Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

"chocolate Emagrece" E A Farsa Das Pesquisas


Visitante Legendário

Posts Recomendados

Aí é que se engana. Olhando para o atual, nunca houve uma população tão obesa, que dorme tarde, ansiosa e insônia e com problemas cardíacos como esta. E as bebidas mais consumidas são alcool, café e açúcar. Esta correlação deveria dizer algo, mas preferem dizer que vinho faz bem...

Surgem sim pesquisas que evidenciam males, porém são logo sucumbidas por uma que com a credibilidade relatada pela notícia acima, ganham a mídia.

pq vc acha que vinho ou o café não fazem bem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Eu vi essa reportagem completa. Muito boa.

O que o autor fez se chama "p-hacking", que é a manipulação do valor-p (basicamente o valor-p é a chance do seu resultado não ser relevante) de uma pesquisa. Considerando o grupo de cobaias, eles tiraram várias medições deles, entre colesterol, peso, hormônios, qualidade de sono, etc. A chance de um desses valores sair do jeito que eles esperavam - não condizente com a realidade - era muito alto. E coincidentemente foi o peso.

Revistas de mais renome nem consideram publicar um estudo com um grupo de menos de 30 pessoas. Mas essas revistas que você paga pra publicar um artigo, às vezes não tem nem revisão de colaborador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí é que se engana. Olhando para o atual, nunca houve uma população tão obesa, que dorme tarde, ansiosa e insônia e com problemas cardíacos como esta. E as bebidas mais consumidas são alcool, café e açúcar. Esta correlação deveria dizer algo, mas preferem dizer que vinho faz bem...

Surgem sim pesquisas que evidenciam males, porém são logo sucumbidas por uma que com a credibilidade relatada pela notícia acima, ganham a mídia.

E, mesmo assim, a expectativa de vida é bem maior do que antes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torf.

Tem que levar outros fatores em conta quanto a expectativa de vida.

Medicina, medicina preventiva, avanço tecnológico,higiene...

Pesquisas dúbias existem, cabe ver a qual extremo pode se aproximar, não se "prender" a uma só pesquisa ou a um só direcionamento...

Editado por Born4Run
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementei acima.

Pesquisas é plural também, diversos métodos de se fazer.

Além da possibilidade do erros(não intencionais), pesquisas não são exatas.

E não neguei o fato de virem de pesquisas em nenhuma frase, além de já estar falando sobre as mesmas.

Editado por Born4Run
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em todas as profissöes existem maus profissionais, corruptos, etc... No mundo científico também é a mesma coisa.

É claro que väo existir os pesquisadores que se "prostituem", väo existir aqueles que mentem para publicar algo falso, mas näo podemos generalizar.

Existem muitos e muitos estudos que demonstram que o consumo de café em quantidades moderadas é benéfico. Muitos mesmo. Será que 100% säo "comprados"?

Tem um tópico que eu criei há um tempinho que trata exatamente esse aspecto: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/182428-por-que-os-conselhos-sobre-alimentacao-mudam-tanto/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Legendário

Acho que qualquer pessoa pode desbancar estudos se for bem informada.

Por exemplo, o álcool notadamente reduz a testo, sobrecarrega o fígado, age nas terminações nervosas, reduz a imunidade...

Aí vem uma pesquisa e diz que vinho faz bem.

Diante do roll de pesquisas indicando malefícios, não é difícil dizer que esta pesquisa é tendenciosa.

Até porque uma coisa que ninguém se atenta é:

O produto usado na pesquisa é idêntico ao que você usa? (proporção, composição, qualidade, etc)

Você sabe realmente que o que está na embalagem/garrafa é realmente o que está consumindo?

Isso porque nego sai dizendo que vinho faz bem, mas tomam aqueles de 6 reais que parece mais cachaça do que tudo.

Não adianta dizer que todos vão fazer benefícios. Não é vinho que faz bem, mas AQUELE vinho (que talvez era muito bem preparado) fez bem para aquele grupo em especifico.

Qualquer um que postar pesquisas dizendo que alcool e café fazem bem eu mostro onde está o erro, postem aí.


Complementado:

Muitos "estudos" dizem que chocolate faz bem.

Mas estão referindo-se ao extrato do cacau puro, que não possui açúcar, conservantes, establizintes, aromatizantes e demais coisas como estes que compramos. A verdade é que o chocolate 100% ninguém come, o que comem é este monte de porcarias e ainda se sentem psicologicamente bem por estarem consumindo "isoflavonóides e antioxidantes" ahh faça-me o favor. Mesmo que o cacau puro tenha 10%, isso não seria suficiente pra mudar nada, ainda menos esse 0% que tem os chocolates comerciais.

Eu fiz o teste com meus familiares e ninguém comeu mais de uma vez meu amma 100% cacau mesmo sabendo que era organico e muito saudável. NINGUEM.

O mesmo para os outros "mitos" que citei acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que qualquer pessoa pode desbancar estudos se for bem informada.

Por exemplo, o álcool notadamente reduz a testo, sobrecarrega o fígado, age nas terminações nervosas, reduz a imunidade...

Uma taca de vinho possui uma quantidade muito pequena de álcool e uma quantidade grande de resveratrol, um poderoso antioxidante. Por isso que ele, EM BAIXAS QUANTIDADES, pode ser benéfico. Em altas quantidades, os malefícios do álcool com certeza apareceräo.

Aí vem uma pesquisa e diz que vinho faz bem.

Diante do roll de pesquisas indicando malefícios, não é difícil dizer que esta pesquisa é tendenciosa.

Até porque uma coisa que ninguém se atenta é:

O produto usado na pesquisa é idêntico ao que você usa? (proporção, composição, qualidade, etc)

Você sabe realmente que o que está na embalagem/garrafa é realmente o que está consumindo?

Aí você está descreditando todas as pesquisas de todas as áreas! Esse seu raciocínio vale näo só para os alimentos como para cosméticos, roupas (será que a porcentagem de algodäo é realmente a informada no rótulo?) vidros (será que a transparência é realmente a descrita?) carros (será que a potência do motor é a mesma descrita no manual)...

Sei que, por causa do capitalismo, muitas empresas acabam oferecendo produtos cujas características diferem daquilo que está exibido no rótulo, na tentativa de diminuir custos e aumentar os lucros, mas näo creio que seja algo täo dramático quanto você está tentando mostrar.

Isso porque nego sai dizendo que vinho faz bem, mas tomam aqueles de 6 reais que parece mais cachaça do que tudo.

A pessoa tem que ter INTELIGÊNCIA na hora da escolha de um produto. Primeiro, saber por que faz bem. Segundo, procurar um produto cujas características e composicäo se encaixem na recomendacäo científica.

Não adianta dizer que todos vão fazer benefícios. Não é vinho que faz bem, mas AQUELE vinho (que talvez era muito bem preparado) fez bem para aquele grupo em especifico.

Mas é claro... Näo dá pra testar a humanidade como um todo. Se continuarmos seguindo seu raciocínio, podemos dizer que qualquer pesquisa que mostra que um medicamento é eficiente, que ele foi eficiente apenas para aquele grupo em específico, e AQUELE medicamento, que talvez era muito bem preparado. Entäo, se um médico receitar algum medicamento cujas pesquisas apontam sua eficiência, você vai rejeitá-lo?

No caso do vinho, que você insiste em usar, foi mostrado que vários tipos de uvas säo ricas em antioxidantes que causam efeito benéfico. Ou seja, tanto faz comer a uva, beber o suco ou beber o vinho, o importante é o consumo desses antioxidantes. Mas a recomendacäo para o vinho se dá porque ele vai ter uma concentracäo maior da substância em questäo.

Qualquer um que postar pesquisas dizendo que alcool e café fazem bem eu mostro onde está o erro, postem aí.

Que tal se, ao invés disso, você me dizer qual o malefício que uma xícara de café por dia pode trazer?

Complementado:

Muitos "estudos" dizem que chocolate faz bem.

Mas estão referindo-se ao extrato do cacau puro, que não possui açúcar, conservantes, establizintes, aromatizantes e demais coisas como estes que compramos. A verdade é que o chocolate 100% ninguém come, o que comem é este monte de porcarias e ainda se sentem psicologicamente bem por estarem consumindo "isoflavonóides e antioxidantes" ahh faça-me o favor. Mesmo que o cacau puro tenha 10%, isso não seria suficiente pra mudar nada, ainda menos esse 0% que tem os chocolates comerciais.

Eu fiz o teste com meus familiares e ninguém comeu mais de uma vez meu amma 100% cacau mesmo sabendo que era organico e muito saudável. NINGUEM.

O mesmo para os outros "mitos" que citei acima.

Seguindo seu próprio raciocínio, os seus "testes" valem apenas para os produtos específicos que você testou, da marca específica e do lote específio e, apenas para um grupo de pessoas: Sua família.

E qual foi a metodologia que você usou para testar o consumo de vinho e café na sua família? Qual foi a quantidade fornecida? Por quanto tempo? Teve grupo de controle que consumiu algum placebo? Quais exames você fez antes e depois do consumo de vinho e café para saber se ouve uma piora no quesito saúde? Houve consultas regulares com um médico? Todos os membros da pesquisa tiveram alimentacäo semelhante ou consumiam outros alimentos ou produtos que podem ser também responsáveis pela piora da saúde? Todos as pessoas estudadas säo sedentárias? Atletas? Têm rotinas semelhantes?

O que eu quero dizer com isso: Que esse seu teste e nada é a mesma coisa.

Editado por Torf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...