Ir para conteúdo

Acabando Com As Dúvidas Artigo :treino Ou Dieta? O Que É Mais Importante Para A Hipertrofia?


Posts Recomendados

Postado

Qual o fator mais importante para que possamos chegar aos nossos objetivos dentro da musculação?

Quem nunca se deparou com frases do tipo: “No fisiculturismo, 60% é dieta, 20% é o treino e 20% é o descanso!” ? Da mesma forma, quem nunca se deparou com profissionais de uma área ou outra puxando para o seu lado maior importância no que se diz respeito a treino, dieta e descanso em relação aos ganhos musculares?

Obviamente a dieta é um fator primordial para quem deseja obter quaisquer ganhos coerentes, sejam eles grandes ou pequenos. É através da dieta que disponibilizamos energia suficiente ao corpo para a atividade física e do dia-a-dia, para a síntese de novos tecidos, para o aumento na captação de glicose pelo músculo, para a síntese de hormônios protéicos e esteróides e para outros milhões de fatores. É através da dieta que possibilitamos também a disponibilidade de água, hidratando adequadamente o corpo, possibilitamos a disponibilidade de micronutrientes que atuarão como co-fatores nos processos metabólicos, etc etc etc. Em suma, a dieta possibilita a existência da vida e não tão somente do desempenho físico.

Em contrapartida, como estamos falando da prática esportiva e mais especificamente da hipertrofia muscular, seria totalmente incoerente não levar em conta os fatores proporcionados pelo treino. É através dele que temos a possibilidade de estimular o corpo das mais diferentes maneiras para que assim possamos causar as adaptações e superações conforme nosso objetivo. É através do treino que damos o estímulo necessário para o desenvolvimento não só muscular, mas ósseo, tendíneo, cartilaginoso, entre outros, do corpo.

Pois bem… Como podemos ver, ambos possuem papéis fundamentais no que se diz respeito ao fisiculturismo, mas, afinal, qual é mais importante?

Se me perguntassem isso a um tempo atrás, eu certamente diria que a dieta. É através dela que de fato conseguimos modificar nosso corpo para o ganho de peso, para o emagrecimento ou para o que for. Mas com o passar dos tempos e com o pouco que aprendo dia-a-dia hoje digo que ambos possuem exatamente a mesma importância.

Imagine que você mantenha uma dieta hipercalórica perfeita, com suplementos de altíssima eficácia e tecnologia, com alimentos finos e com alto valor nutricional. Mas, que não pratique atividade física. Qual será o resultado? Você ganhará peso sim… Mas peso gordo! Sem que haja o estímulo, as células musculares não necessitarão de reparo, o músculo não captará mais glicose, água e outros e consequentemente não haverá hipertrofia muscular. E é para isso que damos o devido estímulo através do treino.

Todavia, digamos que você pratique atividade física adequadamente, utilize uma intensidade absurdamente alta, treine no limite e obtenha um bom desempenho físico. Isso provavelmente não refletirá em resultados caso você não obtenha uma alimentação adequada para suprir suas demandas de energia, de proteínas, de lipídios e de micronutrientes. O resultado pode até ser um pequeno desenvolvimento muscular (pois todo mundo come algo, não é mesmo?) mas, com certeza absoluta, o desenvolvimento muscular deixará muito a desejar.

Como podemos bem ver, ambos os aspectos são fundamentais para obter um corpo realmente invejável. Enfocar apenas em um ou em outro é seguir o caminho pela metade. Treino depende sim de dieta e dieta depende sim de treino. Um complementa o outro e assim, formam-se os fins necessários.

Bons treinos!

Visitante usuario_excluido22
Postado

É como eu costumo dizer: "a musculação depende da nutrição. As duas estão juntas, unidas, se vc falhar em uma, as duas se anulam."

Postado

Valeo cara, bem esclarecedor...a gente sempre fica na duvida em qual levar mais a serio...tipo...alguns se ligam mais no treino eu prefiro a alimentação mas claro sem deixar de lado o treino.

Postado

O melhor a fazer é definir o objetivo principal, depois definir a dieta necessária e adaptável às suas condições de tempo e de grana, e então definir o treino que se adequa melhor para esse fim, baseado nas respostas anteriores.

Sendo assim, eu acredito ser melhor que o treino dependa da dieta, e não  o contrário. Se vc fizer uma dieta que depende do treino, possivelmente poderá não conseguir mantê-la por muito tempo, ou sequer começá-la.

O que eu quero dizer com dieta dependendo do treino:

Um sujeito decide que vai treinar pra hipertrofia, com altas cargas e intensidadesm num treino após o horário de expediente, digamos, às 19:00hs. Então, nesse caso, ele precisa comer carboidratos antes do treino e talvez durante para manter os níveis de açúcar no sangue estáveis enquanto se exercita por muito tempo. Então ele está fazendo dieta em função do treino.

Só que esse tipo de dependência pode levar o cara a consumir mais do que precisa, ou não conseguir seguir por falta de tempo, oportunidade ou $.

O contrário, que eu acredito ser o ideal, é estabelecer uma dieta que se adeque ao objetivo, e então definir um treino que se adeque na dieta que vc realmente pode fazer, mas também que seja em função do objetivo.

não sei se fui claro nesse sentido, mas de certa forma concordo com os primeiros posts. Um depende do outro, invariavelmente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...