Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ovos E Saúde - Vários Estudos


Douglas Tc

Posts Recomendados

Eu sei que já existem vários tópicos sobre os ovos, mas percebi que poucos deles usam artigos científicos como base, e menos ainda usam estudos adequados.

Enquanto alguns continuam citando que os ovos são ruins para a saúde e aumentam o risco de doenças cardiovasculares, outros dizem que isso já caiu por terra e que, na verdade, os ovos fazem muito bem e que não é necessária a preocupação com sua ingestão. Mas afinal, quem está certo e quem está errado quanto a isso? A verdade é que, segundo os estudos que temos atualmente, ambos estão certos e errados ao mesmo tempo. Vou explicar citando vários estudos.

Vou começar com uma revisão que utilizou vários estudos envolvendo o consumo de ovos e o risco de doenças cardiovasculares (doença coronariana e AVC):

http://www.bmj.com/content/346/bmj.e8539

Foram revisados oito artigos que tratam sobre o tema "ingestão de ovos e o risco de doenças cardiovasculares" e unidos os resultados.

Resultado: o consumo de até um ovo por dia não mostrou relação com o aumento no risco de doenças cardiovasculares. Na verdade, em alguns estudos, o consumo de mais ovos (até 1 por dia) mostrou ser fator de proteção para doenças cardiovasculares.

O problema dessa revisão: muitos aqui comem muito mais do que 1 ovo por dia, ou seja, a ingestão de ovos que foi considerada elevada na maioria dos estudos está muito mais baixa do que o que é ingerido por boa parte deste forum. Esse estudo mostrou que não houve diferenças significativas entre comer 1 ovo por semana ou 7 ovos por semana. Só com isso, é impossível dizer se comer 14 ovos por semana também daria o mesmo resultado.

obs: é importante ressaltar que alguns estudos mostraram um efeito diferente em diabéticos. Aparentemente, o consumo elevado de ovos por diabéticos pode levar a um aumento considerável no risco de doenças cardiovasculares.

http://jama.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=189529

Este não é uma revisão, mas um estudo isolado. Mostrou resultado semelhantes ao citado anteriormente: o consumo de até um ovo por dia não causa aumento de risco de doenças cardiovasculares. Entretanto, continua com o mesmo problema citado anteriormente: um ovo por dia é muito menos do que a maioria aqui ingere.

Agora, uma outra revisão interessante que envolve o consumo de ovos e o nível de colesterol total e de HDL:

http://ajcn.nutrition.org/content/73/5/885.long

Essa revisão foi interessante, já que não levou em consideração o consumo total de ovos das pessoas, mas sim a adição de ingestão de 1 ovo diariamente para verificar os efeitos sobre o colesterol total e o HDL. Como já foi citado neste forum, o consumo de ovos aumenta os níveis de HDL, e essa revisão também mostrou isso: houve aumento nos níveis de HDL, o que, aparentemente, é bom. O problema é que a análise também mostrou que houve aumento no colesterol total, o que leva a um problema: a elevação de HDL não compensou o colesterol total, que aumentou. Isso significa que, teoricamente, há um aumento de 2,1% do risco de doenças cardiovasculares ao se ingerir um excedente de 1 ovo diariamente. Mas qual o problema dessa revisão? Ela não levou em consideração o número de indivíduos em que houve incidência de doenças cardiovasculares. Ou seja, outros nutrientes saudáveis do ovo como vitamina E, vitaminas do complexo B, gorduras insaturadas e ácido linoleico foram ignorados, o que poderia compensar essa elevação no risco ou, talvez, até criar um fator de proteção.

Um ensaio clínico envolvendo HDL e colesterol total com um aumento de 2 ovos por dia:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8120521

Como foi citado na revisão, houve um aumento de HDL de 10% e um aumento no colesterol total de 4% nos participantes.

Ovos e diabéticos (tipo 2):

Eu havia citado anteriormente que, aparentemente, o consumo excessivo de ovos por diabéticos pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Entretanto, segue aqui um estudo que mostra que esse tema também é controverso:

http://ajcn.nutrition.org/content/early/2015/02/11/ajcn.114.096925.abstract

O estudo mostrou que não houve alteração do perfil lipídico de diabéticos que consumiam 2 ou mais ovos por dia em relação aos que consumiam menos que 2 ovos. Além disso, os que consumiam os ovos revelaram mais saciedade, o que é interessante, já que a melhor dieta para diabéticos é a low carb.

Discussão:

Praticamente todos os estudos citados mostraram que o consumo de 1 ou 2 ovos diariamente não tem efeito sobre o risco de doenças cardiovasculares e, na verdade, podem até oferecer fator de proteção segundo alguns resultados. Isso dá razão àqueles que dizem que o mito de que os ovos são vilões da dieta já caiu por terra.

O problema: existem pouquíssimos estudos que falem sobre um consumo maior do que de 2 ovos por dia. E muitos aqui consomem até mais que 6 diariamente. Ou seja, não há evidências suficientes para dizer que comer mais que 2 ovos por dia não cause problemas à saúde. Da mesma forma, não é evidências de que comer mais de 2 ovos por dia cause algum problema. Existem alguns relatos de casos de pessoas que comem números bem altos de ovos (mais de 12 por dia) e que apresentam perfil lipídico normal. Mas, obviamente, relatos de casos não são suficientes para provar qualquer hipótese.

Sobre os diabéticos, os artigos são controversos e faltam estudos mais adequados sobre tema.

Por fim, o que se pode dizer sobre os estudos atuais? O consumo moderado de ovos (até 2 por dia) é saudável e pouco contribui no risco de doenças cardiovasculares (se é que tem alguma contribuição). Além disso, os ovos apresentam diversos nutrientes importantes, tais como:

Ácido fólico (vitamina B9):

Contribui para um bom desenvolvimento fetal, reduzindo o risco de diversas anomalias, principalmente relacionadas ao sistema nervoso.

É fundamental na maturação de hemácias.

Outras vitaminas do complexo B:

Em sua maioria relacionadas ao metabolismo energético.

Vitamina E:

Importante antioxidante.

Gorduras insaturadas:

Fundamentais em diversas partes do metabolismo, desde a produção hormonal, até função estrutural nas células e ainda contribuem para reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Proteínas:

Nem preciso falar da importância delas né. O ovo é rico em albumina, uma proteína repleta de aminoácidos essenciais, o que auxilia no ganho de massa muscular e em diversas vias metabólicas.

Saciedade:

Os ovos comprovadamente geram saciedade, o que é fundamental para quem quer perder peso e para pessoas que utilizem as dietas low-carb.

Assim, não há comprovação se o consumo de mais que 2 ovos diariamente é bom, ruim ou indiferente para a saúde, mas é certo que o consumo moderado de ovos é fundamental para uma vida saudável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Gostaria muito que caísse na net algum estudo falando que comer ovo faz mal. Assim as pessoas ficariam morrendo de medo e comprariam menos, e o preço cairia

Editado por TheyCallMePeter
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Artigos bem interessantes. O ovo sempre foi um assunto bem controverso mas, atualmente, a tendência é que se chegue ao acordo que ele näo faz mal algum.

Gostaria muito que caísse na net algum estudo falando que comer ovo faz mal. Assim as pessoas ficariam morrendo de medo e comprariam menos, e o preço cairia

Oferta e procura, né? =P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria muito que caísse na net algum estudo falando que comer ovo faz mal. Assim as pessoas ficariam morrendo de medo e comprariam menos, e o preço cairia

Quanto voce paga a bandeja com 30 ovos?

Artigos bem interessantes. O ovo sempre foi um assunto bem controverso mas, atualmente, a tendência é que se chegue ao acordo que ele näo faz mal algum.

Oferta e procura, né? =P

Quanto voce paga a bandeja com 30 ovos?

o peito de frango só é barato porque a maioria das pessoas não sabe fazer ficar gostoso e tenro

enquanto isso eu aproveito

Quanto voce paga a bandeja com 30 ovos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu moro na Alemanha e minha esposa é bióloga e vegetariana, fizemos o acordo de eu só consumir ovos ecológicos, cujas galinhas säo criadas 100% soltas e alimentadas apenas com produtos orgânicos, sem qualquer espécie de química.

A bandeja com 12 ovos desse tipo sai em média 2,30€, ou seja, 7 Reais.

Mas o ovo normal, de galinhas criadas em gaiolas, compra-se por 0,99€ a bandeja com 12 ovos, o que fica aproximadamente 3 R$.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu moro na Alemanha e minha esposa é bióloga e vegetariana, fizemos o acordo de eu só consumir ovos ecológicos, cujas galinhas säo criadas 100% soltas e alimentadas apenas com produtos orgânicos, sem qualquer espécie de química.

A bandeja com 12 ovos desse tipo sai em média 2,30€, ou seja, 7 Reais.

Mas o ovo normal, de galinhas criadas em gaiolas, compra-se por 0,99€ a bandeja com 12 ovos, o que fica aproximadamente 3 R$.

Onde eu compro varia 30 ovos pequenos 5 R$ ou 30 ovos grandes 8 R$ do ovo branco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

necessito de uma ajuda, porque a maioria dos bodybuilders joga fora a gema e nao come o ovo inteiro? seria pra controle das calorias?

eu mesmo nao me vejo quebrando 4 ovos e jogando 4 gemas no lixo... pra mim é um tremendo desperdicio, gostaria de entender porque tanto medo da gema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...