Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Religião.


Paradoxo1996

Qual sua religião?  

280 votos

  1. 1. Votem aí, galera. Só por curiosidade das crenças ou descrenças marombas.



Posts Recomendados

Shapudo, o que vc tem a dizer sobre religião e desenvolvimento pessoal? 

 

Pergunto isso pois de uns tempos pra cá estou cuidando mais do meu lado espiritual. 

 

Ocorre que vem surgindo um conflito interno. 

 

Se eu estiver errado me corrija.

 

Acredito que o cristianismo tende a levar o indivíduo a ficar cada vez mais próximo de Deus e isso implica atitudes como ter uma mentalidade menos mundana, menos egoísta e menos materialista. 

 

Sendo assim, como fica o desenvolvimento pessoal? 

 

É possível ser cristão e ao mesmo tempo trabalhar o desenvolvimento pessoal? 

 

Não seria o desenvolvimento pessoal uma atitude completamente mundana/egoísta e, portanto, incompatível com os preceitos cristãos? 

 

Tô nesse conflito interno e às vezes fico paralisado.

 

Agradeço se você ou alguém puder tirar essa dúvida.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

3 horas atrás, Casemito disse:

Shapudo, o que vc tem a dizer sobre religião e desenvolvimento pessoal? 

 

Pergunto isso pois de uns tempos pra cá estou cuidando mais do meu lado espiritual. 

 

 

 

E ai meu caro, Casemito?

 

Quer desenvolvimento pessoal maior do que amar a Deus? Já diziam os sábios, pessoa é um indivíduo racional. Desenvolvimento pessoal é a gente desenvolver a razão para atingir o nosso fim. E que fim maior para o homem do que amar a Deus? Se Deus criou tudo, tudo depende dele, conheceremos, então, a razão de todas as coisas. Se a gente se une verdadeiramente com Deus, a gente não precisa de mais nada.

 

Na verdade, o único desenvolvimento pessoal possível é o desenvolvimento com Deus.

 

Um abraço

4 horas atrás, vizerdrix disse:

 

 

Abraço

Como eu li num livro de psicologia e nunca me esqueci, a gente precisa falhar com sucesso. Como falhar com sucesso? A gente pode falhar sem aprender nada com o erro, ou aprendendo com o erro. Podemos até falhar, mas temos que ver se a gente está progredindo ou piorando.

 

Veja bem a situação que você me relatou. Parece que você está ficando cada vez mais consciente do mal de sua vida. Também passei por esse processo. No início eu não estava nem aí, depois vi o inferno que minha vida virou. Um excelente começo é você ser grato a Deus por esse conhecimento "Meu Deus, eu errei, mas obrigado por me dar a consciência de que errei". Já é uma oração poderosa.

 

Sobre o meu caso, admito que tenho a graça de ter dois pais que rezam muito. Pela oração deles é que me converti. Claro, a partir do momento que tive força própria para rezar, comecei a rezar. Minha dica é, peça para os outros rezarem por você. Inclusive eu mesmo passarei a te colocar em minhas orações. Mas veja quais são seus amigos mais católicos e diga "reza por mim".

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 21/10/2019 em 15:50, Shapudo disse:

E ai, Vizerdrix, só na paz e no bem?

 

Caro, estou cada vez mais católico, talvez eu ainda revele uma bomba aqui no fórum. Quanto à castidade, tenho vários relatos no tópico nofap. Estou há mais de 3 anos sem me masturbar, sem ver pornô e quase o mesmo tempo sem ficar com nenhuma garota (acabei ficando com uma depois de ter iniciado o nofap).

 

Quanto mais eu olho para trás eu vejo: tudo isso foi um milagre de Deus. Eu acho até maior que cura de câncer, sem maldade. Eu me fapava 8x por dia, tentei de tudo para parar, só faltou tratamento de choque rsrs. Teve uma época que diminui, não fapava de semana, pois estava na faculdade, mas fapava no fds. Quando chegou às vezes, voltei à loucura, querendo repôr o tempo perdido e vendo pornografia cada vez mais insana. Foi uma frustração tremenda ver que todo meu esforço foi em vão. Então falei "vou parar nem que for para voltar para a Igreja", vi um curso de nofap do Padre Paulo Ricardo. Ele fala até de aspectos neurológicos, mas no final, claro, citava a oração. Então eu comecei a rezar. E muito. E deu certo. As pessoas dizem que a oração não funciona, mas ai você vai ver, o cara só pede coisas materiais, isso quando não pede para pecar propriamente falando. Tem gente que reza para fazer malandragem no serviço, tem gente que reza para ter relação sexual com garotas... Claro que Deus não vai ouvir. Mas quando você pede para ser uma pessoa melhor, Ele te ouve.

 

um abraço

Por incrível que pareça, anos depois do post, eu tbm me converti ao catolicismo (inclusive muito influenciado pelo Padre Paulo Ricardo kkk) e meu processo também fui semelhante ao seu, com a diferença que você foi mais esperto e se converteu ainda muito novo (eu só fui me converter com quase 30 anos de idade kkk).

 

Pode parecer besta, mas esse tópico foi muito importante pra mim, inclusive pelos argumentos do pessoal cético e ateu.

 

Pra quem ainda acha que "religião não se discute" ou que "religião é matéria de fé, mas não de razão" eu afirmo apenas que sem discusão teológica e racional não há como converter nenhum ateu, pois o ateu não tem nenhuma obrigação de saber os meandros teóricos de qualquer religião e não é justo impor uma fé sobre aquilo que não se sabe.

 

Desde o início do Cristianismo, o Evangelho  somente pôde se propagar porque houve sim um "debate" entre os propagadores da Fé e os povos pagãos que ainda não conheciam a racionalidade por trás da vida de Jesus Cristo e reverenciavam o pensamento cosmocentrico dos gregos e romanos.

 

Santo Tomas de Aquino converteu inúmeros muçulmanos com a Suma contra os Gentios, ao passo que inúmeros cristãos tinham sido convertidos com as obras dos filósofos islâmicos (especialmente Al Gazhali e Averrois) sobre os quais o próprio Tomas de Aquino debateu ativamente ao longo de sua vida (não para menosprezá-los, ao contrário do que se imagina, pois o próprio Tomas somente pôde ler Aristóteles porque os árabes tinham traduzido as obras do grego, de modo que o Santo inclusive aprendeu muito com os filósofos islâmicos).

 

Portanto, não tem jeito minha gente, religião é pra se discutir sim, e não há nenhum mal nisso.

 

Essa visão unilateral da associar Religião à Fé (ou Ateísmo à Não-Fé) só existe na cabeça do homem moderno, que ainda insiste na besteira do "relativismo moral e religioso" e pensa que discussão racional só existe na "ciência moderna".

 

Eu me converti simplesmente estudando e analisando racionalmente os argumentos que vi em várias fontes, as quais me convenceram, de per se, da racionalidade genial que existe no cristianismo, levando-me a concluir que afirmar que "Jesus Cristo é a Salvação e o Logos Divino Encarnado" é tão óbvio quanto afirmar que  2 + 2 é igual a 4.

 

A Fé só me foi grandemente demandada pra escolher a vertente do cristianismo que eu iria seguir, e nada mais (e mesmo aí eu diria que a Razão também me seduziu, pois concluí que ser católico é mais racional do que ser protestante).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...