Ir para conteúdo

Um Monte De Pergunta Sobre Colesterol

Posts Recomendados

Postado

1ª - Todo mundo com qm eu falo se refere à gordura (na tabela de valor nutricional dos alimentos) e ao colesterol como se fossem a mesma coisa. Mas sabem q são diferentes. Só não sabem me eplicar a diferença. Ql é?

2ª - Ql a relação das gorduras mono, poli e trans com o hdl, ldl e o vldl (very low?)? A mono tá associada ao HDL, a poli ao LDL e a trans ao VLDL?

3ª - Num exame de sangue q eu fiz, aparecece o valor ideal de hdl, ldl e vldl. Os valores ideais de ldl vldl eram INFERIOR a daterminada concentração, ou seja, qto menor melhor, sem limite mínimo. No HDL o valor ideal era MAIOR ou IGUAL a 40mg/dL. Isso qr dizer q, acima disso, qto maior melhor, não há limite máximo?

4ª - Do colesterol do ovo, qto é HDL é qto LDL? E da gordura do amendoim, qto é mono, qto é poli (na tabela nutricional não fala em colesteraol, mas em "gorduras saturadas" e "gorduras totais")? E do leite?

Obrigado a qm me esclarecer qqr uma dessas perguntas.

Abç

• 1 mês depois...
Postado

Desenterrando...

1ª - Todo mundo com qm eu falo se refere à gordura (na tabela de valor nutricional dos alimentos) e ao colesterol como se fossem a mesma coisa. Mas sabem q são diferentes. Só não sabem me eplicar a diferença. Ql é?

Até onde eu me lembre, ambos são lipídios, sendo que o colesterol é caracterizado por pertencer à função orgânica álcool, é um fenol se eu não me engano (e se comporta como uma gordura, sendo que existe o endógeno, que é produzido pelo seu organismo; e o exógeno, proveniente da alimentação, que se vier em grandes quantidades inibe a síntese do endógeno no fígado, por um mecanismo de bio-feedback); e as gorduras (saturadas, insaturadas, poliinsaturadas- sendo que saturação se refere ao número de ligações na molécula. Moléculas saturadas possuem apenas ligações simples -dificilmente se quebram-, instauradas apresentam ligações duplas e/ou triplas, e poliinstauradas apresentam várias das anteriores. As saturadas são piores pois precisam formar cadeias grandes para se estabilizarem, e formam "placas" com maior facilidade que as demais; quanto mais instaurada for uma gordura, melhor ela é pra você-por isso, por exemplo, recomenda-se o azeite em detrimento ao óleo comum. E não se deve aquecer a gordura insaturada pois o aquecimento quebra as ligações tornando-a saturada) são cadeias formadas por três ácidos graxos ligados à uma molécula de glicerol, formando os chamados triglicerídeos. A gordura tem função energética e de proteção contra choques mecânicos, formação de alguns hormônios, isolante térmica, composição da bainha de mielina( importantíssima para o funcionamento nervoso), dissolução de vitaminas e outros compostos lipossolúveis, enquanto o colesterol é de papel fundamental na formação da maioria ,se não todos, os hormônios.

2ª - Ql a relação das gorduras mono, poli e trans com o hdl, ldl e o vldl (very low?)? A mono tá associada ao HDL, a poli ao LDL e a trans ao VLDL?

A relação entre gorduras e LDL,HDL e VLDL é a seguinte:

essas siglas referem-se às lipoproteínas (compostos formados por lipídios, colesterol e protínas) que transportam a gordura no sangue. O que acontece é que, devido às suas densidades elas tendem a correr pelo sangue rente às paredes dos vasos ou no centro dos vasos. Quanto menor a densidade (LDL e VHDL) mais pra perto da parede ela vai. O HDL fica mais pelo centro.

Quando elas passam junto à parede, podem causar pequenas fissuras nesta acumulando-se ali (ateroma/aterosclerose). Por isso dizem que HDL é o "bom" colesterol e LDL é o "mau" colesterol.

Quando você ingere gorduras saturadas o seu fígado realmente produz grandes quantidades de LDL e VLDL, e quando você come as insaturadas ele produz mesmo mais HDL, que carrega o colesterol das células do corpo pro fígado, de onde vai ser excretado na bile para ser absorvido no intestino.Sem falar que o simples fato de ingerir gorduras em excesso vai provocar um aumento dessas lipoproteínas no sangue (para transportar toda essa gordura- daí o aumento dos níveis de colesterol junto com o consumo aumentado de gordura) podendo levar a um entupimento total dos vasos, e consequentemente aumento da pressão arterial, já que o sangue vai continuar no mesmo volume, porém com menos espaço para circular.

Quanto à gordura trans (e hirogenada também), pode-se dizer que é uma gordura sintética, por isso o nosso corpo não a metabolisa bem, então ela tende a se acumular.

O que eles fazem é acrescentar um átomo de hidrogênio na molécula de gordura insaturada (hidrogenando-a) fazendo com que ela mude de sua conformação estrutural química do que é chamado "cis" para "trans", porém esta também é metabolisada na forma de LDL/VLDL. Esse processo é feito para melhorar a consistência dos produtos.

3ª - Num exame de sangue q eu fiz, aparecece o valor ideal de hdl, ldl e vldl. Os valores ideais de ldl vldl eram INFERIOR a daterminada concentração, ou seja, qto menor melhor, sem limite mínimo. No HDL o valor ideal era MAIOR ou IGUAL a 40mg/dL. Isso qr dizer q, acima disso, qto maior melhor, não há limite máximo?

Provavelmente...acho que quanto mais HDL você tem, mais gordura você de fato metabolisa (formação de hormônios etc, e quebra também) e é bem capaz que HDL e LDL tenham valores inversamente proporcionais fisiologicamente. Vou confirmar melhor isso aí...

4ª - Do colesterol do ovo, qto é HDL é qto LDL? E da gordura do amendoim, qto é mono, qto é poli (na tabela nutricional não fala em colesteraol, mas em "gorduras saturadas" e "gorduras totais")? E do leite?

Acho que a relação entre gordura e níveis de HDL e demais no sangue é aquela que eu falei nas perguntas 1/2...Talvez o colesterol do ovo trabalhe na sintetização das lipoproteínas e hormônios, daí quanto mais colesterol, mais lipoproteínas, maior a pressão...fica meio esquisito mesmo, vou procurar me informar melhor sobre isso aí...

Quando diz gorduras totais e saturadas acho que você pode subtrair a quantidade de saturada da total e tomar o resto como insaturada, mas também não sei sobre o quanto é de cada insaturada...

O leite desnatado em uma xícara tem aproximadamente 0,3g de saturada, 0,1g monoinsaturada e insignificativo de poliinsaturada.

edit:

Alimento: Ovo cozido ou cru

Quantidade: Unidade

Calorias: 80kcal

Carboidrato: 1g

Proteína: 6g

Gordura: 4g (3g de gordura boa + 1g de gordura ruim)

[não é HDL e LDL mas é uma noção...]

(extraído do artigo do LeandroTwin: https://www.hipertrofia.org/forum/index.php...57309)]

Obrigado a qm me esclarecer qqr uma dessas perguntas.

Abç

Espero que tenha dado uma iluminada, amigo; o que restou de incerto vou perguntar para um prof de bio e depois acrescento aqui. ;)

edit:

falei do ovo com um professor, ele disse que é como se você estivesse ingerindo os esteróides da galinha; você vai absorver o HDL e o LDL dela em certa quantidade e isso vai influir nos resultados do seu próprio; sendo que não dá pra saber exatamente quanto vai ter no ovo, tendo em vista que muda de um pra outro, assim como o meu é diferente do seu.

sobre quantidade mínima de HDL e máxima de LDL ele disse o seguinte (o que nós todos já sabemos): que tudo no nosso organismo tem uma razão de ser, e portanto necessita de equilíbrio. Precisamos sim de algum nível de LDL no sangue (claro que como o exame indica, só não pode ser em excesso); e quanto mais HDL circulando, mais síntese hormonal (e varia muito de pessoa para pessoa), porém é claro que existe um limiar, em que o excesso torna-se perigoso, mas para isso o médico teria te alertado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...