Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

PROLACTINA - Causa da Libido baixa?


Guetta

Posts Recomendados

Prezados, segue abaixo algumas considerações e meus exames:

Idade: 30

Peso: 83 kg

Altura: 1,68m

% BF: Aguardando resultado (no olho aprox 20%)

Rotina: Trabalho (escritório); Faculdade; Treino

Sono: Aprox 6h/noite

NÃO fumante

Bebo socialmente

NÃO uso drogas

OBS: Colesterol alto (genético)...Em processo de redução (academia e omega-3). Já foi mais alto.

Tempo de treino: Três meses (3 anos parado)

 

Com base nos exames abaixo (e anexo), é possível afirmar que o problema com minha baixa libido está associada aos níveis de prolactina?

 

EXAME RESULTADO REFERÊNCIA
Ultrassonografia, abdome total normal -
Ultrassonografia, com Doppler, tiroide normal -
LDL-COLESTEROL 165 mg/dL  menor que 100 mg/dL
COLESTEROL TOTAL 234 mg/dL menor que 190 mg/dL
HDL-COLESTEROL 36 mg/dL     maior que 40 mg/dL
TRIGLICERIDES 180 mg/dL   menor que 150 mg/dL
VLDL-COLESTEROL 33 mg/dL   menor que 30 mg/dL
TGO 23 U/L  até 40 U/L
TGP 41 U/L  até 41 U/L
CREATINOQUINASE TOTAL (CK) 138 U/L  38 - 174 U/L
GLICOSE 79 mg/Dl 75 a 99 mg/dL
INSULINA 7 mU/L IMC entre 25 e 30 kg/m2:  2 a 19 mU/L
HEMOGLOBINA GLICADA 5,30% < 5,7% - baixo risco de diabetes
FRUTOSAMINA 230 micromol/L   205 a 285 micromol/L
ACIDO URICO 6,4 mg/dL   Masculino: 3,4 a 7,0 mg/dL
HEMOGRAMA OK OK
PLAQUETAS 278.000/mm3  150.000 a 450.000/mm3
25 HIDROXI-VITAMINA D 20 ng/mL acima de 20 ng/mL
FERRO 80 mcg/dL 65-175 mcg/dL
FERRITINA 436 microg/L de 26 a 446 microg/L
VITAMINA B-12 505 ng/L  maior que 300 ng/L
TSH 2,2 mUI/L  0,45 a 4,5 mUI/L
TIROXINA (T4) LIVRE 1,4 ng/Dl 0,9 a 1,7 ng/dL
TRIIODOTIRONINA (T3) LIVRE 0,32 ng/dL   0,24 a 0,37 ng/dL
ANTICORPOS ANTI-TIROGLOBULINA < 115 UI/mL  Inferior a 115 UI/mL
ANTI-PEROXIDASE TIROIDIANA < 34 U/mL  Inferior a 34 U/mL
Tiroglobulina Aguardando... Aguardando...
FSH 1,8 UI/L   até 10,0 UI/L
LH 3,2 UI/L até 9,0 UI/L
ESTRADIOL 2,7 ng/Dl 1,1 a 4,3 ng/dL
TESTOSTERONA 421 ng/dL  240 a 816 ng/dL
TESTOSTERONA LIVRE 370,8 pmol/L  131 a 640  pmol/L
PROLACTINA 20 microg/L  até 20 microg/L
Androstenediona Aguardando... Aguardando...
Dihidrotestosterona Aguardando... Aguardando...
SHBG 22 nmol/L   12 a  75 nmol/L
Estrona 6,0 ng/dL Até 6,8 ng/dL
PROGESTERONA 15 ng/dL  até 15 ng/dL
UREIA 32 mg/dL  10 a 50 mg/dL
CREATININA 0,95 mg/dL  0,70 a 1,30 mg/dL
CORTISOL 13,9 microg/dL Entre  7 e  9 h: 6,0 a 18,4 microg/dL
Antibiograma Aguardando... Aguardando...

 

 

Alguém??

Editado por Guetta
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Sim, está alta. Voce toma alguma medicaçao de uso continuo?

 

Sua relaçao TRIGLICERIDEOS/HDL esta ruim, reduza um pouco os carboidratos da dieta, aumente as gorduras boas, EPA e DHA ao menos 1,5gr de cada devem ajudar. Nao se preocupe com LDL, se triglicerideos estiver inferior a 100, e HDL superior a 60 tanto faz o valor do LDL.

 

De qualquer forma, é valido o uso de cabergolina 1 comprimido em dose unica e monitorar com exames de prolactina 15 dias apos a tomada, 2 meses, 4 e 6 meses. Se voltar a subir, e voce nao faz uso de qualquer medicacao que possar ter relacao com a prolactina, considera a hipotese de seu corpo estar produzindo em excesso, geralmente causado por um adenoma de hipofise (benigno na grande maioria dos casos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Osama disse:

Pelo que andei pesquisando o ideal é manter a prolactina abaixo de 10 ng/ml e a sua está relativamente elevada, pode ser sim. Mas tem outras coisas no seu exame como a vitamina D está bem baixa, colesterol, etc.

 

É então...se for analisar o exame, minha prolactina está no limite superior, mas ainda estaria dentro dos limites aceitáveis.

Porém, lendo tópicos a respeito aqui mesmo no fórum, vi que 20 ng/ml já que elevado, principalmente pra gente que treina.

 

A vitamina D acho que não tem muito o que fazer. Preciso tomar mais sol e o colesterol sempre é o vilão nos meus exames de sangue. Faço exames há 5 anos e sempre está ruim. Hoje eu peso 83kg, mas quando eu tinha 25 anos e pesava 70, ele era ainda pior.

 

Vou tentar baixar a prolactina pois notei que minha libido deu uma caída. Minha rotina não anda das mais fáceis, mas mesmo assim, imaginei que tinha algo "fora do lugar".

valeu o retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Glasgow 15 disse:

Sim, está alta. Voce toma alguma medicaçao de uso continuo?

NÃO

 

Sua relaçao TRIGLICERIDEOS/HDL esta ruim, reduza um pouco os carboidratos da dieta, aumente as gorduras boas, EPA e DHA ao menos 1,5gr de cada devem ajudar. Nao se preocupe com LDL, se triglicerideos estiver inferior a 100, e HDL superior a 60 tanto faz o valor do LDL.

Tenho um fator genético que é muito determinante para esse quadro ruim. Estou conseguindo melhorar essa relação HDL X LDL/TRIGLI.

Estou tomando o Omega-3 da Growth há cerca de 1 mês, entre 3 e 5 caps/dia. No penúltimo exame, realizado dia 13/04 meu HDL estava 34, LDL 157 e o Trigli 270. Tive uma melhora significativa no trigli, mas subiu um pouco o LDL. Acredito que a junção dos treinos mais o cuidado com os alimentos e a suplementação deverá me ajudar bastante. Tenho evitado aquela cervejinha no final da semana também.

Para ter idea, quando fiz meu primeiro exame de sangue com 25 anos e pesava 70kg, meu HDL era 38 / LDL 139 e o trigli 336.

Um médico sugeriu remédios uma vez, mas prefiro tentar reduzir sem o uso de medicamentos.

 

De qualquer forma, é valido o uso de cabergolina 1 comprimido em dose unica e monitorar com exames de prolactina 15 dias apos a tomada, 2 meses, 4 e 6 meses. Se voltar a subir, e voce nao faz uso de qualquer medicacao que possar ter relacao com a prolactina, considera a hipotese de seu corpo estar produzindo em excesso, geralmente causado por um adenoma de hipofise (benigno na grande maioria dos casos).

Busquei a cabergolina nas farmácias online e encontrei na Ultrafarma dois comprimidos de 0,5mg cada. Quando você fala em dose única, seria 1mg, ou seja, os dois comprimidos de uma vez?

Na próxima sexta-feira (dia 08/06), terei retorno com o Endócrino. Veremos o que ele dirá. De qualquer maneira, já vou pedir outra guia para realizar o exame da prolactina pós uso da Cabergolina.

Em busca aqui mesmo no fórum, li sobre a Ashwagandha e que ela ajuda a reduzir a prolactina. Já ouviu falar sobre?

 

Obrigado pela ajuda!

 

Editado por Guetta
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o Glasgow falou, triglicéridos tem maior relação com carboidratos na dieta, e não tanto na gordura. O consumo de carboidratos tende a virar em triglicéridos, por vários mecanismos. Se quer controlar, tem que reduzir nos carbos mesmo. Não tem como. Ou isso, ou medicação. Fibratos, niacina, estatinas, ou doses altas de ómega-3 ajudam muito também. Pessoalmente, prefiro niacina (caso o paciente tolere) ou ómega-3. Ómega-3 é o melhor de todos, poucos colaterais, e além de melhorar perfil lipidico, tende a prevenir a formação de trombos e coágulos, o que no seu caso seria muito util, já que tem risco cardiovascular relativamente alto.

 

Apesar da prolactina estar dentro da referência, essa referencia não é muito certa. Homens saudáveis raramente têm prolactina acima de 15. Às vezes esse aumento é idiopático e benigno (sem causa funcional/biológica aparente), outras vezes é induzido por fármacos, drogas etc. Se não usa medicação indutora de aumentar prolactina, então tente a cabergolina e, se voltar a subir, tem que descartar prolactinoma.

Editado por us_pt_nursepractitioner
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, us_pt_nursepractitioner disse:

Como o Glasgow falou, triglicéridos tem maior relação com carboidratos na dieta, e não tanto na gordura. O consumo de carboidratos tende a virar em triglicéridos, por vários mecanismos. Se quer controlar, tem que reduzir nos carbos mesmo. Não tem como. Ou isso, ou medicação. Fibratos, niacina, estatinas, ou doses altas de ómega-3 ajudam muito também. Pessoalmente, prefiro niacina (caso o paciente tolere) ou ómega-3. Ómega-3 é o melhor de todos, poucos colaterais, e além de melhorar perfil lipidico, tende a prevenir a formação de trombos e coágulos, o que no seu caso seria muito util, já que tem risco cardiovascular relativamente alto.

 

Apesar da prolactina estar dentro da referência, essa referencia não é muito certa. Homens saudáveis raramente têm prolactina acima de 15. Às vezes esse aumento é idiopático e benigno (sem causa funcional/biológica aparente), outras vezes é induzido por fármacos, drogas etc. Se não usa medicação indutora de aumentar prolactina, então tente a cabergolina e, se voltar a subir, tem que descartar prolactinoma.

Vou tentar baixar só com alimentação e exercícios. Estou fazendo uso do omega-3 (cerca de 3 a 5 caps por dia) da Growth. Achei incrível a redução do triglicérides, mas o colesterol não teve muita influência ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retornei ao Endocrinologista (não é esportivo) hoje com os exames postados no post inicial desse tópico.


Resumo da consulta conforme o médico:

  1. Minha prolactina está normal. Ele trata pacientes com prolactina até 200. A minha com 20 está normal. Como minha testosterona está dentro dos limites, minha libido baixa pode estar ligada a outros fatores (provavelmente psicológicos). Não me receitou a cabergolina;
  2. Me receitou um suplemento a base de Vitamina D pois ela está baixa. DEPURA 7.000 UI, sendo 1 cap por dia nos primeiros 30 dias e depois uma por semana nos próximos dois meses;
  3. Me receitou um remédio para o colesterol (Vast) - 1 x por dia antes de dormir;
  4. Eu comentei que tenho intenções futuramente de fazer um ciclo de OXA, desde que meus exames estejam todos ok, fazendo da maneira correta com acompanhamento e fazendo TPC. Parecia que eu tinha xingado a mãe dele kkkk
  5. Me passou outra receita para medir colesterol, trigli e vitamina D daqui 3 meses.

E ai @Glasgow 15 o que você acha?

Valeu!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...