Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Substituindo Proteina Animal Por Vegetal?


Slyfer

Posts Recomendados

Publicidade

Google translator?

Mas assim, esqueceram de mencionar os aumentos nos níveis de estrogênio nessa pesquisa aí....

Sim, tem em inglês se quiser eu posto... rs

Que níveis? Sinceramente isso é mito... uso 150g de soja e jamais vou parar, maravilhoso alimento.

Caso suba estrogênio, o que eu não acredito nem 1% mas... é só mandar 5000ui de vitamina d e já era.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu não tenho muito conhecimento sobre a soja, mas vejo que a maioria fala mau. Pode ser um mito, e isso me deixou mais curioso agora. Vou pesquisar mais. Onde há fumaça, há fogo, certo?

Ah sei lá mano. Também falavam do colesterol do ovo e hoje sabe-se que ele não influencia em nada.. então não necessariamente hehe.

Mas caso ache algo, se não for incomodo, pode postar pra gente?

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive que parar com o uso de soja por causa de gases/dores de barriga. Andei abusando do uso de fibras na dieta e tava crítica a situação, haha. Fui a uma nutricionista e esta falou que a soja é um dos piores alimentos para o corpo digerir. Eu aconselho buscar a maior parte das proteínas de fontes animais, mas se não for possivel mete pra dentro soja, aveia, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei aqui algo sobre a soja, interessante:

http://www.livestron...uilding-muscle/

e aqui também:

http://en.wikipedia....-Linolenic_acid

The digestibility of some soyfoods are as follows: steamed soybeans 65.3%, tofu 92.7%, soy milk 92.6%, and soy protein isolate 93–97%.[14][15] Some studies on rats have indicated the biological value of soy protein isolates is comparable to animal proteins such as casein if enriched with the sulfur-containing amino acid methionine.[16]

A digestibilidade da soja, depende muito de como é ingerida:

Grãos de soja no vapor: 65,3%

Tofu: 92,7%

Leite de soja: 92,6%

Isolado de proteína de soja: 93-97%

Alguns estudos em ratos indicam que o valor biológico do isolado de proteína de soja seja comparável ao da caseína, se enriquecido com o aminoácido sulfurado metionina.

A soja, quando cozida perde boa parte do seu valor nutricional.

Apesar de conter uma quantidade de cerca de 6% de ALA (Ácido Alfa Linoléico), que é fonte de "omega-3", sabe-se que a eficácia do ômega-3 estárelacionada aos ácidos específicos EPA e DHA, que são subprodutos do ALA. Porém a eficácia da conversão do ALA em EPA e DHA no corpo é insignificante quase, apenas alguns porcento. Então a única fonte realmente boa de ômega-3 para o corpo é o óleo de peixe, pois é a única fonte natural onde se pode obter os ácidos EPA e DHA em sua forma livre, não necesitando então da conversão apartir do ALA.

No entanto, a soja é o vegetal com maior quantidade de proteínas existente, e é rico em proteínas essenciais, quer dizer que, as proteínas de soja contém todos os aminoácidos essenciais, que o corpo não produz e precisam portanto serem ingeridas na dieta para uma saúde ótima.

Porém, um estudo conduzido na Universidade de Yale, em 1911, mostrou que o nitrogênio nas proteínas de soja parecem ser menos "bem utilizados" pelo organismo, quando comparado com outras fontes de nitrogênio. Significando que para construir músculos, não seria a melhor opção, ainda que seja uma opção.

Em termos de qualidade de proteína, e através de métodos recentes, concluiu-se que a proteína de soja possui uma pontuação equivalente à proteína animal. Porém, sua retenção de nitrogênio parece ser menor, quando consumida em isolado de soja.

O Isolado de proteína de soja possui valor biológico: 74

Grão de soja integral: 96

Leite de soja: 91

Sobre a grande controvérsia relacionada à soja no mundo do BodyBuilding, a Wikipédia diz o seguinte:

Uma méta análise concluiu que a proteína de soja está relacionada a um decréscimo nos níveis de colesterol total, LDL, e concentração de triglicérides. No entanto, o HDL não aumentou. Os fitoestrógenos de soja (isoflavonas: genisteína e daidzeína) adorvidas no proteína de soja foram sugeridos como sendo agentes da redução dos níveis de colesterol. Baseado nessa pesquisa, PTI, em 1998, preencheu uma petição para a FDA para um alerta de saúde dizendo que a proteína de soja poderia reduzir o colesterol e os riscos de doenças cardíacas.

A FDA então soltou o seguinte: "25 gramas de soja por dia, como parte de uma dieta com baixa quantidade de gordura saturada e colesterol, pode reduzir o risco de doenças cardíacas". Uma porção, (1 copo ou 240ml) de leite de soja, por exemplo, contém 6 ou 7 gramas de proteína de soja.

Em Janeiro de 2006, uma revisão da Associação do Coração Americana sobre um estudo de uma década a respeito dos benefícios da proteína de soja colocou dúvidas sobre o alerta da FDA com relação a ela ser "saudável ao coração". O estudo também descobriu que as isoflavonas não reduzem os efeitos pós-menopausa nas mulheres, e também que as isoflavonas não ajudam a prevenir câncer de seio, útero, ou próstata. Protanto, isoflavonas de soja na forma de suplementos não são recomendados. Dentre as conclusões, o autor diz: "Em contraste, os produtos de soja tal como tofu, grãos de soja, ou alguns hambúrgueres de soja podem ser benéficos para a saúde cardiovascular em geral devido ao seu alto teor de gorduras poli-insaturadas, fibras, vitaminas e minerais, e um baixo teor de gordura saturada. Usar esses e outros alimentos a base de soja para substituir alimentos de origem animal, ricos em gordura saturada e colesterol, podem conferir benefíciosa para a saúde vascular.

Soja também é rica em compostos estrogênicos, tal como a genisteín e a daidzeína; entretanto as pesquisas são conflitantes quanto a se ela causa ou não aumento nos níveis de estrogênio em homens.

Um estudo de 2007 por Goodin relatou que 56g de proteína de soja por dia causava uma queda de testosterona de 4% em 4 semanas, em um teste com um grupo de 12 homens saudáveis. (um erro no abstract disse 19%, e isso foi erroneamente relatado pela mídia). De acordo com o estudo, a informação incentivou mais estudos desses efeitos nos hormônios como um mecanismo de prevenção do câncer de próstata. Na verdade, apenas um participante no estudo de Goodin obteve uma queda na testosterona. O participante em questão tinha níveis de testosteroan 200% maiores que todos os outros cobaias, e durante o estudo, seus níveis cairam ao mesmo nível dos outros participantes. O estudo de Goodin não sugeriu conclusivamente que os níveis de testosterona livre dos participantes estivessem relacionados à proteína de soja.

************************************************

Bom, disso tudo, acho que pode-se concluir que, ainda que falte estudos conclusivos com relação aos efeitos hormonais da ingestão de soja (estou assumindo que o wikipédia não contém informações mais atualizadas que contradigam esses fatos), a soja não é nem prejudicial nem tão benéfica como se imagina. Quer dizer, ela contém sim proteínas de alta qualidade, mas dependendo de como é ingerida, pode ou não ser de fácil digestão. Com certeza, para mulheres (e talvez também para homens) vegetarianas, a soja é uma ótima e rica fonte de proteínas, contendo todos os aminoácidos essenciais.

Além disso, a ingestão de soja, em substituição à outras fontes de proteína rica em gorduras saturadas e colesterol, pode ser base para uma dieta mais saudável.

Ou seja, soja não aumenta o estrogênio em homens até que se prove o contrário.E também não houve conclusão com respeito à redução de testosterona devido à soja.

Se alguém tiver mais estudos sobre isso que possam corroborar qualquer uma das hipóteses, por favor sinta-se a vontade de compartilhar com a gente!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaziada, uso soja na minha dieta diariamente a quase 10 anos, não tenho a voz da ângela bismarchi nem os peitos da mulher melancia.

Essa história de soja é mais furada que stand de tiro.

Pode colocar na dieta que mal não vai te fazer, além dos gases que pode gerar de início, se comer com feijão então é papo de não se aguentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...