Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Proteina Vs Problemas Renais


CarlosP

Posts Recomendados

Este é um tema muito polemico, muitas pessoas afirmam que dietas com valores altos em proteína ( DIETAS HIPERPROTEICAS) prejudicam os rins mas estudos recentes demostram que rins saudáveis não são afetados com alta ingestão de proteína.

Apesar do seu papel na excreção de nitrogênio, atualmente não existem dados científicos demonstrando que um rim saudável sofra qualquer tipo de danificação pelo consumo de proteínas em altas quantidades.

Além disso, exemplos do mundo real ajudam afirmar que problemas renais são inexistentes na comunidade de fisiculturismo em que a ingestão de alta proteína tem sido acima da norma por mais de meio século.

O estudo de Poortmans e Dellalieux onde investigaram fisiculturistas e outros atletas bem treinados com a ingestão de alta proteína.

Os atletas foram submetidos a uma análise de registro de nutrição de 7 dias, bem como amostra de sangue e coleta de urina para determinar as potenciais consequências renais de uma alta ingestão de proteína.

Os dados revelaram que, apesar da concentração plasmática mais elevada de ácido úrico e cálcio, fisiculturistas tinha folgas renais de creatinina, ureia, albumina e que estavam dentro da gama normal. Para concluir, parece, pelo menos no curto prazo, que a ingestão de proteína em 2,8 g / kg não prejudicar a função renal em atletas bem treinados.)


Referencia
-Journal of the International Society of Sports Nutrition 2004, 1:45-51 - High-Protein Weight Loss Diets and Purported Adverse Effects: Where is the Evidence

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Proteina em excesso faz mal sim.

O problema é que não existe um valor certo do que é um 'excesso de proteinas', não existe pesquisa em ambiente fechado e de tempo longo, até porque não vejo a necessidade de alguem investir em uma pesquisa com esse intuito.

Mas talvez no futuro descubram que seja algo entre 8-10g/kg por dia, o que é um valor fora do normal, até mesmo pra fisiculturistas pro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o cuidado está na progressão...
O cara não tá acostumado a não comer nem 1 g de proteína por kg diariamente...
Ai entra na academia e fica sabendo que precisa de muita proteína ai do nada passa pra 3-4 g de proteínas por kg, sendo que o rim e o fígado estavam "preguiçosos" pela falta de demanda.
Dá problema renal e botam a culpa na proteína...
Agora se o cara da mesma forma que faz progressão de cargas com o tempo... fizer progressão de proteínas com o tempo pode reduzir muito a chance de problemas renais pois dá tempo para o corpo ir se adaptando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Acho que o cuidado está na progressão...

O cara não tá acostumado a não comer nem 1 g de proteína por kg diariamente...

Ai entra na academia e fica sabendo que precisa de muita proteína ai do nada passa pra 3-4 g de proteínas por kg, sendo que o rim e o fígado estavam "preguiçosos" pela falta de demanda.

Dá problema renal e botam a culpa na proteína...

Agora se o cara da mesma forma que faz progressão de cargas com o tempo... fizer progressão de proteínas com o tempo pode reduzir muito a chance de problemas renais pois dá tempo para o corpo ir se adaptando.

Tem alguma fonte para isso?

Órgão preguiçosos? Falta de demanda para rim e fígado porque há "pouca" proteína na dieta? E as outras funções?

A fisiologia é absurdamente mais complexa que isto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem alguma fonte para isso?

Órgão preguiçosos? Falta de demanda para rim e fígado porque há "pouca" proteína na dieta? E as outras funções?

A fisiologia é absurdamente mais complexa que isto.

Só dei uma dica com base no que faço, algo que não vai matar alguém que de qualquer jeito já está decidido a consumir altas quantidades de proteína.

Se acostumar com altas quantidades de proteínas também é uma mudança de hábito que influencia no psicológico.

Intestino fica preguiçoso. Mas talvez o rim não rs.

Editado por Hipernetico
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isoo n tem nd a ver eu tenho uma doença que se chama rins policisticos e da mesma forma forma proteinas em excesso so causa problemas a longo prazo(la pelos 50,55)entao eu acredito que em um rim saudavel nao traga problemas.

O que eu acho que pode causar pode causar problemas e comer sal e proteinas tomando pouca agua a ponto da urina ficar com cor e cheiro bem forte porque assim força bastante os rins

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...