Em primeiro lugar, agradecer por todo conteúdo postado e respondido por diversos integrantes do fórum, e pelas mil ajudas que uma simples pesquisa aqui me ofertou.
Tenho uma boa experiência com hormônios, faço o uso contínuo em B&C há um ano e já usei de tudo um pouco, mas nunca tive uma experiência avançada com orais.
Atualmente, em off, estou fazendo o uso de 500mg de Enantato de testosterona e 30mg de Dianabol pré treino. Tudo da Landerlan, comprado de um fornecedor que confio muito devido a todos produtos que já comprei deste e testei a qualidade. Não estou usando nenhum protetor, devido a tudo que testei e confirmei a minha baixíssima propensão a espinhas e gineco, e é justamente isso que vim perguntar.
A minha dúvida é:
Estou me sentindo enjoado ultimamente, pra fazer as refeições principalmente. Bastante indisposição para comer. E não sei onde pode estar o problema, no estômago devido à certa agressão da droga ou pode ser o fígado reclamando. (Estou fazendo o uso há duas semanas).
Existe uma maneira de diferenciar?
Ou simplesmente tento usar um Omeprazol, pra ver se é no estômago o problema?
O omeprazol realmente é eficaz nesses casos?
Nunca precisei usar nada do tipo, mas como eu disse, não tive tanta experiência com orais até hoje. Sempre usei muito mais injetáveis.
boa irmao... meu primeiro contato com AES foi cipionato landerlan (testoland) as ampolinhas...
comecei com 100mg por aplicação com medo de colaterais e tal pra ver como o corpo reagia... no entanto isso da 200mg / semana
eu abria a ampola usava 1ml e deixava o outro shot com 1ml pronto em outra seringa... foi de boa... deu resultado e nao infeccionou... mas toma cuidado ao guardar e tals
Os 12ml de cipionato que tenho são aquelas ampolinhas de 2ml cada. Como eu vou mandar 1ml por semana apenas, o outro 1ml da ampola eu poderia estocar em outra seringa sem problema nenhum? Deixar prontinho em outra seringa e só trocar a agulha para a próxima aplicação no caso
Tenho atletas profissionais usando menos trembolona que você 😁
Mas sério... se já tá com tren enan aí, ok.. mas eu não tenho um relato positivo com ela. Não digo esteticamente, mas psicologicamente. Talvez pelo fato de empilhar e acumular, isso possa fazer algum mal a mais se comparado com acetato, que age mais rápido e sai mais rápido.
7 semanas... calcule um déficit calórico semanal e cicle suas calorias e carbos ao longo da semana. Aproveite para combinar os dias de carbo mais alto com os dias de treino mais desgastantes, como pernas, costas ou algum ponto fraco. Se a dieta estava normocalorica ou hipercalorica, talvez nem precise de termogenico, mas ainda pode considerar o uso clen, como citaram acima. Eu tentaria nao usar. Sou dos que tenta fazer mais com menos rs. E vá aumentando os cardios conforme possível também. O lance é fazer o melhor que puder dentro da atual circunstância. Não sei como você ficará após essas 7 semanas, mas se quiser secar mais, considere voltar a aumentar suas calorias e reduza seus cardios, fique em cruise e desmame dos termogênicos se fizer o uso. Depois tu volta pro cutting, porem de uma forma mais "tranquila" e, acima de tudo, sustentável no médio / longo prazo 😊
Achei o tempo bem curto pra uma mudança, vai ter que apertar bem a dieta e provavelmente comprometer seu rendimento nos treinos.
Se fosse fazer algo curto assim era viável usar esteres curtos pelo menos para a trembolona.
E 300mg está de bom tamanho, se fosse algo de 12-16 semanas aproveitaria mais os benefícios da droga.
Mano estou a 10 semanas fazendo uso da deca, comigo não rolou nada disso, com todo o respeito, só fica meia bomba se eu for pegar alguma baranga, de resto a ereção fica normal.
Eu não considero essa caminhada cardio, tu está com um bf muito alto para começar a usar esteroides, começa a seguir essa dieta a risca e fazer 1hr de cardio por dia no mínimo 4x na semana, quando teu bf baixar pra aproximadamente uns 14% tu começa o uso de 250 mg de dura dividido em duas aplicações na semana e 40 mg de oxandrolona dia, quando teu bf se aproximar de 9% faz um bulking e boa sorte.
Creio que esse tópico seja para muitos que pretendem entrar no TRT e acham que é tudo mil maravilhas, ereção todo o tempo, massa muscular, energia adoidado e da para manter TRT indefinidamente ou sair do TRT sem qualquer problema.
Vou me basear na minha experiência pessoal (estou em TRT, nesse momento com 29 anos (2018), faço TRT a mais de 1 ano com deposteron e já tive que trocar diversas vezes de médico e viajar com testo) e também relatos desse excelente tópico:
Sem dúvidas TRT é ótimo, ajuda muito quem está realmente com testo baixa e mesmo se enchendo de tamox+clomid+hcg não consegue voltar à produção em níveis decentes. Mas é necessário ter precaução achando que é tudo fácil, pois a dificuldade começa já em achar um bom profissional que entenda do assunto.
Antes de começar o assunto, provavelmente o que vai ser relatado aqui é o mesmo problema de alguém que fosse fazer cruise. Mas entendam a diferença, aonde TRT é, idealmente, para quem realmente precisa, cruise é uma opção de vida.
Vamos aos desafios que TRT vai causar na vida de quem for entrar nesse meio.
Sobre Profissionais da área👨⚕️👩⚕️
Por experiência própria digo que facilmente 90% dos endocrinos não possuem conhecimento ou segurança em passar TRT para alguém.
O mais comum que vai ocorrer é o seguinte:
Investigação sobre o motivo de testo baixa
1 - Se estiver baixo mas dentro da faixa normal (testo total) e/ou testo livre estiver "normal" (mas com testo total beirando o mínimo):
Você vai escutar: "está na faixa normal, não tem qualquer problema", independente se você tem 20 anos e já está com 250 de testo total, sem conseguir ter uma ereção a meses.
Qualquer reclamação sobre falta de ereção, libido zerada, falta de sexo a 3 meses, não consegue se masturbar = "psicológico, o exame está mostrando que está na faixa normal"
1.1 - Se o profissional for menos deinsformado ruim e realmente compreender todos os efeitos relatados e analisar o caso junto com o exame de sangue (mesmo estando baixo mas faixa normal):
Recomendação de tomar clomid + tamox por 2 a 3 meses. Se não aumentar com clomix e tamox o médico vai insistir por mais 3 meses no clomid + tamox
ou você vai escutar: "essa é a produção do seu corpo mesmo, não tem por que fazer reposição"
1.2 - Se o profissional for mais inteirado sobre o assunto, começa a jornada de TRT.
Importante: tudo que foi dito antes vai acontecer novamente assim que tiver que trocar de médico (geralmente quando o atual não atende mais o plano de saúde), então se prepare para contar toda a sua trajetória de vida até então e ainda assim escutar "prefiro que você tente clomid e tamox mais uma vez, não vou receitar testosterona"...
Importante 2: dos poucos que recomendam TRT, menos ainda conhecem sobre HCG. Fique esperto (ver sobre colaterais a seguir)...
Colaterais💣
1 - Atrofia de Testículos 🥜
Cedo ou tarde sua produção natural vai ser suprimida, talvez leve alguns meses ou anos mas vai suprimir com certeza em algum momento.
Com isso vai ocorrer o seguinte:
-> Espermograma mostrando 0 (zero) espermatozoides.
-> Diminuição das bolas
Se seu plano é ter filhos no futuro:
É altamente recomendado usar HCG durante o TRT ou pelo menos algumas vezes durante o ano tentar fazer um "restart" da produção natural para ver se suas bolas ainda estão vivas.
Restart não possui um protocolo específico, você vai encontrar todo tipo de recomendação pra isso dependendo dos profissionais (principalmente fora do brasil).
Segue pesquisas de restarts:
Resumindo, seria basicamente usar uma dosagem mais baixa de testo (TRT) ou nenhuma testo e iniciar HCG com uma dosagem mais alta "de arranque" e seguir com 500ui a cara 3 dias por +- 1 a 2 meses, junto(ou não) com algum SERMS e junto com anastrozol (ou outro) para tentar controlar estrogênio. Repetir espermograma após isso.
Seria muito interessante e importante colocar o esperma para congelar em alguma clinica de fertilidade, é raro de ocorrer mas nem sempre as bolas voltam a funcionar mesmo se atolando de HCG. Se prepare pois colher o esperma bom para congelar custa pelo menos >1000 reais e você vai ter que pagar a cada 6 meses um valor X pra manter seu esperma no banco....
2 - Acne
Bastante relativo, mas pode aumentar com TRT depois de um tempo.
Em algumas pessoas só controlando o estrogênio já segura isso mas as vezes pode ser puramente por causa da maior quantidade de DHT no corpo. Se já tinha uma pré-disposição quando era mais novo, pior ainda...
Se prepare para ir no dermatologista, talvez alguns cremes sejam suficientes ou no pior dos casos isotretinoína (e seja sincero com o dermatologista sobre o uso de testo).
3 - Falta de libido ↘️ (!)
Pode não fazer sentido algum para quem está iniciando TRT, mas acontece (e muito) perder libido após usar testosterona. Quem inicia TRT com certeza começa a ter uma libido absurda, é normal. Depois começa a normalizar e as vezes pode diminuir muito a libido.
Libido é influenciada por muita (MUITA) coisa, desde psicológico, remédios (principalmente depressão), trauma físico em testiculos e por fim existem as causas ligadas ao uso de testo exogena (resumindo: outros hormonios que ficaram zuados).
Existe a possibilidade de tentar contornar o problema com alguns suplementos (que talvez tenham ou não alguma pesquisa confirmando que ajuda na ereção), mas de qualquer forma vamos discutir só as prováveis causas de libido baixa.
Segue os principais suspeitos:
3.1 - Estrogênio
Isso não costuma ser um problema com dosagens baixas de testo (realmente para TRT), mas sempre é importante fazer exames para saber se isso está controlado.
Estrogênio muito baixo causa libido baixa, estrogenio alto também (!). Pode acontecer de ter que acabar testando usar anastrozol aos poucos (Dosagem nada padrão, tem quem use 0.5mg por semana, 0.5mg DS2DN, 1mg por dia costuma ser muito(!). Comece pelo menor valor para não diminuir estrogenio demais) e ver se melhora libido
Se não estiver colaterais aparentes (acne, mamilos sensíveis/gino, libido baixa, etc) não precisaria se preocupar em tomar anastrozol a não ser que faça muita questão.
Vide (em inglês) sobre gineco para quem usa e abusa de testo:
3.2 - Prolactina
Não é incomum ver também prolactina aumentando (muito) após iniciar TRT. Prolactina alta pode causar libido baixa, gineco, etc.
Faça exames sempre que possivel. De qualquer forma a "solução" mais comum é usar cabergolina para reduzir prolactina.
4 - Colesterol, Hemoglobina, Hematócrito, Hipertensão🩸❣️
Esses são os colaterais menos aparentes e os mais complicados se sair fora de controle (e perigosos☠️).
É de se esperar que um deles, se não todos, aumentem em alguma magnitude, não tem muito como escapar disso mesmo em TRT mas a variação deveria ser baixa (se a dosagem de reposição for correta). Acompanhe com exames como era antes do TRT e durante, seja a cada 6 meses ou 1 ano.
Pode ser necessário espaçar mais dosagens de testo ou reduzir doses para minimizar alguns problemas.
No caso de hematócritos altos é relativamente simples controlar: Fazer sangria/doação de sangue a cada 3-4 meses.
Agora, no caso de colesterol, hipertensão e qualquer outro colateral relacionado ao coração: Consulte um cardiologista e discuta o que pode ser feito (e seja sincero sobre fazer TRT)
4.1 - Ferritina baixa 🩸
Como seu corpo vai produzir mais glóbulos vermelhos (hematócritos), o seu corpo vai consumir mais dos estoques de ferro (ferritina) e a ferritina vai diminuir com passar do tempo (nos seus exames de sangue).
Literalmente não tem muito o que fazer, vai acompanhando outros exames de ferro (ferro sérico, transferrina, etc).
Pior dos casos daria para reduzir frequência de doação de sangue, mas como pode imaginar, isso vem com o outro lado do problema que seria hematócritos elevados....
Em tese não precisaria repor ferro com suplementação, pois vc não está anêmico de verdade (ferritina está baixa, ok, mas em contrapartida glóbulos vermelhos estão altos). Suplementando supostamente iria ajudar a produzir mais glóbulos vermelhos (e ai vai doar mais sangue do que já estava doando?...).
Mas atenção, o cenário totalmente oposto também existe: Quem tem testosterona baixa, também pode ter ferritina baixa...vai entender...
Sinceramente, minha opinião pessoal (28/11/2022), esse assunto de ferro + TRT é meio nebuloso do que deveria ser feito ou não E o que deve-se esperar a longo-prazo.
Vídeo sobre (mas sinceramente assista com certo ceticismo, não sei quem são as pessoas no vídeo e graduação delas😞
5 - Queda de cabelo 👨🦲
Situação basicamente parecida com Acne: DHT aumentou e/ou você possui pre-disposição genética = vai começar a cair mais cabelo.
Se for genético, voce só está acelerando o inevitável.
Se não for, pode ser controlado se o DHT voltar ao normal (doses menores de testo).
De qualquer forma, vá em um dermatologista. Possivelmente vai ser tratamentos com minoxidil e finasterida (evite tomar o oral, ele reduz DHT mas pode causar problemas mais sérios em algumas pessoas).
Vide (em inglês):
6 - Embolia Pulmonar 🏥
Isso não é realmente um "colateral" mas mais um risco em toda vez que injeta algo oleoso. Funciona da seguinte forma (e não acontece apenas com trembolona!):
Após inserir a agulha, puxar para ver se não sai sangue, vc começa a injetar e dentro de alguns segundos literalmente sente o gosto do oleo na boca e começa a tossir (muito), junto com isso a garganta da uma sensação ruim como se tivesse inchada.
Meu amigo, um pouco do óleo que vc acabou de injetar entrou em uma veia (mesmo vc não tendo puxado sangue na seringa). Isso é chamado de microembolia pulmonar.
Isso já me aconteceu umas 3x nesses últimos 6 anos de TRT (atualização 28/11/2022) e da desespero fodido. Costumo ter que deitar (completamente) e esperar passar quando acontece.
Agora sendo mais a fundo desse tópico, isso é perigoso. Na grande maioria das vezes passa apenas esperando, mas pode ser necessário ir ao hospital.
De qualquer forma, não importa se vc está injetando cipio, prop ou o que for. Se ver que não ta passando a tosse, é de muita importancia ir ao hospital.
Para quem quiser ler mais sobre:
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2050116120300234
https://eje.bioscientifica.com/view/journals/eje/172/5/511.xml
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3205107/
Produtos vendidos (Testosterona, HCG, etc)
1- Testosterona
1.1 - Testosterona de farmácias (legalizado)
- Nebido (e outros genéricos): muito caro, 1 aplicação é para +-3 meses. É uma alternativa boa para quem não está disposto a fazer injeção frequente (1x por semana ou 1x a cada 2 semanas). Como o pico é baixo, pode não dar sensação alguma de que usou testosterona, se não melhorar nada (nem libido), avalie se não é melhor trocar para cipio, etc.
- Deposteron (cipionato): era barato agora é caro (Atualização 2022), facilmente 3 ampolas (1 caixa) duram por um pouco mais de um mês. Provavelmente o médico vai indicar no mínimo injetar a cada duas semanas, mesmo que a meia vida seja entre 5-7 dias..... Alguns insistem até em tomar 1x por mês, esses sim não sabe o que fazem.
Veja o que for mais conveniente (e se sentir melhor), seja 200mg a cada 2 semanas ou 100mg por semana (vai ser necessário separar e guardar a seringa para aplicar 2x)
- Durateston: Barato (2022) nem sempre médico sabe como indicar a frequencia (principalmente por conta de 3 testosteronas com meia-vidas diferentes) E não é facil de achar nas farmácias.
- Androgel: Absurdamente caro, CxB é péssimo. Mas é uma opção para quem não gosta de agulhas.
Caso use androgel, lembre-se de passar longe de qualquer área que outras pessoas possa encostar (filhos, esposa, etc).
Não é uma boa opção comparada com injetável.
- Proviron: nunca é uma escolha para ser utilizada como TRT por ser derivado de DHT. Geralmente indicado para ser utilizado JUNTO de testo.
- Manipulados (gel): mesma coisa do androgel, mas o médico pode errar na formula (e a dosagem/absorção ficar pior ainda)
- Manipulado (oxandrolona/anavar): esteróide oral. Para quem se preocupa com fígado, apesar de ser relativamente "ok", evite. Mas é uma opção para quem não gosta de agulhas também....
- Bioidêntico: geralmente é testosterona suspenso, isso é uma bosta para ser controlado (tem que injetar todo dia pois a meia-vida é baixa) e possui mesmos colaterais de fármaco "de farmácia" (afinal testosterona é testosterona depois que é processado e perde ester).
É modinha hoje em dia indicar qualquer coisa "bioidentico" com o marketing que é mais seguro, o detalhe é que testosterona é produzido sinteticamente da mesma forma seja bioidentico ou farmaco, a diferença seria só o ester usado (ou não).
💩Importante: existem periodos durante o ano que fica em falta testos nas farmácias e você vai ter a escolha de: trocar de testo (deposteron para gel, etc) ou comprar underground. Minha dica é se possivel sempre estoque o suficiente para pelo menos 3 meses.
1.2 - Underground
Creio que todos sabem que underground se resume em:
Matéria-prima vinda da china ou índia, cozida por algum "chefe" que talvez ou não saiba o que está fazendo (esterilização, dosagens, etc)....
Sem contar as possibilidades de:
- Vendedor chines/indiano ter passado a perna e mandado outro testosterona qualquer no lugar (sem nem entrar na discussão sobre pureza ou se mandou sal de cozinha e nada de testo no pó...) para o chefe.
Vai testar como? ninguém vai pagar laboratório privado pra testar...
- Chefe propositalmente vende óleo sem nada ativo dentro...
2 - HCG
Existem pessoas que tentam fazer "TRT" usando HCG. Não é nada comum e não é muito vantajoso (preço, quantidade de injeções, etc). Isso tem que ser avaliado por um endocrino.
De qualquer forma, você possui a possibilidade de:
Comprar em farmácia (não precisa de receita), preço muito próximo do veterinário.
Comprar veterinário, o que não faz sentido se for preço próximo do humano na sua cidade.
Manipular (muitas vezes sub-lingual), mas é caro.
O mais comum é usar HCG para fazer os testiculos voltarem a funcionar (sair de TRT, ter filhos, etc) e não como TRT.
Para a vida toda (e o que significa para sua vida pessoal)👴
Basicamente TRT é para quem realmente está na ferrado e as bolas não dão conta de produzir o suficiente para ter uma qualidade de vida boa (principalmente sexual, energia, humor, etc) .
Iniciar um TRT por livre espontânea vontade para "parar depois de 6 meses" é uma ideia muito sem noção, pois está ferrando o eixo-hormonal sem necessidades e com poucos ganhos estéticos. É mais fácil fazer um ciclo bem feito no lugar.
Video interessante (em ingles) sobre:
1 - Família
Seu parceiro(a) deve estar preparado psicologicamente para você se injetando (caso seja injetavel) para o resto da vida. Sem julgamentos, entendendo a necessidade.
Se apertar o bolso ou estiver em falta nas farmácias, você talvez tenha que comprar underground. Seu parceiro vai ter que entender (as vezes da para se sentir como se tivesse comprando drogas de traficante).
Filhos podem não entender inicialmente do que se trata tantas seringas, etc. Lembre-se de ter uma boa conversa sobre isso para a interpretação dos filhos não sair totalmente errada e ainda espalhar na escola de forma mais errada ainda.
Se você ainda é dependente dos seus pais (moradia, etc) ou as vezes não há dependência mas se preocupam muito com você: talvez não entendam a necessidade. Eles vão receber a notícia de que precisa injetar testosterona e reagir de que forma?
Digo por experiencia própria, os meus não conseguem entender de forma alguma que é por ter testo baixa. Em >3 anos de TRT ainda escuto "mas quando vc vai parar, faz mal"....
Em geral, prepare-se para escutar também "Ta querendo ficar bombado", "teu pau vai ficar pequeno", "Parece viciado com essas agulhas", "Para com isso, vai foder sua saúde".
Isso eu já escutei até de médico (em geral), que claramente não estudaram nada sobre TRT.
2 - Viagem internacional
Essa parte é um inferno, segue o motivo:
Beleza, vai viajar internacionalmente, show de bola, mas tem que ser bem pensado principalmente dependendo da duração da viagem (principalmente se for ficar fora do país por mais de um mês):
- Farmaco
Tem receita pras ampolas (testo e/ou HCG)?
Algum atestado em inglês sobre sua condição e necessidade? Esse atestado será que vale algo no outro país?
Vai levar seringas junto?
- Underground:
Vai esconder como?
PS: Não vamos passar dicas aqui no topico, mas como somos brasileiros sempre existe muita criatividade nessa hora...
Não vamos nem entrar na discussão do problema que daria, seja no brasil ou no país de destino, caso encontrem as ampolas e não aceitem a receita ou é underground.
Tentar comprar no outro país pode ser uma situação bem complicada, ainda mais dependendo do quão ilegal seria adquirir esteroides com ou sem receita.
Minha recomendação é:
Leve, se possível, fármaco com receita (inclusive em inglês < nem que seja do google translator> ). Se for underground, usem a criatividade pra levar...
Não leve seringas e compre no país de destino (se for ficar fora por alguns meses)
-------
Favor comentarem mais situações (ou me corrigir, pois devo ter errado alguns detalhes) que é importante deixar claro para quem está querendo entrar nessa vida de TRT.
Se está com dinheiro pra fazer a dieta, esquece essa vadiagem de dieta flexível e faz o certo, calcula todos os macros.
E espero que tenha dinheiro mesmo e um bom plano de saúde, dieta é caro, suplementos (caso queira/precise) são caros e bomba + exames + medicamentos são caros. Pra começar nessa vida tem que saber que o buraco é mais embaixo.
Eu ia falar isso mesmo
Tudo foi psicológico, vc já tem esse problema e agravou e tipo, nunca tome trembolona, que aí vc depois que parar vai querer se matar, entrar em depressão etc. Fica só na testo que é melhor e o sêmen sair aguado é normal, mas com enantto rápido assim acho estranho, usei propionato para pedalar e sim bateu rápido saindo água, só sei que n engravidei uma mulher que ejaculei dentro, mas foi tbm a terceira trepada com ela do dia né, testo estava batendo kkkkk era 50mg tsd de propionato total 350mg semana, era um lab de fundo de quintal que logo depois o cata foi preso.
Fica só na testo mesmo em baixa dose que não dá nada e faz aeróbico leve, pedala na bike e fica vendo série no celular, bike é melhor que não tem impacto no joelho