Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Manifestações No Brasil


amandarun

Posts Recomendados

Publicidade

Visitante usuario_deletado2334455

Apenas lembrando que índices muito baixos de analfabetismo são uma ilusão. A "potência" paraguaia durante a monarquia brasileira fundamentava-se neste índice atrativo de analfabetismo zero.

A realidade era que toda a população tinha uma capacidade intelectual muito limitada (e restrita ao pensamento implantado pelo governo regente). Este fato mostra que os índices podem sim mascarar uma realidade melancólica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fui anarquista(quem nunca?) e carcava a lenha na ditadura, meus 2 avós e meus 2 tio-avós(ambos eram da esquerda na época) me contavam sobre oque acontecia, eu ouvi coisas de ambos os lados e no fim tirei a conclusão, até os que defendiam a esquerda ficavam abismados com o "telefone sem fio" que fizeram na história.

Não sou a favor de ditadura nenhuma, mas compreendo a de 64, já como diria meu velho falecido "Foi um remédio amargo"

Bem, isso não é fonte de credibilidade pra porra nenhuma, mas taí um relato de um jovem que já desceu a lenha e no final acabou cedendo.

edit: só meus tio avós eram da esquerda.

Editado por Orphee13
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_deletado2334455

Apenas alongando o assunto, conhecem a história de Calabar? Para fazer uma analogia com os diferentes pontos de vista sobre a ditadura, tenham uma visão diferente sobre Calabar. Chico Buarque de Hollanda argumenta sobre em uma música Cala Boca Bárbara e na peça Calabar: O Elogio Da Traição.

Há varios outros casos. Tiradentes não foi o herói que pensam, assim como verdadeiros mártires como O Almirante Negro João Cândido foram esquecidos.

A história é muito perigosa dependendo de quem faz a função fática.

Editado por Flavio Gomes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a ditadura,conheço carecas do subúrbio que morrem de medo de uma nova ditadura!!

Vejo muitos idosos falando bem,mas somente por um ou outro motivo,que geralmente é "Mais segurança nas ruas,e não tinha essa "putaria" que existe hoje em dia que se pode resumir a adolescente fanfarreando de madrugada e afins"mas também reclamam e muito

Eu particularmente não gostaria de uma nova ditadura ou regime militar,sei que entraria $ no país,a segurança poderia melhorar,a saúde publica e outras questões,mas quem garante que a pessoa que tem o poder não seria corrupto e se tornasse mais um "tirano"? e viesse com um lema do tipo "Deus Pátria Família"?não me parece uma boa ideia deixar o poder concentrado na mão de uma única pessoa!! o poder costuma corromper quem o possui,essa frase me faz pensar muito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shapudo

Qd falei do cenário musical e artístico eu quis falar de um modo geral!

Bossa nova, q mt gente não sabe é um estilo brasileiro respeitadíssimo lá fora, eu msm depois q comecei a trabalhar c esse meu amigo q tbm é músico e descobri o q as feras lá de fora acham da bossa nova fiquei de boca aberta! Jovem Guarda, q pegou essa época tbm, dentre outros, não é pq um ou outro foi exilado que, a coisa foi feia pra todo mundo!

No mais é o q eu sempre disse aqui!

Todo mundo q eu conheço fala, q era uma época boa, todo mundo fala essa da carteira de trabalho como documento! Do respeito para com quem era de bem! Não digo q quem achou q era uma época ruim tbm não seja, apenas tenho o entendimento q o q pode ter sido ruim pra uns, possa ter sido bom pra outros!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu enjoei de falar de ditadura. Faz 3 anos que discuto o tema nos mais diferentes locais. Sei que meus amigos corleone, shapudo e demais vermelhos do tópico vão ignorar essa mensagem. Mas deixo algumas verdades para os demais endossando ainda mais o fato que a ditadura não foi tão ruim.

Aprendi na escola: a ditadura trouxe desigualdade social.

A verdade: de 70 a 80, o IDH subiu espetacularmente de 0,462 a 0,685.

Aprendi na escola: a guerrilha existia pq o regime era duro.

A verdade: o regime endureceu pq a guerrilha já existia desde antes do Jango e, no ano do AI5, aconteceram mais de 30 assaltos a banco e sequestros SÓ em dezembro.

Aprendi na escola: os guerrilheiros lutava por liberdade.

A verdade: desafio alguém achar uma cartilha de um grupo guerrilheiro, coletivo ou partido comunista que fala em liberdade. a guerrilha lutava por uma ditadura e o Brasil iria se tornar um Cubão. O Gabeira e outros guerrilheiros já relataram inúmeras vezes as intenções da época.

Aprendi na escola: a ditadura atrasou o país.

A verdade: de 68 a 73 ouve um crescimento de 11% ao ano. Foi uma explosão de supermercados, hotéis, shoppings. Depois da ditadura, não houve nenhuma grande obra (hidrelétrica, estrada, etc.) Enfim. O Brasil passou de rural para civilizado.

Aprendi na escola: a ditadura censurava as universidades.

A verdade: nenhum documento militar fala em censura do conhecimento, somente a injeção de infiltrados para interceptar planos de guerrilha. Marx rolava solto nas aulas e a polícia militar não entrava nas universidades.

Aprendi na escola: a ditadura censurava a mídia.

A verdade: existiam mais jornais e semanários de esquerda em circulação que hoje. Hoje temos a caros amigos, a carta capital e a piauí. Na época, tinham mais de 80, inclusive a Veja era de esquerda. A censura das chamadas "receitas de bolo" era somente em casos de incitação de manifestação popular.

Aprendi na escola: a ditadura era ruim de ser viver.

A verdade: a taxa de homicídios era menor (ver gráfico), a segurança e ordem era maior. Hoje, somos o país que mais mata por ano. Sim, recordistas em homicídios.

Aprendi na escola: os guerrilheiros só lutavam contra militares.

A verdade: os terroristas mataram uma porrada de inocentes, explodiram bombas em locais públicos, sequestraram mulheres inocentes e outros feitos que deixariam um black bloc parecendo uma menininha com lacinho rosa na cabeça.

Cansei... hsueshhsuesh

Nossos heróis são cheio de podres.

Machado de Asis foi censor do império. José de Alencar era contra a abolição da escravatura. Jorge Amado amava Hitler. Gilberto Freyre admirava a KKK. Aleijadinho não existiu. Santos dumont não inventou o avião. Por aí vai...

Mas nenhum cara tem uma bibliografia tão podre e é amplamente admirado como o latino-americano Chê Guevara.

Villa Lobos é estudado no mundo todo, nas melhores escolas de música do mundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aprendi na escola: a ditadura censurava a mídia.

A verdade: existiam mais jornais e semanários de esquerda em circulação que hoje. Hoje temos a caros amigos, a carta capital e a piauí. Na época, tinham mais de 80, inclusive a Veja era de esquerda. A censura das chamadas "receitas de bolo" era somente em casos de incitação de manifestação popular.

Nisso eu concordo parcialmente. Fiz uma redação do tema "jornal e ditadura", achei sites falando que os principais meios de comunicação não foram obrigados a nada, apoiavam de espontânea vontade. Mas, nem tudo são flores. Segundo o tal site, a própria globo fazia censura as revistas que pensavam diferente.

E não tem muito a ver hoje ter menos e antes ter mais, será que só existe o motivo da mudança de governo? Hoje temos internet meus caros, e existem centenas de milhares de sites com propostas diferentes(na verdade a maioria só quer rankear no google e fala o que vende, mas isso é outra história), mas não posso dizer que hoje é mais aberto por causa da gestão, mas sim por causa dos meios tecnológicos, daí não dá para comparar né?

De resto, tem algumas coisas que eu discordo, mas prefiro não comentar por não ter muito conhecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem, o que acontesse e que na epoca da ditadura o brasil teve grande crescimento economico, mas devidos a grandes emprestimos bancarios... hoje muitos defendem a politica do pt falando que agora o brasil e a 5a maior economia mundial.... mas continuamos nas maos dos bancos, é o de basico de economia, olhem os principais investidores de nosso monopoleo partidareo (psdb pmdb pt), bancos.... o brasil sempre foi um pais "perfeito" para bancos lucrarem, mas nao pq os "bancos capitalistas" sao os filhas da puta na historia.... olha bem a situação, nossos partidos politicos acitam investimento privado (e sao investimentos milionarios), e no final eles deixam quem investiu em determinados partidos deitarem e rolarem em nossa economia... mas se vc ver bem a situação a culpa nao sao dos investidores, os caras investiram EXATAMENTE para lucrar, esse e o proposito basico de qualquer empresa ou corporação. O fato e que o brasil sempre foi um pais vendido onde a politica se intromete no meio privado, avacalha tudo, so olhar os paises mais ricos do mundo é onde a politica menos se interfere no meio privado... e aquela coisa privado e privado, publico e publico.... no EUA e a mesma merda so olhar o custo da campanha do mcCain e do obama.... milhoes que impresas investiram, e é logico que elas devem lucrar... no brasil so tem dois tipos que saem lucrando parlamentar e banqueiro.... sempre foi assim, olha quanto esses dois tiram do pib do pais... ai no final vem a midia e fala que a culpa e dos medios e micro empresarios, da população que somando tudo e mais os serviços prestados para a população nao da nem 50%...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...