Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Você Está Muito Nervoso Para Crescer?


Puchalski

Posts Recomendados

Você está muito nervoso para crescer?

Por Charles Poliquin

É possível o nervosismo atrapalhar o crescimento muscular? Sim, é possível, e a boa notícia é que isto pode ser facilmente remediado. Quando alguém está ansioso ou nervoso, a demanda correspondente no sistema neuro-endócrino diminui a resposta dos treinamentos através de uma variedade de mecanismos como, por exemplo, muito cortisol sendo produzido no final da tarde. Isso leva a inquietude, a sensação de nervosismo. O atleta geralmente rebaterá dizendo que está muito ligado, acelerado. Uma outra característica disto é quando o atleta é notavelmente magro por todo o corpo com exceção da região abdominal.

Suplementos a recorrer

Controlar essa condição é fácil, aqui estão algumas opções:

Fosfaditil-colina

3 gramas de fosfaditil-colina ao entardecer irá ajudar a acalmar o sistema nervoso simpático. A qualidade do sono vai melhorar gradativamente e você vai se sentir mais brando. A substância também é uma ótima desintoxicadora do fígado, o que pode ajudar na produção de IGF-1, além de cuidar do excesso de estrogênio. Se você tem problema com aromatização, onde a sua testosterona é convertida em estrogênio, a substância fosfaditil-colina pode ajudar. Um sinal claro dos efeitos, se você for homem, é que você vai começar a chorar vendo comerciais de margarina.

Extrato de cogumelo Reishi

A primeira monografia sobre uma planta foi feita com o cogumelo Reishi - também chamado de ´cogumelo da imortalidade´ pela milenar medicina chinesa. Seus ingredientes ativos incluem esteróis, cumarina, manitol, polissacarídeos e triterpenóides chamados ácidos ganodéricos, que por sua vez diminuem a pressão sanguínea como também abaixam a densidade do LDL e os níveis de triglicerídeos. O extrato é um forte antiinflamatório e antioxidante que diminui os níveis de cortisol. Eu prefiro usar o extrato líquido a forma em cápsulas, os resultados são mais expressivos.

Fosfaditil-serina

É outro nutriente para o cérebro de grande benefício para os hard gainers. Sua suplementação oral se mostrou positivamente ativa nas membranas neurais, no metabolismo das células e especificamente no sistema neuro transmissor, incluindo a acetilcolina, noradrenalina, serotonina e dopamina. Diversos testes demonstraram que o fosfaditil-serina trouxe benefícios significativos para o funcionamento cognitivo, especialmente para aquelas funções que se degradam com a idade, incluindo memória, aprendizagem, vocabulário e concentração. A substância fosfaditil-serina é produzida no corpo através do aminoácido L-serina, glicerofosfato e dois ácidos graxos. Uma quantidade do fosdaditil-serina é convertida em fosfaditiletanolamina, que é posteriormente transformada em fosfaditil-colina. Eu concordo que a melhor maneira de usá-la é no pós treino em uma dosagem de 800mg, ou em torno disso. Ela vai ajudar a baixar rapidamente o nível de cortisol e permitir a transição do estado catabólico para o anabólico de uma maneira mais ágil. Por experiência própria digo que dosagens acima de 2400mg por semana podem diminuir o nível de cortisol demasiadamente e conseqüentemente aumentar a inflamação no corpo. Eu prefiro usar sua forma em pó a em cápsulas, devido a sua melhor eficiência e menor custo. É um suplemento relativamente caro e sua forma em pó o deixa mais viável.

Magnésio-taurina

É a forma do magnésio combinado com a taurina, um animoácido inibidor, que acalma o sistema nervoso. Esta junção de magnésio com taurina é conhecida como ´GABAenérgica`, significando que vai elevar os níveis de neurotransmissores GABA - que estão associados com o relaxamento do sistema nervoso - induzindo uma melhor qualidade de sono. Eu recomendo de 300-600mg junto com o seu shake pós treino, e outra dose do mesmo calibre ao entardecer.

Orotato de magnésio

Esta é uma forma muito interessante do magnésio. No meio soviético de levantamento de peso ela era recomendada como suplemento para os atletas que estavam saindo de um ciclo de esteróides orais, como uma forma de passarem no exame de drogas. Tinha a reputação de ter propriedades anabólicas, mas, de fato, as propriedades anticatabólicas desta particular forma de magnésio são conhecidas por diminuir os níveis de cortisol. É também a forma recomendada a pacientes com problemas cardíacos por baixar os níveis de catecolaminas. Eu recomendo o uso de 500-1000mg depois das 18 horas, dividido em doses a fim de promover o anabolismo e a qualidade do sono.

Dicas de qualidade de vida

Outra dica para ajudar os ganhos na academia: evite assistir programas violentos ao entardecer. Estudos indicam que ver filmes, shows, enfim, programas violentos, depledam os nutrientes responsáveis pela síntese da acetilcolina, que é um importante neurotransmissor que regula a quantidade de força que você pode produzir na academia.

Eu também sugiro sessões de relaxamento, que você pode escutar antes de deitar a noite. Essas faixas musicais se mostraram eficientes em baixar a pressão e o cortisol, já que diminuem a atividade do sistema nervoso simpático e ajudam a manter as reservas de energia necessárias para crescer.

A hora certa de alongar

Desde as últimas duas décadas e meia eu sou um forte oponente ao alongamento antes de levantar peso, o que tem sido apoiado massivamente pela literatura cientifica recente. Pelos mesmos motivos que eu odeio alongar antes do treinamento, eu gosto de realizá-lo antes de dormir, já que acalma o sistema nervoso e cria um maior espaçamento para os músculos crescerem. O alongamento estático se opõe ao treinamento de força e assim traz o equilíbrio para o corpo, como o Yin Yang. Muitos jogadores de futebol americano da liga profissional relataram melhora no desempenho no campo uma vez que iniciaram a pratica da Ioga ou alongamento estático como parte da sua rotina de relaxamento vespertino.

Aplicando as informações acima você conseguirá converter toda a energia desperdiçada com o nervosismo em um melhor treino na academia.

Fonte: http://www.charlespoliquin.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Ótimo texto! pô eu tenho problemas com stress e nervosismo, já tive inclusive gastrite associada ao stress. Será que esses produtos a gente encontra com alguma facilidade? Colina e serina eu conheço, já estudei a respeito mas não sei com que facilidade a gente pode encontrar isso no comércio. Os outros nunca ouvi falar, magnésio-taurina também nunca tinha visto essa combinação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Vlw pela contribuição!

eu tenho problemas com nervosismo e com muita facilidade,

mas aprendi a controla-los, principalmente durante o treino,

tem vezes q o treino me ajuda a relaxar, até porque eu prefiro ir a sério, sem conversar, apenas focado realmente no que devo fazer...

porém acredito que o incremento com estes suplementos ajudariam muito, até mesmo pelo fato de treinar entre 18~19h e é chegar em casa, comer, e 20h30min já estou dormindo :)

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...