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"chocolate Emagrece" E A Farsa Das Pesquisas


Visitante Legendário

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Estudo diz que chocolate emagrece, mas tudo não passava de uma farsa Jornalista inventou instituto de pesquisa e publicou em revista científica.
Objetivo era provar que estudos de má qualidade podem ganhar destaque.


Um estudo publicado em abril na revista científica "International Archives of Medicine" chegou à conclusão de que comer chocolate "aumenta significantemente" as chances de emagrecer durante uma dieta.
Parecia bom demais para ser verdade. E realmente era. Nesta quarta-feira (27), o autor revelou, em um artigo publicado no blog "io9", que tudo não passou de uma farsa. Seu objetivo era mostrar como estudos de péssima qualidade científica na área de dietas conseguem facilmente entrar para as manchetes de publicações da área.
As conclusões tendenciosas do estudo realmente tiveram destaque em grandes meios de comunicação, entre sites, revistas e jornais de vários países.
Como foi o esquema
O autor da farsa é o jornalista John Bohannon. Ele se juntou a um grupo que incluía um médico e um estatístico e recrutou, pelo Facebook, 15 voluntários para participar do experimento. Cada um recebeu 150 euros para participar da pesquisa por três semanas.

Eles foram divididos em três grupos. Cada um deveria seguir uma dieta diferente. Uma delas incluía comer uma barra de chocolate com alto teor de cacau por dia. No fim das contas, o grupo que comeu chocolate perdeu peso 10% mais rápido.
O dado realmente foi observado nos participantes, porém é insignificante do ponto de vista científico. Isso porque o número de pessoas testadas - apenas 15 - é muito baixo para se chegar a qualquer conclusão confiável.
O grupo inventou um instituto chamado "Institute of Diet and Health", que seria a instituição onde o estudo-farsa teria sido feito, e o submeteu à revista científica "International Archives of Medicine". O artigo foi aprovado sem questionamentos, apesar de a publicação alegar que "todos os artigos submetidos à revista são revisados de maneira rigorosa".
Objetivo atingido
Bohannon conseguiu provar sua tese de que pesquisas na área de dieta conseguem ser publicadas em revistas científicas e ganhar destaque midiático mesmo se tiverem uma qualidade muito ruim.

"Se um estudo nem mesmo lista quantas pessoas participaram, ou alega que é 'estatisticamente significante', mas não diz qual foi o efeito, você deve se perguntar por que. Mas na maioria das vezes, não fazemos isso."
Antes da farsa do chocolate, Bohannon já tinha feito um trabalho para a respeitada revista "Science" para provar que parte das revistas científicas de acesso aberto, que alegam submeter seus estudos a um rigoroso processo de revisão por pares, na verdade aceitavam publicar pesquisas de qualidade mais do que duvidosa.

Estendo esta reflexão para outros mitos bem conhecidos:

- Cerveja faz bem
- café faz bem
- Vinho faz bem ao coração, aumenta a testosterona blabla

Se fizerem uma pesquisa realmente séria, veríamos que tudo não passa de marketing em forma de estudo para catapultar indústrias bilionárias.


http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/05/estudo-diz-que-chocolate-emagrece-mas-tudo-nao-passava-de-uma-farsa.html

Editado por Legendário
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"Parecia bom demais para ser verdade. E realmente era."

Com exceção dessa frase que dá a entender que seja impossivel emagrecer comendo chocolate, gostei do resto da matéria.

Editado por leonardooosouza
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Igual quando convenceram a todos que tinham que comer uma dieta de baixo teor de gordura e, rica em carboidratos e graos,, inventando que gorduras saturadas causavam uma serie de doenças, no caso eram pesquisas apoiadas pelos departamentos agricolas (cujo objetivo era lucrar) e feita em paises onde eles sabiam que o resultado iria mostrar o que lhe convem.

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Igual quando convenceram a todos que tinham que comer uma dieta de baixo teor de gordura e, rica em carboidratos e graos,, inventando que gorduras saturadas causavam uma serie de doenças, no caso eram pesquisas apoiadas pelos departamentos agricolas (cujo objetivo era lucrar) e feita em paises onde eles sabiam que o resultado iria mostrar o que lhe convem.

This.

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Eu concordo que devemos sempre ser cuidadosos ao analisar um estudo. Deve ver a metodologia, buscar "pegadinhas", etc.

Mas quero comentar essa frase em especial:

"Se fizerem uma pesquisa realmente séria, veríamos que tudo não passa de marketing em forma de estudo para catapultar indústrias bilionárias."

Se fizerem uma pesquisa série sobre QUAL TEMA? Seguindo esse raciocínio, como toda pesquisa tem que ser financiada por alguém, ninguém faz ciência em nome da ciência pois, no final do dia precisa levar comida pra casa, todos os estudos do mundo säo marketing! E, dada a evolucäo tecnológica e a forma rápida como o desenvolvimento científico aconteceu nas últimas décadas, bem como o enorme aumento na expectativa de vida do ser humano, quando comparados ao resto do tempo da humanidade, tenho que discordar, parcialmente, com essa frase.

Ainda na mesma frase, seguindo o mesmo raciocínio, se um estudo que fala bem do vinho näo passa de marketing, um estudo que fale mal dele também pode ser marketing, näo é? Ou devemos confiar apenas nos estudos que falem mal do café?

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Visitante Legendário

Eu concordo que devemos sempre ser cuidadosos ao analisar um estudo. Deve ver a metodologia, buscar "pegadinhas", etc.

Mas quero comentar essa frase em especial:

"Se fizerem uma pesquisa realmente séria, veríamos que tudo não passa de marketing em forma de estudo para catapultar indústrias bilionárias."

Se fizerem uma pesquisa série sobre QUAL TEMA? Seguindo esse raciocínio, como toda pesquisa tem que ser financiada por alguém, ninguém faz ciência em nome da ciência pois, no final do dia precisa levar comida pra casa, todos os estudos do mundo säo marketing! E, dada a evolucäo tecnológica e a forma rápida como o desenvolvimento científico aconteceu nas últimas décadas, bem como o enorme aumento na expectativa de vida do ser humano, quando comparados ao resto do tempo da humanidade, tenho que discordar, parcialmente, com essa frase.

Ainda na mesma frase, seguindo o mesmo raciocínio, se um estudo que fala bem do vinho näo passa de marketing, um estudo que fale mal dele também pode ser marketing, näo é? Ou devemos confiar apenas nos estudos que falem mal do café?

Aí é que se engana. Olhando para o atual, nunca houve uma população tão obesa, que dorme tarde, ansiosa e insônia e com problemas cardíacos como esta. E as bebidas mais consumidas são alcool, café e açúcar. Esta correlação deveria dizer algo, mas preferem dizer que vinho faz bem...

Surgem sim pesquisas que evidenciam males, porém são logo sucumbidas por uma que com a credibilidade relatada pela notícia acima, ganham a mídia.

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