Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fim Das Sacolas Plásticas X Lixeira


AVPR

Posts Recomendados

Os supermercados também vão vender as sacolas biodegradáveis por R$0,19-0,25, mas dizem que são frageis e muito piores que as sacolas plásticas. Dependendo da situação as oxibiodegradáveis valem mais a pena.

Ou leva em caixas de papelão, se estiver de carro e não quiser gastar nada. :D

Editado por rodrigues94
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Respostas 21
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Finalmente uma decisão sensata, agora o pessoal consegue se perder com o que fazer LOL Simples, comprando sacos mais ecologicos (para lixos, etc) que já são vendidos a tempos e que todo mundo ignora.

Bom, já concordamos no ponto que o fim da oferta gratuita das sacolas plásticas não irá diminuir o consumo de sacolas plásticas, pois a grande maioria das pessoas utiliza as sacolas plásticas que trazem do mercado em outras destinações.

O único benefício que sobra é a substituição das tradicionais pelas biodegradáveis. Mas vem cá, por que em vez de pararem de disponibilizar as sacolas tradicionais, não as substituiram pelas biodegradáveis? Por que nós consumidores é que temos que arcar com o custo de comprar sacolas mais ecológicas, já que o custo das sacolas sempre estiveram embutidas nos preços dos produtos?

E mais uma vez repito: abri este tópico para debater como substituir as sacolas plásticas nas outras destinações que dávamos a elas.

Bom, já concordamos no ponto que o fim da oferta gratuita das sacolas plásticas não irá diminuir o consumo de sacolas plásticas, pois a grande maioria das pessoas utiliza as sacolas plásticas que trazem do mercado em outras destinações.

O único benefício que sobra é a substituição das tradicionais pelas biodegradáveis. Mas vem cá, por que em vez de pararem de disponibilizar as sacolas tradicionais, não as substituiram pelas biodegradáveis? Por que nós consumidores é que temos que arcar com o custo de comprar sacolas mais ecológicas, já que o custo das sacolas sempre estiveram embutidas nos preços dos produtos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Bom, já concordamos no ponto que o fim da oferta gratuita das sacolas plásticas não irá diminuir o consumo de sacolas plásticas, pois a grande maioria das pessoas utiliza as sacolas plásticas que trazem do mercado em outras destinações.

O único benefício que sobra é a substituição das tradicionais pelas biodegradáveis. Mas vem cá, por que em vez de pararem de disponibilizar as sacolas tradicionais, não as substituiram pelas biodegradáveis? Por que nós consumidores é que temos que arcar com o custo de comprar sacolas mais ecológicas, já que o custo das sacolas sempre estiveram embutidas nos preços dos produtos?

Pelo simples motivo: não foram obrigados a substituir as sacolas. Governo iria comprar mais briga se obrigassem elas a substituir os sacos por outros mais caros (diminuindo o lucro por cada produto). Antes vc já estava pagando pelos sacos, agora não (apesar de que na percepção de preço é provavel que não mude muita coisa a primeira vista, já que distribuíam o preço dos saquinhos eram feitos em rateio em praticamente todos os produtos, por exemplo +1 centavo a mais por cada unidade de tal produtos, etc)

Em qualquer outro pais que já adota isso a muitos anos (maioria da europa por exemplo) nenhum supermercado da saquinhos biogradavel ou não (mas deixam as sacolas a disposição para venda), quem quer saco para colocar lixo/etc compra os sacos para isso.

Ainda não vi nenhum problema em comprar os sacos em separado pra lixo, a unica diferença é que antes era apenas comodo pois "já vinham junto".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo simples motivo: não foram obrigados a substituir as sacolas. Governo iria comprar mais briga se obrigassem elas a substituir os sacos por outros mais caros (diminuindo o lucro por cada produto). Antes vc já estava pagando pelos sacos, agora não (apesar de que na percepção de preço é provavel que não mude muita coisa a primeira vista, já que distribuíam o preço dos saquinhos eram feitos em rateio em praticamente todos os produtos, por exemplo +1 centavo a mais por cada unidade de tal produtos, etc)

Em qualquer outro pais que já adota isso a muitos anos (maioria da europa por exemplo) nenhum supermercado da saquinhos biogradavel ou não (mas deixam as sacolas a disposição para venda), quem quer saco para colocar lixo/etc compra os sacos para isso.

Ainda não vi nenhum problema em comprar os sacos em separado pra lixo, a unica diferença é que antes era apenas comodo pois "já vinham junto".

Acho que você não sabe o histórico dessa questão. Primeiramente, houve uma lei proibindo o uso de sacolas a partir de 01/01/2012. Porém, a justiça a entendeu ilegal e suspendeu por liminar. Para driblar essas questões jurídicas o governo fez um acordo com as associações de mercados para acabarem com a distribuição gratuita das sacolas.

Mas o engraçado é que as sacolas vão continuar, só que agora serão cobradas. Tudo isso com a desculpa de que agora elas são "ecologicamente corretas". Ora, não era melhor terem feito um "acordo" para a substituição, e não fim da disponibilidade gratuita? Em algum momento a parte mais interessada no assunto, nós consumidores, fomos consultados? E as pessoas mais pobres, que não podem se dar ao luxo de ficarem gastando dinheiro com "bolsas ecologicamente corretas" e sacos plásticos para a lixeira, banheiro, etc, como vão fazer? Enfim, em acordo de poderosos, quem paga (literalmente!!) o pato somos nós...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui em Belo Horizonte já estamos com essa lei, começo acho que no meio do ano passado!

O jeito é vc comprar sacola msm pra juntar lixo ou usar aquela sacola de pão ou jornal (se vc recebi na sua casa)! Pra carregar as compras, o melhor msm é vc comprar essa bolsa ou alguma coisa do tipo, compra umas 2 ou 3 por ai, nem é tão caro e fica tranquilo, no meu caso eu uso a bolsa e se sobrar deixo na rede que vem no porta malas do carro, se não tiver a rede usa caixa!! No começo é ruim por causa do costume que a gente tem, mas depois fica tranquilo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que você não sabe o histórico dessa questão. Primeiramente, houve uma lei proibindo o uso de sacolas a partir de 01/01/2012. Porém, a justiça a entendeu ilegal e suspendeu por liminar. Para driblar essas questões jurídicas o governo fez um acordo com as associações de mercados para acabarem com a distribuição gratuita das sacolas.

Mas o engraçado é que as sacolas vão continuar, só que agora serão cobradas. Tudo isso com a desculpa de que agora elas são "ecologicamente corretas". Ora, não era melhor terem feito um "acordo" para a substituição, e não fim da disponibilidade gratuita? Em algum momento a parte mais interessada no assunto, nós consumidores, fomos consultados? E as pessoas mais pobres, que não podem se dar ao luxo de ficarem gastando dinheiro com "bolsas ecologicamente corretas" e sacos plásticos para a lixeira, banheiro, etc, como vão fazer? Enfim, em acordo de poderosos, quem paga (literalmente!!) o pato somos nós...

Brother, acho que você ta exagerando muito o problema. A verdade é que essa mudança não vai ter um impacto tão grande assim nos gastos dos cidadãos, mesmo para as pessoas mais pobres, pois sacos de lixo são muito baratos e as sacolas ecologicas só precisam ser compradas uma única vez. Além disso, você fala como se todos os sacos plásticos dos supermercado fossem reutilizados em outras atividades, mas garanto que boa parte deles simplesmente vai pro lixo...

Resumindo, o dano que essa mudança causa à população é bastante pequeno e o benefício ambiental não é nulo como como você afirma, então, sinceramente, não entendo o motivo de você estar tão revoltado com isso...

Abraço

Editado por tguntzel
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada caso é um caso, a muito tempo atras utilizavam sacos de papelão, depois migraram para essas sacolas plasticas, agora querem tirar de circulação ou cobrar por sacolas,esse nosso governo ao inves de fazerem leis mais severas para diminuição da criminalidade, rever os verdadeiros direitos humanos para humanos, fica se preocupando com sacolas plasticas, achando que são responsavel pelo que esta acontecendo com o meio ambiente, enquanto isso o Amazonas ta ficando CINZAS de tanta queimada, rios pretos de tantos poluentes, mar negro de tanto petroleo vazado, sinceramente eu acho que para mim não vai fazer muita diferença com sacolas ou sem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o lance é o seguinte, existe diferença entre os sacos plasticos para lixo dos de sacola para mantimentos, o plastico utilizados na sacolinhas era um plastico "virgem" pois não pode ser utilizado plastico reciclado para transporte de mantimentos e ele ser usado como saco de lixo seria um desperdicio!!! alem disso as novas sacolas se decompoem em um tempo bem mais rapido e é "ecologicamente" correto, o ideal seria sim essas sacolas serem distribuidas, mas omo o alto custo dela seria inviavel ao mercado fazer isso, por isso usavam a mais barata que demora muito para decompor e um plastico assim utilizado somente 2x no meio ambente é o grande desperdicio!!!! afinal os sacos de lixos que se compra são materiais que ja foram reciclados inumeras vezes, seria a ultima vida desse plastico que pode estar ai rodando a mais de anos!!!

falei muito embananado mas acho que vcs entederam ne???

não sou nem um pouco tecnico, rss, mas tentei ser simples e bem claro

t+++

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brother, acho que você ta exagerando muito o problema. A verdade é que essa mudança não vai ter um impacto tão grande assim nos gastos dos cidadãos, mesmo para as pessoas mais pobres, pois sacos de lixo são muito baratos e as sacolas ecologicas só precisam ser compradas uma única vez. Além disso, você fala como se todos os sacos plásticos dos supermercado fossem reutilizados em outras atividades, mas garanto que boa parte deles simplesmente vai pro lixo...

Resumindo, o dano que essa mudança causa à população é bastante pequeno e o benefício ambiental não é nulo como como você afirma, então, sinceramente, não entendo o motivo de você estar tão revoltado com isso...

Abraço

Fala tguntzel. Cara, blz se você acha isso uma questão menor. É que eu fico meio revoltado quando me fazem de otário. Mas sintetizando: discordo que haverá benefício ambiental considerável, pois, na minha opinião, só uma minoria usa as sacolas plásticas somente para o transporte das compras e depois joga-as fora. No caso dos pobres, acho que seria um valor relevante sim. Vamos dizer que uma família utilize 2 sacolas por dia para o despejo do lixo. Em um mês, gastaria 0,20 X 60 = R$ 12, o que dá para comprar 5 litros de leite e 1kg de feijão. O que você acha que eles vão preferir fazer com esses R$ 12?

Mas deixei claro no 1 post que minha intenção era saber com o pessoal maneiras de substituir as sacolas plásticas nas outras destinações que dávamos a elas.

Valeu

Editado por AVPR
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...