Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Piketty: Os Brasileiros Ricos Pagam Pouco Imposto


Agnostico

Posts Recomendados

a questão não é ser ou não ser rico, a questão é que tributar ricos diminui os investimentos, porque: por que vou invesstir mais para ter mais lucros, criar mais empregos, se não ficarei com os meus ganhos??

imagina essa situação, entenda porque vai evitar investimentos, porque além de certo ponto os investimentos terão mais risco e menos retorno e nenhum investidor inteligente faz ...

hipótese, valores que eu invento agora

vc tem uma empresa, tem 20 empregados, o limite de lucros anual é 200mil

vc já lucra 200mil por ano, todo o resto que vc lucrar acima de 200mil terá imposto de 75%

para vc lucrar mais de 200mil vc precisa expandir uma parte da empresa, comprar máquinas, e contratar mais 10 funcionários.

certo, agora vc está lucrando 250mil por ano, depois de 2 anos, deu merda no seu ramo, e você perdeu competitividade, e vai ter que demitir 10 funcionários, seu lucro extra de 100mil pagou 75mil pro governo corrupto, e sobrou 25mil, e vc teve que pagar indenização total de 75mil para os funcionários demitidos.

seu prejuízo foi de 50mil apenas relacionado aos funcionários, sem contar a parte que vc comprou de máquinas, que agora valem apenas 25% do que vc pagou.

o mundo do investimento gira em torno de apenas 1 relação

risco x retorno/lucro

quanto menor o lucro, menor tem que ser o risco...

um investimento muito arriscado pode ser bom, mas tem que ter muito lucro possível

mas quando o lucro possível de um investimento diminui mas seu risco não diminui, se torna um investimento ruim, e bons empresários, empreendedores, investidores, vão procurar outra coisa...


vão investir em outro país, mais liberal, tipo coreia do sul, que vão crescer, se desenvolver, e acabar com a pobreza

tem gente que prefere negar a realidade, cada um faz sua opção, mas o povo brasileiro vai pagar por esse governo do PT, não é que o imposto sobre ricos faz os ricos mais pobres, não é nem isso o problema, esse impsoto faz TODO o país mais pobre, inclusive os pobres.

Editado por planeta
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Não é uma questão de ser rico ou não. Acontece que no Brasil o peso da arrecadação vinda de consumo e produção são muito grandes, diferente dos EUA, por exemplo, que tributa proporcionalmente mais a renda. E entendam a lógica, num exemplo simplista.

Um técnico em açucar e etanol que ganha 2 500 mil e uma gerente de sinistros que ganha 12 mil; o governo arrecada deles o mesmo tanto quando tributa de ambos 22 mil num Ford Fiesta que sai por 48 mil, ou quando tributa em 17 reais um remédio para diabetes que custa 31 reais. Ou seja, o governo faz o seu caixa cobrando impostos iguais de pessoas de níveis de renda diferentes. Seria preferível que tanto o Ford Fiesta como o remédio para diabetes custassem mais baratos para ambos e que no final a arrecadação do governo viesse de uma maior cobrança da renda da gerente.

O exemplo dado da empresa não vale pois impostos sobre produção e sobre renda são diferentes. Onerar a atividade produtiva é um erro também. Não é isso que significa cobrar mais dos mais ricos.

Não é uma questão "revanchista" mas de reestruturação do sistema tributário. Até porque quem pagou 180 mil de IR vai continuar com suas viagens, festas e bons carros enquanto o técnico que paga 60% num celular e num pacote de fraldas permanece num círculo de endividamento e subconsumo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas ela paga 27% de imposto de renda e ele não paga nada se fizer boas deduções

Tabela Progressiva para o cálculo mensal do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física para o exercício de 2014, ano-calendário de 2013.

Base de cálculo mensal em R$

Alíquota %

Até 1.710,78

-

De 1.710,79 até 2.563,91

7,5

De 2.563,92 até 3.418,59

15,0

De 3.418,60 até 4.271,59

22,5

Acima de 4.271,59

27,5

Editado por planeta
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um cara muito inteligente é o Alexandre Garcia [Pesquisem]

Hoje ouvi na radio ele falando que oque pagamos de impostos anualmente gira em torno de 33 Trilhões.

e fez varios comparativos do que dava para fazer com esse dinheiro.
1 deles era que dava para alimentar todo Brasil por 3 anos.

Aumentar impostos para o mais ricos? Pra que? Pra eles aumentarem o valor final de determina mercadoria/item/etc etc.
Se é pago mais por algo o custo final tambem ira aumentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é uma questão de ser rico ou não. Acontece que no Brasil o peso da arrecadação vinda de consumo e produção são muito grandes, diferente dos EUA, por exemplo, que tributa proporcionalmente mais a renda. E entendam a lógica, num exemplo simplista.

Um técnico em açucar e etanol que ganha 2 500 mil e uma gerente de sinistros que ganha 12 mil; o governo arrecada deles o mesmo tanto quando tributa de ambos 22 mil num Ford Fiesta que sai por 48 mil, ou quando tributa em 17 reais um remédio para diabetes que custa 31 reais. Ou seja, o governo faz o seu caixa cobrando impostos iguais de pessoas de níveis de renda diferentes. Seria preferível que tanto o Ford Fiesta como o remédio para diabetes custassem mais baratos para ambos e que no final a arrecadação do governo viesse de uma maior cobrança da renda da gerente.

O exemplo dado da empresa não vale pois impostos sobre produção e sobre renda são diferentes. Onerar a atividade produtiva é um erro também. Não é isso que significa cobrar mais dos mais ricos.

Não é uma questão "revanchista" mas de reestruturação do sistema tributário. Até porque quem pagou 180 mil de IR vai continuar com suas viagens, festas e bons carros enquanto o técnico que paga 60% num celular e num pacote de fraldas permanece num círculo de endividamento e subconsumo.

Seu comentário foi o melhor e o mais sensato do tópico. Seria o melhor para o país.

No entanto, eu tenho planos de, por meio do empreendedorismo e de lucros injustos sair da classe média. Conheci um cara que fez isso e deu certo, de um assalariado de merda assim como eu (ganhava ainda menos que), ficou rico.

Sou contra a diferença de tratamento tributário para ricos, porque isso iria justamente mostrar para a classe média que ela é diferente da classe A.

A classe média precisa continuar sendo um eunuco ideológico por mais tempo. Eu ainda quero sugar um pouco da realidade brasileira de Populistas x Conservadores kkkkk. Pessoal nosso país é um paraíso para ricos, é o melhor país do mundo pra quem é rico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é uma questão de ser rico ou não. Acontece que no Brasil o peso da arrecadação vinda de consumo e produção são muito grandes, diferente dos EUA, por exemplo, que tributa proporcionalmente mais a renda. E entendam a lógica, num exemplo simplista.

Bingo. Na mosca. A logica do sistema tributário brasileiro é toda errada.Poderíamos descrever vários e varios motivos para isso mas acho que um dos principais é esse: tributamos majoritariamente produção e consumo. Um produto chegar na gondola do mercado tendo 50,60,70% de imposto embutido é bizarro demais.

Sem duvida, se tributassemos mais a renda e aliviassemos a produção, teriamos um país mais competitivo e rico.

mas ela paga 27% de imposto de renda e ele não paga nada se fizer boas deduções

Ela paga 27,5% apenas sobre o valor que exceder lá os R$ 4 mil e pouco. Do jeito que o país está hoje, nenhum aumento de imposto (para pobres, ricos, cachorros etc) é aceitável. Maaaas, apenas como exercício teórico, faz sentido maiores aliquotas incidirem sobre rendas maiores incidirem , na minha opinião. Sem contar que os ricos tem acesso a diversas ferramentas de planejamento tributario, enquanto nós só nos f¨&*%$#

Seu comentário foi o melhor e o mais sensato do tópico. Seria o melhor para o país.

No entanto, eu tenho planos de, por meio do empreendedorismo e de lucros injustos sair da classe média. Conheci um cara que fez isso e deu certo, de um assalariado de merda assim como eu (ganhava ainda menos que), ficou rico.

Sou contra a diferença de tratamento tributário para ricos, porque isso iria justamente mostrar para a classe média que ela é diferente da classe A.

A classe média precisa continuar sendo um eunuco ideológico por mais tempo. Eu ainda quero sugar um pouco da realidade brasileira de Populistas x Conservadores kkkkk. Pessoal nosso país é um paraíso para ricos, é o melhor país do mundo pra quem é rico.

Acho louvável seu desejo de empreender. Faço votos que alcance seus objetivos (eu sou empreendedor). De repente, empreendendo vc perceba a importancia de haver tratamento tributário (e em outras esferas) para quem é pequeno. Qto aos ricos: nao sei se concordo com isso. As leis empresariais talvez sejam as mais grotescas do mundo, fazendo com que quem produza riqueza esteja exposto a riscos enormes. No nosso país, ser rico é quase um crime. Acho que poderíamos refrasear a sua sentença para "é o melhor país do mundo para quem é amigo de alguém poderoso."

tenho certeza que ser rico em Paris ou new york é melhor que ser rico em são paulo

perfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por exemplo :

Ganho meu salário em dólar,meus clientes são de outros países.

Sequer tenho uma loja aqui.

Ainda sim devo pagar impostos ?

Só nessa huelandia mesmo..

Acho q em td país é assim. Tipo, vi no jornal q tem mt burrão quebrando pq quando o Aécio perdeu, comprou imoveis nos USA e ja nao conseguem manter as taxas pq o cambio é desfavoravel. Se la eh assim aki tbm deve ser.

Editado por pirarucu
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...