Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Waxy Maize: Origem, Bioquímica E Efeitos Para O Exercício Físico.


igorhenrique16

Posts Recomendados

O uso de suplementos fontes de carboidratos (CHO) durante o exercício físico é uma prática já documentada na literatura, sendo que os primeiros trabalhos científicos envolvendo exercícios físicos de longa duração são da década de 30.

O mercado de suplementos fontes de carboidratos andava meio parado há alguns pois inúmeras marcas que oferecem maltodextrina (isolada da mandioca) e dextrose (isolada do milho) e mistura de 2 ou mais tipos de carboidratos. Um ''novo'' tipo de carboidrato apareceu, o waxy maize, ou também, amido ceroso. E com ele, confusões sobre o seu mecanismo, teorias sobre maior entrada de água nas células e também sendo considerado por muitos, mas de forma errada, um carboidrato de rápida absorção.

Bioquimicamente, o amido possui duas formas, uma totalmente de cadeira reta (amilose) e uma com cadeia ramificada (amilopectina). Um polímero é um agregado de moléculas de glicoses que estão ligadas entre si por ligações alfa-1->4 (ligação entre o carbono 1 de uma glicose e o carbono 4 da outra) e alfa-1->6 (carbono 1 de uma glicose e carbono 6 da outra). Enquanto a maltodextrina possui entre 3-19 moléculas de glicose e a ligação alfa 1->4, a wazy maize chega a 30 moléculas de glicose com ligações alfa 1->4 e também as mais fortes e mais raficadas as alfas 1->6.

As ligações alfa-1->4 deixam a cadeia reta e é uma fraca; enquanto as ligações alfa-1->6 promovem a ramificação da cadeia e é uma ligação um pouco mais fortes. Por isso dissolver amido em água só com tratamento térmico para quebrar as ligações mais fortes.

Desta forma, a diferença da waxi maize comercializada como suplemento, é que essa amilopectina é hidrotermicamente modificada, podendo ser diluída em água. Uma das razões para o seu desenvolvimento foi para tratar crianças com uma disfunção genética, na qual não se consegue converter o glicogênio estocado no fígado em glicose, causando um quadro de hipoglicemia constante. Em estudos cientifícos, as crianças que ingeriam a waxy maize não tiveram hipoglicemia severa, pois as moléculas de glicose são liberadas gradativamente, evitando a queda de glicose no sangue. \

Com essas características, parece ser mais uma fonte de CHO para se utilizar na prática do exercício físico, porém a diferença principal deste produto é que pelo amido ser grande e quebrado mais lentamente, a liberação de glicose para a corrente sanguínea (carga glicêmica) é mais lenta e constante, sem apresentar grandes variações (hiper ou hipoglicemia). A waxy maize pode ser utilizada como fonte de carboidrato em água durante os exercícios de longa duração. Já os fisiculturistas podem usar com o objetivo de aumentar a quantidade de carboidrato da dieta com menores oscilações de insulina, evitando o aumento lipogênese e ganhos de gordura corporal subcutânea na fase Off de sua preparação.

Cálculos para um homem de 70 k. Exemplos de uso da wazy maize

SUPLEMENTAÇÃO PRÉ-TREINO

1 h antes dos treinos:

200 ml de suco de soja

+ 20 g de waxy maize

+ 15 g de whey protein isolado

SUPLEMENTAÇÃO INTRA-TREINO:

Diluir 30 g em 500 ml de água gelada e ingerir 1 gole a cada 20 minutos na segunda hora de exercício continuo.

SUPLEMENTAÇÃO PÓS-TREINO

40 g de waxy maize

15 g de whey protein isolado em

250 ml de água

FONTE : REVISTA MUSCLE IN FORM , Ed 79

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Na teoria é tudo muito lindo neh? Agora me diz uma coisa, será que tomando essa porcaria aí se tem mais resultado (se é que tem) do que um malto ou dextrose? So sendo muito troxa pra gastar dinheiro com isso...

Enviado de meu GT-S6313T usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na teoria é tudo muito lindo neh? Agora me diz uma coisa, será que tomando essa porcaria aí se tem mais resultado (se é que tem) do que um malto ou dextrose? So sendo muito troxa pra gastar dinheiro com isso...

Enviado de meu GT-S6313T usando Tapatalk

Pensei aqui nisso.

Sempre a explicação do motivo pro uso é muito boa ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O jeito chic de falar maizena

Maizena de 50 pila o kg, p fikr mais claro.

Minha mãe usa "waxy maize" pra fazer mingau desde 1991

Vcs não entenderam qual é realmente a sacada do produto! Não é uma simples maisena, é uma maisena gourmet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...