Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Artrodese E Treino


Shaokan

Posts Recomendados

Postado
Aí amigo vou contar um pouco da minha história em 2005 levei um tombo e fraturei uma vértebra a l-5 bom até aí tudo bem nada demais porque calcificando iria ficar de boa, mas acontece que eu era atleta de Downhill na época e com os treinos diários com um ano depois tirei a vértebra do lugar um problema chamado de Espondilolistese fiz fisioterapia e piorei mas não larguei meus treinos o que só fez a dor e o desvio piorarem além de atrofiar o nervo ciático da perna direita passei quatro anos na fila esperando a artrodese lombar de l-5 e s-1 foi no dia 21 de dezembro de 2010 que operei quando fez 6 meses que parei de treinar Downhill por não aguentar mais, bom por conta da cirurgia além do nervo ciático da perna direita o da perna esquerda também atrofiou o que me fez entrar na fisioterapia chamada de rpg, bom tem quase dois anos que operei graças a Deus dores não sinto mais só que o médico da fisioterapia me proibiu de malhar por conta dos nervos não estarem condicionados para tal feito, só que o médico que me operou me liberou para malhar assim que fiz um ano de operado estou nessa situação difícil mas vou esperar acabar a fisioterapia para malhar até lá vai levar ainda de 8 a 10 meses para isso, mas aí vc sente a lombar como se estivesse presa é uma coisa meio chata mas com o tempo se acostuma e amigo fui dar uma de sem noção e tentei malhar perna e consegui levantar 200 kg no leg press então se vc tiver perca de força na perna tem algo errado pois não perdi não mesmo tendo os nervos ciáticos atrofiados...

Boa recuperação aí e melhoras... abç.

Bom, vejo seu caso além do meu...você teve outras complicações mas acabou fazendo a mesma cirurgia que eu e no mesmo lugar...

Enfim, eu agora já estou um tanto melhor mas não sei se arriscaria que nem vc a levantar este peso no leg, que acho tão agressivo para lombar.

Eu fiz quatro meses de cirurgia dia 10 de Dezembro e já estou em caminhadas de quase uma hora em uma velocidade considerável.

Tenho planos de voltar para acdemia em Janeiro, nos meus raio-x nada de calcificação ainda...os ossos ainda não colaram..mas como meu médico já liberou para academia vamos ver ;)

Quando eu voltar a treinar de fato é que vou sentir as dificuldades e aee bom, prometo relatar aqui =)

Abraço

Olá. Sou de portugal de há 3 meses fiz uma artrodese (TLIF é assim que se chama agoira aqui) na L4 L5. Passados 3 meses, ainda tenho praticamente as mesmas dores que tinha antes, mas o médico diz ser normal.

mas o pior é de manhã... acordo num estado lastimoso com tantas dores e a mobilidade é muito reduzida e aumenta com o evoluir do dia.

Alguém tem esta experiência de passar muito mal na cama e acordar cheia de dores, parecendo que dormimos com um camião em cima?

Gostava da opinião de alguém que tenha feito tlif (artrodese) há 5 ou 6 mesese me desse o seu testemunho; pode ser que me ajude a perder este receio que tenho de nunca melhorar.

Obrigado

Olha esta dor não é normal não.

É melhor procurar opiniões de outros médicos.

A artrodese propicia dores na região da cirurgia (dores na musculatura) algumas dores no nervo podem permanecer por um tempo, como ainda ocorre cmg só que em escala bem menor, é uma especie de memória da dor.

Bom, creio que devas investigar e se for preciso faça um tratamento para esta dor no nervo, que pode ser medicamentosa, mas bem isso o médico pode lhe orientar melhor.

=)

Bom, no mais então está tudo indo bem...recuperação bacana agora...mas ainda com as fisioterapias, em Janeiro pretendo recomeçar minha jornada e ver no que vai dar, mas acredito que após a calcificação tudo fique ainda melhor.

No momento a dificuldade maior e manter uma posição por muito tempo, parece que os parafusos travam e para endireitar e complicado, e mais uma sensação ruim do que dor, mas incomoda tbm.

é isso

Postado

Amigo eu só fui dar uma testada na força da perna fiz uma série de 8 repetições só pra testar mas não faço mais vou esperar a fisioterapia acabar eu sei que cada caso é um caso e cada pessoa se recupera em um determinado tempo mas a minha cirurgia com três meses já estava bastante calcificada, mas como eu disse cada pessoa se recupera no seu tempo abraços amigo e não faz besteira não não force sua coluna pois é ela que sustenta seu corpo... :laughingsmiley:

  • 2 semanas depois...
Postado

Fala ai cara como vc está após esses 04 meses em relação aos movimentos e segurança para fazer atividades? Pelo que percebi são mais ou menos seis meses sem malhar né? Talvez eu tenha que fazer vou no médico amanhã levar o exame comparativo após 06 meses da ultima ressonância para ver o que ele fala. Para melhorar minha vida ainda arrumei uma hérnia inguinal está complicado mas temos que seguir em frente.

Postado
Amigo eu só fui dar uma testada na força da perna fiz uma série de 8 repetições só pra testar mas não faço mais vou esperar a fisioterapia acabar eu sei que cada caso é um caso e cada pessoa se recupera em um determinado tempo mas a minha cirurgia com três meses já estava bastante calcificada, mas como eu disse cada pessoa se recupera no seu tempo abraços amigo e não faz besteira não não force sua coluna pois é ela que sustenta seu corpo... :laughingsmiley:

Ah tá... hehe bom, pra testar até vale.

Pois é, no meu caso ainda não calcificou nada..mas é que eu não coloquei encherto ósseo entre uma vértebra e outra, foi um material sintético mesmo, já li sobre isso e realmente demora mais para calcificar. Mas pelo menos não tive que fazer outro corte né..

Pode deixar, volto agora em Janeiro mas sem pegar peso ainda =)

Fala ai cara como vc está após esses 04 meses em relação aos movimentos e segurança para fazer atividades? Pelo que percebi são mais ou menos seis meses sem malhar né? Talvez eu tenha que fazer vou no médico amanhã levar o exame comparativo após 06 meses da ultima ressonância para ver o que ele fala. Para melhorar minha vida ainda arrumei uma hérnia inguinal está complicado mas temos que seguir em frente.

Bem, já caminho bem rápido e não sinto limitações importantes, é interessante saber que existe vida após a artrodese, antes de fazer se tem muito medo, receio de ficar incapaz, mas depois que aquela dor insana deixa de incomodar você, você nem liga para uma dorzinha muscular na região da cirurgia.

Te falar então, é assim...a artrodese alivia toda a dor provocada pela hérnia, só que se já há uma lesão muito forte no nervo, podem sobrar memórias desta dor...ai sendo tratadas ou com infiltração ou medicamentos, só usei medicamentos...é que já sofria com Hérnia desde os 17, segunda a primeira dtra que me operou, problema de má formação genética na coluna.

A dor da Artrodese pode ser insana no pós operatório, como as que eu tive pois o meu nervo inchou. É que ele estava comprimido há muito tempo, e quando foi retirada a hérnia ele dilatou, inchou mesmo..ai a dor foi punk..

Passados uns dois meses a dor insana já se tinha ido eu comecei com as fisoterapias, com infravermelho, ultrassom, terapia de choque e massagens o/ então hoje tá tranquilho, ainda não tentei pular nesses quatro meses, sou muito cagado pra tentar, corrida só de levezinho, mas cara o médico sendo profissional mesmo é uma ótima alternativa.

A dor maior que tenho hoje que nem é tanta é na região onde foi feita a cirurgia pois a musculatura deixa de trabalhar naquela região e a musculatura de cima (acima de cirugia) sobrecarrega e ai vem umas dores musculares.

Mas tá tranquilho, até dando no meio da nega véia dá pra dá-lhe pau...hehehhehe

Abraço!

  • 1 mês depois...
Postado

Olá aqui de Portugal.

Postei aqui há dois meses mas não vi nenhum caso semelhante ao meu e agora vejo que cada caso é um caso e todas as pessoas são diferentes na recuperação.

O meu médico nunca falou de fisioterapia e apenas me mandou fazer vida normal e... nadar!

Sou ciclista amador e voltei ao ginásio (coisa leve), ou seja a mobilidade recuperei-a toda aos 2 meses, mas agora estou com quase 5 de pós op. e as dores continuam cá, sobretudo ao acordar de manhã. Nunca tive ciática e a dor não é incapacitante mas é dilacerante a nível psicológico. Apenas massagens com voltaren ou hidromassagem com água bem quente me aliviam a dor momentaneamente.

Também sou baterista há muitos anos e neste momento consigo tocar como fazia antes... ou seja, faço tudo como fazia antes de 17 de setembro de 2012 (dia da cirurgia TLIF), mas com as mesmas dores. Como posso ter a mesma dor de disco L4 L5 se ele já não existe mais?

Enfim, apesar de uma TAC que fiz recentemente comprovar todos os RX que fiz e atesta estar tudo bem com a fusão, estou a perder a esperança de algum dia melhorar e acordar sem dor ou com muito menos dor de forma natural.

Shaokan:

Sei que está com mais de 6 meses de pós op. Pergunto como se sente? Sentiu evolução depois dos 5 meses?

Eu estou muito desanimado, e não sou, infelizmente, pessoa com grande força interior, devido às dores que não me deixam!

Podem ver em anexo a minha coluna antes e depois da artrodese lombar TLIF

Um abraço bem português!

post-108194-0-50010500-1360575679_thumb.

  • 2 semanas depois...
Postado

Olá,

Me operei dia 19 de junho de 2010, tenho artrodese de L3, L4, L5 e S1, são 8 parafusos e 6 placas, foram quase 8 horas de cirurgia e 7 meses de licença médica para recuperação, foi um período muito difícil, pois nunca aceitei depender de ninguém e no pós operatório eu me via obrigado a pedir ajuda.

A muito tinha tendo uma vida sedentária, o que me fez chegar a quase 130 kg, e sempre com medo de fazer atividade física, pois sempre fica o medo que as dores voltassem, neste período de recuperação acabei machucando o joelho direito e tive que operá-lo, imaginem artrodese, joelho operado e quase 130 kg, um dia ouvi dizer que o Pilates ajudaria a recuperar um pouco da flexibilidade, comecei a fazer já fazem mais de 5 meses.

Meu professor de Pilates me aconselhou a fazer RPG, o que me ajudou bastante, agora o que tem mexido bastante com minha estima é o fato de em dezembro ter conversado com um amigo que é Professor de Educação Física e nutricionista, e na conversa eu dei a desculpa que não poderia fazer a academia por causa das limitações, ele disse que eu deveria arrumar outras desculpas por que essa não colava.

A partir disso eu refleti e comecei a fazer academia, fiz uma proposta para mim mesmo que eu faria 3 meses de academia sem uma falta, faço a parte aeróbica 3 dias por semana e dois dias de musculação, onde faço pernas e braços intercalados, faço ainda 2 dias de Pilates de estúdio, tem sido uma experiência que eu não acreditava que iria voltar a sentir.

Estou agora muito mais disposto, dores, ainda sinto algumas vezes, mas não são mais incapacitantes, respeitando meus limites, já consegui até dar pequenos piques de corrida, não tenho abusado pois quero primeiro perder mais peso, estou num processo de troca de peso gordo por peso magro, e tenho conseguido pensar bem a longo prazo, o que não me causa angústias.

Respeite o pós operatório, siga as instruções de seu médico, como foi dito anteriormente cada pessoa é diferente e reage diferente, mas creia, os limites que temos é o que colocamos em nossa cabeça, quem sabe se eu continuar recuperando forma física, resistência e músculos, eu volte inclusive a correr.... o tempo vai dizer.

Força tudo dará certo.

Abraços,

  • 1 mês depois...
Postado

Olá aqui de Portugal.

Postei aqui há dois meses mas não vi nenhum caso semelhante ao meu e agora vejo que cada caso é um caso e todas as pessoas são diferentes na recuperação.

O meu médico nunca falou de fisioterapia e apenas me mandou fazer vida normal e... nadar!

Sou ciclista amador e voltei ao ginásio (coisa leve), ou seja a mobilidade recuperei-a toda aos 2 meses, mas agora estou com quase 5 de pós op. e as dores continuam cá, sobretudo ao acordar de manhã. Nunca tive ciática e a dor não é incapacitante mas é dilacerante a nível psicológico. Apenas massagens com voltaren ou hidromassagem com água bem quente me aliviam a dor momentaneamente.

Também sou baterista há muitos anos e neste momento consigo tocar como fazia antes... ou seja, faço tudo como fazia antes de 17 de setembro de 2012 (dia da cirurgia TLIF), mas com as mesmas dores. Como posso ter a mesma dor de disco L4 L5 se ele já não existe mais?

Enfim, apesar de uma TAC que fiz recentemente comprovar todos os RX que fiz e atesta estar tudo bem com a fusão, estou a perder a esperança de algum dia melhorar e acordar sem dor ou com muito menos dor de forma natural.

Shaokan:

Sei que está com mais de 6 meses de pós op. Pergunto como se sente? Sentiu evolução depois dos 5 meses?

Eu estou muito desanimado, e não sou, infelizmente, pessoa com grande força interior, devido às dores que não me deixam!

Podem ver em anexo a minha coluna antes e depois da artrodese lombar TLIF

Um abraço bem português!

Bom dia amigo e desculpe a demora..

Olha, respondendo a você bem sinceramente. Eu ainda sinto dores sim, inclusive voltei a tomar alguns medicamentos manipulados. Mas como você diz, não é aquela dor insuportável mas tortura psicológicamente pois bate um medo muito grande de ela voltar a ser o que era antes, e por vezes fico angustiado sim com essa possibilidade. Infelizmente meus planos de retorno à academia foram frustrados, a material sintético que foi colocado entre as vértebras ainda não havia colado na última vez que consultei, e apesar do médico ter liberado para atividades físicas (inclusive academia) preferi não arriscar, pois eu me conheço e sei que eu não ia aliviar nos pesos, então minha consciência falou mais alto dessa vez (ainda bem). Menos mal que tenho nova consulta agora dia 08 de Abril e vamos ver como está. Tua cirurgia é bem parecida com a minha, pena que não tenho a imagem para postar, vou ver se consigo fazer isso de algum modo. Bem, o teu disco afetado parece ser o mesmo que o meu, e te digo que a dor diminui com o tempo mas incomoda ainda. Amigo, na verdade estou com 08 meses já de pós operatório, na verdade fecha 08 em 10 de Abril. Me sinto bastante frustrado por ainda não ter voltado à treinar, mas já tenho uma vida praticamente normal. Sei que no meu caso não havia outra alternativa senão a cirurgia e então eu sabia das consequencias.

Você não pode desanimar, eu ainda não tenho a resposta pra você se essa dor deixa de existir ou não, mas com o tempo vamos chegar nessa conclusão, até para que futuras pessoas com esse problema tenham uma base de quanto tempo devem ficar de molho.

Creio que essa dor que sentimos é uma memória da lesão causada pela protusão discal. O nervo ficou tanto tempo sendo lesionado que talvez fiquem sequelas permanentes. No meu caso eu já tinha lesão há mais ou menos 5 anos.

Ao contrário de algumas pessoas no pós operatório eu perdi muito peso, muita massa magra aliás, =( e hoje estou com míseros 78kg, eu estava com 87 já na época. Mas apesar de tudo com muita esperança ainda e sei que um dia vou passar por cima de tudo isso e voltar à ativa.

Só o que posso te aconselhar é não deixar essa dor que ainda existe te botar pra baixo, nós sabemos que ela não tem mais a mesma força de antes, e que ela não vai mais chegar a pontos insuportáveis como antes. Nos resta rir desta dor e mandar ela se f..u... porque agora nós estamos no comando!

Abraço cara, e não desanima assim não, a vida é uma só, essa é só uma má fase.

Postado

Olá,

Me operei dia 19 de junho de 2010, tenho artrodese de L3, L4, L5 e S1, são 8 parafusos e 6 placas, foram quase 8 horas de cirurgia e 7 meses de licença médica para recuperação, foi um período muito difícil, pois nunca aceitei depender de ninguém e no pós operatório eu me via obrigado a pedir ajuda.

A muito tinha tendo uma vida sedentária, o que me fez chegar a quase 130 kg, e sempre com medo de fazer atividade física, pois sempre fica o medo que as dores voltassem, neste período de recuperação acabei machucando o joelho direito e tive que operá-lo, imaginem artrodese, joelho operado e quase 130 kg, um dia ouvi dizer que o Pilates ajudaria a recuperar um pouco da flexibilidade, comecei a fazer já fazem mais de 5 meses.

Meu professor de Pilates me aconselhou a fazer RPG, o que me ajudou bastante, agora o que tem mexido bastante com minha estima é o fato de em dezembro ter conversado com um amigo que é Professor de Educação Física e nutricionista, e na conversa eu dei a desculpa que não poderia fazer a academia por causa das limitações, ele disse que eu deveria arrumar outras desculpas por que essa não colava.

A partir disso eu refleti e comecei a fazer academia, fiz uma proposta para mim mesmo que eu faria 3 meses de academia sem uma falta, faço a parte aeróbica 3 dias por semana e dois dias de musculação, onde faço pernas e braços intercalados, faço ainda 2 dias de Pilates de estúdio, tem sido uma experiência que eu não acreditava que iria voltar a sentir.

Estou agora muito mais disposto, dores, ainda sinto algumas vezes, mas não são mais incapacitantes, respeitando meus limites, já consegui até dar pequenos piques de corrida, não tenho abusado pois quero primeiro perder mais peso, estou num processo de troca de peso gordo por peso magro, e tenho conseguido pensar bem a longo prazo, o que não me causa angústias.

Respeite o pós operatório, siga as instruções de seu médico, como foi dito anteriormente cada pessoa é diferente e reage diferente, mas creia, os limites que temos é o que colocamos em nossa cabeça, quem sabe se eu continuar recuperando forma física, resistência e músculos, eu volte inclusive a correr.... o tempo vai dizer.

Força tudo dará certo.

Abraços,

Caraca! Pois é, o dobro de parafusos que eu =/

Mas lá se vão três anos né amigo? O que importa é que você não desistiu, foi mais forte. O problema é que você teve complicações com o joelho também, ae fica difícil né..eu lembro que tive uma unha encravada logo no meu pós operatório e já era complicado pra caramba, porque se você caminha um pouquinho torto já dói demais..

Eu andei pesquisando isso também, sei que quanto mais parafusos, bem maiores as limitações e pelo visto você tá conseguindo superar bacana, eu aqui com 4 parafusos já estou com 8 meses fora, você com 8parafusos+joelho+peso acima pela lógica tá até melhor que eu hehe

Mas é isso ae mesmo, cada um tem um tempo, cada organismo reage diferente. Eu sei que derepente eu já podia estar de volta na academia, mas é que infelizmente eu sou um porra loca e não ia me conter em relação a peso, então vou esperar calcificar mesmo antes de começar meus treinos. Eu acredito que você tá no melhor caminho, realmente trabalhar a musculatura ajuda muito com certeza, eu no mais estou só em fisioterapia mesmo. Continuo com caminhadas (agora bem aceleradas, já caminho muito rápido) e to andando bastante de bicicleta (que eu curto) tenho certeza que volto à ativa ainda este ano, e até lá vou respeitar meus limites, acho que isso nesse momento é ser consciente e respeitar os meus limites.

Abraço e boa sorte, melhoras!

Bom..nas últimas duas respostas já falei bastante coisa, mas então resumindo..ainda não voltei aos treinos. A dor quadrática lombar incomoda e atrás da perna ainda às vezes dói, mas essa dor é insignificante perto da que eu sentia antes. Remédios aliviam ela. Caminho super bem, bicicleta também é tranquilho. Esses dias tive que cavar o pátio aqui em casa, pois estourou um cano, cavei oras..hehe mas depois incomodou bastante, não vou mentir.. Questão sexual então, bem tranquilho não to com nenhuma limitação, namorada feliz =)

Ainda não calcificou a cirurgia, tenho consulta dia 08 de Abril e então vou fazer novos exames para ver como anda.

Apesar de ter sido liberado para academia, preferi não voltar, pois sinceramente não confio em mim, sei que ia pegar pesado. Então quero ao menos ter a certeza e a segurança desses ossos terem colado.

Ainda escuto estralos às vezes dos parafusos, principalmente em dias frios e úmidos, é a idade chegando hehe.

E por fim to ai, vivo afinal de contas, emagreci bastante, muita perda de massa magra e to bem chateado por isso, sorte que pelo menos o que dizem por ai existe essa tal de memória celular o que me dá alguma esperança de recuperar essa massa rapidamente com a volta dos treinos, por enquanto é isso. Se tiver alguma dúvida específica eu vou tentar responder com base na MINHA experiência com a artrodese, só quero lembrar que não sou entendido de medicina ok? Eu apenas estou vivendo a parte prática do negócio e explicando com minhas humildes palavras o que no MEU caso está acontecendo. É apenas um relato mas acredito que possa ajudar algumas pessoas sim.

Abraço!

  • 3 semanas depois...
Postado (editado)

http://img6.imageshack.us/img6/5283/hrniadiscall5s1.png

http://img402.imageshack.us/img402/4872/hrniadiscall5s12.png

Consegui as imagens de antes da cirurgia.

Então, fui lá fazer a tomografia e descobri o motivo da dor que ainda ficou..

Um dos parafusos, o direito inferior está tocando a raiz do nervo, então eu vou ter que tirá-lo. Mas a calcificação já está boa. As vértebras já colaram.

Ruim que vou ter que ir pra faca de novo, mas dessa vez é bem menos complicado, só tirar o parafuso e deu, a recuperação tende a ser muito mais rápida =)

Editado por Shaokan
  • 3 meses depois...
Postado

Então..fiz a cirurgia para retirada de dois parafusos do lado direito. Bem melhor agora, parece que liberou bem mais minha movimentação. Recuperação foi super rápida. Retirei os parafusos pois estavam incomodando e também nem precisava mais deles, pois as minhas vértebras já tinham 'colado' fiz essa retirada em 02 de Julho agora, e já estou treinando. Fiz alguns pesos em casa seguindo umas orientações aqui do próprio blog. Fiz alguns halteres e anilhas de concreto. Comprei uma barra de supino e to conseguindo treinar bem de boa. Nesse mais de um ano perdi 9kg de massa. Mas agora é correr atrás. Comer certinho e treinar,treinar,treinar.. Até agora não senti nenhuma dificuldade, pelo contrário, o treino está até ajudando pois fortalece a musculatura da lombar. No momento estou com 79kg para 1,78cm... sei que ainda é bem pouco, mas estou nos início dos treinos e a partir de agora é só dedicação..Estou de volta e qualquer alteração ou limitação importante vou relatando aqui.
Mas o que já posso adiantar é o seguinte, DÁ PRA TREINAR APÓS ARTRODESE! É só ter MUITA paciência e fazer com que sua recuperação seja a melhor possível!

Até mais!

  • 4 meses depois...
Postado

Sei que to desenterrando o tópico mas sou mais um que fez artrodese lombar....

No dia 12/11 coloquei 4 parafusos, 1 haste e 2 cages em L5-S1.....ainda tá bem cedo pra saber como vou me recuperar mas meu médico me liberou pra 20 min de caminhadas em superficie plana....já é um começo.

Gostaria de saber de vcs que fizeram, como foi a readaptação ao treino e coisa e tal, principalmente nos treinos de pernas e costas....nem em relação ao peso em si, mas se sentiram desconforto e se pode vir a prejudicar de alguma forma a cirurgia.

Valeu moçada! Feliz 2014 pra todos! :happystrange:

Postado (editado)

Cara, na verdade não está desenterrando não..

Ainda estou em processo de readaptação após retirada de dois parafusos, mas já estou treinando pesado. Isso fazem uns 5 meses que tirei dois parafusos e to bem tranquilho. Te falar bem a verdade, o treino de costas é beem complicado. Vc fez exatamente no mesmo ponto que eu então acredito poder te ajudar.

Logo após a cirurgia vc vai sentir a musculatura sempre "Tensa" na região da lombar, é preciso medicação..relaxantes musculares. Mas isso vc deve ver com o médico.

A adaptação vai de cada um e como seu corpo reage, mas eu levei em torno de 6 meses pra ficar "mais ou menos" bom. Para não dizer que parei TOTAL fazia alguns aeróbicos dentro do meu alcance, e do meu limite. É muito importante respeitar seu limite.

Caminhadas eu sempre fiz mas sempre de leve.

Hoje em dia os meus treinos já estão pesados e após a retirada destes dois parafusos senti a musculatura menos tensa, e os movimentos mais livres. Os treinos para perna são complicados, ainda sinto alguma dificuldade, mas os treinos para costas são os mais difíceis. O seu cuidado com postura tem que ser redobrado. Exercícios de remada alta e baixa, fechado ou aberto são bem complicados. Eu comecei um BULK em Novembro 2013 estava com 76, cheguei ao 86 na Metade de Dezembro, pegando peso,comendo, sem tomar nada, suplementação ou drogas zero. Agora estou há duas semanas em Cutting e o aproveitamento está bacana, estou com 83,5.

Estou tentando focar nos exercícios abdominais e lombar, tirar o peso da coluna e jogar na musculatura.

Vamos ver como vai desenrolar.

Abraço.

Editado por Shaokan
  • 1 mês depois...
Postado

Alguns exames para revisão serão feitos em Março..quero ver como anda a calcificação..Mas reforçando, já estou em um treino beeem próximo ao que fazia antes, é bom pra quem vai fazer a cirurgia saber que se cuidando tudo pode ficar bem, na verdade para mim bem melhor do que estava antes pois não sinto mais a dor insuportável da hernia discal. Creio que após o exame que farei em Março possa encerrar o tópico, vamos esperar mais um pouquinho e ver como que tá. Vou postar as fotos do exame aqui!

Postado

Fala Shaokan!! Blzera?

Cara, bom saber que tá dando tudo certo pra vc!!! Parabéns pela recuperação!

Eu voltei pra academia semana passada depois de liberação médica...to fazendo natação, hidro e musculação bem de leve...treino curto mesmo...isso depois do instrutor da academia ter lido a "carta de exigências" do meu médico...to de bode pq hj acabei lesionando o meu latíssimo do torso esquerdo...senti uma fisgada e parei de treinar na hora...mas msm assim tá bem dolorido....vamo ver amanhã como vai estar...

Meu "treino" ficou AB....mas tá mais pra fisio do que pra treino na verdade, mas vamo q vamo....um passo de cada vez ....ficou assim:

Treino A (tudo 3x12)

Peito - Supino Reto, Peck Deck
Tríceps - Extensão de Tríceps Sentado com Anilha
Ombro - Desenvolvimento Máquina
Panturrilha - Elevação de Gêmeos (sentado)
Quadríceps - Extensão de Pernas

Treino B (3x12)

Costas - Peck Deck Inverso, Remada em Máquina Hammer
Bíceps - Rosca com Halteres (sentado), Rosca Scott com Halteres
Isquiotibiais - Flexão de Pernas Alternada com Caneleira
Antebraço - Flexão dos Punhos em Supinação / Pronação

Agora mandando as fotos do meu exame e a carta de recomendação pro profissional de Ed. Fisica:

eqcvZEe.jpg
9z10Ff8.jpg
7fEw9qH.jpg

Continuamos na luta!

Abraço!!

Postado

Opa!

Beleza Counter!! Cara, parabéns pela tua força..com três meses eu ainda estava beem devagar..

Cara, mas eu no seu lugar iria até um pouco mais devagar..logo quando comecei a tentar voltar já fazia algum tempo da cirurgia..bem mais do que vc pelo menos..uns oito meses aproxmadamente e lembro que a dor era sempre inevitável. A musculatura na região da cirurgia fica bem comprometida, frágil mesmo. Parece que está sempre tensionada. Os parafusos e as hastes prendem bastante o movimento e no meu caso no inicio, conseguia ouvir os parafusos se mechendo como em uma porta velha..

A hidro não pude fazer mas acredito que seja bom para recuperação.

Eu sei que é difícil segurar a onda, a gente não quer parar, é complicado..Mas as vezes quem sabe, vale mais a pena esperar mais um pouquinho para começar a treinar (academia).

Sei como é ruim sentir a dor nesses casos pois bate o pavor de que tudo tenha sido em vão..mas é muito cedo ainda pra ti cara..Vc cortou a musculatura das costas para poder colocar estes parafusos..dá mais um tempinho pra ela cicatrizar bem. Minha dica (não que seja a certa), verifica com teu médico essa dor e avalia com ele como estão sendo executados estes exercícios, explica para ele a maneira que vc reage a cada exercício..pode ser que ele te aconselhe ou desaconselhe algum tipo de movimento por hora..

Teu treino tá bem simples, mas não acredito ser necessário inventar muita moda no início..mas também não faria pernas ainda e daria uma controlada nos pesos (que não aparecem no teu treino). Vai devagar cara.

Abraço!

  • 3 semanas depois...
Postado

Camaradas, eu só tenho que parabenizar vocês por estes relatos, são práticos, esclarecedores. Eu verdadeiramente estou uma temeridade, aos 43 anos tenho muitas abaulamentos ( protusões discais ), tanto na lombar quanto na cervical. Estou na luta cotidiana... Pilates, Musculação, aos fds e feriados Surf, com relevantes e galopantes dificuldades para controlar as crises.

Agora escrevo com um encomodo na lombar, mesmo com tantos e tantos alongamentos antes de vir para o trampo. Vamos que vamos, esperança sempre.

Postado

Fala pessoal, blzera?

Demorei pra responder pq realmente ainda incomoda ficar sentado na frente do computador, consequências do costume de sentar errado desde sempre hehehehe

@Shaokan:

Valeu pelas palavras cara! Realmente minha recuperação tem sido mais rápida do que eu imaginava mesmo...já vou voltar a trampar segunda que vem, e finalmente fugir do INSS....tive que ouvir mta merda antes da cirurgia de gente falando que eu ia ter que me aposentar, que nunca mais ia ficar 100% e por ai vai....acredito que todo mundo deva ter passado por isso antes da cirurgia.

Cara, isso que você falou dos parafusos estralarem é o q me faz falta hehehehe Tinha o mal costume de estralar a coluna antes de dormir e hoje em dia isso é impossível. Falando em dormir, é justamente um dos problemas que venho passando, vou ter que definitivamente trocar meu colchão por um colchão ortopédico....ultimamente eu deito bem, mas acordo com bastante dor...e essa dor passa imediatamente depois de dar alguns passos pela manhã...então to dormindo totalmente mal...

No dia a dia, tá tudo tranquilo...lógico com restrições ainda...não pego ônibus (só poderei a partir de Maio), e evito caminhadas longas....e por aí vai...mas só pra tranquilizar a galera, tirando restrições leves, to levando uma vida normal....só evitando pressão axial na lombar msm....e tbm abaixar da forma errada...

Sobre a minha lesão, segui seu conselho e voltei no médico, graças a Deus não teve nada a ver com a cirurgia em si, expliquei como aconteceu e ele me disse que foi compensação de esforço, por isso senti a fisgada, mas fiquei 7 dias de molho e tomando Codaten como se fosse água...hehehehe Mas agora to bem!

Continuo na luta por aqui e com uma melhora grande. A natação tem sido MUITO boa pra mim...tá fortalecendo bem a minha região lombar/abdominal principalmente por bem ou mal, "sustentar" meu corpo na água.

E vc cara? Como foi a última avaliação?

Abraço!!

@Livânia:

Boa sorte na sua cirurgia! Pensamento positivo e mta confiança no seu médico!!! No meu caso a cirurgia aconteceu no período da tarde, e fiquei internado 3 dias, depois já estava em casa....já fiquei em pé no dia seguinte da cirurgia...tudo bem tranquilo....te desejo mta sorte!! =) Qquer dúvida ou receio que vc tenha sobre a recuperação, só falar! Tenho certeza que o pessoal daqui pode dar relatos pessoais!

@Tio Trinca:

Valeu cara!! Que bom q está gostando dos relatos!

Não querendo te assustar, longe disso, mas queria te contar um pouco da minha experiência com essa "mardita" hernia de disco que eu tive....bom, minha primeira crise forte foi em 2010, mas na época estava passando por vários problemas familiares e estava dedicando 100% do meu tempo livre pra cuidar do meu pai....então ignorei a dor até setembro de 2011. Após o falecimento do meu pai resolvi enfim procurar um médico pra descobrir o que eram essas dores e crises esporádicas....passei pro 3 MÉDICOS aqui em Campinas-SP....um clinico geral, um ortopedista e um neuro....e os 3 me disseram que não tinha o que ser feito pq se operasse a minha recuperação ia ser complicada e que no meu caso especificamente eles recomendariam tratar apenas com medicamentos frequentes contra dor....acabei aceitando, já q bem ou mal, os 3 falaram a mesma coisa...então passei de outubro 2011 até fevereiro de 2012 tomando Tramal de 12 em 12 horas e Codex de 8 em 8....

Mesmo com tudo isso, dois pontos foram decisivos pra mim....uma vez andando na rua, pensei em ir pro lado esquerdo e minha perna não respondeu o comando e eu caí....e a outra vez eu cai no ônibus pq simplesmente travei....

Joguei td pra cima e fui pra SP me consultar com um neuro cirurgião....após ver os exames, e fazer mais alguns de sensibilidade e força, ele constatou que eu estava com grau 3 de força e sensibilidade na perna esquerda (o normal seria 10) devido a compressão do meu nervo ciático pela hérnia em si.....isso foi uma quinta feira as 19 horas....no sábado pela manhã já estava sendo operado de emergência (foi minha primeira cirurgia na coluna).....uma cirurgia pra descomprimir o nervo ciatico e retirar o q fosse possivel da hernia....foi uma cirurgia bem punk, e a recuperação tbm.....fiquei internado 14 dias em SP pra me recuperar....mas, como o médico de SP me disse, caso eu não respondesse bem e voltasse a sentir dores, a chance de ter que colocar parafusos seria grande...

Bom, fiquei 10 meses bem, e depois voltei a sentir dores esporádicas novamente e decidi procurar um médico especialista de coluna aqui em Campinas, e decidimos que o melhor seria colocar os parafusos, senão ficaria "brigando" com essa hérnia pra sempre....o resto da história vc já leu nos relatos anteriores então nem vou colocar aqui de novo....rs...

Te aconselho a ir procurar um especialista pra ver essas dores que vc sente, e ver qual o melhor tratamento, pq acredite, eu sei o qnto é FODA conviver com essas dores q vc tá tendo, e principalmente as consequências q vc pode enfrentar caso não seja tratado corretamente...

Importante mencionar - o segundo médico me deu a opção de não operar, e ficar tomando remédios pra tratar as dores, mas que com o tempo, isso não adiantaria, e mais cedo ou mais tarde teria que operar, então decidi operar enqnto to novo! Vc tbm tá novão, e qnto mais novo, melhor a recuperação e menores os riscos =)

Abraço e continua na luta ae cara!!! Valeu por acompanhar o tópico novamente!!!

Postado (editado)

Fala pessoal, blzera?

Demorei pra responder pq realmente ainda incomoda ficar sentado na frente do computador, consequências do costume de sentar errado desde sempre hehehehe

@Shaokan:

Valeu pelas palavras cara! Realmente minha recuperação tem sido mais rápida do que eu imaginava mesmo...já vou voltar a trampar segunda que vem, e finalmente fugir do INSS....tive que ouvir mta merda antes da cirurgia de gente falando que eu ia ter que me aposentar, que nunca mais ia ficar 100% e por ai vai....acredito que todo mundo deva ter passado por isso antes da cirurgia.

Cara, isso que você falou dos parafusos estralarem é o q me faz falta hehehehe Tinha o mal costume de estralar a coluna antes de dormir e hoje em dia isso é impossível. Falando em dormir, é justamente um dos problemas que venho passando, vou ter que definitivamente trocar meu colchão por um colchão ortopédico....ultimamente eu deito bem, mas acordo com bastante dor...e essa dor passa imediatamente depois de dar alguns passos pela manhã...então to dormindo totalmente mal...

No dia a dia, tá tudo tranquilo...lógico com restrições ainda...não pego ônibus (só poderei a partir de Maio), e evito caminhadas longas....e por aí vai...mas só pra tranquilizar a galera, tirando restrições leves, to levando uma vida normal....só evitando pressão axial na lombar msm....e tbm abaixar da forma errada...

Sobre a minha lesão, segui seu conselho e voltei no médico, graças a Deus não teve nada a ver com a cirurgia em si, expliquei como aconteceu e ele me disse que foi compensação de esforço, por isso senti a fisgada, mas fiquei 7 dias de molho e tomando Codaten como se fosse água...hehehehe Mas agora to bem!

Continuo na luta por aqui e com uma melhora grande. A natação tem sido MUITO boa pra mim...tá fortalecendo bem a minha região lombar/abdominal principalmente por bem ou mal, "sustentar" meu corpo na água.

E vc cara? Como foi a última avaliação?

Abraço!!

@Livânia:

Boa sorte na sua cirurgia! Pensamento positivo e mta confiança no seu médico!!! No meu caso a cirurgia aconteceu no período da tarde, e fiquei internado 3 dias, depois já estava em casa....já fiquei em pé no dia seguinte da cirurgia...tudo bem tranquilo....te desejo mta sorte!! =) Qquer dúvida ou receio que vc tenha sobre a recuperação, só falar! Tenho certeza que o pessoal daqui pode dar relatos pessoais!

@Tio Trinca:

Valeu cara!! Que bom q está gostando dos relatos!

Não querendo te assustar, longe disso, mas queria te contar um pouco da minha experiência com essa "mardita" hernia de disco que eu tive....bom, minha primeira crise forte foi em 2010, mas na época estava passando por vários problemas familiares e estava dedicando 100% do meu tempo livre pra cuidar do meu pai....então ignorei a dor até setembro de 2011. Após o falecimento do meu pai resolvi enfim procurar um médico pra descobrir o que eram essas dores e crises esporádicas....passei pro 3 MÉDICOS aqui em Campinas-SP....um clinico geral, um ortopedista e um neuro....e os 3 me disseram que não tinha o que ser feito pq se operasse a minha recuperação ia ser complicada e que no meu caso especificamente eles recomendariam tratar apenas com medicamentos frequentes contra dor....acabei aceitando, já q bem ou mal, os 3 falaram a mesma coisa...então passei de outubro 2011 até fevereiro de 2012 tomando Tramal de 12 em 12 horas e Codex de 8 em 8....

Mesmo com tudo isso, dois pontos foram decisivos pra mim....uma vez andando na rua, pensei em ir pro lado esquerdo e minha perna não respondeu o comando e eu caí....e a outra vez eu cai no ônibus pq simplesmente travei....

Joguei td pra cima e fui pra SP me consultar com um neuro cirurgião....após ver os exames, e fazer mais alguns de sensibilidade e força, ele constatou que eu estava com grau 3 de força e sensibilidade na perna esquerda (o normal seria 10) devido a compressão do meu nervo ciático pela hérnia em si.....isso foi uma quinta feira as 19 horas....no sábado pela manhã já estava sendo operado de emergência (foi minha primeira cirurgia na coluna).....uma cirurgia pra descomprimir o nervo ciatico e retirar o q fosse possivel da hernia....foi uma cirurgia bem punk, e a recuperação tbm.....fiquei internado 14 dias em SP pra me recuperar....mas, como o médico de SP me disse, caso eu não respondesse bem e voltasse a sentir dores, a chance de ter que colocar parafusos seria grande...

Bom, fiquei 10 meses bem, e depois voltei a sentir dores esporádicas novamente e decidi procurar um médico especialista de coluna aqui em Campinas, e decidimos que o melhor seria colocar os parafusos, senão ficaria "brigando" com essa hérnia pra sempre....o resto da história vc já leu nos relatos anteriores então nem vou colocar aqui de novo....rs...

Te aconselho a ir procurar um especialista pra ver essas dores que vc sente, e ver qual o melhor tratamento, pq acredite, eu sei o qnto é FODA conviver com essas dores q vc tá tendo, e principalmente as consequências q vc pode enfrentar caso não seja tratado corretamente...

Importante mencionar - o segundo médico me deu a opção de não operar, e ficar tomando remédios pra tratar as dores, mas que com o tempo, isso não adiantaria, e mais cedo ou mais tarde teria que operar, então decidi operar enqnto to novo! Vc tbm tá novão, e qnto mais novo, melhor a recuperação e menores os riscos =)

Abraço e continua na luta ae cara!!! Valeu por acompanhar o tópico novamente!!!

Excelente a tua contribuição cara. No meu caso, venho com esporádicas crises desde 2000 ( em RM foi visto dois abaulamentos ), e na cervical de 2 anos para cá. Acredite que a da cervical foi infinitamente mais punk, dor central, escapular, irradiação e formigamento da mão, tudo lado direito. Gabapentina, RPG junto com Fisioterapia já deu uma ajuda tremenda, mas só vim deixar de ter a irradiação após 10 sessões de Quiropraxia.

Hoje estou aqui te escrevendo no trampo, onde trabalho com Adm. Financeira e fico sentando muito tempo diante de um PC, ta muito encomoda a dor na lombar, mas nunca tive irradiação, além do ciático. Tomo os devidos cuidados no tocante a alongamentos, agora com Pilates terças e quintas ( vou agora de 19:00 ) e a musculação segundas e quartas para reforçar os músculos adjacentes aos pontos gatilhos. É um trabalho de controle árduo.

Contudo acima descrito acredite, o que mais me destrói é umas das coisa que mais amo na vida, a prática do Surf. Nele estamos sujeito a movimentos muito contudentes e involuntários, atingindo diretamente a parte que nos toca. Digo ainda que felizmente não me vejo sem deslizar sobre as ondas, é herança de meu finado irmão que partiu em 1984, donde neste mesmo ano comecei a surfar com sua pracha. Já rodei Brasil e parte do mundo a fazer este esporte deveras fascinante.

Abração e sucesso pleno prôc.

Editado por Tio Trinca
Postado

Boa noite!

Minha cirurgia será dia 18/03/14. É uma decisão difícil, mas não dá mais para continuar assim. No meu caso, comecei com contrações musculares em 2010. Fui. "proibida" de treinar de treinar em 2012. Perdi a conta de quantas vezes faltei no trabalho por causa da coluna.

Hoje em dia, meu maior problema nem é a dor (já doeu muito mais tempos atrás), o problema é que estou completamente "torta", a, dá para notar de longe. E se me movimento, como por exemplo, vou fazer um serviço doméstico, vou me curvando cada vez mais até não conseguir ficar em pé. Ficar muito tempo sentada também é complicado.

@CounterFreak

Que bom que você vai voltar a trabalhar! Parabéns!

Olha, muito obrigada pela força, é muito bom saber relatos de quem já passou por isso e está bem agora. :)

Uma dúvida: como foi seu retorno para casa?

Abraço!

Postado

Boa noite!

Minha cirurgia será dia 18/03/14. É uma decisão difícil, mas não dá mais para continuar assim. No meu caso, comecei com contrações musculares em 2010. Fui. "proibida" de treinar de treinar em 2012. Perdi a conta de quantas vezes faltei no trabalho por causa da coluna.

Hoje em dia, meu maior problema nem é a dor (já doeu muito mais tempos atrás), o problema é que estou completamente "torta", a, dá para notar de longe. E se me movimento, como por exemplo, vou fazer um serviço doméstico, vou me curvando cada vez mais até não conseguir ficar em pé. Ficar muito tempo sentada também é complicado.

@CounterFreak

Que bom que você vai voltar a trabalhar! Parabéns!

Olha, muito obrigada pela força, é muito bom saber relatos de quem já passou por isso e está bem agora. :)

Uma dúvida: como foi seu retorno para casa?

Abraço!

Livânia, só te digo uma coisa: Me arrependo de não ter feito antes.. Fica tranquilha (sei que é difícil) e não esquece de nos relatar depois como estará sendo tua recuperação. Grande abraço e boa sorte! Só uma pergunta, pegastes referências do teu médico??

Camaradas, eu só tenho que parabenizar vocês por estes relatos, são práticos, esclarecedores. Eu verdadeiramente estou uma temeridade, aos 43 anos tenho muitas abaulamentos ( protusões discais ), tanto na lombar quanto na cervical. Estou na luta cotidiana... Pilates, Musculação, aos fds e feriados Surf, com relevantes e galopantes dificuldades para controlar as crises.

Agora escrevo com um encomodo na lombar, mesmo com tantos e tantos alongamentos antes de vir para o trampo. Vamos que vamos, esperança sempre.

@ Tio Trinca

Não consigo falar em relação a cervical, já "ouvi falar" (E ae a fonte é o diz que me disse) que uma artrodese na cervical pode ser mais complicada e perigosa..Mas referente à lombar, se o médico for bom, (isso é importante lembrar..) não tem nenhum stress, aquelas limitações básicas, mas superáveis. Pois é..a vida tem dessas coisas..eu gostava muito de futebol..mas até tentei jogar uma partida mês passado e depois senti dor...acho que é muito impacto.. =(

Postado

Olá Shaokan

Não tenho problemas de coluna ou herniações, mas estou acompanhando o tópico pq sou estudante de medicina e não encontrei na literatura nada parecido com isso. Os trabalhos atuais não utilizam essa abordagem de relato que você está fazendo, por isso achei mto interessante.

Tenho algumas dúvidas:

-como está o fortalecimento do abdome e core?

-você tem feito algum trabalho de mobilidade?

-você está conseguindo fazer hipertensão lombar?

-você agacha, faz terra?

-como é subir escadas?

-como é pular?

-limitações para deitar de bruços?

-como estão os movimentos de rotação do abdome?

Por enquanto é isso, abraço!

Postado

Fala pessoal, blzera?

Demorei pra responder pq realmente ainda incomoda ficar sentado na frente do computador, consequências do costume de sentar errado desde sempre hehehehe

@Shaokan:

Valeu pelas palavras cara! Realmente minha recuperação tem sido mais rápida do que eu imaginava mesmo...já vou voltar a trampar segunda que vem, e finalmente fugir do INSS....tive que ouvir mta merda antes da cirurgia de gente falando que eu ia ter que me aposentar, que nunca mais ia ficar 100% e por ai vai....acredito que todo mundo deva ter passado por isso antes da cirurgia.

Cara, isso que você falou dos parafusos estralarem é o q me faz falta hehehehe Tinha o mal costume de estralar a coluna antes de dormir e hoje em dia isso é impossível. Falando em dormir, é justamente um dos problemas que venho passando, vou ter que definitivamente trocar meu colchão por um colchão ortopédico....ultimamente eu deito bem, mas acordo com bastante dor...e essa dor passa imediatamente depois de dar alguns passos pela manhã...então to dormindo totalmente mal...

No dia a dia, tá tudo tranquilo...lógico com restrições ainda...não pego ônibus (só poderei a partir de Maio), e evito caminhadas longas....e por aí vai...mas só pra tranquilizar a galera, tirando restrições leves, to levando uma vida normal....só evitando pressão axial na lombar msm....e tbm abaixar da forma errada...

Sobre a minha lesão, segui seu conselho e voltei no médico, graças a Deus não teve nada a ver com a cirurgia em si, expliquei como aconteceu e ele me disse que foi compensação de esforço, por isso senti a fisgada, mas fiquei 7 dias de molho e tomando Codaten como se fosse água...hehehehe Mas agora to bem!

Continuo na luta por aqui e com uma melhora grande. A natação tem sido MUITO boa pra mim...tá fortalecendo bem a minha região lombar/abdominal principalmente por bem ou mal, "sustentar" meu corpo na água.

E vc cara? Como foi a última avaliação?

Abraço!!

@Livânia:

Boa sorte na sua cirurgia! Pensamento positivo e mta confiança no seu médico!!! No meu caso a cirurgia aconteceu no período da tarde, e fiquei internado 3 dias, depois já estava em casa....já fiquei em pé no dia seguinte da cirurgia...tudo bem tranquilo....te desejo mta sorte!! =) Qquer dúvida ou receio que vc tenha sobre a recuperação, só falar! Tenho certeza que o pessoal daqui pode dar relatos pessoais!

@Tio Trinca:

Valeu cara!! Que bom q está gostando dos relatos!

Não querendo te assustar, longe disso, mas queria te contar um pouco da minha experiência com essa "mardita" hernia de disco que eu tive....bom, minha primeira crise forte foi em 2010, mas na época estava passando por vários problemas familiares e estava dedicando 100% do meu tempo livre pra cuidar do meu pai....então ignorei a dor até setembro de 2011. Após o falecimento do meu pai resolvi enfim procurar um médico pra descobrir o que eram essas dores e crises esporádicas....passei pro 3 MÉDICOS aqui em Campinas-SP....um clinico geral, um ortopedista e um neuro....e os 3 me disseram que não tinha o que ser feito pq se operasse a minha recuperação ia ser complicada e que no meu caso especificamente eles recomendariam tratar apenas com medicamentos frequentes contra dor....acabei aceitando, já q bem ou mal, os 3 falaram a mesma coisa...então passei de outubro 2011 até fevereiro de 2012 tomando Tramal de 12 em 12 horas e Codex de 8 em 8....

Mesmo com tudo isso, dois pontos foram decisivos pra mim....uma vez andando na rua, pensei em ir pro lado esquerdo e minha perna não respondeu o comando e eu caí....e a outra vez eu cai no ônibus pq simplesmente travei....

Joguei td pra cima e fui pra SP me consultar com um neuro cirurgião....após ver os exames, e fazer mais alguns de sensibilidade e força, ele constatou que eu estava com grau 3 de força e sensibilidade na perna esquerda (o normal seria 10) devido a compressão do meu nervo ciático pela hérnia em si.....isso foi uma quinta feira as 19 horas....no sábado pela manhã já estava sendo operado de emergência (foi minha primeira cirurgia na coluna).....uma cirurgia pra descomprimir o nervo ciatico e retirar o q fosse possivel da hernia....foi uma cirurgia bem punk, e a recuperação tbm.....fiquei internado 14 dias em SP pra me recuperar....mas, como o médico de SP me disse, caso eu não respondesse bem e voltasse a sentir dores, a chance de ter que colocar parafusos seria grande...

Bom, fiquei 10 meses bem, e depois voltei a sentir dores esporádicas novamente e decidi procurar um médico especialista de coluna aqui em Campinas, e decidimos que o melhor seria colocar os parafusos, senão ficaria "brigando" com essa hérnia pra sempre....o resto da história vc já leu nos relatos anteriores então nem vou colocar aqui de novo....rs...

Te aconselho a ir procurar um especialista pra ver essas dores que vc sente, e ver qual o melhor tratamento, pq acredite, eu sei o qnto é FODA conviver com essas dores q vc tá tendo, e principalmente as consequências q vc pode enfrentar caso não seja tratado corretamente...

Importante mencionar - o segundo médico me deu a opção de não operar, e ficar tomando remédios pra tratar as dores, mas que com o tempo, isso não adiantaria, e mais cedo ou mais tarde teria que operar, então decidi operar enqnto to novo! Vc tbm tá novão, e qnto mais novo, melhor a recuperação e menores os riscos =)

Abraço e continua na luta ae cara!!! Valeu por acompanhar o tópico novamente!!!

@CounterFreak

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh pior cara!!!!

A questão do colchão!! Sim é verdade, eu também tive que trocar o meu =S

Eu já estava pensando "Que droga todo dia acordando com essa dor" e dae depois resolvi trocar o colchão...nunca mais...é outra história, tem que trocar mesmo.

Quanto ao teu relato ali cara, me lembrou situações parecidas, quando eu já estava em um ponto crítico também mal conseguia caminhar direito e muitas vezes eu tinha que parar na calçada e me escorar, parar por um tempo porque essa dor de hérnia é insuportável!

Ainda não avaliei cara...aqui no serviço tá complicado porque ainda estamos naquela época que o pessoal tira férias...então tenho que esperar a equipe se montar de novo para ir ao médico..mais certo mesmo que eu vá só em Abril..

Fala pessoal, blzera?

Demorei pra responder pq realmente ainda incomoda ficar sentado na frente do computador, consequências do costume de sentar errado desde sempre hehehehe

@Shaokan:

Valeu pelas palavras cara! Realmente minha recuperação tem sido mais rápida do que eu imaginava mesmo...já vou voltar a trampar segunda que vem, e finalmente fugir do INSS....tive que ouvir mta merda antes da cirurgia de gente falando que eu ia ter que me aposentar, que nunca mais ia ficar 100% e por ai vai....acredito que todo mundo deva ter passado por isso antes da cirurgia.

Cara, isso que você falou dos parafusos estralarem é o q me faz falta hehehehe Tinha o mal costume de estralar a coluna antes de dormir e hoje em dia isso é impossível. Falando em dormir, é justamente um dos problemas que venho passando, vou ter que definitivamente trocar meu colchão por um colchão ortopédico....ultimamente eu deito bem, mas acordo com bastante dor...e essa dor passa imediatamente depois de dar alguns passos pela manhã...então to dormindo totalmente mal...

No dia a dia, tá tudo tranquilo...lógico com restrições ainda...não pego ônibus (só poderei a partir de Maio), e evito caminhadas longas....e por aí vai...mas só pra tranquilizar a galera, tirando restrições leves, to levando uma vida normal....só evitando pressão axial na lombar msm....e tbm abaixar da forma errada...

Sobre a minha lesão, segui seu conselho e voltei no médico, graças a Deus não teve nada a ver com a cirurgia em si, expliquei como aconteceu e ele me disse que foi compensação de esforço, por isso senti a fisgada, mas fiquei 7 dias de molho e tomando Codaten como se fosse água...hehehehe Mas agora to bem!

Continuo na luta por aqui e com uma melhora grande. A natação tem sido MUITO boa pra mim...tá fortalecendo bem a minha região lombar/abdominal principalmente por bem ou mal, "sustentar" meu corpo na água.

E vc cara? Como foi a última avaliação?

Abraço!!

@Livânia:

Boa sorte na sua cirurgia! Pensamento positivo e mta confiança no seu médico!!! No meu caso a cirurgia aconteceu no período da tarde, e fiquei internado 3 dias, depois já estava em casa....já fiquei em pé no dia seguinte da cirurgia...tudo bem tranquilo....te desejo mta sorte!! =) Qquer dúvida ou receio que vc tenha sobre a recuperação, só falar! Tenho certeza que o pessoal daqui pode dar relatos pessoais!

@Tio Trinca:

Valeu cara!! Que bom q está gostando dos relatos!

Não querendo te assustar, longe disso, mas queria te contar um pouco da minha experiência com essa "mardita" hernia de disco que eu tive....bom, minha primeira crise forte foi em 2010, mas na época estava passando por vários problemas familiares e estava dedicando 100% do meu tempo livre pra cuidar do meu pai....então ignorei a dor até setembro de 2011. Após o falecimento do meu pai resolvi enfim procurar um médico pra descobrir o que eram essas dores e crises esporádicas....passei pro 3 MÉDICOS aqui em Campinas-SP....um clinico geral, um ortopedista e um neuro....e os 3 me disseram que não tinha o que ser feito pq se operasse a minha recuperação ia ser complicada e que no meu caso especificamente eles recomendariam tratar apenas com medicamentos frequentes contra dor....acabei aceitando, já q bem ou mal, os 3 falaram a mesma coisa...então passei de outubro 2011 até fevereiro de 2012 tomando Tramal de 12 em 12 horas e Codex de 8 em 8....

Mesmo com tudo isso, dois pontos foram decisivos pra mim....uma vez andando na rua, pensei em ir pro lado esquerdo e minha perna não respondeu o comando e eu caí....e a outra vez eu cai no ônibus pq simplesmente travei....

Joguei td pra cima e fui pra SP me consultar com um neuro cirurgião....após ver os exames, e fazer mais alguns de sensibilidade e força, ele constatou que eu estava com grau 3 de força e sensibilidade na perna esquerda (o normal seria 10) devido a compressão do meu nervo ciático pela hérnia em si.....isso foi uma quinta feira as 19 horas....no sábado pela manhã já estava sendo operado de emergência (foi minha primeira cirurgia na coluna).....uma cirurgia pra descomprimir o nervo ciatico e retirar o q fosse possivel da hernia....foi uma cirurgia bem punk, e a recuperação tbm.....fiquei internado 14 dias em SP pra me recuperar....mas, como o médico de SP me disse, caso eu não respondesse bem e voltasse a sentir dores, a chance de ter que colocar parafusos seria grande...

Bom, fiquei 10 meses bem, e depois voltei a sentir dores esporádicas novamente e decidi procurar um médico especialista de coluna aqui em Campinas, e decidimos que o melhor seria colocar os parafusos, senão ficaria "brigando" com essa hérnia pra sempre....o resto da história vc já leu nos relatos anteriores então nem vou colocar aqui de novo....rs...

Te aconselho a ir procurar um especialista pra ver essas dores que vc sente, e ver qual o melhor tratamento, pq acredite, eu sei o qnto é FODA conviver com essas dores q vc tá tendo, e principalmente as consequências q vc pode enfrentar caso não seja tratado corretamente...

Importante mencionar - o segundo médico me deu a opção de não operar, e ficar tomando remédios pra tratar as dores, mas que com o tempo, isso não adiantaria, e mais cedo ou mais tarde teria que operar, então decidi operar enqnto to novo! Vc tbm tá novão, e qnto mais novo, melhor a recuperação e menores os riscos =)

Abraço e continua na luta ae cara!!! Valeu por acompanhar o tópico novamente!!!

@CounterFreak

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh pior cara!!!!

A questão do colchão!! Sim é verdade, eu também tive que trocar o meu =S

Eu já estava pensando "Que droga todo dia acordando com essa dor" e dae depois resolvi trocar o colchão...nunca mais...é outra história, tem que trocar mesmo.

Quanto ao teu relato ali cara, me lembrou situações parecidas, quando eu já estava em um ponto crítico também mal conseguia caminhar direito e muitas vezes eu tinha que parar na calçada e me escorar, parar por um tempo porque essa dor de hérnia é insuportável!

Ainda não avaliei cara...aqui no serviço tá complicado porque ainda estamos naquela época que o pessoal tira férias...então tenho que esperar a equipe se montar de novo para ir ao médico..mais certo mesmo que eu vá só em Abril..

Postado (editado)

Livânia, só te digo uma coisa: Me arrependo de não ter feito antes.. Fica tranquilha (sei que é difícil) e não esquece de nos relatar depois como estará sendo tua recuperação. Grande abraço e boa sorte! Só uma pergunta, pegastes referências do teu médico??

@ Tio Trinca

Não consigo falar em relação a cervical, já "ouvi falar" (E ae a fonte é o diz que me disse) que uma artrodese na cervical pode ser mais complicada e perigosa..Mas referente à lombar, se o médico for bom, (isso é importante lembrar..) não tem nenhum stress, aquelas limitações básicas, mas superáveis. Pois é..a vida tem dessas coisas..eu gostava muito de futebol..mas até tentei jogar uma partida mês passado e depois senti dor...acho que é muito impacto.. =(

Artrodese de cervical é punk meu caro, imagina toda aquela parafusada, por vezes placa de titâneo segurando, é pescoço duro na certa. Tem algumas no youtube de dar cagaço. Só nas últimas mesmo.

@tópico para todos que trocaram o colchão.

Gostaria de saber a marca/modelo que estão utilizando, pois o meu apensar de bom já não esta sendo eficaz, acordo também meio entrevado e a primeira coisa é levantar de lado e deitar num cochonete que tenho ao lado da cama, para as sessões de alongamentos.

Valeu

Editado por Tio Trinca
Postado (editado)

Olá Shaokan

Não tenho problemas de coluna ou herniações, mas estou acompanhando o tópico pq sou estudante de medicina e não encontrei na literatura nada parecido com isso. Os trabalhos atuais não utilizam essa abordagem de relato que você está fazendo, por isso achei mto interessante.

Tenho algumas dúvidas:

-como está o fortalecimento do abdome e core?

-você tem feito algum trabalho de mobilidade?

-você está conseguindo fazer hipertensão lombar?

-você agacha, faz terra?

-como é subir escadas?

-como é pular?

-limitações para deitar de bruços?

-como estão os movimentos de rotação do abdome?

Por enquanto é isso, abraço!

Prezado Proxy, em primeiro instante parabéns por tão bela escolha de carreira profissional. Espero o seu pleno sucesso.

Permita, ainda que sem a artrodese, responder ao teu questionário, visando quiçá, instruções para um melhor controle, manutenção do que ja tenho ( algumas protusões ), de forma que não venham transformar-se em herniações comprometeroras.

-como está o fortalecimento do abdome e core?

Não tenho tanto deficit neste sentido, mas sei que posso melhorar um bocado. Sempre controlando peso, e agora a pouco aprendi como verdadeiramente trabalhar o transverso. Colo link abaixo para ter uma noção de minha estrutura atual.

http://www.hipertrofia.org/forum/topic/141931-tio-43-anos/

-você tem feito algum trabalho de mobilidade?

Tenho praticado Musculação, Pilates e aos fds faço Surf.

-você está conseguindo fazer hipertensão lombar?

Isso é uma incógnita para mim. Ortopedistas, Fisioterapeutas e demais, dizem que tenho que fortalecer também a lombar. Hoje, ainda não entendo como fazer sem machucar, as intruções que tenho do pessoal da acadêmia, apesar de bons profissionais, acho bem sem conhecimento afinco do específico caso.

-você agacha, faz terra?

Exporadicamente faço sim, mais prefiro evitar, pois são raras as vezes que não machuca a lombar.

-como é subir escadas?

Tranquilo.

-como é pular?

Sem segurança, medo de piorar a lesão.

-limitações para deitar de bruços?

Sim, a muitos anos. Só consigo dormir de lado, travesseiro na cabeça e almofada entre as pernas.

-como estão os movimentos de rotação do abdome?

Isso para mim é péssimo, vide atividade esportiva do Surf que me leva a fazer sempre esse movimento. Quando saiu do mar, outra sessão de alogamentos, volto dirigindo com certo incomodo, chego em casa aquela deitada de lado para a dor não insuportável, mas encomoda, ir dissipando. Tenho esperança de que um fortalecimento tamanho e apto para suportar essa rotação, será o segredo para uma grande dimimuição das crises de coluna.

Valeu pela tua experiência, tentar ajudar.

Editado por Tio Trinca
Postado (editado)

Olá Shaokan

Não tenho problemas de coluna ou herniações, mas estou acompanhando o tópico pq sou estudante de medicina e não encontrei na literatura nada parecido com isso. Os trabalhos atuais não utilizam essa abordagem de relato que você está fazendo, por isso achei mto interessante.

Tenho algumas dúvidas:

-como está o fortalecimento do abdome e core?

-você tem feito algum trabalho de mobilidade?

-você está conseguindo fazer hipertensão lombar?

-você agacha, faz terra?

-como é subir escadas?

-como é pular?

-limitações para deitar de bruços?

-como estão os movimentos de rotação do abdome?

Por enquanto é isso, abraço!

@Proxy

Opa cara, bacana saber que está funcionando o tópico...a princípio ele foi aberto por este motivo mesmo, porque quando precisei não achei quase nada na internet..ainda mais de pessoas falando à respeito na prática.

Vamos lá ao questionário hehehehe..

- Abdominal neste momento está bem fortalecido, para exercitar no início foi difícil, pois a artodese prendia o movimento abdominal, senti muita mais livre depois que tirei dois parafusos. Hoje treino abdominal tranquilhamente e tem me ajudado muito a 'tirar' o peso das costas, pois alivia a lombar de ter que segurar sozinha o peso. Não fiz nada relacionado a CORE mas resistência em si está ok. Só passar muito tempo em pé é ruim e começa a tensionar a lombar.

-Não entendi a questão da mobilidade..

-Não arrisquei ainda a hipertensão lombar..dói só de pensar, acho ainda um exercício que vai exigir demais, talvez eu tente, mas digo que no mínimo aguardarei ainda uns 6 meses.

-Faço agachamento normal, mas não exagero..estou com 25kg em cada lado.

-Subir escadas também já está super de boa normal mesmo.

-Pular também, as vezes quando sobra um tempo treino Muay Thai mais em casa mesmo. Isso inclui no treino os aquecimentos como os polichinelos (onde tenho que pular). E também é tranquilho.

-Sim, existem limitações ao deitar de bruços, se fico assim ao levantar a coluna parece 'travar' e dae dói quando levanto..mas logo passa..

-Movimentos de rotação do abdomen quando eu tinha 4 parafusos eram mais 'presos' mas agora com 2 o giro está normal.

Abraço!

Artrodese de cervical é punk meu caro, imagina toda aquela parafusada, por vezes placa de titâneo segurando, é pescoço duro na certa. Tem algumas no youtube de dar cagaço. Só nas últimas mesmo.

@tópico para todos que trocaram o colchão.

Gostaria de saber a marca/modelo que estão utilizando, pois o meu apensar de bom já não esta sendo eficaz, acordo também meio entrevado e a primeira coisa é levantar de lado e deitar num cochonete que tenho ao lado da cama, para as sessões de alongamentos.

Valeu

Eu uso Ortobom D45 de espuma, pra mim é ótimo, mas não sei se varia de pessoa pra pessoa..

Editado por Shaokan
Postado

@Livânia:

Meu retorno pra casa foi de boa....melhor do que esperava na verdade....mas durante aproximadamente 1 mês só ficava deitado na cama....levantava única e exclusivamente pra ir ao banheiro, tomar banho, e sentar na sala durante as refeições....nas 2 primeiras semanas eu conseguia no máaaaximo ficar 1 hora sentado sem dor....após esse período já me doía a cirurgia (não a coluna)....após um mês ,eu médico me liberou pra 20 min de caminhada em terreno plano, e com isso também fui aumentando gradativamente a proporção deitado / sentado até voltar a ter uma "vida normal".....a fase de recuperação é fundamental!!! Muita sorte amanhã, e assim que puder, vai mandando notícias!!!

@Proxy:

Vou aproveitar e responder o questionário tbm:

-como está o fortalecimento do abdome e core?

Está relativamente bom, mas todo trabalho vem sendo feito nas aulas de natação e hidro. Nada com musculação ainda nesse sentido.

-você tem feito algum trabalho de mobilidade?

Rapaz, tbm não entendi a pergunta...

-você está conseguindo fazer hipertensão lombar?

Não tentei ainda por recomendação médica...só a partir do final de Maio.

-você agacha, faz terra?

Não tentei ainda por recomendação médica...só a partir do final de Maio.

-como é subir escadas?

Muito tranquilo! Sem dor alguma, nem limitações;

-como é pular?

Não tentei ainda....a minha ainda tá recente pra isso (pelo menos na minha cabeça....considero muito a possibilidade de ter medo de realizar o movimento mesmo....hehehe)

-limitações para deitar de bruços?

Nenhuma....super de boa.

-como estão os movimentos de rotação do abdome?

Bons tbm....trabalhava esse movimentos na fisio, e os continuo fazendo em casa.

@Shaokan:

Valeu a dica do colchão! Vou experimentar essa marca e modelo....o meu tá impraticável...

Qndo tiver noticias manda ae!!!

@Tio Trinca:

Nossa...surf realmente deve ser foda...as ondas dependendo de como quebrarem devem ser umas patadas na coluna....mas, te entendo perfeitamente...no meu caso gosto muito de praticar Wrestling e Kung Fu....espero um dia poder voltar a treinar na intensidade que treinava antes da hernia....

Sobre a cervical...pelos poucos relatos que me passaram sobre artrodese na cervical realmente é uma cirurgia complicada. Que bom que está dando pra controlar a dor e conviver com ela!

Abraço moçada

  • 2 meses depois...
Postado

Ola Shaokan. Obrigado pelo seu post, está sendo de grande valia pra mim. Também estou com hérnia discal na coluna (lombo sacra). As dores começaram a piorar e já comecei a buscar informações sobre a cirurgia.

Gostaria de saber como você está se sentindo hoje, já faz algum tempo desde o seu último post. Já voltou a vida normal? alguma dor?

Os demais que postaram e que fizeram cirurgia, se puderem responder agradeço.

Um abraço e tudo de bom

Rodrigo Artur

Postado

Ola Shaokan. Obrigado pelo seu post, está sendo de grande valia pra mim. Também estou com hérnia discal na coluna (lombo sacra). As dores começaram a piorar e já comecei a buscar informações sobre a cirurgia.

Gostaria de saber como você está se sentindo hoje, já faz algum tempo desde o seu último post. Já voltou a vida normal? alguma dor?

Os demais que postaram e que fizeram cirurgia, se puderem responder agradeço.

Um abraço e tudo de bom

Rodrigo Artur

@rodrigoartur,

Tudo certo cara, estou esperando para vir postar com resultados...por isso to mais ausente. Mas em relação a 'limitação' está super tranquilho e cada vez fica mais de boa, a cada dia que passa..

Acho que o @CounterFreak também pode nos falar a respeito de como anda..

Este semestre como estou tendo que fazer muitos desenhos para universidade e são desenhos a mão estou forçando bastante a lombar e cheguei a me machucar por questão de postura, mas conversando com meus colegas, eles também ficaram com dor..é que é puxado ficar desenhando muito tempo mesmo, então acredito que não tenha sido alguma consequencia em funçao da cirurgia..

Como to trabalhando e estudando, estou treinando em casa acabo tendo que treinar na madrugada mesmo..

O treino ainda está se encaminhando para o que eu puxava antes, mas posso te dizer que to bem perto. Como referência uso o supino reto que antes eu puxava 50kg em cada lado e atualmente levo 40kg.

Estou fazendo dieta de bulking (limpo) com carbos de absorção rápida (batata, banana, mandioca..) e treinando pesado (no meu limite seguro).

Mas se passo 2,3 dias sem treinar, como aqui tá muito frio, a musculatura (da lombar) contrai e acaba doendo um pouquinho..

@rodrigoartur, não vou e nem posso te dizer que a artrodese é a solução para todos os casos, mas pra mim resolveu.

Abraço!

Postado

Ola Shaokan, novamente obrigado pelas suas respostas.

Gostaria de fazer algumas perguntas um pouco mais técnicas digamos assim.

Você chegou a discutir com o seu médico a possibilidade de fazer a substituição do disco por algum de titânio ao invés da fusão lombar? Se foi discutido outra solução, por favor comente.

A sua cirurgia foi com o corte nas costas ou foi pela lateral do corpo?

Um abraço

Rodrigo Artur

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...