Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Artrodese E Treino


Shaokan

Posts Recomendados

Aí amigo vou contar um pouco da minha história em 2005 levei um tombo e fraturei uma vértebra a l-5 bom até aí tudo bem nada demais porque calcificando iria ficar de boa, mas acontece que eu era atleta de Downhill na época e com os treinos diários com um ano depois tirei a vértebra do lugar um problema chamado de Espondilolistese fiz fisioterapia e piorei mas não larguei meus treinos o que só fez a dor e o desvio piorarem além de atrofiar o nervo ciático da perna direita passei quatro anos na fila esperando a artrodese lombar de l-5 e s-1 foi no dia 21 de dezembro de 2010 que operei quando fez 6 meses que parei de treinar Downhill por não aguentar mais, bom por conta da cirurgia além do nervo ciático da perna direita o da perna esquerda também atrofiou o que me fez entrar na fisioterapia chamada de rpg, bom tem quase dois anos que operei graças a Deus dores não sinto mais só que o médico da fisioterapia me proibiu de malhar por conta dos nervos não estarem condicionados para tal feito, só que o médico que me operou me liberou para malhar assim que fiz um ano de operado estou nessa situação difícil mas vou esperar acabar a fisioterapia para malhar até lá vai levar ainda de 8 a 10 meses para isso, mas aí vc sente a lombar como se estivesse presa é uma coisa meio chata mas com o tempo se acostuma e amigo fui dar uma de sem noção e tentei malhar perna e consegui levantar 200 kg no leg press então se vc tiver perca de força na perna tem algo errado pois não perdi não mesmo tendo os nervos ciáticos atrofiados...

Boa recuperação aí e melhoras... abç.

Bom, vejo seu caso além do meu...você teve outras complicações mas acabou fazendo a mesma cirurgia que eu e no mesmo lugar...

Enfim, eu agora já estou um tanto melhor mas não sei se arriscaria que nem vc a levantar este peso no leg, que acho tão agressivo para lombar.

Eu fiz quatro meses de cirurgia dia 10 de Dezembro e já estou em caminhadas de quase uma hora em uma velocidade considerável.

Tenho planos de voltar para acdemia em Janeiro, nos meus raio-x nada de calcificação ainda...os ossos ainda não colaram..mas como meu médico já liberou para academia vamos ver ;)

Quando eu voltar a treinar de fato é que vou sentir as dificuldades e aee bom, prometo relatar aqui =)

Abraço

Olá. Sou de portugal de há 3 meses fiz uma artrodese (TLIF é assim que se chama agoira aqui) na L4 L5. Passados 3 meses, ainda tenho praticamente as mesmas dores que tinha antes, mas o médico diz ser normal.

mas o pior é de manhã... acordo num estado lastimoso com tantas dores e a mobilidade é muito reduzida e aumenta com o evoluir do dia.

Alguém tem esta experiência de passar muito mal na cama e acordar cheia de dores, parecendo que dormimos com um camião em cima?

Gostava da opinião de alguém que tenha feito tlif (artrodese) há 5 ou 6 mesese me desse o seu testemunho; pode ser que me ajude a perder este receio que tenho de nunca melhorar.

Obrigado

Olha esta dor não é normal não.

É melhor procurar opiniões de outros médicos.

A artrodese propicia dores na região da cirurgia (dores na musculatura) algumas dores no nervo podem permanecer por um tempo, como ainda ocorre cmg só que em escala bem menor, é uma especie de memória da dor.

Bom, creio que devas investigar e se for preciso faça um tratamento para esta dor no nervo, que pode ser medicamentosa, mas bem isso o médico pode lhe orientar melhor.

=)

Bom, no mais então está tudo indo bem...recuperação bacana agora...mas ainda com as fisioterapias, em Janeiro pretendo recomeçar minha jornada e ver no que vai dar, mas acredito que após a calcificação tudo fique ainda melhor.

No momento a dificuldade maior e manter uma posição por muito tempo, parece que os parafusos travam e para endireitar e complicado, e mais uma sensação ruim do que dor, mas incomoda tbm.

é isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Amigo eu só fui dar uma testada na força da perna fiz uma série de 8 repetições só pra testar mas não faço mais vou esperar a fisioterapia acabar eu sei que cada caso é um caso e cada pessoa se recupera em um determinado tempo mas a minha cirurgia com três meses já estava bastante calcificada, mas como eu disse cada pessoa se recupera no seu tempo abraços amigo e não faz besteira não não force sua coluna pois é ela que sustenta seu corpo... :laughingsmiley:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Fala ai cara como vc está após esses 04 meses em relação aos movimentos e segurança para fazer atividades? Pelo que percebi são mais ou menos seis meses sem malhar né? Talvez eu tenha que fazer vou no médico amanhã levar o exame comparativo após 06 meses da ultima ressonância para ver o que ele fala. Para melhorar minha vida ainda arrumei uma hérnia inguinal está complicado mas temos que seguir em frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo eu só fui dar uma testada na força da perna fiz uma série de 8 repetições só pra testar mas não faço mais vou esperar a fisioterapia acabar eu sei que cada caso é um caso e cada pessoa se recupera em um determinado tempo mas a minha cirurgia com três meses já estava bastante calcificada, mas como eu disse cada pessoa se recupera no seu tempo abraços amigo e não faz besteira não não force sua coluna pois é ela que sustenta seu corpo... :laughingsmiley:

Ah tá... hehe bom, pra testar até vale.

Pois é, no meu caso ainda não calcificou nada..mas é que eu não coloquei encherto ósseo entre uma vértebra e outra, foi um material sintético mesmo, já li sobre isso e realmente demora mais para calcificar. Mas pelo menos não tive que fazer outro corte né..

Pode deixar, volto agora em Janeiro mas sem pegar peso ainda =)

Fala ai cara como vc está após esses 04 meses em relação aos movimentos e segurança para fazer atividades? Pelo que percebi são mais ou menos seis meses sem malhar né? Talvez eu tenha que fazer vou no médico amanhã levar o exame comparativo após 06 meses da ultima ressonância para ver o que ele fala. Para melhorar minha vida ainda arrumei uma hérnia inguinal está complicado mas temos que seguir em frente.

Bem, já caminho bem rápido e não sinto limitações importantes, é interessante saber que existe vida após a artrodese, antes de fazer se tem muito medo, receio de ficar incapaz, mas depois que aquela dor insana deixa de incomodar você, você nem liga para uma dorzinha muscular na região da cirurgia.

Te falar então, é assim...a artrodese alivia toda a dor provocada pela hérnia, só que se já há uma lesão muito forte no nervo, podem sobrar memórias desta dor...ai sendo tratadas ou com infiltração ou medicamentos, só usei medicamentos...é que já sofria com Hérnia desde os 17, segunda a primeira dtra que me operou, problema de má formação genética na coluna.

A dor da Artrodese pode ser insana no pós operatório, como as que eu tive pois o meu nervo inchou. É que ele estava comprimido há muito tempo, e quando foi retirada a hérnia ele dilatou, inchou mesmo..ai a dor foi punk..

Passados uns dois meses a dor insana já se tinha ido eu comecei com as fisoterapias, com infravermelho, ultrassom, terapia de choque e massagens o/ então hoje tá tranquilho, ainda não tentei pular nesses quatro meses, sou muito cagado pra tentar, corrida só de levezinho, mas cara o médico sendo profissional mesmo é uma ótima alternativa.

A dor maior que tenho hoje que nem é tanta é na região onde foi feita a cirurgia pois a musculatura deixa de trabalhar naquela região e a musculatura de cima (acima de cirugia) sobrecarrega e ai vem umas dores musculares.

Mas tá tranquilho, até dando no meio da nega véia dá pra dá-lhe pau...hehehhehe

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Olá aqui de Portugal.

Postei aqui há dois meses mas não vi nenhum caso semelhante ao meu e agora vejo que cada caso é um caso e todas as pessoas são diferentes na recuperação.

O meu médico nunca falou de fisioterapia e apenas me mandou fazer vida normal e... nadar!

Sou ciclista amador e voltei ao ginásio (coisa leve), ou seja a mobilidade recuperei-a toda aos 2 meses, mas agora estou com quase 5 de pós op. e as dores continuam cá, sobretudo ao acordar de manhã. Nunca tive ciática e a dor não é incapacitante mas é dilacerante a nível psicológico. Apenas massagens com voltaren ou hidromassagem com água bem quente me aliviam a dor momentaneamente.

Também sou baterista há muitos anos e neste momento consigo tocar como fazia antes... ou seja, faço tudo como fazia antes de 17 de setembro de 2012 (dia da cirurgia TLIF), mas com as mesmas dores. Como posso ter a mesma dor de disco L4 L5 se ele já não existe mais?

Enfim, apesar de uma TAC que fiz recentemente comprovar todos os RX que fiz e atesta estar tudo bem com a fusão, estou a perder a esperança de algum dia melhorar e acordar sem dor ou com muito menos dor de forma natural.

Shaokan:

Sei que está com mais de 6 meses de pós op. Pergunto como se sente? Sentiu evolução depois dos 5 meses?

Eu estou muito desanimado, e não sou, infelizmente, pessoa com grande força interior, devido às dores que não me deixam!

Podem ver em anexo a minha coluna antes e depois da artrodese lombar TLIF

Um abraço bem português!

post-108194-0-50010500-1360575679_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá,

Me operei dia 19 de junho de 2010, tenho artrodese de L3, L4, L5 e S1, são 8 parafusos e 6 placas, foram quase 8 horas de cirurgia e 7 meses de licença médica para recuperação, foi um período muito difícil, pois nunca aceitei depender de ninguém e no pós operatório eu me via obrigado a pedir ajuda.

A muito tinha tendo uma vida sedentária, o que me fez chegar a quase 130 kg, e sempre com medo de fazer atividade física, pois sempre fica o medo que as dores voltassem, neste período de recuperação acabei machucando o joelho direito e tive que operá-lo, imaginem artrodese, joelho operado e quase 130 kg, um dia ouvi dizer que o Pilates ajudaria a recuperar um pouco da flexibilidade, comecei a fazer já fazem mais de 5 meses.

Meu professor de Pilates me aconselhou a fazer RPG, o que me ajudou bastante, agora o que tem mexido bastante com minha estima é o fato de em dezembro ter conversado com um amigo que é Professor de Educação Física e nutricionista, e na conversa eu dei a desculpa que não poderia fazer a academia por causa das limitações, ele disse que eu deveria arrumar outras desculpas por que essa não colava.

A partir disso eu refleti e comecei a fazer academia, fiz uma proposta para mim mesmo que eu faria 3 meses de academia sem uma falta, faço a parte aeróbica 3 dias por semana e dois dias de musculação, onde faço pernas e braços intercalados, faço ainda 2 dias de Pilates de estúdio, tem sido uma experiência que eu não acreditava que iria voltar a sentir.

Estou agora muito mais disposto, dores, ainda sinto algumas vezes, mas não são mais incapacitantes, respeitando meus limites, já consegui até dar pequenos piques de corrida, não tenho abusado pois quero primeiro perder mais peso, estou num processo de troca de peso gordo por peso magro, e tenho conseguido pensar bem a longo prazo, o que não me causa angústias.

Respeite o pós operatório, siga as instruções de seu médico, como foi dito anteriormente cada pessoa é diferente e reage diferente, mas creia, os limites que temos é o que colocamos em nossa cabeça, quem sabe se eu continuar recuperando forma física, resistência e músculos, eu volte inclusive a correr.... o tempo vai dizer.

Força tudo dará certo.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Olá aqui de Portugal.

Postei aqui há dois meses mas não vi nenhum caso semelhante ao meu e agora vejo que cada caso é um caso e todas as pessoas são diferentes na recuperação.

O meu médico nunca falou de fisioterapia e apenas me mandou fazer vida normal e... nadar!

Sou ciclista amador e voltei ao ginásio (coisa leve), ou seja a mobilidade recuperei-a toda aos 2 meses, mas agora estou com quase 5 de pós op. e as dores continuam cá, sobretudo ao acordar de manhã. Nunca tive ciática e a dor não é incapacitante mas é dilacerante a nível psicológico. Apenas massagens com voltaren ou hidromassagem com água bem quente me aliviam a dor momentaneamente.

Também sou baterista há muitos anos e neste momento consigo tocar como fazia antes... ou seja, faço tudo como fazia antes de 17 de setembro de 2012 (dia da cirurgia TLIF), mas com as mesmas dores. Como posso ter a mesma dor de disco L4 L5 se ele já não existe mais?

Enfim, apesar de uma TAC que fiz recentemente comprovar todos os RX que fiz e atesta estar tudo bem com a fusão, estou a perder a esperança de algum dia melhorar e acordar sem dor ou com muito menos dor de forma natural.

Shaokan:

Sei que está com mais de 6 meses de pós op. Pergunto como se sente? Sentiu evolução depois dos 5 meses?

Eu estou muito desanimado, e não sou, infelizmente, pessoa com grande força interior, devido às dores que não me deixam!

Podem ver em anexo a minha coluna antes e depois da artrodese lombar TLIF

Um abraço bem português!

Bom dia amigo e desculpe a demora..

Olha, respondendo a você bem sinceramente. Eu ainda sinto dores sim, inclusive voltei a tomar alguns medicamentos manipulados. Mas como você diz, não é aquela dor insuportável mas tortura psicológicamente pois bate um medo muito grande de ela voltar a ser o que era antes, e por vezes fico angustiado sim com essa possibilidade. Infelizmente meus planos de retorno à academia foram frustrados, a material sintético que foi colocado entre as vértebras ainda não havia colado na última vez que consultei, e apesar do médico ter liberado para atividades físicas (inclusive academia) preferi não arriscar, pois eu me conheço e sei que eu não ia aliviar nos pesos, então minha consciência falou mais alto dessa vez (ainda bem). Menos mal que tenho nova consulta agora dia 08 de Abril e vamos ver como está. Tua cirurgia é bem parecida com a minha, pena que não tenho a imagem para postar, vou ver se consigo fazer isso de algum modo. Bem, o teu disco afetado parece ser o mesmo que o meu, e te digo que a dor diminui com o tempo mas incomoda ainda. Amigo, na verdade estou com 08 meses já de pós operatório, na verdade fecha 08 em 10 de Abril. Me sinto bastante frustrado por ainda não ter voltado à treinar, mas já tenho uma vida praticamente normal. Sei que no meu caso não havia outra alternativa senão a cirurgia e então eu sabia das consequencias.

Você não pode desanimar, eu ainda não tenho a resposta pra você se essa dor deixa de existir ou não, mas com o tempo vamos chegar nessa conclusão, até para que futuras pessoas com esse problema tenham uma base de quanto tempo devem ficar de molho.

Creio que essa dor que sentimos é uma memória da lesão causada pela protusão discal. O nervo ficou tanto tempo sendo lesionado que talvez fiquem sequelas permanentes. No meu caso eu já tinha lesão há mais ou menos 5 anos.

Ao contrário de algumas pessoas no pós operatório eu perdi muito peso, muita massa magra aliás, =( e hoje estou com míseros 78kg, eu estava com 87 já na época. Mas apesar de tudo com muita esperança ainda e sei que um dia vou passar por cima de tudo isso e voltar à ativa.

Só o que posso te aconselhar é não deixar essa dor que ainda existe te botar pra baixo, nós sabemos que ela não tem mais a mesma força de antes, e que ela não vai mais chegar a pontos insuportáveis como antes. Nos resta rir desta dor e mandar ela se f..u... porque agora nós estamos no comando!

Abraço cara, e não desanima assim não, a vida é uma só, essa é só uma má fase.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Me operei dia 19 de junho de 2010, tenho artrodese de L3, L4, L5 e S1, são 8 parafusos e 6 placas, foram quase 8 horas de cirurgia e 7 meses de licença médica para recuperação, foi um período muito difícil, pois nunca aceitei depender de ninguém e no pós operatório eu me via obrigado a pedir ajuda.

A muito tinha tendo uma vida sedentária, o que me fez chegar a quase 130 kg, e sempre com medo de fazer atividade física, pois sempre fica o medo que as dores voltassem, neste período de recuperação acabei machucando o joelho direito e tive que operá-lo, imaginem artrodese, joelho operado e quase 130 kg, um dia ouvi dizer que o Pilates ajudaria a recuperar um pouco da flexibilidade, comecei a fazer já fazem mais de 5 meses.

Meu professor de Pilates me aconselhou a fazer RPG, o que me ajudou bastante, agora o que tem mexido bastante com minha estima é o fato de em dezembro ter conversado com um amigo que é Professor de Educação Física e nutricionista, e na conversa eu dei a desculpa que não poderia fazer a academia por causa das limitações, ele disse que eu deveria arrumar outras desculpas por que essa não colava.

A partir disso eu refleti e comecei a fazer academia, fiz uma proposta para mim mesmo que eu faria 3 meses de academia sem uma falta, faço a parte aeróbica 3 dias por semana e dois dias de musculação, onde faço pernas e braços intercalados, faço ainda 2 dias de Pilates de estúdio, tem sido uma experiência que eu não acreditava que iria voltar a sentir.

Estou agora muito mais disposto, dores, ainda sinto algumas vezes, mas não são mais incapacitantes, respeitando meus limites, já consegui até dar pequenos piques de corrida, não tenho abusado pois quero primeiro perder mais peso, estou num processo de troca de peso gordo por peso magro, e tenho conseguido pensar bem a longo prazo, o que não me causa angústias.

Respeite o pós operatório, siga as instruções de seu médico, como foi dito anteriormente cada pessoa é diferente e reage diferente, mas creia, os limites que temos é o que colocamos em nossa cabeça, quem sabe se eu continuar recuperando forma física, resistência e músculos, eu volte inclusive a correr.... o tempo vai dizer.

Força tudo dará certo.

Abraços,

Caraca! Pois é, o dobro de parafusos que eu =/

Mas lá se vão três anos né amigo? O que importa é que você não desistiu, foi mais forte. O problema é que você teve complicações com o joelho também, ae fica difícil né..eu lembro que tive uma unha encravada logo no meu pós operatório e já era complicado pra caramba, porque se você caminha um pouquinho torto já dói demais..

Eu andei pesquisando isso também, sei que quanto mais parafusos, bem maiores as limitações e pelo visto você tá conseguindo superar bacana, eu aqui com 4 parafusos já estou com 8 meses fora, você com 8parafusos+joelho+peso acima pela lógica tá até melhor que eu hehe

Mas é isso ae mesmo, cada um tem um tempo, cada organismo reage diferente. Eu sei que derepente eu já podia estar de volta na academia, mas é que infelizmente eu sou um porra loca e não ia me conter em relação a peso, então vou esperar calcificar mesmo antes de começar meus treinos. Eu acredito que você tá no melhor caminho, realmente trabalhar a musculatura ajuda muito com certeza, eu no mais estou só em fisioterapia mesmo. Continuo com caminhadas (agora bem aceleradas, já caminho muito rápido) e to andando bastante de bicicleta (que eu curto) tenho certeza que volto à ativa ainda este ano, e até lá vou respeitar meus limites, acho que isso nesse momento é ser consciente e respeitar os meus limites.

Abraço e boa sorte, melhoras!

Bom..nas últimas duas respostas já falei bastante coisa, mas então resumindo..ainda não voltei aos treinos. A dor quadrática lombar incomoda e atrás da perna ainda às vezes dói, mas essa dor é insignificante perto da que eu sentia antes. Remédios aliviam ela. Caminho super bem, bicicleta também é tranquilho. Esses dias tive que cavar o pátio aqui em casa, pois estourou um cano, cavei oras..hehe mas depois incomodou bastante, não vou mentir.. Questão sexual então, bem tranquilho não to com nenhuma limitação, namorada feliz =)

Ainda não calcificou a cirurgia, tenho consulta dia 08 de Abril e então vou fazer novos exames para ver como anda.

Apesar de ter sido liberado para academia, preferi não voltar, pois sinceramente não confio em mim, sei que ia pegar pesado. Então quero ao menos ter a certeza e a segurança desses ossos terem colado.

Ainda escuto estralos às vezes dos parafusos, principalmente em dias frios e úmidos, é a idade chegando hehe.

E por fim to ai, vivo afinal de contas, emagreci bastante, muita perda de massa magra e to bem chateado por isso, sorte que pelo menos o que dizem por ai existe essa tal de memória celular o que me dá alguma esperança de recuperar essa massa rapidamente com a volta dos treinos, por enquanto é isso. Se tiver alguma dúvida específica eu vou tentar responder com base na MINHA experiência com a artrodese, só quero lembrar que não sou entendido de medicina ok? Eu apenas estou vivendo a parte prática do negócio e explicando com minhas humildes palavras o que no MEU caso está acontecendo. É apenas um relato mas acredito que possa ajudar algumas pessoas sim.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

http://img6.imageshack.us/img6/5283/hrniadiscall5s1.png

http://img402.imageshack.us/img402/4872/hrniadiscall5s12.png

Consegui as imagens de antes da cirurgia.

Então, fui lá fazer a tomografia e descobri o motivo da dor que ainda ficou..

Um dos parafusos, o direito inferior está tocando a raiz do nervo, então eu vou ter que tirá-lo. Mas a calcificação já está boa. As vértebras já colaram.

Ruim que vou ter que ir pra faca de novo, mas dessa vez é bem menos complicado, só tirar o parafuso e deu, a recuperação tende a ser muito mais rápida =)

Editado por Shaokan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Então..fiz a cirurgia para retirada de dois parafusos do lado direito. Bem melhor agora, parece que liberou bem mais minha movimentação. Recuperação foi super rápida. Retirei os parafusos pois estavam incomodando e também nem precisava mais deles, pois as minhas vértebras já tinham 'colado' fiz essa retirada em 02 de Julho agora, e já estou treinando. Fiz alguns pesos em casa seguindo umas orientações aqui do próprio blog. Fiz alguns halteres e anilhas de concreto. Comprei uma barra de supino e to conseguindo treinar bem de boa. Nesse mais de um ano perdi 9kg de massa. Mas agora é correr atrás. Comer certinho e treinar,treinar,treinar.. Até agora não senti nenhuma dificuldade, pelo contrário, o treino está até ajudando pois fortalece a musculatura da lombar. No momento estou com 79kg para 1,78cm... sei que ainda é bem pouco, mas estou nos início dos treinos e a partir de agora é só dedicação..Estou de volta e qualquer alteração ou limitação importante vou relatando aqui.
Mas o que já posso adiantar é o seguinte, DÁ PRA TREINAR APÓS ARTRODESE! É só ter MUITA paciência e fazer com que sua recuperação seja a melhor possível!

Até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...