse, Sono (isso tudo é FISIOLOGICO). Fora as doenças ainda tem os remedios. Antagonistas da dopamina (fenotiazinas, tioxantenos, butirofenonas, difenilbutilpiperidina, dibenzoxazepina, di-hidroindolona, procainamida, metoclopramida) Neurolépticos (fufenazina, haloperidol, penfluridol, pimozida, pipotiazina) Antidepressivos tricíclicos (amoxapina, imipramina, amitriptilina, clomipramina, nortriptilina) Fluoxetina Cimetidina Ranitidina Estrogenioterapia Metildopa Opiáceos Reserpina Sulpirida Verapamil Anticoncepcionais orais.

As amostras de prolactina não devem ser colhidas logo após a paciente despertar ou após procedimentos. A prolactina é secretada de forma pulsátil, com uma frequência de pulso que varia de aproximadamente 14 pulsos por 24 horas na fase folicular avançada a aproximadamente nove pulsos por 24 horas na fase lútea avançada. Existe também uma variação diurna, com os menores níveis ocorrendo no meio da manhã e maiores à noite. Os níveis elevam-se uma hora após o início do sono e continuam a aumentar até que sejam atingidos valores máximos entre as 5h e 7h.

Cara vc nao ta com prolactina alta, a maioria das doenças que cursam com prolactina alta alteram tambem outras coisas, uma das principais coisas que alteram é o TRH > TSH > T4 

vc nem sabe quais sao os colaterais da cabergolina né?

Os seguintes eventos foram relatados em associação com cabergolina: agressividade, alopecia, aumento da creatinina fosfoquinase sanguínea, delírios, dispnéia, edema, fibrose, função hepática anormal, reação de hipersensibilidade, hipersexualidade, aumento da libido, testes de função hepática anormais, jogo patológico, transtorno psicótico, rash, doenças respiratórias, insuficiência respiratória e valvulopatia.

Sobre seu colesterol, vc ajustando dieta + treino ele vai diminuir, e OLEO DE PEIXE NÃO DIMINUI COLESTEROL, ELE DIMINUI TRIGLICERIDEOS SÓ.

Entra nesse site https://examine.com/

ele é um site que tem estudos sobre os suplementos. 

Se vc n quer confiar no médico meu amigo, faça um favor a si mesmo, leia e estude em casa.. ficar ouvindo nego de forum vc pode se fuder muito. Saúde é algo sério, nao se deve ficar brincando com ela.. 

E sobre libido baixo tem vários suplementos que ajudam (MACA, Fenugreek, TRIBULUS) até em suplementos que melhoram ansiedade (5HTP, GABA, MELATONINA)

Libido é muito além de hormonal, tem haver com psíquico tb (ansiedade, depressão, medo, angustia), tem haver com perfil metabólico (sedentário, tabagista, alcoólatra). 

é muito facil culpar um número no papel. Qualquer dúvida pode me mandar MP. E façá um favor a si mesmo, escute quem estudou muito (10 anos de faculdade + especialização) que no caso é seu endocrino.

Postado (editado)
19 horas atrás, OomatheusOo disse:

@Guetta cara, vc consultou UM MEDICO e ta dando ouvido pra nego de forum velho? vc ta louco? 

Sério uma coisa que o médico sabe e q nego de forum nao sabe é examinar o paciente, VALOR DE EXAME NAO TEM RESULTADO. Sabe oq pode alterar a prolactina? Anestesia, Cirurgias torácicas de grande porte, Distúrbios da parede torácica (traumas, queimaduras, herpes, percussão), Coito, Estimulação da papila mamária, Gestação, Lactação, Estresse, Sono (isso tudo é FISIOLOGICO). Fora as doenças ainda tem os remedios. Antagonistas da dopamina (fenotiazinas, tioxantenos, butirofenonas, difenilbutilpiperidina, dibenzoxazepina, di-hidroindolona, procainamida, metoclopramida) Neurolépticos (fufenazina, haloperidol, penfluridol, pimozida, pipotiazina) Antidepressivos tricíclicos (amoxapina, imipramina, amitriptilina, clomipramina, nortriptilina) Fluoxetina Cimetidina Ranitidina Estrogenioterapia Metildopa Opiáceos Reserpina Sulpirida Verapamil Anticoncepcionais orais.

As amostras de prolactina não devem ser colhidas logo após a paciente despertar ou após procedimentos. A prolactina é secretada de forma pulsátil, com uma frequência de pulso que varia de aproximadamente 14 pulsos por 24 horas na fase folicular avançada a aproximadamente nove pulsos por 24 horas na fase lútea avançada. Existe também uma variação diurna, com os menores níveis ocorrendo no meio da manhã e maiores à noite. Os níveis elevam-se uma hora após o início do sono e continuam a aumentar até que sejam atingidos valores máximos entre as 5h e 7h.

Cara vc nao ta com prolactina alta, a maioria das doenças que cursam com prolactina alta alteram tambem outras coisas, uma das principais coisas que alteram é o TRH > TSH > T4 

Os seguintes eventos foram relatados em associação com cabergolina: agressividade, alopecia, aumento da creatinina fosfoquinase sanguínea, delírios, dispnéia, edema, fibrose, função hepática anormal, reação de hipersensibilidade, hipersexualidade, aumento da libido, testes de função hepática anormais, jogo patológico, transtorno psicótico, rash, doenças respiratórias, insuficiência respiratória e valvulopatia.

Sobre seu colesterol, vc ajustando dieta + treino ele vai diminuir, e OLEO DE PEIXE NÃO DIMINUI COLESTEROL, ELE DIMINUI TRIGLICERIDEOS SÓ.

Se vc n quer confiar no médico meu amigo, faça um favor a si mesmo, leia e estude em casa.. ficar ouvindo nego de forum vc pode se fuder muito. Saúde é algo sério, nao se deve ficar brincando com ela.. 

E sobre libido baixo tem vários suplementos que ajudam (MACA, Fenugreek, TRIBULUS) até em suplementos que melhoram ansiedade (5HTP, GABA, MELATONINA)

Libido é muito além de hormonal, tem haver com psíquico tb (ansiedade, depressão, medo, angustia), tem haver com perfil metabólico (sedentário, tabagista, alcoólatra). 

é muito facil culpar um número no papel. Qualquer dúvida pode me mandar MP. E façá um favor a si mesmo, escute quem estudou muito (10 anos de faculdade + especialização) que no caso é seu endocrino.

Sabe quantos exames de sangue já me passou pelas mãos? milhares. Por isso, digo, tudo o que vc disse, até pode tar muito certo, sobre as causas fisiológicas ou iatrogénicas da hiperprolactinemia. Noutras, nem por isso tá assim tão certo.

Todavia, nada disso invalida que eu continue achando, que ele tem prolactina ALTA! Borderline, pelo menos. Se vc pegar exames de prolactina de pacientes higidos, te garanto que raramente estão acima de 10 ou 15. Independentemente de muitas das variáveis fisiológicas que falou.

Óleo de peixe não diminui triglicéridos só. Aumenta as HDL, e apesar de não diminuir o colesterol LDL, diminui o LDL do tipo B, que são as partículas pequenas e densas, e mais aterogénicas e facilmente oxidáveis. Além disso, melhora também um pouco o coagulograma, inibindo a formação de trombos e coagulos. Tem estudos recentes que apontam até em grande melhoria no perfil das apolipoproteínas A2 e lipoproteina a.

Grande maioria dos colaterais que relatou da cabergolina, é para quem fica tomando doses muito elevadas, ou por período prolongado. Não é para quem fica tomando 1 comprimido de 0,5 em dose unica. Uso com meus pacientes tanto cabergolina como bromocriptina e, a cabergolina é muito melhor tolerada.

Postado
23 minutos atrás, us_pt_nursepractitioner disse:

Sabe quantos exames de sangue já me passou pelas mãos? milhares. Por isso, digo, tudo o que vc disse, até pode tar muito certo, sobre as causas fisiológicas ou iatrogénicas da hiperprolactinemia. Noutras, nem por isso tá assim tão certo.

Todavia, nada disso invalida que eu continue achando, que ele tem prolactina ALTA! Borderline, pelo menos. Se vc pegar exames de prolactina de pacientes higidos, te garanto que raramente estão acima de 10 ou 15. Independentemente de muitas das variáveis fisiológicas que falou.

Óleo de peixe não diminui triglicéridos só. Aumenta as HDL, e apesar de não diminuir o colesterol LDL, diminui o LDL do tipo B, que são as partículas pequenas e densas, e mais aterogénicas e facilmente oxidáveis. Além disso, melhora também um pouco o coagulograma, inibindo a formação de trombos e coagulos. Tem estudos recentes que apontam até em grande melhoria no perfil das apolipoproteínas A2 e lipoproteina a.

Grande maioria dos colaterais que relatou da cabergolina, é para quem fica tomando doses muito elevadas, ou por período prolongado. Não é para quem fica tomando 1 comprimido de 0,5 em dose unica. Uso com meus pacientes tanto cabergolina como bromocriptina e, a cabergolina é muito melhor tolerada.

Amigo, nao sei quantos exames passam pela sua mão, sei que na residencia de clínica médica, no qual participo nao tem disso, para chamar atenção os niveis tem q estarem altos, principalmente para causar queda de libido.

E vc acha q se ele tiver 1 adenoma de hipofise vai curar? a chance de recividar é alta. Claro SE ele tiver.

Ácidos graxos ômega-3 (ω-3) são poli-insaturados derivados do óleo de peixes e de certas plantas e nozes. O óleo de peixe contém tanto o ácido docosa-hexaenoico (DHA) quanto o ácido eicosapentaenoico (EPA), mas os óleos de origem vegetal contêm predominantemente o ácido alfa-linolênico (ALA). Em altas doses (4 a 10g ao dia) reduzem os TGs e aumentam discretamente o HDL-C, podendo, entretanto, aumentar o LDL-C. Em um estudo inicial, a suplementação com ω-3 foi relacionada com benefício clínico, mas recentes metanálises não confirmam o benefício dessa terapia na redução de eventos CVs, coronarianos, cerebrovasculares, arritmias ou mortalidade global55,56. Assim, sua indicação na terapia de prevenção CV não está recomendada (recomendação III, evidência A).

XAVIER, H. T. et al . V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose.Arq. Bras. Cardiol.,  São Paulo ,  v. 101, n. 4, supl. 1, p. 1-20,  Oct.  2013 .   Available from <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2013004100001&lng=en&nrm=iso>. access on  14  June  2018.  https://dx.doi.org/10.5935/abc.2013S010.

Desculpa, mas fish oil nao é recomendado com evidencia A.  E nAO.. nao procede isso não reduz LDL.

Estudos clínicos mostram que a suplementação com 2 a 4 g de EPA/DHA ao dia pode diminuir os níveis de triglicérides (TG) em até 25% a 30%, aumentar discretamente os de HDL-colesterol (1% a 3%) e elevar os de LDL-colesterol em até 5% a 10%134-136.

A capacidade de reduzir os níveis de TG depende da dose, com uma redução aproximada de 5% a 10% para cada 1 g de EPA/DHA consumido ao dia137, e é maior nos indivíduos com níveis basais mais elevados de TG138.

SANTOS, R.D. et al . I Diretriz sobre o consumo de gorduras e saúde cardiovascular.Arq. Bras. Cardiol.,  São Paulo ,  v. 100, n. 1, supl. 3, p. 1-40,  Jan.  2013 .   Available from <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2013000900001&lng=en&nrm=iso>. access on  14  June  2018.  https://dx.doi.org/10.1590/S0066-782X2013000900001.

Postado (editado)
24 minutos atrás, OomatheusOo disse:

Amigo, nao sei quantos exames passam pela sua mão, sei que na residencia de clínica médica, no qual participo nao tem disso, para chamar atenção os niveis tem q estarem altos, principalmente para causar queda de libido.

E vc acha q se ele tiver 1 adenoma de hipofise vai curar? a chance de recividar é alta. Claro SE ele tiver.

Ácidos graxos ômega-3 (ω-3) são poli-insaturados derivados do óleo de peixes e de certas plantas e nozes. O óleo de peixe contém tanto o ácido docosa-hexaenoico (DHA) quanto o ácido eicosapentaenoico (EPA), mas os óleos de origem vegetal contêm predominantemente o ácido alfa-linolênico (ALA). Em altas doses (4 a 10g ao dia) reduzem os TGs e aumentam discretamente o HDL-C, podendo, entretanto, aumentar o LDL-C. Em um estudo inicial, a suplementação com ω-3 foi relacionada com benefício clínico, mas recentes metanálises não confirmam o benefício dessa terapia na redução de eventos CVs, coronarianos, cerebrovasculares, arritmias ou mortalidade global55,56. Assim, sua indicação na terapia de prevenção CV não está recomendada (recomendação III, evidência A).

XAVIER, H. T. et al . V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose.Arq. Bras. Cardiol.,  São Paulo ,  v. 101, n. 4, supl. 1, p. 1-20,  Oct.  2013 .   Available from <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2013004100001&lng=en&nrm=iso>. access on  14  June  2018.  https://dx.doi.org/10.5935/abc.2013S010.

Desculpa, mas fish oil nao é recomendado com evidencia A.  E nAO.. nao procede isso não reduz LDL.

Estudos clínicos mostram que a suplementação com 2 a 4 g de EPA/DHA ao dia pode diminuir os níveis de triglicérides (TG) em até 25% a 30%, aumentar discretamente os de HDL-colesterol (1% a 3%) e elevar os de LDL-colesterol em até 5% a 10%134-136.

A capacidade de reduzir os níveis de TG depende da dose, com uma redução aproximada de 5% a 10% para cada 1 g de EPA/DHA consumido ao dia137, e é maior nos indivíduos com níveis basais mais elevados de TG138.

SANTOS, R.D. et al . I Diretriz sobre o consumo de gorduras e saúde cardiovascular.Arq. Bras. Cardiol.,  São Paulo ,  v. 100, n. 1, supl. 3, p. 1-40,  Jan.  2013 .   Available from <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2013000900001&lng=en&nrm=iso>. access on  14  June  2018.  https://dx.doi.org/10.1590/S0066-782X2013000900001.

Eu não falei que reduz o LDL. Falei, sim, que reduz o LDL do tipo B. Se for ler melhor sobre o LDL, vai perceber que existem vários subgrupos de partículas de LDL, umas mais aterogenicas que outras. Mas pra facilitar, nos vários subgrupos, os principais sao o tipo A e tipo B. Avaliando-se estes valores através do Vaptest que, felizmente, tenho ao meu dispor nos EUA.

O LDL tipico que é pedido nos perfis lipidicos/lipidogramas, nem as particulas de LDL mede, mas sim o colesterol presente nas LDL. E eu estou falando das particulas de LDL, não do colesterol que é transportado por estas.

Não sei quanto a associações brasileiras, mas nos EUA, onde trabalho, tem varias guidelines recomendando o uso de omega-3. Até mesmo em algumas taquidisrritmias. ;)

Aliás, a maioria dos laboratorios, nem mede o LDL, mas sim calcula o atraves da formula de Friedewald.

Quanto prolactina, não vou mudar de opinião. Acima de 15, já é possivel causar problemas com libido. Mas, veja bem, tem até médicos que falam pra pacientes, que testosterona de 270 ng/dL, está normal. Já chegou um paciente pra mim, onde um colega falou isso mesmo. E tinha 20 anos. 

Resumidamente...

ómega-3 não reduz Colesterol LDL, mas reduz sim, as partículas LDL densas e pequenas, transformando-as em grandes e menos densas, logo menos aterogenicas. Isto se dá sobretudo pela melhoria no racio trigliceridos/HDL.

Melhora a coagulação. Relembre só a cascata da coagulação, a ciclooxigenase e tromboxanos, que facilmente percebe o beneficio do ómega3 para o mesmo. :)

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5707663/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5674268/

Postado
Em 13/06/2018 em 23:35, OomatheusOo disse:

As amostras de prolactina o devem ser colhidas logo após a paciente despertar ou após procedimentos. A prolactina é secretada de forma pulsátil, com uma frequência de pulso que varia de aproximadamente 14 pulsos por 24 horas na fase folicular avançada a aproximadamente nove pulsos por 24 horas na fase lútea avançada. Existe também uma variação diurna, com os menores níveis ocorrendo no meio da manhã e maiores à noite. Os níveis elevam-se uma hora após o início do sono e continuam a aumentar até que sejam atingidos valores máximos entre as 5h e 7h.

Entendo perfeitamente seu ponto de vista e pode parecer meio controverso não seguir a risca o que o médico disse, mas antes de tomar essa decisão eu li bastante, consultei outros profissionais da área da saúde (inclusive os amigos que responderam o tópico, que inclusive são médicos também).

Daqui uns três meses farei outros exames e, com os resultados em mãos, a gente descobre se fiz a coisa certa ou não.

abs

13 horas atrás, Glasgow 15 disse:

Só complementando

Desculpem o perdão da palavra

Foda-se o LDL para quem tem uma relação HDL/Triglicerideos ótima!

É o que estou buscando com a redução do trigli. No mais, espero reduzir o LDL com os exercícios físicos e redução da ingestão de carbos.

• 2 meses depois...
Postado

Apenas para atualizar o tópico (e responder um membro que me mandou MP):

Esse mês farei novos exames para medir meus níveis de colesterol e trigli, além da vitamina D. Estava esperando uns 3 meses, conforme recomendação médica.

Como eu não tenho outra guia para o exame da prolactina, não farei outro exame nesse momento. Lembrando que decidi tomar cabergolina por conta própria, já que o médico não quis me receitar. Os sintomas da prolactina alta que eu estava sentindo sumiram. Entendo que a cabergolina tenha resolvido meu caso.

Postado

Você mencionou que pretenda um ciclo de OX caso os exames estejam OK, eu particularmente tomaria o dobro do cuidado visto o perfil das drogas orais baterem mais pesado no colesterol, as vezes o fármaco não foi feito pra você rs.

Se não conseguiu a guia, tenta particular, pois a prolac deverá ser determinante no contexto dos seus exames.

Postado (editado)

@RDU o ciclo de OX ainda está muito no campo das ideias. Seria (será) algo para daqui 1 ano e meio, quando eu termino a faculdade e terei mais tempo livre para levar os treinos e dieta mais a sério.

Não farei nada que possa prejudicar essa questão que já tenho hereditária.

Já dei um "jeitinho" e consegui incluir a prolac. Até a próxima semana eu devo estar com resultados disponíveis.

Abs.

Editado por Guetta
Postado
Em 04/09/2018 em 11:54, Guetta disse:

Apenas para atualizar o tópico (e responder um membro que me mandou MP):

Esse mês farei novos exames para medir meus níveis de colesterol e trigli, além da vitamina D. Estava esperando uns 3 meses, conforme recomendação médica.

Como eu não tenho outra guia para o exame da prolactina, não farei outro exame nesse momento. Lembrando que decidi tomar cabergolina por conta própria, já que o médico não quis me receitar. Os sintomas da prolactina alta que eu estava sentindo sumiram. Entendo que a cabergolina tenha resolvido meu caso.

Quais foram os sintomas que vc atribuiu a prolac alta? 

• 2 semanas depois...
Postado
Em 04/09/2018 em 13:11, Guetta disse:

@RDU o ciclo de OX ainda está muito no campo das ideias. Seria (será) algo para daqui 1 ano e meio, quando eu termino a faculdade e terei mais tempo livre para levar os treinos e dieta mais a sério.

Não farei nada que possa prejudicar essa questão que já tenho hereditária.

Já dei um "jeitinho" e consegui incluir a prolac. Até a próxima semana eu devo estar com resultados disponíveis.

Abs.

Desculpa, enviei sem redigir. AFINAL, fez o exame de prolactina? Quanto deu? Enfim, sua libido está melhor com prolactina abaixo de 15?(em quanto ficou?) abraço

• 4 meses depois...
Postado

Cara voce ta misturando as coisas, prolactina produz leite em mulheres, você é homem irmao, libido ta mais relacionaod a testo, gh e afins,...

colesterol alto = ingestao alta de gordura proveniente da dieta ou da sintesis endogena oriunda no figado

Postado
23 horas atrás, ThePhsyco16 disse:

Cara voce ta misturando as coisas, prolactina produz leite em mulheres, você é homem irmao, libido ta mais relacionaod a testo, gh e afins,...

colesterol alto = ingestao alta de gordura proveniente da dieta ou da sintesis endogena oriunda no figado

Nos homens o aumento da prolactina pode causar sintomas como:
  • Saída de leite pelas mamas do homem;
  • Diminuição da líbido;
  • Disfunção erétil;
  • Diminuição da produção de testosterona;
  • Diminuição da produção de espermatozoides;
  • Infertilidade;
  • Aumento das mamas;
  • Osteoporose.
Postado

fala companheiro phenix, sim disso eu sei, só nao entendi o fato dele estar com libido baixa com testo alta se n me engano... De que dia é o exame?

Fala irmao beleza, entao olha, nao pude ver todos os comentarios para acompanhar o caso mas você está com colesterol alto, isso significa provavelmente alta ingestao de gorduras caso nao seja isso recomendo a ida a um médico porque voce está com secrecao endogena via pancreatica de colesterol alterada, mas enfim... um problema do colesterol ja serie resolvido provavelmente a nao ser que voce tenha alguma doenca relacionada a sintesis de receptores colesterolemicos localizados na membrana, entende?

Coma melhor que voce equilibra isso ai, diminua gorduras saturadas provenientes de bolos, biscoitos, bebidas c azucar enfim.. Coma carbohidratos de lenta absorcao, beba agua e veja no que vai dar, no mais, confie no seu médico, o que nao pode acontecer é voce ir no médico e seguir o que está escrito aqui kkkk :D

Postado

Guetta, te pergunto, o que que você come? Colesterol LDL, genético? nao seja taxativo irmao.. relate a sua dieta para compreendermos melhor, a informacao que voce tqa passando ta picotada, voce coloca os resultado o exame feito e quer que decifremos o que voce tem? o que voce anda comendo.

É o que disseram ai acima o cara paga médico e n da ideia pro cara e vem fazer pergunta aqui, só queremos ajudar mas utilize o bom senso.

• 6 meses depois...
Postado

Boa tarde amigos do Fórum,

Perdoem-me a demora para responder. Achei que tinha respondido todas as perguntas e os resultados, mas não. Aliado a isso, acabei ficando um tempão fora do fórum.

Enfim...

Refiz o exame da prolactina mês passado (Jul/19) e marcou 13 no exame, ou seja, um ano depois de fazer o uso da cabergolina minha prolactina está em 13, sendo o limite 20.

Problemas resolvidos.

Postado
Em 29/01/2019 em 18:10, ThePhsyco16 disse:

Guetta, te pergunto, o que que você come? Colesterol LDL, genético? nao seja taxativo irmao.. relate a sua dieta para compreendermos melhor, a informacao que voce tqa passando ta picotada, voce coloca os resultado o exame feito e quer que decifremos o que voce tem? o que voce anda comendo.

É o que disseram ai acima o cara paga médico e n da ideia pro cara e vem fazer pergunta aqui, só queremos ajudar mas utilize o bom senso.

Fala man,

Sobre meu perfil lipídico, ele sempre foi o vilão dos meus exames.

Minha alimentação de maneira geral é boa. Com exceção dos finais de semana que eu tomo minha cerveja e faço meu churrasco (não é todo final de semana), tenho uma alimentação boa.

Conheço gente que tem uma dieta muito pior que a minha com níveis muito melhores que os meus. É uma maldita herança genética. O médico queria me passar remédios (estatina) para controlar, mas eu não aceitei. Tenho consciência que os treinos e a alimentação, com suplementação de omega 3 a longo prazo me ajudarão.

Esse é meu último ano do curso de eng. civil. Isso significa stress, pouco tempo de sono, pouco tempo para exercícios físicos, etc que acabam atrapalhando esses níveis.

A partir do ano que vem a vida "volta aos eixos" e acredito que consigo manter os níveis dentro do normal, mesmo que próximo do limite superior.

Sobre o problema específico da prolactina, eu entendo perfeitamente seu ponto. O médico disse que estava normal e não recomendou o uso da cabergolina. 

Mas pesquisando aqui ou em outros locais, esse limite de 20 é "questionável". Tem laboratórios que falam em 15,12. É a mesma situação da Vitamina-D. Alguns são 20. Outros falam em 40.

A questão da libido poderia ser por outros motivos, mas coincidentemente ou não, após o uso houve uma melhora nisso e hoje ela está marcando 13, o que já podemos dizer que está normal.

Além disso, já estou fazendo uso de vitamina D e omega-3 para melhorar o perfil lipídico.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...