Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Metformina, Alguém Ja Ouviu Falar?


Posts Recomendados

Tava lendo aqui uma comunidade do orkut, e vi um topico sobre isso, me interessei muito, até pq é uma droga diferente, nunca tinha visto nem ouvido falar, tem muitas informacoes, vou copiar aqui umas partes:

Já existe muitos bodybuilders e atletas de fitness em geral que utilizam a metformina como ergogenico. Eu tenho muito intesse e sempre estudei muito sobre o metabolismo glicemico e manipulação do controle insulinemico no anabolismo e na perda de peso. Meu trabalho no meu curso de obesidade que fiz foi exatamente sobre isso...

Em teoria, a metformina é uma droga maravilhosa . Ela diminui a resistência periférica à insulina , ou seja , facilita a captação de glicose pelo tecido muscular e hepático, aumentando a produção de glicogênio e diminuindo a glicemia. Diminuindo a glicemia , ela diminui os picos de insulina durante o dia, e entao diminui a conversão de carboidratos em excesso em gordura corporal a ser estocada. Seria perfeito hein? Mass... infelizmente oq ue se observa é que este efeito em pessoas não diabéticas não é tão pronunciado assim... Mas existe em menos grau. Mesmo assim muitos médicos ainda prescrevem metformina em formulas de emagrecmento e até em formulas anabolicas , (ja vi a receita de um médico dos eua que prescreveu a um amigo meu bodybuilder que mora lá. )

Uma pergunta muito frequente que fazem é se não há risco de pacientes nao diabeticos usarem metformina e tornarem-se diabeticos. A resposta eh : nao há risco consideravel. (na medicina , nem nunca e nem sempre) , pois a metformina , ao contrário das sulfoniluréias (outra classe de medicamento pra diabetes, que sao a glibenclamida (daonil) e diabinese os mais conehcidos e usados que estimulam diretamente o pancreas a produzir insulina) , a metformian nao age em nada no pancreas, age apenas em nivel periferico(metabolismo) .

Ja ate li muitos autores dizendo que a metformina é uma droga muito boa para emagrecimento, mas nao é divulgado isso por ser uma droga extremamente barata e acessivel, o que causaria um impacto no lobby mundial da industria farmaceutica. Eu concordo sim ate certo ponto com isso.

E alem desta ação periferica, a metforma tambem age diretamente no tubo intestinal retardando e dificultando um pouco a digestão dos carboidratos , por isso que ela causa flatulencia (gases intestnais ) , diarreia e nauseas principalmente no inicio do tratamento. Tambem diminui a produção de glicose pelo figado

(A glimepirida, é da mesma classe do daonil e diabinese (sulfoniluréias ) , a glimepirida eh a sulfoniureia ultima a ser descoberta. Ao meu ver é muito perigoso usar sulfoniluréias paras pacientes nao diabéticos, porque além de elas poderem causar falencia de funcionamento do pancreas ( e posterior desenvolvimento de diabetes insulino dependente) , verifica-se que os pacientes ganahm peso de gordura corporal com o uso das sulfonilureias ( o que é de se esperar devido ao aumento da secreçao de insulina causado pela droga).E em mais de metade dos pacientes, apos um certo tempo (uns 5 anos) ela para de funcionar...

Resumindo ao máximo:

Metformina : altera o metabolismo facilitando que o corpo use a glicose e insulina restante pelos musculos e figado. Diminui a absorção de carboidratos. (alterçãoe squ epodem ser muito uteis aos atletas)

Glimepirida : estimula o pancreas a secretar mais insulina. (perigoso ao atleta ).

Outra pessoa que usou também:

Eu tomei um tempo a metformina... e como já disseram... não faz nenhum milagre...

Mas na mesma condição de uso(mantendo minha alimentação mal feita kk).. obtive uma redução de gordura principalmente na região abdominal...(pode ate ser psicológico... mas foi visível.

Mas senti um desconforto muito grande no estomago... (um tipo de gastrite...ou sei la o que.). Imagina você com estomago vazio e toma uma taca de vinho ou chupa um halls. fica aquela dorsinha no fundo e uma falta de apetite estranho...

seja como for gostei do resultado.

abraços

enfim, alguém ja teve experiencia com essa droga?

Ps: Nao sabia se postava aqui ou em AE's, se tiver errados mudem por favor!

Vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Respostas 34
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Eu tomo metformina a anos, tomo a dose máxima. Desencana, não vai te fazer emagrecer. Ela só tem esse efeito em pacientes diabéticos muito obesos e mesmo assim a perca de peso é só no início e pequena.

Além disso, se você acha que albumina da gases, tenta tomar metformina pra você ver. Sua barriga vai virar um balão de gases, o desconforto no inicio do uso é enorme, fora as diarréias constantes que dá no começo também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Olá sou nova aqui, estava pesquisando sobre Cloridato de Metformina e encontrei vocês. Achei bem interessante, porém ainda tenho minhas duvidas, e se poderem me exclarecer agradeço.

Estou tomando a um mês a metformina, meu caso seria para o tratamento de ovario policistico, porém eu tenho gastrite, que fazia muito tempo que não sentia dores. Depois de uma semana de uso do remédio, a gastrite voltou e muito forte, estou tomando omeprazol, apesar de passar alguns dias sem tomar metformina, voltei a tomar, pois preciso muito desse tratamento. E mesmo tomando o omeprazol, a gastrite esta voltando. Alguém sabe se eu continuar a tomar a metformina pode causar algum dano maior em relação a gastrite ou outra coisa?

Obrigada :rolleyes:

Amanda

Editado por Nana Santos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • 2 meses depois...

pessoal, desculpem ressucitar o tópico, mas alguem pode relatar experiencia com a metformina?

também movver o tópico pra área certa.

agradeço

eu usei metformina por 1 ano (1g por dia, no jantar), por ter sindrome do ovario policistico. Mas nunca foi feito teste para detectar se tenho mesmo resistencia à insulina...

bem, nao mudou absolutamente nada no meu caso. Acabei o tratamento de 1 ano q a medica pediu, e ela suspendeu. Mals ae por nao ter informacoes mais validas, meu quirido! ahuahauhaauha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...