Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Endomorfo Ganhos Sólidos E Secos


knockout

Posts Recomendados

Sei que já existem tópicos abordando o assunto sobre "crescer seco". Mas gostaria de reunir aqui as dicas e experiências de endomorfos, mais voltado para a parte de nutrição, sobre o tema do título.

Como todo bom endomorfo, sofro daquela: "eu como uma colher de arroz engordo 5kg"
Estou em cutting, e já até me acostumei à comer pouco. Ciclando carbos, tudo fica mais fácil. Estou abaixando meu BF drasticamente para começar meu primeiro ciclo. E minha vontade é ter ganhos sempre secos. Isso levando para o lado da retenção e gordura.

Impossível? Veremos. No meu caso, acho super simples ganhar massa magra, a complicação está em evitar a banha. Venho percebendo nesse cutting que estou tendo ganhos (mesmo que muito pouco), fazendo uma dieta extremamente limpa. Lembrando que não estou aqui falando de BBs, somos meros mortais.

Então jogo a polêmica no ar: cutting eterno para endomorfo (com fases mais tranquilas quase batendo a TMB e fases mais agressivas chegando ao low carb) ou o antigo Cut x Bulk?

Quais estratégias vocês usam? Como são os ganhos com ela? Como vocês lidam com a retenção? Se acham impossível crescer seco de forma sólida, justifiquem. O mesmo para a opinião contrária.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Você precisa entender que enquanto você ficar nessa paranóia de não ganhar gordura, você também não vai crescer.

Se você vai escolher Low carb ou High carb não importa, suas calorias totais que mandam. Low carb vai te deixar mais seco pq seu estoque de glicogenio vai estar depletado, mas não é nada tão fantastico assim se o seu bf estiver elevado.

Não existe receita de bolo pra crescer seco, isso é puro individualismo. A melhor coisa que você pode fazer pra aprender a crescer seco é conhecer seu corpo. É clichê ler isso "conhecer seu corpo" mas é a maior verdade pra crescer seco, amigo. Só conhecendo de verdade como ele lida com tal dieta e tal treino que você vai conseguir deixar ele do jeito que você quer. Pense no seu corpo como numa escultura que você está modelando aos poucos.

Experimente todas variações possiveis de divisão de macros por periodos de tempos longos (6 meses pra cima) e veja o que melhor dá certo com você. E acima de tudo tenha paciencia. Sendo natural sua opção é ter paciencia, você não é um hormonizado, então se descuidar das calorias nunca vai ter um bom volume com 12% de bf. Tenha paciencia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você precisa entender que enquanto você ficar nessa paranóia de não ganhar gordura, você também não vai crescer.

Se você vai escolher Low carb ou High carb não importa, suas calorias totais que mandam. Low carb vai te deixar mais seco pq seu estoque de glicogenio vai estar depletado, mas não é nada tão fantastico assim se o seu bf estiver elevado.

Não existe receita de bolo pra crescer seco, isso é puro individualismo. A melhor coisa que você pode fazer pra aprender a crescer seco é conhecer seu corpo. É clichê ler isso "conhecer seu corpo" mas é a maior verdade pra crescer seco, amigo. Só conhecendo de verdade como ele lida com tal dieta e tal treino que você vai conseguir deixar ele do jeito que você quer. Pense no seu corpo como numa escultura que você está modelando aos poucos.

Experimente todas variações possiveis de divisão de macros por periodos de tempos longos (6 meses pra cima) e veja o que melhor dá certo com você. E acima de tudo tenha paciencia. Sendo natural sua opção é ter paciencia, você não é um hormonizado, então se descuidar das calorias nunca vai ter um bom volume com 12% de bf. Tenha paciencia.

quando ele diz crescer "seco" não quer dizer no 100% literal, mas sim evitando o ganho excessivo de gordura.

Da pra evitar o excesso, tem q ter experiencia. Se os X g de carb da sua dieta vierem exclusivamente de açucar simples, o ganho de gordura será bem indesejado, eu costumo preferir sempre alimentos com indice glicêmico baixo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leonardooosouza

Concordo plenamente com você, não existe receita de bolo. O segredo é conhecer seu corpo e trabalhar com os pontos fortes e fracos dele.

@Leonardo Amorim

Exatamente, crescer sem ganhar gordura, ou o mínimo possível. Proporcionalmente o BF diminui, e para perder a banha, aí é o bom e velho cutting.

@Vl4d

Bulk limpo é uma ótima forma de ganhar, dá até mesmo para ganhar pouca gordura, mas no caso de ser endomorfo, sempre vem um pouquinho a mais do que queremos.

No mais, imagino que essa "folga" quando hormonizado se tirada, ou seja, levando a dieta a sério, limpa, contada, traria ganhos com muito mais qualidade do que aproveitar os AEs pra poder sujar a dieta. Inclusive, no meu ponto de vista deve ser mais limpa do que natural. Afinal, nesse estado queremos os melhores ganhos possíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

@Leonardo Amorim

Exatamente, crescer sem ganhar gordura, ou o mínimo possível. Proporcionalmente o BF diminui, e para perder a banha, aí é o bom e velho cutting.

@Vl4d

Bulk limpo é uma ótima forma de ganhar, dá até mesmo para ganhar pouca gordura, mas no caso de ser endomorfo, sempre vem um pouquinho a mais do que queremos.

Isso depende muito da genética. Se você se considera "endomorfo", por ganhar gordura com maior facilidade, sinto muito, mas você não irá crescer seco naturalmente.

Isso não significa que não seja possível ter ganhos "secos", basta alternar períodos de ganho e perda de peso, ganhando massa magra e gordura durante o bulk e perdendo apenas gordura durante o cut. No final das contas você terá ganho massa magra e perdido gordura.

Tentar ganhar o mínimo possível de gordura durante um bulk também te fará ganhar o mínimo possível de massa magra. Fazendo tudo certo, com um ganho pequeno de peso a proporção massa magra : gordura (ou peso total) se manterá estável (isso, de forma simplificada, se chama p-ratio e é principalmente determinado pela genética); após um certo ponto você chegará ao limite de ganho de massa magra, e o restante será gordura.

Digamos que, para você, esta razão seja de 50%, e digamos que no seu estado atual o seu limite de ganho de massa magra seja de 1 kg por mês. Veja o que aconteceria variando o ganho de peso por mês:

0.5 kg de peso - 0.25 kg de massa magra e 0.25 kg de gordura

1 kg de peso - 0.5 kg de massa magra e 0.5 kg de gordura

2 kg de peso - 1 kg de massa magra e 1 kg de gordura

3 kg de peso - 1 kg de massa magra e 2 kg de gordura

4 kg de peso - 1 kg de massa magra e 3 kg de gordura

Como se pode ver, para este exemplo o ideal seria ganhar 2 kg de peso por mês - maximizando o ganho de massa magra com o menor ganho de gordura possível.

Aqui tem mais informações (procure os demais artigos deste tópico para entender mais sobre o assunto): http://www.hipertrofia.org/forum/topic/66262-tudo-sobre-cutting-bodyrecompositioncom-traducoes/page-5#entry883856

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mpcosta82
Muito bom, pesquisei aqui e dei uma lida em artigos e no link que você passou. Creio que o problema é conseguir descobrir a proporção máxima vantajosa do p-ratio, isso vem com experiência imagino.

@Animality
ehuehueheuh pode deixar, vou contar pra ninguém não.

Bom, já treino faz um bom tempo. Fiquei um bom tempo parado (problemas pessoais), e acabei jogando uma capa de gordura em cima dos meus resultados. Mas tranquilo, já estou conseguindo ficar seco. Um cutting de 2 meses e chego nos 12%, ainda estou no primeiro mês haha

Só que chega a hora de escolher como vou levar isso. Sempre pesquisei sobre AEs, hormônios em geral, peptídeos. Pretendo fazer uns 3 ciclos antes de começar como diriam alguns: "ficar refém da agulha o resto da vida". Nesse caso tudo muda, é claro.

Só deixando aqui, experiência pessoal, sempre que fiz um bulking progressivo (aumentando as calorias aos poucos), quando chegava no máximo, parecia que tinha ganhos absurdos de MM, visíveis ao espelho, e não digam que é retenção ou o glicogênio, sempre controlei muito bem a retenção, e o glicogênio já estava estocado justamente porque antes de chegar no máximo, a dieta era hipercalórica também.

Não sei se alguém também usa essa estratégia. Sei que os carbos são meus amigos heuhue, mas como todo bom gordo que ficou seco, tenho um pouco de medo deles. Então sempre que subo as calorias, vou através da gordura e proteína, subindo bem pouco os carbos. Utilizo carbo alto só em dias chaves, quando por exemplo já estou me sentindo na estafa, meio moído psicologicamente. Mas sempre me dei muito bem com a gordura e proteína sendo as mais altas na minha dieta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...