Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Agachamento Completo Ou Parcial?


Ellecram

Posts Recomendados

Eu não consigo fazer agachamento completo a não ser que faça no smith...fazendo livre se eu desço um pouquinho mais que 90º acabo perdendo equilíbrio na subida. Melhor fazer o completo no smith (onde consigo aumentar a carga) ou continuar livre até 90º mesmo?

Nao... nao faça no smith, smith nao e um movimento natural do corpo e prejudica muito seus movimentos, alem de sobrecarregar o joelho.

diminua os pesos e passe a fazer livre ate se acostumar (mas faça ele completo). depois que estiver acostumada vá almentando gradativamente as cargas.

Editado por TsuG
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Eu não consigo fazer agachamento completo a não ser que faça no smith...fazendo livre se eu desço um pouquinho mais que 90º acabo perdendo equilíbrio na subida. Melhor fazer o completo no smith (onde consigo aumentar a carga) ou continuar livre até 90º mesmo?

Tá travando prendendo a respiração e travando o core?

Tenta fazer isso, respirar, prender e contrair o abdome e a coluna...Você não perderá o equilíbrio.

Tem que aparafusar os calcanhares.É meio difícl explicar isso, mas no calcanhar, você tem que fazer força para dentro, como se quisesse juntar mais os pés.

__

De resto é só treinar...Isso é um efeito colateral do smith, ele não dá equilíbrio...Mas se continaur nele, além de se lesionar como falaram, não vai conseguir resolver o problema.

bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar fazer com as pernas mais abertas para ver se me estabilizo e me sinto melhor.

Percebo que quando faço o completo, a minha coluna se dobra, mesmo que eu empine o bumbum para trás. Pois para não perder o equilíbrio eu jogo o tronco um pouco a frente para sustentar a barra. Mas não sinto dor em nada. Isso é normal?Digo, é assim mesmo que deve acontecer?

Editado por Ellecram
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

O correto é a barra permanecer sempre na mesma linha (verticalmente) do ponto de apoio do seu corpo (meio dos pés). Dobrar um pouco o tronco é normal, é necessário para que a barra fique no ponto correto. Dobrar demais é prejudicial, pois a barra irá passar do meio dos seus pés:

080518-lowhightorque.jpg

A figura da esquerda seria a forma correta: barra verticalmente acima do meio dos pés. Na foto da direita o tronco inclina-se para a frente, empina-se o bumbum e a barra sai do ponto ideal.

Se você faz agachamento high-bar (com a barra nos trapézios), você não precisa empinar o bumbum. Seu tronco (inclusive o quadril) desce praticamente na vertical, como mostrado na foto acima, à esquerda (note que o tronco do rapaz está praticamente na vertical).

A diferença entre os 3 tipos principais de agachamento (frontal, high-bar e low-bar) pode ser vista na figura abaixo:

squat-pic1.jpg

Pela ordem: agachamento low-bar, agachamento high-bar e agachamento frontal. Em todos eles a barra está verticalmente acima do meio dos pés (linhas tracejadas). Em todas as figuras também é mostrado o agachamento feito até paralelo (dobra do quadril na mesma altura do topo dos joelhos). Você pode ver a diferença que faz o posicionamento da barra: quanto mais abaixo e para trás, maior a flexão de quadril (hip angle) e menor a flexão de joelhos. Isso significa maior trabalho da cadeia posterior (isquiotibiais e glúteos) e menor da anterior (quadríceps principalmente).

Se você faz agachamento high-bar, pense sempre em manter o peito estufado e ereto, e quando você começar a subir pense em manter o peito assim, dessa forma você não irá jogar o tronco para a frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Josie_182

Nao... nao faça no smith, smith nao e um movimento natural do corpo e prejudica muito seus movimentos, alem de sobrecarregar o joelho.

diminua os pesos e passe a fazer livre ate se acostumar (mas faça ele completo). depois que estiver acostumada vá almentando gradativamente as cargas.

Eu tenho lombalgia, me aconselharam realmente a não fazer smith porque não iria fortalecer a lombar e poderia lesionar mesmo. Só fiuei mais em dúvida pq realmente eu pego muito mais peso no aparelho e aumento a amplitude. Mas continuarei no livre, melhor mesmo...obrigada.

Tá travando prendendo a respiração e travando o core?

Tenta fazer isso, respirar, prender e contrair o abdome e a coluna...Você não perderá o equilíbrio.

Tem que aparafusar os calcanhares.É meio difícl explicar isso, mas no calcanhar, você tem que fazer força para dentro, como se quisesse juntar mais os pés.

__

De resto é só treinar...Isso é um efeito colateral do smith, ele não dá equilíbrio...Mas se continaur nele, além de se lesionar como falaram, não vai conseguir resolver o problema.

bjs

Huuummmmm focar no calcanhar o peso. Meu tênis não deve colaborar muito x.x acho que uma sola mais reta me ajudaria. Vou tentar do jeito que tu falou no próximo treino de perna...obrigada :) Editado por Josie_182
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O correto é a barra permanecer sempre na mesma linha (verticalmente) do ponto de apoio do seu corpo (meio dos pés). Dobrar um pouco o tronco é normal, é necessário para que a barra fique no ponto correto. Dobrar demais é prejudicial, pois a barra irá passar do meio dos seus pés:

080518-lowhightorque.jpg

A figura da esquerda seria a forma correta: barra verticalmente acima do meio dos pés. Na foto da direita o tronco inclina-se para a frente, empina-se o bumbum e a barra sai do ponto ideal.

Se você faz agachamento high-bar (com a barra nos trapézios), você não precisa empinar o bumbum. Seu tronco (inclusive o quadril) desce praticamente na vertical, como mostrado na foto acima, à esquerda (note que o tronco do rapaz está praticamente na vertical).

A diferença entre os 3 tipos principais de agachamento (frontal, high-bar e low-bar) pode ser vista na figura abaixo:

squat-pic1.jpg

Pela ordem: agachamento low-bar, agachamento high-bar e agachamento frontal. Em todos eles a barra está verticalmente acima do meio dos pés (linhas tracejadas). Em todas as figuras também é mostrado o agachamento feito até paralelo (dobra do quadril na mesma altura do topo dos joelhos). Você pode ver a diferença que faz o posicionamento da barra: quanto mais abaixo e para trás, maior a flexão de quadril (hip angle) e menor a flexão de joelhos. Isso significa maior trabalho da cadeia posterior (isquiotibiais e glúteos) e menor da anterior (quadríceps principalmente).

Se você faz agachamento high-bar, pense sempre em manter o peito estufado e ereto, e quando você começar a subir pense em manter o peito assim, dessa forma você não irá jogar o tronco para a frente.

Nossa! Adorei sua explicação!

Eu faço o agachamento high-bar, pois posiciono no trapézio. Mas o que eu quis dizer na verdade é que quando minha amplitude é total, a minha coluna arredonda (acima do bumbum). Na foto da esquerda, o cara tá com a coluna bem ereta. A minha não fica assim. Não é questão do tronco ir para frente. Me expressei mal.

Até achei esse tópico aqui> http://www.hipertrofia.org/forum/topic/85406-corrigir-o-arredondamento-no-agachamento/ e é bem isso que acontece comigo!

Pelo que eu li é importante fazer as mobilizações (alongamentos) antes e depois. Correto?

O frontal eu fiz uma vez no smith, mas no livre achei que me machucou e não consegui executar direito.

Editado por Ellecram
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns, mpcosta e TsuG pelas respostas.

Realmente, não indico smith para agachamentos. Temos articulações envolvidas demais neste movimento para executá-lo em um aparelho cuja mecânica é um vetor vertical reto. Anti-natural e potencialmente mais lesivo que muitos outros.

Uma coisa a se observar, como já citado, é o calçado. Eu treino de all-star, pés totalmente paralelos ao chão. Tênis de corrida é pra corrida, e ponto final. No agachamento vira e mexe ponho duas anilhas de 1kg (menos de 1 dedo de espessura) nos calcanhares, para não tender a curvar-me para a frente e ajudar os isquiotibiais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também treino com sola reta, não consigo mais treinar com tênis de corrida.

Chego na academia com o tênis numa sacola do Bodybuilding, todo mundo me olha torto, termino meu treino, troco o meu tênis e vou correr.

Dou risada do povo que vai tentar agachar com tênis mais alto que Nike Shox hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também treino com sola reta, não consigo mais treinar com tênis de corrida.

Chego na academia com o tênis numa sacola do Bodybuilding, todo mundo me olha torto, termino meu treino, troco o meu tênis e vou correr.

Dou risada do povo que vai tentar agachar com tênis mais alto que Nike Shox hahaha

E ainda botam uma anilha de 2kg pra fazer mais salto ainda..

Eu tb treino pernas com allstar ou olimpikus rio (que tem sola qse reta) se pudesse faria descalço. ;)

Eu acredito mesmo que o agachamento total é só uma questão de mobilidade, eu qdo comecei demorei uns 4~5 meses pra começar a executa-lo perfeitamente, já minha namorada da época que já havia feito balé no 3° treino já estava fazendo praticamente perfeito. Mas é com certeza bem mais efetivo que o parcial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...