Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Um Monte De Pergunta Sobre Colesterol


felipevieiradacunha

Posts Recomendados

1ª - Todo mundo com qm eu falo se refere à gordura (na tabela de valor nutricional dos alimentos) e ao colesterol como se fossem a mesma coisa. Mas sabem q são diferentes. Só não sabem me eplicar a diferença. Ql é?

2ª - Ql a relação das gorduras mono, poli e trans com o hdl, ldl e o vldl (very low?)? A mono tá associada ao HDL, a poli ao LDL e a trans ao VLDL?

3ª - Num exame de sangue q eu fiz, aparecece o valor ideal de hdl, ldl e vldl. Os valores ideais de ldl vldl eram INFERIOR a daterminada concentração, ou seja, qto menor melhor, sem limite mínimo. No HDL o valor ideal era MAIOR ou IGUAL a 40mg/dL. Isso qr dizer q, acima disso, qto maior melhor, não há limite máximo?

4ª - Do colesterol do ovo, qto é HDL é qto LDL? E da gordura do amendoim, qto é mono, qto é poli (na tabela nutricional não fala em colesteraol, mas em "gorduras saturadas" e "gorduras totais")? E do leite?

Obrigado a qm me esclarecer qqr uma dessas perguntas.

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Publicidade

Desenterrando...

1ª - Todo mundo com qm eu falo se refere à gordura (na tabela de valor nutricional dos alimentos) e ao colesterol como se fossem a mesma coisa. Mas sabem q são diferentes. Só não sabem me eplicar a diferença. Ql é?

Até onde eu me lembre, ambos são lipídios, sendo que o colesterol é caracterizado por pertencer à função orgânica álcool, é um fenol se eu não me engano (e se comporta como uma gordura, sendo que existe o endógeno, que é produzido pelo seu organismo; e o exógeno, proveniente da alimentação, que se vier em grandes quantidades inibe a síntese do endógeno no fígado, por um mecanismo de bio-feedback); e as gorduras (saturadas, insaturadas, poliinsaturadas- sendo que saturação se refere ao número de ligações na molécula. Moléculas saturadas possuem apenas ligações simples -dificilmente se quebram-, instauradas apresentam ligações duplas e/ou triplas, e poliinstauradas apresentam várias das anteriores. As saturadas são piores pois precisam formar cadeias grandes para se estabilizarem, e formam "placas" com maior facilidade que as demais; quanto mais instaurada for uma gordura, melhor ela é pra você-por isso, por exemplo, recomenda-se o azeite em detrimento ao óleo comum. E não se deve aquecer a gordura insaturada pois o aquecimento quebra as ligações tornando-a saturada) são cadeias formadas por três ácidos graxos ligados à uma molécula de glicerol, formando os chamados triglicerídeos. A gordura tem função energética e de proteção contra choques mecânicos, formação de alguns hormônios, isolante térmica, composição da bainha de mielina( importantíssima para o funcionamento nervoso), dissolução de vitaminas e outros compostos lipossolúveis, enquanto o colesterol é de papel fundamental na formação da maioria ,se não todos, os hormônios.

2ª - Ql a relação das gorduras mono, poli e trans com o hdl, ldl e o vldl (very low?)? A mono tá associada ao HDL, a poli ao LDL e a trans ao VLDL?

A relação entre gorduras e LDL,HDL e VLDL é a seguinte:

essas siglas referem-se às lipoproteínas (compostos formados por lipídios, colesterol e protínas) que transportam a gordura no sangue. O que acontece é que, devido às suas densidades elas tendem a correr pelo sangue rente às paredes dos vasos ou no centro dos vasos. Quanto menor a densidade (LDL e VHDL) mais pra perto da parede ela vai. O HDL fica mais pelo centro.

Quando elas passam junto à parede, podem causar pequenas fissuras nesta acumulando-se ali (ateroma/aterosclerose). Por isso dizem que HDL é o "bom" colesterol e LDL é o "mau" colesterol.

Quando você ingere gorduras saturadas o seu fígado realmente produz grandes quantidades de LDL e VLDL, e quando você come as insaturadas ele produz mesmo mais HDL, que carrega o colesterol das células do corpo pro fígado, de onde vai ser excretado na bile para ser absorvido no intestino.Sem falar que o simples fato de ingerir gorduras em excesso vai provocar um aumento dessas lipoproteínas no sangue (para transportar toda essa gordura- daí o aumento dos níveis de colesterol junto com o consumo aumentado de gordura) podendo levar a um entupimento total dos vasos, e consequentemente aumento da pressão arterial, já que o sangue vai continuar no mesmo volume, porém com menos espaço para circular.

Quanto à gordura trans (e hirogenada também), pode-se dizer que é uma gordura sintética, por isso o nosso corpo não a metabolisa bem, então ela tende a se acumular.

O que eles fazem é acrescentar um átomo de hidrogênio na molécula de gordura insaturada (hidrogenando-a) fazendo com que ela mude de sua conformação estrutural química do que é chamado "cis" para "trans", porém esta também é metabolisada na forma de LDL/VLDL. Esse processo é feito para melhorar a consistência dos produtos.

3ª - Num exame de sangue q eu fiz, aparecece o valor ideal de hdl, ldl e vldl. Os valores ideais de ldl vldl eram INFERIOR a daterminada concentração, ou seja, qto menor melhor, sem limite mínimo. No HDL o valor ideal era MAIOR ou IGUAL a 40mg/dL. Isso qr dizer q, acima disso, qto maior melhor, não há limite máximo?

Provavelmente...acho que quanto mais HDL você tem, mais gordura você de fato metabolisa (formação de hormônios etc, e quebra também) e é bem capaz que HDL e LDL tenham valores inversamente proporcionais fisiologicamente. Vou confirmar melhor isso aí...

4ª - Do colesterol do ovo, qto é HDL é qto LDL? E da gordura do amendoim, qto é mono, qto é poli (na tabela nutricional não fala em colesteraol, mas em "gorduras saturadas" e "gorduras totais")? E do leite?

Acho que a relação entre gordura e níveis de HDL e demais no sangue é aquela que eu falei nas perguntas 1/2...Talvez o colesterol do ovo trabalhe na sintetização das lipoproteínas e hormônios, daí quanto mais colesterol, mais lipoproteínas, maior a pressão...fica meio esquisito mesmo, vou procurar me informar melhor sobre isso aí...

Quando diz gorduras totais e saturadas acho que você pode subtrair a quantidade de saturada da total e tomar o resto como insaturada, mas também não sei sobre o quanto é de cada insaturada...

O leite desnatado em uma xícara tem aproximadamente 0,3g de saturada, 0,1g monoinsaturada e insignificativo de poliinsaturada.

edit:

Alimento: Ovo cozido ou cru

Quantidade: Unidade

Calorias: 80kcal

Carboidrato: 1g

Proteína: 6g

Gordura: 4g (3g de gordura boa + 1g de gordura ruim)

[não é HDL e LDL mas é uma noção...]

(extraído do artigo do LeandroTwin: http://www.hipertrofia.org/forum/index.php...57309)]

Obrigado a qm me esclarecer qqr uma dessas perguntas.

Abç

Espero que tenha dado uma iluminada, amigo; o que restou de incerto vou perguntar para um prof de bio e depois acrescento aqui. ;)

edit:

falei do ovo com um professor, ele disse que é como se você estivesse ingerindo os esteróides da galinha; você vai absorver o HDL e o LDL dela em certa quantidade e isso vai influir nos resultados do seu próprio; sendo que não dá pra saber exatamente quanto vai ter no ovo, tendo em vista que muda de um pra outro, assim como o meu é diferente do seu.

sobre quantidade mínima de HDL e máxima de LDL ele disse o seguinte (o que nós todos já sabemos): que tudo no nosso organismo tem uma razão de ser, e portanto necessita de equilíbrio. Precisamos sim de algum nível de LDL no sangue (claro que como o exame indica, só não pode ser em excesso); e quanto mais HDL circulando, mais síntese hormonal (e varia muito de pessoa para pessoa), porém é claro que existe um limiar, em que o excesso torna-se perigoso, mas para isso o médico teria te alertado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...