Dipunker Postado Maio 16, 2012 às 14:25 Postado Maio 16, 2012 às 14:25 O paranaense Maurício Shogun Rua, ex-campeão da categoria meio-pesados do UFC (Ultimate Fighting Championship), é coxa-branca confesso, de ir ao Estádio Couto Pereira e apoiar o Verdão desde pequeno. Dentro do octógono, o lutador adota postura contrária à de outros lutadores que levam as cores dos clubes para a luta – casos do flamenguista José Aldo, do corintiano Anderson Silva, do cruzeirense Paulo Thiago e do colorado Minotauro. A moda que associou equipes de futebol a lutadores é parte de uma estratégia de marketing, que geralmente rende lucros tanto para o MMA quanto para os clubes. No entanto, o lutador curitibano, que chegou a ser procurado por Coritiba e Palmeiras em agosto de 2011 e descartou um acerto, lembra que existe outro lado. - Eu não acho legal vincular o futebol com o MMA. No Brasil, o futebol tem o fanatismo e as pessoas realmente gostam muito. A partir do momento em que eu vestir a camisa do Coxa, pego a antipatia de outros torcedores – afirmou o curitibano de 30 anos. Shogun se prepara para enfrentar o compatriota Thiago Silva no UFC 149, no dia 21 de julho, no Canadá e, em entrevista exclusiva ao GLOBOESPORTE.COM, falou sobre a luta e também outras polêmicas, como a postura do norte-americano Chael Sonnen, que aproveita todas as oportunidades para criticar o rival Anderson Silva. O lutador também comenta sobre a importância da família e fala do desejo de uma revanche contra Jon Jones, atual campeão dos meio-pesados. Maurício Shogun Rua, 30 anos, recebeu a reportagem na própria academia, onde se prepara para encarar Thiago Silva. Confira a entrevista com Maurício Shogun Rua: Como está a preparação para a próxima luta, contra o Thiago Silva? E como é enfrentar um compatriota? Agora, a gente tem, para a luta, dois meses e pouquinho. Uma data razoavelmente longa ainda. Estou treinando bastante. Daqui a duas semanas, a gente entra na reta final, para treinar com mais intensidade. Na verdade, eu não gosto lutar com brasileiros. Prefiro lutar com gringos, mas a gente não tem opção. O Brasil está no topo do mundo em atletas. Então, isso é inevitável. Você conquistou o cinturão. Na luta seguinte, perdeu. Como é reiniciar a caminhada para reconquistar o cinturão? Na verdade, a gente está preparado para o pior. A gente sempre quer ganhar, mas somos atletas e, infelizmente, tem a derrota também. Eu perdi o cinturão e, hoje, meu foco é reconquistar o cinturão. Lógico que meu primeiro foco é vencer o Thiago Silva, mas o meu grande sonho é reconquistar o cinturão e vencer o Jon Jones. 'Eu não acho legal vincular futebol com o MMA' (Foto: Fernando Araújo/Globoesporte.com) Você é torcedor do Coritiba desde pequeno e, apesar disso, não leva isso para o octógono. Você não usa camisa, bermuda ou boné do Coritiba. Por quê? Sou coxa-branca, todo mundo sabe. Hoje, eu tenho patrocinadores que me vestem. E eu não acho legal vincular o futebol com o MMA. No Brasil, o futebol tem o fanatismo e as pessoas realmente gostam muito. Então, a partir do momento em que eu vestir a camisa do Coxa, pego a antipatia de outros torcedores. Então, prefiro não vincular tanto esta imagem. E com relação aos outros lutadores, como Anderson Silva e José Alvo, por qual motivo eles usam? O que, na tua opinião, eles ganham com isso? Talvez pelo lado financeiro, não sei. Cada um tem seu empresário, sua estratégia de marketing e mídia. Então, cada um faz da maneira como acha legal. Você está dentro do mundo das lutas, como atleta, e também ligado ao futebol, como torcedor. Como você vê essa concorrência? Você já vê a luta como concorrente do futebol? Não, acho que não. Hoje, no Brasil, a luta, o MMA já é o esporte de número dois. O futebol é, realmente, a grande paixão nacional. Não é concorrente, não. A pessoa que gosta de futebol pode gostar de MMA também. Não interfere as coisas, não. Com relação ao comportamento fora dos octógonos, o conhecido ‘Trash talk’, como você analisa isso? O comportamento do Chael Sonnen, adversário do Anderson Silva, por exemplo. Cada um tem sua personalidade, né? Cada lutador tem sua personalidade e fala aquilo que acha interessante, aquilo que quer. Eu sou um cara mais reservado, não gosto de me expor, não gosto de expor meu adversário. Prefiro mostrar o que sei lá em cima. Como falei, cada um tem sua personalidade e tem pessoas que gostam de fazer mídia com isso, gostam de aparecer, o que não acho legal. Mas, para você, isso faz parte da luta ou é um desrespeito aos lutadores e ao esporte? Vejo como desrespeito o que o Sonnen faz, por exemplo. Mas isso faz parte da luta. O boxe, o MMA é assim. Tem essa rivalidade e acaba vendendo mais. O público em casa gosta desta rivalidade, então sempre vai existir isso, é normal. Como falou, você é um cara tranquilo. Com relação à família, você tem dois irmãos lutadores e uma mãe corredora, isso ajuda? Ajuda. Minha mãe é uma incentivadora. Meu irmão também sempre me incentivou. Então, para nós, é muito bom isso, a família também fazendo esporte. Com certeza meus maiores incentivadores são minha mãe e meu irmão. Aos 30 anos, você já pensa em aposentadoria? Não. Pretendo lutar mais seis ou sete anos, pelo menos. Este é o meu objetivo.
Budega Postado Maio 16, 2012 às 14:46 Postado Maio 16, 2012 às 14:46 kero mt q ele ganhe 2-3x lutas, e atropele o jon jones
Visitante Postado Maio 16, 2012 às 14:56 Postado Maio 16, 2012 às 14:56 kero mt q ele ganhe 2-3x lutas, e atropele o jon jones Querer eu também quero! Mas, que é dificil é.. Mas já pensou ele nocauteando o Jones? Um nocautão mesmo, nada de TKO.. Ia ser lindo!
Mav3r;ck Postado Maio 16, 2012 às 16:12 Postado Maio 16, 2012 às 16:12 Ele deveria ter pensado nisso antes!!! Ja posou fazendo simbolo de T.O. mediocre que incita a violência. Pra 60% do estado do Pr ele não se cria!!!
Leeo Postado Maio 17, 2012 às 03:34 Postado Maio 17, 2012 às 03:34 Ele deveria ter pensado nisso antes!!! Ja posou fazendo simbolo de T.O. mediocre que incita a violência. Pra 60% do estado do Pr ele não se cria!!! o cara pode ser de T.O. ir ao estádio e tal, mas ele sabe separar as coisas ele até chegou a expulsar o Alexandre Sangue da academia dele depois que ele brigou no rebaixamento do Coxa
lololol Postado Maio 17, 2012 às 13:03 Postado Maio 17, 2012 às 13:03 o cara pode ser de T.O. ir ao estádio e tal, mas ele sabe separar as coisas ele até chegou a expulsar o Alexandre Sangue da academia dele depois que ele brigou no rebaixamento do Coxa Se eu não me engano ele já voltou a treinar com ele...
Leeo Postado Maio 18, 2012 às 02:03 Postado Maio 18, 2012 às 02:03 Se eu não me engano ele já voltou a treinar com ele... voltou sim, mas não pode mais ir ao estádio
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora