Lucasdvb Postado Março 17, 2015 às 12:37 Postado Março 17, 2015 às 12:37 quero fazer um banco reto, vou usar metalon 50x50 só que o mais grosso que encontrei foi de chapa 16 (1,52mm), vi que estavam recomendando ae 2,5mm ou 3mm então vou fazer um reforço no meio, o que acham ? ÁlvaroShiokawa reagiu a isso 1
portownz Postado Março 28, 2015 às 14:25 Postado Março 28, 2015 às 14:25 Terminei meu rack. Usei esse tópico como base pra construir o meu, muita informação boa aqui galera! Mklek, nandorhs e Praise reagiu a isso 3
ÁlvaroShiokawa Postado Março 28, 2015 às 18:46 Postado Março 28, 2015 às 18:46 (editado) quero fazer um banco reto, vou usar metalon 50x50 só que o mais grosso que encontrei foi de chapa 16 (1,52mm), vi que estavam recomendando ae 2,5mm ou 3mm então vou fazer um reforço no meio, o que acham ? Cara, tambem estou na busca de um banco DECENTE pra poder fazer supino e afins (Power rack, barra olímpica e anilhas já adquiri, faltando apenas o banco), achei interessante esse projeto que você fez. Que software utilizou? Algumas dúvidas sobre este projeto: - Se utilizasse aço de espessura mais grossa (tipo mais que 3mm) aguentaria cargas maiores e mais absurdas? (É aquela história, quero um banco que dure por muito tempo, e virtualmente aguente quanto peso eu quiser). - Se colocar uma travessas horizontais de ferro ligando um pé a outro (No caso seriam quatro travessas), e (ou) se adicionasse mais quatro travessas de ferro, só ao invés de ligar um pé a outro, ligaria o meio da coluna dos pés a outro (Não sei se deu pra entender)... Se fizesse essas adições, daria algum reforço a mais, portanto suportaria mais peso? - Pretende soldar todas as peças juntas? Fica melhor soldado, ou se parafusar todas as peças? (Esquema de parafuso, porca e arruela) (Não entendo muito de soldas e tal, por isso da dúvida). Editado Março 28, 2015 às 18:47 por ÁlvaroShiokawa
portownz Postado Março 28, 2015 às 18:59 Postado Março 28, 2015 às 18:59 Cara, tambem estou na busca de um banco DECENTE pra poder fazer supino e afins (Power rack, barra olímpica e anilhas já adquiri, faltando apenas o banco), achei interessante esse projeto que você fez. Olha o banco que eu fiz, usei metalon 50x50mm 3mm de espessura Deve aguentar uns 500kg no mínimo https://www.hipertrofia.org/forum/topic/153374-port/page-16#entry2339541 ÁlvaroShiokawa reagiu a isso 1
ÁlvaroShiokawa Postado Março 28, 2015 às 19:44 Postado Março 28, 2015 às 19:44 Olha o banco que eu fiz, usei metalon 50x50mm 3mm de espessura Deve aguentar uns 500kg no mínimo https://www.hipertrofia.org/forum/topic/153374-port/page-16#entry2339541 portowz, muito bacana esse teu projeto. Quanto ficou o custo de tudo? Eu falo isso pois, bom, os preços de muitos bancos no mercado livre, como você sabe, são um lixo, cobram muito pra oferecer um banco vagabundo cuja carga total é pouca (O que é 100% inviável pra quem quer treinar em casa e objetiva que o banco dure MUITO tempo e pretenda aumentar as cargas conforme evolui no treino). Mas assim, visto que você tem experiência e conhecimento, o que determina o quão forte, ou seja, o tanto de carga total, a armação do banco aguenta? É a espessura do metalon? Ou seria as dimensões das barras (Por exemplo, se uma barra de 60mm x 60mm aguentaria mais que uma de 50mm x 50mm?) No caso eu curti o projeto em 3d que o cara postou, parece que a armação, com esse terceiro pé, realmente vai dar um reforço.
portownz Postado Março 28, 2015 às 19:53 Postado Março 28, 2015 às 19:53 portowz, muito bacana esse teu projeto. Quanto ficou o custo de tudo? Banco Reto R$ 160 = R$ 63 (3m metalon) + R$ 35 (madeira) + R$ 15 (espuma 23 densidade) + R$ 20 (tecido, usei metade) + R$ 25 (tinta + verniz + parafusos) Sem o gasto da mão de obra. Sim, a maioria dos bancos vendidos no mercado livre são uma porcaria. Com certeza deve existir algum cálculo pra saber quanto aguenta, mas é tudo uma combinação do tamanho, da distância entre os suportes, da espessura, da madeira que vc vai por, etc. Quem pode te ajudar é alguém formado em engenharia, rs. Só sei que quando eu morrer esse banco ainda vai tá firme e forte. ÁlvaroShiokawa reagiu a isso 1
ÁlvaroShiokawa Postado Março 28, 2015 às 21:48 Postado Março 28, 2015 às 21:48 Banco Reto R$ 160 = R$ 63 (3m metalon) + R$ 35 (madeira) + R$ 15 (espuma 23 densidade) + R$ 20 (tecido, usei metade) + R$ 25 (tinta + verniz + parafusos) Sem o gasto da mão de obra. Sim, a maioria dos bancos vendidos no mercado livre são uma porcaria. Com certeza deve existir algum cálculo pra saber quanto aguenta, mas é tudo uma combinação do tamanho, da distância entre os suportes, da espessura, da madeira que vc vai por, etc. Quem pode te ajudar é alguém formado em engenharia, rs. Só sei que quando eu morrer esse banco ainda vai tá firme e forte. Se fosse pra estimar um preço pra a armação do desenho em 3d que foi postado, quanto q ficaria mais ou menos? Tanto para usar algo como 50mm x 50mm x 4mm , como para 50mm x 50mm x 3mm, e agora, exagerando, 60mm x 60mm x 3mm ou 60mm x 60mm x 4mm ?
portownz Postado Março 28, 2015 às 22:30 Postado Março 28, 2015 às 22:30 Liga pra uma empresa que vende ferro e faz o orçamento, o preço pode variar de região pra região. Paguei R$ 126 na barra de 6m do metalon 50x50mm, nem sei o preço dessas outras medidas aí ÁlvaroShiokawa reagiu a isso 1
LuizLeandro Postado Março 28, 2015 às 23:17 Postado Março 28, 2015 às 23:17 E aí, galera, blz? Sou novo no fórum e li o tópico todo. O pessoal aqui parece entender bastante sobre os tipos de materiais para a construção de equipamentos caseiros para musculação. Minha dúvida é: é possível criar um power rack com canos de ferro rosqueados? Tenho pra mim que seria mais fácil e mais barato, mas a estrutura também seria mais frágil. Mas alguém sabe o quão mais frágil seria? Será que aguentaria 200 kg? Abraço!
ÁlvaroShiokawa Postado Março 29, 2015 às 13:41 Postado Março 29, 2015 às 13:41 E aí, galera, blz? Sou novo no fórum e li o tópico todo. O pessoal aqui parece entender bastante sobre os tipos de materiais para a construção de equipamentos caseiros para musculação. Minha dúvida é: é possível criar um power rack com canos de ferro rosqueados? Tenho pra mim que seria mais fácil e mais barato, mas a estrutura também seria mais frágil. Mas alguém sabe o quão mais frágil seria? Será que aguentaria 200 kg? Abraço! Ae Luiz, blz cara? Quando você fala de canos, acredito que o princípio da resistêncai da estrutura seja parecido ao de quando se usam barras quadradas / retangulares de metalon... Tem que ver se esse cano é maciço, ou seja, não oco por dentro, o diâmetro, a qualidade do material. Se for oco, acredito que, assim como nas barras de metalom, se tiver uma parede interna com espessura maior, ele vai ser mais forte, e por ai vai. Medir certo o quanto de carga total suporta acho difícil medir ao certo =/... Mas já adianto que, se você tiver que fazer alguma alteração nesse cano, tipo um furo a mais, será mais difícil do que se fosse furar uma superfície, plana, tipo a do metalon... Falo isso pois esses dias arranjei dois canos no ferro velho para inprovisar um esquema para pendurar anilhas para o meu power rack, e foi chato de furar esse cano (Furar para poder passar um parafuso pra servir como trava no rack) justamente pela superfície irregular dele. Liga pra uma empresa que vende ferro e faz o orçamento, o preço pode variar de região pra região. Paguei R$ 126 na barra de 6m do metalon 50x50mm, nem sei o preço dessas outras medidas aí Haha valeu pela indicação cara.
LuizLeandro Postado Março 30, 2015 às 18:16 Postado Março 30, 2015 às 18:16 Ae Luiz, blz cara? Quando você fala de canos, acredito que o princípio da resistêncai da estrutura seja parecido ao de quando se usam barras quadradas / retangulares de metalon... Tem que ver se esse cano é maciço, ou seja, não oco por dentro, o diâmetro, a qualidade do material. Se for oco, acredito que, assim como nas barras de metalom, se tiver uma parede interna com espessura maior, ele vai ser mais forte, e por ai vai. Medir certo o quanto de carga total suporta acho difícil medir ao certo =/... Mas já adianto que, se você tiver que fazer alguma alteração nesse cano, tipo um furo a mais, será mais difícil do que se fosse furar uma superfície, plana, tipo a do metalon... Falo isso pois esses dias arranjei dois canos no ferro velho para inprovisar um esquema para pendurar anilhas para o meu power rack, e foi chato de furar esse cano (Furar para poder passar um parafuso pra servir como trava no rack) justamente pela superfície irregular dele. Haha valeu pela indicação cara. Álvaro, estava pensando em algo como esses caras fizeram: Apenas encaixando os canos até formar um rack completo. Lu83 reagiu a isso 1
ÁlvaroShiokawa Postado Março 30, 2015 às 20:32 Postado Março 30, 2015 às 20:32 Álvaro, estava pensando em algo como esses caras fizeram: Apenas encaixando os canos até formar um rack completo. Haha, bom exemplo Luiz, eu curto muito o canal dos Buff Dudes, e o do pai deles, o DIY Duke, ensina fazer muita coisa legal. e com umas pitadas de humor hahaa... Eu consegui fazer uma das engenhocas deles, o Forearm Wrist Roller, de longe me parece ser uma das mais fáceis e econômicas de se fazer (É pegar um cano de madeira, fazer um furo no centro, e passar uma corda nele haha). Agora com relação ao seu rack, e agora entendendo isso dos canos encaixáveis, eu não arriscaria usar eles não... Dá a impressão que não ficariam tão estáveis se comparado a soldas ou até mesmo parafusar com porcas e arruelas. E sim concordo que esse esquema de encaixar é bem mais prático. Até porque o tanto de carga que você iria carregar utilizando o power rack seria MUITO maior que qualquer carga que você carregaria e utilizaria com essas paralletes imagino? No meu power rack, as peças são juntas 100% por parafusos , porcas e arruelas e ele fica BEM estável.
Alan Ribeiro Postado Abril 7, 2015 às 03:24 Postado Abril 7, 2015 às 03:24 Alguém que entenda do assunto se possível poderia mim passar algumas informações úteis sobre o Comprimento e Altura corretas de um Cross Over ? Desde de Já Obrigado Agg Respostas Vlw
Praise Postado Abril 8, 2015 às 21:37 Postado Abril 8, 2015 às 21:37 Alguém que entenda do assunto se possível poderia mim passar algumas informações úteis sobre o Comprimento e Altura corretas de um Cross Over ? Desde de Já Obrigado Agg Respostas Vlw cara eu não entendo de crossover, mas esse cara aqui abaixo entende, ele tem um canal youtube com um video explicando como se faz um. algumas informaçães que ele postou (NESTE CROSS OVER USEI BARRAS DE METALON 3 MM ALTURA 2 30 ABERTURA LIVRE 3.30 ) tá ai algumas informações importantes espessura do metalon 3 mm altura 2,30 abertura livre 3,30 video https://youtu.be/_aSoPpitkFo?t=32
Riddikulus Postado Abril 9, 2015 às 20:41 Postado Abril 9, 2015 às 20:41 alguem me indica um rack pra comprar ? pode ser um half rack, desde que eu possa falhar no agachamento/supino sem problemas
ÁlvaroShiokawa Postado Abril 13, 2015 às 16:10 Postado Abril 13, 2015 às 16:10 alguem me indica um rack pra comprar ? pode ser um half rack, desde que eu possa falhar no agachamento/supino sem problemas Riddikulus, teria interesse em orçar fazer um power rack / half rack customizado? Se sim, te mando o contato de uma pessoa de confiança, ele fez meu power rack.
Visitante usuario_excluido2333 Postado Abril 14, 2015 às 03:02 Postado Abril 14, 2015 às 03:02 Quero pedir mais uma dica aqui, possuo um cavalete mas ele não tem barra de segurança, no lugar delas estava pensando em colocar estas duas parallettes de tamanho ajustável que eu possuo mas o problema é que o pé delas é muito largo e seu eu por por dentro do cavalete elas n permitem que o banco entre e se por por fora ficam mais largas que as barras. Acho q ninguém deve ter entendido muito bem mas esse n é o ponto, o que eu gostaria de saber é se eu posso diminuir o tamanho dos pés desses suporte para usá-los como barra de proteção, iria cortar metade deles. Ou será que cortando deixaria a estrutura propensa a cair caso uma barra pesada caísse em cima dela?
Praise Postado Abril 15, 2015 às 03:01 Postado Abril 15, 2015 às 03:01 seria melhor se vc adaptase barras de segurança em seu cavalete
PedroSilva Postado Abril 21, 2015 às 00:19 Postado Abril 21, 2015 às 00:19 (editado) Ta osso de achar 50x50 3mm, o maximo que consigo é 2mm... será que daria uma grande diferença de resistencia no power rack? ainda me resta uma ultima esperança aqui em alagoas... talvez tenha uma loja que eu consiga por encomenda o de 3mm,.. taalvez... rsrs ah... o valor, 50x50 2mm, 83 reais... se eu conseguir encomendar, vou logo pegar 60x60 3mm.... Editado Abril 21, 2015 às 00:19 por PedroSilva
Praise Postado Abril 21, 2015 às 03:37 Postado Abril 21, 2015 às 03:37 (editado) Ta osso de achar 50x50 3mm, o maximo que consigo é 2mm... será que daria uma grande diferença de resistencia no power rack? ainda me resta uma ultima esperança aqui em alagoas... talvez tenha uma loja que eu consiga por encomenda o de 3mm,.. taalvez... rsrs ah... o valor, 50x50 2mm, 83 reais... se eu conseguir encomendar, vou logo pegar 60x60 3mm.... cara já li o tópico inteiro e pelos relatos de quem já fez com metalon 2 mm ficou muito bom, um pawe rack de 3 mm seria ideal para uma academia, onde o mesmo é usado varias vezes ao dia, agora para nos que iremos usar no máximo uma vez ao dia 2 mm tá ótimo, eu mesmo comprei 3 barra de 6 metros 50x50 2mm e já comecei o meu projeto, tudo feito por mim, com as informações desse tópico e do portownz que também me passou algumas informações. 50x50 2mm aprovado. flw Editado Julho 29, 2015 às 03:55 por Praise
PedroSilva Postado Abril 21, 2015 às 11:42 Postado Abril 21, 2015 às 11:42 cara já li o tópico inteiro e pelos relatos de que já fez com metalon 2 mm ficou muito bom, um pawe rack de 3 mm seria ideal para uma academia, onde o mesmo é usado varias vezes ao dia, agora para nos que iremos usar no máximo uma vez ao dia 2 mm tá ótimo, eu mesmo comprei 3 barra de 6 metros 50x50 2mm e já comecei o meu projeto, tudo feito por mim, com as informações desse tópico e do portownz que também me passou algumas informações. 50x50 2mm aprovado. flw Entao vou de 2mm mesmo... 3mm teria que ser por encomenda, e bem mais caro, rsrs praise, voce mesmo vai fazer os furos de regulagem? tava pensando em eu mesmo fazer.... comprar um jogo de serra copos pra acoplar na furadeira q tenho e fazer... mas nao sei se vai dar certo rsrs depois posta foto ai, do teu projeto, abraço! obs, no meio do ano devo começar o meu, nas ferias da facul rsrs ao menos terei as noites livres
igorn Postado Abril 21, 2015 às 11:45 Postado Abril 21, 2015 às 11:45 Pedro, na época que eu estava pensando em fazer meu próprio power também não achei metalon de 3mm, mas algumas pessoas me garantiram que era seguro. Lembro só de algumas ressalvas, como por exemplo não fazer muitas furações próximas e um rapaz falou que seria bom fazer um furo maior e cobrir a extremidade com borracha para que a peça não rasgue depois de um tempo. Quanto a estabilidade, acho que é de boa. Curiosidade: Quando fui em algumas serralherias e perguntei se eles tinham metalon de tamanho X mm eles falaram que não tinham mas quando eu ia ver lá estavam os metalons, dai eles falavam que era metalon com bitola tal. rsrs Não sei se tem a ver mas as vezes eles não conhecem.
ÁlvaroShiokawa Postado Abril 21, 2015 às 12:13 Postado Abril 21, 2015 às 12:13 Pedro, na época que eu estava pensando em fazer meu próprio power também não achei metalon de 3mm, mas algumas pessoas me garantiram que era seguro. Lembro só de algumas ressalvas, como por exemplo não fazer muitas furações próximas e um rapaz falou que seria bom fazer um furo maior e cobrir a extremidade com borracha para que a peça não rasgue depois de um tempo. Quanto a estabilidade, acho que é de boa. Curiosidade: Quando fui em algumas serralherias e perguntei se eles tinham metalon de tamanho X mm eles falaram que não tinham mas quando eu ia ver lá estavam os metalons, dai eles falavam que era metalon com bitola tal. rsrs Não sei se tem a ver mas as vezes eles não conhecem. HUHUEHUE por isso que o pessoal fala para procurar serralheiros profissionais e de confiança se for mandar fazer o rack ou cortar as peças. Esse aí mal conhece os materiais, como você disse, quem dirá confiar que saberia cortar direito hahaha.
PedroSilva Postado Abril 21, 2015 às 14:37 Postado Abril 21, 2015 às 14:37 é porque eles nao usam essas medidas.. 3mm... 2mm.... 1,2mm... eles usam o referencial de chapa, chapa 18(1,2mm)... chapa 14(2mm)... ai é mais na linguagem deles, metalon 50x50 na chapa 14.... 12... e assim vai kkkk Pedro, na época que eu estava pensando em fazer meu próprio power também não achei metalon de 3mm, mas algumas pessoas me garantiram que era seguro. Lembro só de algumas ressalvas, como por exemplo não fazer muitas furações próximas e um rapaz falou que seria bom fazer um furo maior e cobrir a extremidade com borracha para que a peça não rasgue depois de um tempo. Quanto a estabilidade, acho que é de boa. Curiosidade: Quando fui em algumas serralherias e perguntei se eles tinham metalon de tamanho X mm eles falaram que não tinham mas quando eu ia ver lá estavam os metalons, dai eles falavam que era metalon com bitola tal. rsrs Não sei se tem a ver mas as vezes eles não conhecem. pois é mano, acho q vou de 2mm mesmo, mais facil de conseguir os metalons :D ÁlvaroShiokawa reagiu a isso 1
Praise Postado Abril 22, 2015 às 00:25 Postado Abril 22, 2015 às 00:25 ontem fiz os furos com serra copo e furadeira e vou te dizer cara, foi osso mas ficou muito bom, segue fotos quando terminar posto mais fotos com mais detalhes de como foi feito e medidas. pawer já soldado, mas falta muito ainda para terminar. ÁlvaroShiokawa, portownz, PedroSilva e 1 outro reagiu a isso 4
PedroSilva Postado Abril 22, 2015 às 00:43 Postado Abril 22, 2015 às 00:43 ontem fiz os furos com serra copo e furadeira e vou te dizer cara, foi osso mas ficou muito bom, segue fotos quando terminar posto mais fotos com mais detalhes de como foi feito e medidas. orra... muito bom hein praise...gostei! ta ficando show. quais as medidas? tambem queria comprar um serra copos pra eu mesmo fazer os furos.... tenho algumas duvidas... qual foi o macete que voce usou pra conseguir fazer os furos? tenho receio de fazer furos desalinhados... como voce fez pra sairem alinhados?
Praise Postado Abril 22, 2015 às 17:15 Postado Abril 22, 2015 às 17:15 (editado) orra... muito bom hein praise...gostei! ta ficando show. quais as medidas? tambem queria comprar um serra copos pra eu mesmo fazer os furos.... tenho algumas duvidas... qual foi o macete que voce usou pra conseguir fazer os furos? tenho receio de fazer furos desalinhados... como voce fez pra sairem alinhados? medidas internas do rack, largura 1,20, profundidade 1,30, altura 2,10, espaço entre os furos 15 cm, diametro dos furos, 3\4 ou 19 mm. o problema de se usar furadeira é que por mais que vc tente fazer os furos alinhados eles sairão desalinhados, principalmente quando a serra copo perde o fio ai fica osso, pensando nisso desenvolvi essa super gambiara kkkk,a função é simples apenas direcionar a serra copo e impedir que a mesma saia do centro, o deslocamento da serra foi apenas de 0,5 mm(meio milimetro) no meio tem uma rolemã do mesmo diametro da serra copo é importante também depois de fazer a marcação de referencia com um punção, fazer pré furos, para depois fazer os furo definitivos. flw Editado Abril 22, 2015 às 17:22 por Praise PedroSilva, ÁlvaroShiokawa e Rogerxcmer reagiu a isso 3
Mklek Postado Abril 22, 2015 às 17:32 Postado Abril 22, 2015 às 17:32 Salve Praise! Não sei se você usou lubrificação para fazer os furos. O ideal era usar fluido próprio, eu achei caro na época e usei uma mistura de água com aditivo para radiador ( umas gotas por potinho já é suficiente). Diminuir a temperatura conserva a serra/broca e facilita muito a furação. Meu Power tem 22 furos de 1" = 176 furos em chapa 3mm. Tudo furado a mão. Missão impossível, hahaha. O alinhamento não ficou legal. Tive que dar uma alargada em alguns furos, para isto usei uma broca escalonada. Aposto que você está usando uma serra Starret e a guia da makita, kkkkk. Igual a minha. ÁlvaroShiokawa e Praise reagiu a isso 2
PedroSilva Postado Abril 22, 2015 às 18:41 Postado Abril 22, 2015 às 18:41 Voces sao uns ninjas! kkkkk praise, que engenhoca gambiarralista incrivel hein? com certeza irei bolar algo assim, com certeza! kkk ficou muito bacana! desse jeito aposto que facilitou muito... agora vou pesquisar como usar um serra copo na furadeira, nao sei... entendo muito de furos com furadeira, manuseio tem um tempo ja... mas em materia de serra copo sou um completo leigo, me ajudou muito saber dessa ideia da gambiarra ai! kk valeu! vou assistir uns videos sobre uso da serra copo...
Praise Postado Abril 23, 2015 às 16:51 Postado Abril 23, 2015 às 16:51 (editado) Salve Praise! Não sei se você usou lubrificação para fazer os furos. O ideal era usar fluido próprio, eu achei caro na época e usei uma mistura de água com aditivo para radiador ( umas gotas por potinho já é suficiente). Diminuir a temperatura conserva a serra/broca e facilita muito a furação. Meu Power tem 22 furos de 1" = 176 furos em chapa 3mm. Tudo furado a mão. Missão impossível, hahaha. O alinhamento não ficou legal. Tive que dar uma alargada em alguns furos, para isto usei uma broca escalonada. Aposto que você está usando uma serra Starret e a guia da makita, kkkkk. Igual a minha. pois é man se vc tivesse postado essa informação antes eu nao teria perdido uma serra copokkkkk, sem lubrificação eu perdi uma serra na primeira barra, fui la na loja e comprei outra e perguntei como que usava ai o vendedor disse, com a rotaçao da furadeira baixa e lubrificação, como o fluido própio tava caro usei oleo de cozinha e água e nao é que deu certo kkkk furei as tres barras restantes e ainda dava para furar mais uma. usei tudo da starret e essa broca escalonanda nem sabia que existia, boa informção, se algum furo estiver fora vou usar. Voces sao uns ninjas! kkkkk praise, que engenhoca gambiarralista incrivel hein? com certeza irei bolar algo assim, com certeza! kkk ficou muito bacana! desse jeito aposto que facilitou muito... agora vou pesquisar como usar um serra copo na furadeira, nao sei... entendo muito de furos com furadeira, manuseio tem um tempo ja... mas em materia de serra copo sou um completo leigo, me ajudou muito saber dessa ideia da gambiarra ai! kk valeu! vou assistir uns videos sobre uso da serra copo... essa gambirra me ajudou bastante os furos sairão bem no centro, qualquer coisa é só usar essa broca escalonanda Editado Abril 23, 2015 às 16:53 por Praise ÁlvaroShiokawa e Mklek reagiu a isso 2
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora