Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Leite Prós E Contras


Posts Recomendados

He-man, vc obteve um ganho de gordura abusivo ?? estou ultilizando do leite p ganho de peso por ser mais facil mas estou ganhado um abusivo ganho de gordura principalmente abdominal.

ps: como vc divide o 3L que vc toma ? eu toma no pré-pós e antes de dormir.

Não, estou em cut, administrando somente leite e claras de ovos (está no meu diário - estou perdendo gordura) - praticamente.

Acumulo de gordura, se dá pelo se superávit calórico, sendo tomando leite ou comendo qualquer outro alimento, se excede sua taxa de gasto diário, vai ser acumulado como gordura. Simplesmente.

O leite por si só não tem o poder de engordar ou emagrecer, o que está errada é a sua dieta por completo. Reveja em cima dos cálculos de gasto energético, que você encontra em outros tópicos.

Ps. sempre usei o leite desnatado, para qualquer fim, definitivamente, é a melhor escolha !

(eu uso leite de lactose baixa, quase 0%, evita desconforto intestinal)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Leite> barato, gostoso, nutritivo

Contras> hum? tem contras? acho que só estufa um pouco

fora que da pra fazer gororobas, combina com quase tudo, é uma dos alimentos mais importantes pra mim.

eu adoro gemas de ovo com leite quente e açucar ( a gemada)

tem maleficios? se tem eu desconheço, só me fez bem, me ajuda demais

tomo 1lt depois do treino, junto com mais uma porrada de comida, ele ajuda descer alias hsauhauhasuhas

agua, leite e vinho são bebidas para homens sensatos

haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já li artigos e vi a palestra do Rodolfo Peres(nutricionista da probiótica) falando que o leite realmente engrossa a pele.

R.Peres que me desculpe, mas ele entende mesmo é de vender suplemento da probiótica !

Não fala duas frases sem que uma seja pra dizer que refeição tem que ser whey, e a outra que whey é prático ! hahahahah.

____________________________________________________

LEITE - MITOS E VERDADES

LACTOSE

Frases como “a lactose faz a pele engrossar” ou “a lactose dificulta a absorção de proteínas” são muito comuns de serem ouvidas em rodas de conversa em academias ouaté mesmo por alguns profissionais da área da saúde. Esses mitos são vistos muitasvezes como verdade absoluta, e uma grande parte dos praticantes de atividade física preocupados com a sua definição muscular acabam fugindo do leite e seus derivados atodo custo. Mas será que existe alguma explicação fisiológica para ser usada como base para essas afirmações? De onde e porque surgiram esses mitos?

A lactose

A lactose é o açúcar encontrado no leite, um dissacarídio formado por uma molécula deglicose e uma de galactose. Por ser uma molécula muito grande, a lactose precisa ser degradada em compostos absorvíveis nas microvilosidades do intestino delgado Essadegradação é feita pela lactase, uma enzina hidrolítica que possibilita a quebra dalactase em monosssarídios, possibilitando assim a absorção intestinal da lactose.Algumas pessoas têm uma deficiência na produção dessa enzima, o que caracteriza aintolerância à lactose. A intolerância à lactose tem maior incidência em negros, judeus easiáticos, podendo chegar a 90% nesses últimos, enquanto em brancos de descendênciaeuropéia esses níveis ficam em torno de 25%. Um indivíduo intolerante à lactose queconsuma leite pode sofrer de dores abdominais, cólicas e diarréia, devido ao acúmulo deágua na luz intestinal em virtude do efeito osmótico causado pela incapacidade defracionar a molécula de lactose para ser absorvida (McArdle, 2003). Porém já existemno Brasil diversas marcas de leite com baixa lactose, possibilitando assim o consumo de produtos lácteos por pessoas intolerantes. O iogurte também é uma boa opção para essas pessoas, já que a lactose é quebrada em compostos menores durante o processo defermentação o qual o iogurte é submetido.

A lactose pode influenciar a definição muscular?

A lactose tem um índice glicêmico baixo (46 ± 2) (Foster-Powell, 2002), não causandosozinha um grande aumento nos níveis de insulina. Já o leite tem um índice insulinênico bastante elevado (Ostman, 2001), causando aumentos 3 a 6 vezes maiores nainsulinemia do que o esperado levando em consideração apenas o índice glicêmico dalactose. Especula-se que essa diferença seja causada pelas proteínas presentes no leite, pois se sabe que a adição de aminoácidos a uma mistura de carboidratos causa aumentosna insulinemia maiores do que apenas a ingestão de carboidratos sozinhos (van Loon,2000). Apesar de um aumento na insulinemia poder levar a um aumento nos níveis degordura corporal, a insulina é um hormônio extremamente importante, principalmenteno período de pós-treino, já que ela é responsável por aumentar o fluxo de glicose eaminoácidos para as células, ajudando na síntese de glicogênio.

A lactose pode atrapalhar a utilização de proteínas?

As pessoas leigas em geral costumam ver a lactose como alguma substância de naturezaobscura, algo desconhecido e que vai causar as mais diversas reações adversas no nosso corpo. Engrossar a pele, impedir o metabolismo de nutrientes, atrapalhar a definição
muscular formando uma camada sobrenatural de tecido adiposo são uns dos males inexplicavelmente atribuídos à lactose. Porém, talvez o mais absurdo deles seja que a lactose impede a absorção de proteína. Justamente o leite, que é a única fonte dealimento nos primeiros meses de vida de tantos seres vivos, os mamíferos. Você achaque estaria aí, sentado lendo esse artigo, se o leite atrapalhasse de alguma maneira a absorção de proteínas? Você que provavelmente dependeu exclusivamente do leite materno até o primeiro ano de vida?

Leite no período pós-treino

Além dos carboidratos (lactose), o leite contém proteínas de alto valor biológico(caseína e lactoalbumina). Algumas pessoas costumam argumentar que a adição de leiteno período pós-treino poderia atrapalhar a absorção de nutrientes, fazendo com queesses levassem mais tempo para serem metabolizados. Como já vimos, apesar de alactose ter um índice glicêmico baixo, o leite tem um alto índice insulinêmico, o que éextremamente benéfico nesse período. A fração protéica do leite é composta de: 80% decaseína e 20% de lactoalbumina (mais conhecida como whey). É nesse período que osnutrientes precisam ser metabolizados mais rapidamente, para tentar reverter o maisrápido possível o balanço negativo das proteínas musculares (degradação maior que asíntese). Justamente por esse motivo que a suplementação com whey protein é bastanteindicada, porém, como tudo na vida, a rápida absorção da whey também tem seu ladonegativo (Boirie, 1997). A whey causa um grande aumento na aminoacidemia, porémesse aumento não dura muito tempo, não sendo suficiente para reduzir o catabolismoalgumas horas após a refeição. Já a caseína causa um aumento mais discreto naconcentração de aminoácidos no sangue, mas esse aumento é mais duradouro, o quelevaria a um melhor balanço protéico durante um tempo prolongado. Em resumo,enquanto a whey é muito rapidamente digerida e degradada, a caseína continuafornecendo aminoácidos para o corpo por um período de tempo muito maior.

Conclusão

Para pessoas que não sofrem de intolerância à lactose, o leite desnatado pode ser umalimento muito útil, especialmente no período pós-treino, ou em qualquer horário do dia para aquelas pessoas que não estejam em dieta de definição muscular. A mistura dewhey com caseína forma uma combinação perfeita de proteínas de alto valor biológico,de rápida e lenta absorção, sendo anabólica e prevenindo o catabolismo ao mesmotempo. O leite, por ter um índice insulinêmico alto, somado ao seu alto teor de sódio, pode vir a estimular a lipogênese ou aumentar a retenção hídrica em algumas pessoas, porém esses aumentos serão como qualquer outro, sem qualquer efeito cumulativo ou prejudicial a longo prazo.

Referências: Boirie, Y., Dangin, M., Gachon, P., Vasson, M. P., Maubois, J. L. & Beaufrere, B. (1997)Slow and fast dietary proteins differently modulate postprandial protein accretion. Proc. Natl. Acad. Sci. USA 94:14930-14935.Foster-Powell K, Holt SH, Brand-Miller JC: International table of glycemic index andglycemic load values. Am J Clin Nutr 76:5–56, 2002McArdle W. D., Katch F. I., Katch V. L.: Fisiologia do Exercício – Energia, Nutrição eDesempenho Humano. Editora Guanabara Koogan S. A., Quinta edição, 2003.Ostman, E., Liljeberg, E. H. & Bjorck, I. (2001) Inconsistency between glycemic and insulinemic responses to regular and fermented milk products. Am. J. Clin. Nutr. 74:96-100.van Loon LJC, Saris WHM, Kruijshoop M, Wagenmakers AJM: Maximizing postexercise muscle glycogen synthesis: carbohydrate supplementation and theapplication of amino acid or protein hydrolysate mixtures. Am J Clin Nutr 72:106–111,2000van Loon, L., Saris, W., Verhagen, H. & Wagenmakers, A.J.M. (2000) Plasma insulinresponses after ingestion of different amino acid or protein mixtures with carbohydrate.Am. J. Clin. Nutr. 72:96-105.

FONTE:http://pt.scribd.com...itos-e-verdades

Editado por HE-MAN
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal He-man. Vi um vídeo de uma palestra do RP e particularmente não curti. :ohno01:

O consumo médio e regular de laticínios leva a intolerância de lactose? O pessoal fala que toma de 1 a 3 litros por dia. Acho um pouco demais. Não daria excesso de cálcio entre outros tipos de excesso?

Editado por aprs
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Muito bom o texto, fora a parte que diz que insulina aumenta os níveis de gordura corporal (seria o mesmo raciocínio de "não usar carboidratos depois das 18hs" ou algo do tipo). O que aumenta a gordura corporal é o excedente de calorias....

Bregma, pode ser integral. O integral é superior ao desnatado, por ser completo. Mas ele tem mais calorias, você não pode esquecer de contar as calorias do leite na sua dieta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal He-man. Vi um vídeo de uma palestra do RP e particularmente não curti. :ohno01:

O consumo médio e regular de laticínios leva a intolerância de lactose? O pessoal fala que toma de 1 a 3 litros por dia. Acho um pouco demais. Não daria excesso de cálcio entre outros tipos de excesso?

Olha, particularmente eu acredito que não faz mal nenhum (quanto a intolerância, também acho que não seja causada somente por altas quantidades, visto que muitos aqui do fórum fazem até GO MAD (Gallon Of Milk A Day), acho que a quantidade é um fator muito relativo ás pessoas, dependendo da particularidade de cada organismo), a intolerância acontece quando o corpo não consegue enzimas (lactase) suficiente para quebrar a lactose, aí é só partir pro leite sem lactose, ou tomar lactase 'sintética'. (louresini podia esclarecer melhor...)

Excesso de cálcio, também acredito que não seja um problema, até hoje só vi especulações sobre o assunto, na minha opinião, problemas de acumulo de minerais (ex. hemocromatose, excesso de ferro), são quase puramente desencadeados por fatores genéticos. Tem muitos textos na internet e nas bibliografias que ainda se atem a 'idéias'' sem embasamento científico, somente ''axismo'.

Mas isso é a minha opinião particular. hahaha

ps. Sobre o RP, como eu exemplifiquei os interesses em torno das pesquisas encomendadas, é muito bom colocar o leite como vilão, dizendo coisas como 'engrossa a pele', para poder vender potes de whey protein, que não são nada baratos e colocar um troco a mais no bolso. hahaahaha.

Editado por HE-MAN
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...