Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Metformina, Alguém Ja Ouviu Falar?


Posts Recomendados

Como o tópico foi ressuscitado, vou aproveitar o bonde.

 

Pra quem assistiu vídeo de youtuber e pensa em usar metformina pra melhorar a sensibilidade a insulina:

 

Ela funciona muito bem, mas principalmente se seu objetivo for controlar a glicemia e perder peso corporal sem se importar com perda/ganho de massa muscular, sem uso de hormônios (hormonizados é outra história).

 

Uma das formas que a metformina funciona é ativando uma via chamada AMPK que inibe processos anabólicos, principalmente "antagonizando" a via mTOR.

 

Em poucas palavras: metformina funciona, e muito bem, mas é uma faca de dois gumes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Respostas 34
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Em 26/10/2021 em 09:17, egoless disse:

Como o tópico foi ressuscitado, vou aproveitar o bonde.

 

Pra quem assistiu vídeo de youtuber e pensa em usar metformina pra melhorar a sensibilidade a insulina:

 

Ela funciona muito bem, mas principalmente se seu objetivo for controlar a glicemia e perder peso corporal sem se importar com perda/ganho de massa muscular, sem uso de hormônios (hormonizados é outra história).

 

Uma das formas que a metformina funciona é ativando uma via chamada AMPK que inibe processos anabólicos, principalmente "antagonizando" a via mTOR.

 

Em poucas palavras: metformina funciona, e muito bem, mas é uma faca de dois gumes.

 

Qual a dosagem para influenciar efetivamente na perda de peso, um TRT seria o bastante para minimizar o segundo gume dessa faca?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/10/2021 em 09:52, East~ disse:

Qual a dosagem para influenciar efetivamente na perda de peso, um TRT seria o bastante para minimizar o segundo gume dessa faca?

 

A única forma de "anular" os contras da metformina é usando doses supra fisiológicas de andrógenos. TRT = níveis naturais. Se tiver usando doses maiores, então está em cruise ou ciclando, mas deixaria de ser TRT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/10/2021 em 09:17, egoless disse:

Ela funciona muito bem, mas principalmente se seu objetivo for controlar a glicemia e perder peso corporal sem se importar com perda/ganho de massa muscular, sem uso de hormônios (hormonizados é outra história).

 

Uma das formas que a metformina funciona é ativando uma via chamada AMPK que inibe processos anabólicos, principalmente "antagonizando" a via mTOR.

 

Em poucas palavras: metformina funciona, e muito bem, mas é uma faca de dois gumes.

 

Vários gumes complicados, eu acho.

 

O treino de resistência também ativa AMPK. No entanto, a metformina inibe o complexo mitocôndria 1 na cadeia de transferência de elétrons, diminuindo a energia disponível e aumentando a AMPK, mimetizando em menor grau o deficit calórico. A análise do vasto lateral de 15 indivíduos por grupo demonstrou um aumento de AMPK de 1,6% no grupo placebo e 21,3% no grupo metformina.

 

Houve também maior fosforilação de Acetil coa carboxilase (uma via responsável pela formação de gordura através do excesso de carboidratos e proteínas). Ao fosforilar esta via, há inibição deste efeito. Essa fosforilação foi muito mais significativa no grupo metformina, comparada ao placebo, sendo 42,2% e 6,2%, respectivamente.

 

Resumindo, em homens e mulheres com 65 anos ou mais, 14 semanas de treinamento levaram ao aumento de massa muscular e força. No entanto, as avaliações por DEXA, tomografia computadorizada e biopsia demonstraram menores ganhos de massa muscular nos pacientes que utilizaram metformina.

 

Outros estudos, com pacientes pré-diabéticos realizando treinos aeróbicos e de resistência, também encontraram menores ganhos com o fármaco. Tal efeito se deva ao aumento de AMPK que inibe a via da MTORC1, um importante mediador da hipertrofia. As diferenças no ganho de força foram bem menores, apesar da tendencia de menores ganhos no grupo metformina. Outro estudo, com 22 semanas de treinamento de resistência, não encontrou diferença no ganho de força entre metformina e placebo, apesar de encontrar também menor ganho de massa livre de gordura.

 

Fonte: DOI: 10.1111/acel.13039 (via Science TV)

 

No final das contas, a metformina se presta para aquilo que o Dudu já comentou (tem post aí atrás mencionando o que ele falou): é para obesos e gente com resistência à insulina.

 

Sinceramente, na minha opinião, acho que pra quem não é obeso, não tem resistência à insulina, mas está percebendo leituras de glicemias de 90 a 100, insulina na casa dos 20...muito melhor seria aplicar uma janela de jejum intermitente em deficit começando pela manhã[1]. Caso tais leituras não estejam assim, tá muito mais pra um efeito placebo de acreditar-se que metformina irá contribuir com alguma coisa.

 

[1] https://doi.org/10.1016/j.cub.2020.10.092 (também via Science TV)

 

EDIT: legal a antiguidade do post. Tem até um "fernandows" que lá em 2009 proseava feito um simples mortal aqui no fórum.

Editado por Vecchio
Esqueci de mencionar o fernandows
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Alguém usa a Metformina pra controlar acne?

Fui no ginecologista fazer consulta de rotina. Ele olhou pra minha cara e perguntou se eu queria algo pra acne.

Depois disso fiquei pensando que a coisa devia estar realmente feia (pra ele ter comentado).

Me receitou acetato de ciproterona, e pelo pouco que vi na net é um composto hormonal inibidor de testosterona, usado principalmente por mulheres trans. Estou tomando, mas além de ser mto caro eu não queria ficar tomando hormônio.

Eu não uso nenhum tipo de hormônio pra fins estéticos, mas sempre tive essas características mais “andrógenas” msm, desde a adolescência.

Me comentaram sobre a Metformina. Gostaria de saber sobre as experiências de vcs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...