Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Coxa-Branca, Shogun Reprova Vínculo Entre Futebol E Ufc: 'não Acho Legal'

Dipunker

Posts Recomendados

Postado

O paranaense Maurício Shogun Rua, ex-campeão da categoria meio-pesados do UFC (Ultimate Fighting Championship), é coxa-branca confesso, de ir ao Estádio Couto Pereira e apoiar o Verdão desde pequeno. Dentro do octógono, o lutador adota postura contrária à de outros lutadores que levam as cores dos clubes para a luta – casos do flamenguista José Aldo, do corintiano Anderson Silva, do cruzeirense Paulo Thiago e do colorado Minotauro.

A moda que associou equipes de futebol a lutadores é parte de uma estratégia de marketing, que geralmente rende lucros tanto para o MMA quanto para os clubes. No entanto, o lutador curitibano, que chegou a ser procurado por Coritiba e Palmeiras em agosto de 2011 e descartou um acerto, lembra que existe outro lado.

- Eu não acho legal vincular o futebol com o MMA. No Brasil, o futebol tem o fanatismo e as pessoas realmente gostam muito. A partir do momento em que eu vestir a camisa do Coxa, pego a antipatia de outros torcedores – afirmou o curitibano de 30 anos.

Shogun se prepara para enfrentar o compatriota Thiago Silva no UFC 149, no dia 21 de julho, no Canadá e, em entrevista exclusiva ao GLOBOESPORTE.COM, falou sobre a luta e também outras polêmicas, como a postura do norte-americano Chael Sonnen, que aproveita todas as oportunidades para criticar o rival Anderson Silva.

O lutador também comenta sobre a importância da família e fala do desejo de uma revanche contra Jon Jones, atual campeão dos meio-pesados. Maurício Shogun Rua, 30 anos, recebeu a reportagem na própria academia, onde se prepara para encarar Thiago Silva.

Confira a entrevista com Maurício Shogun Rua:

Como está a preparação para a próxima luta, contra o Thiago Silva? E como é enfrentar um compatriota?

Agora, a gente tem, para a luta, dois meses e pouquinho. Uma data razoavelmente longa ainda. Estou treinando bastante. Daqui a duas semanas, a gente entra na reta final, para treinar com mais intensidade. Na verdade, eu não gosto lutar com brasileiros. Prefiro lutar com gringos, mas a gente não tem opção. O Brasil está no topo do mundo em atletas. Então, isso é inevitável.

Você conquistou o cinturão. Na luta seguinte, perdeu. Como é reiniciar a caminhada para reconquistar o cinturão?

Na verdade, a gente está preparado para o pior. A gente sempre quer ganhar, mas somos atletas e, infelizmente, tem a derrota também. Eu perdi o cinturão e, hoje, meu foco é reconquistar o cinturão. Lógico que meu primeiro foco é vencer o Thiago Silva, mas o meu grande sonho é reconquistar o cinturão e vencer o Jon Jones.

shogun_entrevista_iii_1.jpg'Eu não acho legal vincular futebol com o MMA'

(Foto: Fernando Araújo/Globoesporte.com)

Você é torcedor do Coritiba desde pequeno e, apesar disso, não leva isso para o octógono. Você não usa camisa, bermuda ou boné do Coritiba. Por quê?

Sou coxa-branca, todo mundo sabe. Hoje, eu tenho patrocinadores que me vestem. E eu não acho legal vincular o futebol com o MMA. No Brasil, o futebol tem o fanatismo e as pessoas realmente gostam muito. Então, a partir do momento em que eu vestir a camisa do Coxa, pego a antipatia de outros torcedores. Então, prefiro não vincular tanto esta imagem.

E com relação aos outros lutadores, como Anderson Silva e José Alvo, por qual motivo eles usam? O que, na tua opinião, eles ganham com isso?

Talvez pelo lado financeiro, não sei. Cada um tem seu empresário, sua estratégia de marketing e mídia. Então, cada um faz da maneira como acha legal.

Você está dentro do mundo das lutas, como atleta, e também ligado ao futebol, como torcedor. Como você vê essa concorrência? Você já vê a luta como concorrente do futebol?

Não, acho que não. Hoje, no Brasil, a luta, o MMA já é o esporte de número dois. O futebol é, realmente, a grande paixão nacional. Não é concorrente, não. A pessoa que gosta de futebol pode gostar de MMA também. Não interfere as coisas, não.

Com relação ao comportamento fora dos octógonos, o conhecido ‘Trash talk’, como você analisa isso? O comportamento do Chael Sonnen, adversário do Anderson Silva, por exemplo.

Cada um tem sua personalidade, né? Cada lutador tem sua personalidade e fala aquilo que acha interessante, aquilo que quer. Eu sou um cara mais reservado, não gosto de me expor, não gosto de expor meu adversário. Prefiro mostrar o que sei lá em cima. Como falei, cada um tem sua personalidade e tem pessoas que gostam de fazer mídia com isso, gostam de aparecer, o que não acho legal.

Mas, para você, isso faz parte da luta ou é um desrespeito aos lutadores e ao esporte?

Vejo como desrespeito o que o Sonnen faz, por exemplo. Mas isso faz parte da luta. O boxe, o MMA é assim. Tem essa rivalidade e acaba vendendo mais. O público em casa gosta desta rivalidade, então sempre vai existir isso, é normal.

Como falou, você é um cara tranquilo. Com relação à família, você tem dois irmãos lutadores e uma mãe corredora, isso ajuda?

Ajuda. Minha mãe é uma incentivadora. Meu irmão também sempre me incentivou. Então, para nós, é muito bom isso, a família também fazendo esporte. Com certeza meus maiores incentivadores são minha mãe e meu irmão.

Aos 30 anos, você já pensa em aposentadoria?

Não. Pretendo lutar mais seis ou sete anos, pelo menos. Este é o meu objetivo.

Postado

kero mt q ele ganhe 2-3x lutas, e atropele o jon jones

Querer eu também quero! Mas, que é dificil é..

Mas já pensou ele nocauteando o Jones? Um nocautão mesmo, nada de TKO..

Ia ser lindo!

Postado

Ele deveria ter pensado nisso antes!!! Ja posou fazendo simbolo de T.O. mediocre que incita a violência.

Pra 60% do estado do Pr ele não se cria!!!

Postado

Ele deveria ter pensado nisso antes!!! Ja posou fazendo simbolo de T.O. mediocre que incita a violência.

Pra 60% do estado do Pr ele não se cria!!!

o cara pode ser de T.O. ir ao estádio e tal, mas ele sabe separar as coisas

ele até chegou a expulsar o Alexandre Sangue da academia dele depois que ele brigou no rebaixamento do Coxa

Postado

o cara pode ser de T.O. ir ao estádio e tal, mas ele sabe separar as coisas

ele até chegou a expulsar o Alexandre Sangue da academia dele depois que ele brigou no rebaixamento do Coxa

Se eu não me engano ele já voltou a treinar com ele...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...