Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Gente O Que Vcs Acham Da Carreira De Engenheiro De Produção?

JokerJP

Posts Recomendados

Postado (editado)

fiz vestibular na federal pra esse curso, eu fui bem na primeira fase to me preparando pra segunda.

eu estava pensando seriamente em por civil, mas depois de ver o perfil dos dois cursos, produção tem uma chance maior de melhorar profissionalmente, não que civil a pessoa vai empacar mas um engenheiro de produção até pelo estilo de trabalho tem mais chances de crescer.

vcs acham que o curso vale a pena? qual a opinião de vcs?

Editado por JokerJP
  • Supermoderador
Postado

Vale muito a pena, qualquer uma das engenharias. Gosta de cálculo? Na civil tu vai ter muito menos cálculos complexos. Civil vai trabalhar bastante materiais também. Produção já trabalha um pouco de automação e conforme o curso, você sai sabendo administratar ou como ser um gerente.

Postado

gostar acho que pouca gente gosta rsrsrs

mas matemática e física nunca foram minha maior dificuldade, o que mais me chamou atenção em civil é pq eu amo prédios, obras faraônicas, casas com um design inovador e produção aprendi nas aulas de empreendedorismo la da escola a tomar gosto por trabalhar em grupo, liderar essas coisas é isso.

a dúvida ainda está na cabeça mas o principal é entrar se eu me decepcionar nos dois primeiros anos dá pra transferir com uma relativa facilidade e se não der se eu passei em um vest eu passo em outro depois

Postado (editado)

<p>Sou 98% engenheiro eletricista, cursando em uma universidade pública e boa de são paulo, respondendo a pergunta, SIM faça produção, área de trabalho ampla,etc. Atualmente trabalho em uma multinacional líder de mercado, em um cargo típico de engenheiro de produção. Mesmo fazendo Elétrica, se eu pudesse voltar no tempo, faria produção, até porque Elétrica é mais difícil e não tem nenhuma vantagem nisso. Só recomendo fazer Elétrica quem teve contato através de cursos técnicos, colégios técnicos etc, que vão porque gostam de fato, pessoas que fizeram o colegial normal, Elétrica pode virar ilusão. No meu caso felizmente atuo na área de produção e em uma empresa top, mas nem todos tem essa sorte. No caso de engenharia Civil, é mais tranquilo. Mas vale a pena também.

Produção, são cargos que exigem liderança, comunicação e personalidade (forte, dependendo da área), pra saber cobrar e ser cobrado.

Editado por Eng
Postado

também to muito indeciso, vou fazer o 3 ano em 2012.

Quais são as melhores universidades pra se fazer engenharia? e mais especificamente a de produção?

Postado

<p>Sou 98% engenheiro eletricista, cursando em uma universidade pública e boa de são paulo, respondendo a pergunta, SIM faça produção, área de trabalho ampla,etc. Atualmente trabalho em uma multinacional líder de mercado, em um cargo típico de engenheiro de produção. Mesmo fazendo Elétrica, se eu pudesse voltar no tempo, faria produção, até porque Elétrica é mais difícil e não tem nenhuma vantagem nisso. Só recomendo fazer Elétrica quem teve contato através de cursos técnicos, colégios técnicos etc, que vão porque gostam de fato, pessoas que fizeram o colegial normal, Elétrica pode virar ilusão. No meu caso felizmente atuo na área de produção e em uma empresa top, mas nem todos tem essa sorte. No caso de engenharia Civil, é mais tranquilo. Mas vale a pena também.

Produção, são cargos que exigem liderança, comunicação e personalidade (forte, dependendo da área), pra saber cobrar e ser cobrado.

Mas so uma curiosidade que bateu com seu comentário, eng. eletrica não tem praticamente nada de semelhança com produção correto?

Postado (editado)

Eu fiz curso técnico em telecom, mas acho que os cursos de engenharia são uma porcaria e não valem nada (em questões práticas), a não ser se vc não for fã de exatas (fã eu digo, ser o melhor aluno). E acho que as grades são arcaicas demais pro mercado atual.

Cursos de engenharia costumam ter mto calculo, que acho que deveria ser o minimo e básico que nem se aprende no técnico enquanto tem poucas disciplinas práticas de mercado, tão importantes do que cálculos avançados (justamente que vão trabalhar as competências empresariais do futuro engenheiro)

Ainda bem que o mercado reconhece esse profissional ao nivel dele e até que enfim que existem outros meios pra se ter diploma na mão sem passar pela faculdade (o que eu não faria de jeito algum)

abraço.

Editado por Rafael.TI
Postado (editado)

Eu fiz curso técnico em telecom, mas acho que os cursos de engenharia são uma porcaria e não valem nada (em questões práticas), a não ser se vc não for fã de exatas (fã eu digo, ser o melhor aluno). E acho que as grades são arcaicas demais pro mercado atual.

Cursos de engenharia costumam ter mto calculo, que acho que deveria ser o minimo e básico que nem se aprende no técnico enquanto tem poucas disciplinas práticas de mercado, tão importantes do que cálculos avançados (justamente que vão trabalhar as competências empresariais do futuro engenheiro)

Ainda bem que o mercado reconhece esse profissional ao nivel dele e até que enfim que existem outros meios pra se ter diploma na mão sem passar pela faculdade (o que eu não faria de jeito algum)

abraço.

Não vou detalhar as coisas.

Mas você vive num meio diferente do meu com certeza,

1- Faculdade que está entre as 3 melhores públicas do país com certeza tem estrutura e vale a pena fazer.

2- Não sei o que é reconhecimento pra você, pois no meu meio a coisa é meio complicada, um técnico no máx consegue um cargo normal, que não iria falar qual é, mas bem normal. Acima disso só com curso superior. por norma da empresa.

Então depende né cara, o que é reconhecimento, carreira etc. Tem gente que é feliz com pouco, outros com muito. assim vai. Mas no meu meio te garanto que com curso técnico não da pra ir longe. no máx o 3o. nível de hierarquia de uns 12 que deve ter rs onde o 12º nível é ocupado por engenheiro rs. E onde um engenheiro recém formado lidera uma equipe de técnicos, e bem selecionados ainda.

Eu faria com certeza meu curso novamente, se possível faria produção por afinidade, mas na mesma universidade,

E cálculo é algo extremamente fácil, só fala que engenharia é cálculo quem não fez ou está começando.

Editado por Eng
Postado (editado)

Não vou detalhar as coisas.

Mas você vive num meio diferente do meu com certeza,

1- Faculdade que está entre as 3 melhores públicas do país com certeza tem estrutura e vale a pena fazer.

2- Não sei o que é reconhecimento pra você, pois no meu meio a coisa é meio complicada, um técnico no máx consegue um cargo normal, que não iria falar qual é, mas bem normal. Acima disso só com curso superior. por norma da empresa.

Então depende né cara, o que é reconhecimento, carreira etc. Tem gente que é feliz com pouco, outros com muito. assim vai. Mas no meu meio te garanto que com curso técnico não da pra ir longe. no máx o 3o. nível de hierarquia de uns 12 que deve ter rs onde o 12º nível é ocupado por engenheiro rs. E onde um engenheiro recém formado lidera uma equipe de técnicos, e bem selecionados ainda.

Eu faria com certeza meu curso novamente, se possível faria produção por afinidade, mas na mesma universidade,

E cálculo é algo extremamente fácil, só fala que engenharia é cálculo quem não fez ou está começando.

Eu concordo com o seu ponto de vista, mas veja bem, eu não estava falando de universidades, eu estava falando em quesito de grade curricular básica dos cursos de engenharia.

E fato isso que com curso técnico 'não dá pra ir mto longe nas empresas' Eu faria Eng. Eletrica ou Telecom por afinidade mesmo, mas como nao tenho saco pra varar noites a fio estudando calculo e disciplinas basicas durante 1-3 anos saca, pra depois disso as disciplinas da area, prefiro fazer o inverso de preferencia sem basica ou as minimas mesmo.

vc acha calculo fácil, deve gostar de exatas hein kkkk.. brincadeira. Pra mim calculo é facil somente o basico, a partir de calculo 3 e negocio começa ficar preto.

Eu embora seja bom em física, sei que não é 'só isso' que vc durante o curso (é claro que as disciplinas vão mais longe ainda em exatas como Calculo 3.4 e 5, Geometria analítica entre outras mil.. o que acho dispensável pra mim (pois prefiro as disciplinas técnicas do que as básicas).

Prefiro fazer o meu tecnologo em redes que tá de bom tamanho hehe

Sucesso e abraço

Editado por Rafael.TI
Postado (editado)

Faço eng mecanica e esses dias meu prof tava falando sobre engenharia de produção.

Que é basicamente um curso de administração, so que voce vai ser engenheiro, logo é melhor.

Agora quanto a calculo, até os melhores alunos, tem certa dificuldade e tem que ralar bastante pra se sair bem nas provas.

Calculo nao eh nada facil, a nao ser nas particulares, e nao falo isso por preconceito, e sim por que ja vi algumas provas de meus amigos que estudam na PUC, e falei pqp, a minha é quinhentas vezes mais dificil.

Editado por Fernando Bull
Postado

Faça engenharia só se voce gostar da área e tiver afinidade com exatas, por que a área meio que se limita aos profissionais que realmente gostam e se aprimoram sempre, se voce não se enquadra no grupo dos "realmente aplicados" voce é passado pra tras ou cai com o tempo.

Eu por exemplo, tenho atualmente 18 anos, e sou formado há praticamente 1 ano em curso técnico em eletronica, com base bem ampla (base em mecânica industrial, programação nível médio, hidraulica e pneumatica, automação, etc) e aprimoramento em elétrica e eletronica pela melhor ou no mínimo uma das melhores instituições do estado de são paulo, e até do Brasil; fiz estágio em uma gigante em prestação de serviço, na area de projeto de instalações eletricas, que cresce exponencialmente a cada dia, e ao final do estágio, efetivado.

Oportunidades, conhecimento, trabalhando ao lado de grandes, só embalar uma engenharia e tava feito né? futuro brilhante eu teria, teria... se não tivesse recusado a proposta de efetivação simplesmente por que percebi o quanto eu desgosto da área, das exatas em si, e a parte da eletrica/eletronica. Tinha certeza que se eu não me aplicasse 100% à area seria logo passado pra tras, e hoje estou pensando entre faculdade de Direito, Nutrição e outras coisas mais, porém nenhuma engenharia :/

Agora, se eu que fiz um curso técnico de 3 anos só sem a certeza de que iria gostar, imagina voce fazer uma engenharia 5 anos e acabar por largar tudo também, então é melhor pensar bastante, estudar o que cada área faz exatamente e o mercado atual e nos proximos anos, ver as vantagens e desvantagens e tudo mais, antes de começar.

Abraço

Postado

Já disse antes, engenharia não se resume a cálculo, em elétrica por exemplo, tem muita coisa bem mais complexa. Falar que engenharia é cálculo, etc é pensar bem pequeno. E eu NÃO fiz particular. Cálculo é fácil. Tem matéria bem mais hard.

Eu dei as dicas ai, boa sorte a quem fará.

Eu fiz um faculdade boa, mas tive muita sorte também, porque a mídia mostra uma falta de engenheiros que em multinacionais tops não existe. qualquer processo de trainee bom da 40mil pra 20 vagas, cadê a falta?

Então é isso. boa sorte. Não vou mais detalhar as coisas, porque como eu disse, só tendo feito pra saber.

Postado (editado)

Também faço engenharia elétrica e oque ouço é que produção é muito mais fácil, talvez se eu pudesse escolher outra vez escolheria produção porque elétrica é osso, não recomendo não hEAUehuehaU

Dizem que a engenharia de produção da UFSCar é a melhor do brasil, mais eu sou apaixonado pela USP hahaha se eu fosse você eu prestaria as estaduais também (USP ou UNICAMP) (:

Uma vez comentei com uma amiga que conforme passa os anos na faculdade, as matérias iam ficando cada vez mais difíceis e ela me disse que no curso dela (produção), o mais difícil já tinha passado, os cálculos! ^^

EDIT: pra você ter noção hoje é sábado meia noite e eu estou em casa tentando entender os métodos de newton-raphson para resolver problemas de fluxo de carga ¬¬' não é incomum na engenharia ter que varar noites estudando e perder festas e finais de semana estudando (não sei no caso da eng de produção) mais entre disposto a fazer isso (se for estudar em uma boa universidade)

Abraços

Editado por barbozabob
Postado

Já disse antes, engenharia não se resume a cálculo, em elétrica por exemplo, tem muita coisa bem mais complexa. Falar que engenharia é cálculo, etc é pensar bem pequeno. E eu NÃO fiz particular. Cálculo é fácil. Tem matéria bem mais hard.

Eu dei as dicas ai, boa sorte a quem fará.

Eu fiz um faculdade boa, mas tive muita sorte também, porque a mídia mostra uma falta de engenheiros que em multinacionais tops não existe. qualquer processo de trainee bom da 40mil pra 20 vagas, cadê a falta?

Então é isso. boa sorte. Não vou mais detalhar as coisas, porque como eu disse, só tendo feito pra saber.

engenharia não se resume só a calculo nao, por viver me meio a engenheiros/estudantes de engenharia eu acho que é mais o ato de projetar (tanto a parte de ideia, pensamento em aplicar, estrutura, inovação, a parte de calculo, custos e etc).

acho que o pessoal tava falando em calculos matematicos em si, e não ma matéria calculo (que é matéria basica, introdutória e obrigatória em qualquer ciencia da area exata).

O que falta no mercado, é profissional qualificado/dedicado/disposto a aprender mais e toda hora, por que um monte de gente se forma todo ano, mas a maioria nao supre as expectativas das empresas

Postado

pensando na parte de emprego e salário, qual área da engenharia está em alta e vai continuar por uns bons anos? produção? civil?

Postado

Ai é que tá... a mídia mostra uma realidade totalmente diferente da do mercado.

Vejo pelo meu lado mesmo, área de telecomunicações será uma das mais promissoras nos próximos anos e cade as empresas pedindo esse profissional??? Cadê !!! kkkk

No lugar do engenheiro entra o técnico, pelo fato da empresa pagar menos e investir menos no profissional, é uma faca de dois gomos.

engenharia não se resume só a calculo nao, por viver em meio a engenheiros/estudantes de engenharia eu acho que é mais o ato de projetar (tanto a parte de ideia, pensamento em aplicar, estrutura, inovação, a parte de calculo, custos e etc).

acho que o pessoal tava falando em calculos matemáticos em si, e não na matéria calculo (que é matéria basica, introdutória e obrigatória em qualquer ciencia da area exata).

O que falta no mercado, é profissional qualificado/dedicado/disposto a aprender mais e toda hora, por que um monte de gente se forma todo ano, mas a maioria nao supre as expectativas das empresas

eu estava falando nos cálculos matemáticos em si, porque afinal, pra que vc aprender equação de 4 e 5 grau, Diferenciais e Integrais... sendo que não se aplica em nada no mercado (só para encher linguiça pra faculdade), pra isso somente o básico serve (e o que se aprende no técnico se inclui nisso - uma visão mais direta e resumida das disciplinas de exatas da engenharia). Porque o papel de engenheiro não é ser matemático pelo que se nota nas empresas, vai muito além disso.

Certa vez eu estava na aula de antenas e transmissão de sinais e professor ensinou uma formula pro calculo de ondas senoidais, ele deu uma formula mais resumida do que a completa... dai ele falou que não iria dar a formula completa

dai o pessoal perguntou porque ele deu a resumida dai ele respondeu: porque não precisava fazer cálculos de 2, 3 folhas de caderno que ali não era curso de engenharia pra encher linguiça nas formulas.

Pessoal qualificado, diferente do que a mídia mostra, existem sim brother, senão não iriam oferecer cursos até na esquina pras pessoas fazerem.

só não existe esses mesmos profissionais dispostos a aprender mais e mais como o mercado pede.

Por isso que em alguns casos, a gente vê pessoal com técnico formado exercendo funções de engenheiros nas empresas, eu já vi.

Postado

Vejo pelo meu lado mesmo, área de telecomunicações será uma das mais promissoras nos próximos anos e cade as empresas pedindo esse profissional??? Cadê !!! kkkk

No lugar do engenheiro entra o técnico, pelo fato da empresa pagar menos e investir menos no profissional, é uma faca de dois gomos.

eu estava falando nos cálculos matemáticos em si, porque afinal, pra que vc aprender equação de 4 e 5 grau, Diferenciais e Integrais... sendo que não se aplica em nada no mercado (só para encher linguiça pra faculdade), pra isso somente o básico serve (e o que se aprende no técnico se inclui nisso - uma visão mais direta e resumida das disciplinas de exatas da engenharia). Porque o papel de engenheiro não é ser matemático pelo que se nota nas empresas, vai muito além disso.

Certa vez eu estava na aula de antenas e transmissão de sinais e professor ensinou uma formula pro calculo de ondas senoidais, ele deu uma formula mais resumida do que a completa... dai ele falou que não iria dar a formula completa

dai o pessoal perguntou porque ele deu a resumida dai ele respondeu: porque não precisava fazer cálculos de 2, 3 folhas de caderno que ali não era curso de engenharia pra encher linguiça nas formulas.

Pessoal qualificado, diferente do que a mídia mostra, existem sim brother, senão não iriam oferecer cursos até na esquina pras pessoas fazerem.

só não existe esses mesmos profissionais dispostos a aprender mais e mais como o mercado pede.

Por isso que em alguns casos, a gente vê pessoal com técnico formado exercendo funções de engenheiros nas empresas, eu já vi.

isso que eu quis dizer com profissional qualificado, os que realmente querem aprender mais e sempre, e nao estagnar em conhecimento por nao interessar na area, na minha turma se formaram 25 pessoas, muito bem qualificadas, mas só umas 10 querem seguir a area e buscaar conhecimento e tal, por interesse, isso em todos os anos em todas as escolas técnicas e faculdades.

e isso do calculo é a mais pura verdade, sem querer desmerecer os engenheiros e tudo mais, mas todos os técnicos que se formam em um bom curso com bom aproveitamento podem fazer as "mesmas coisas" em termos de projetar e tudo mais que os engenheiros (pelo menos na area da eletrica) porém sem o mesmo prestigio e com salario menor, por isso as empresas adoram tecnicos, uma mao de obra barata comparada ao engenheiro e muito versátil e eficiente.

Postado

Na minha opinião uma empresa que quer investir menos no profissional não é uma empresa séria

Bom, será que você não está no lugar errado então?

Ainda não tentei entrar no mercado de trabalho, mais oque eu vejo é o seguinte:

No meu email da graduação e nos murais do departamento, CHOVE oferta de emprego/estágio, na minha faculdade existe um evento que as empresas PAGAM pra poder dar palestras e apresentar-se pros alunos e conseguir um banco de dados com os currículos dos estudantes.

Apesar de eu ser amigo de poucas pessoas que se já se formaram, cerca de 10, todos estão muito bem empregados e uma vez perguntei pra galera do 5° ano e me disseram que praticamente 80% da turma já estava fazendo estágio, isso me conforta!

Acho os cursos de cálculo e as ferramentas matemáticas essenciais pra conseguir entender o resto de um curso bem estruturado, praticamente não existe matéria nenhuma minha que não utilizada derivadas e integrais, e na boa cara, se vai aplicar ou não no mercado vai depender muito da área de atuação, ou você acha que ninguém no mundo faz cálculos?

Se você está vendo as coisas resumidas, com certeza você ja perdeu essa fatia do mercado que precisa de alguém pra realizar esses cálculos com precisão.

Acho que vocês estão fazendo a pergunta errada, ao invés de perguntar o porque de estudar isso, perguntem o porque de não estudar isso, preguiça talvez? Se você pode ter o conhecimento da fórmula toda, mesmo que mais complexa, porque se contentar com o resumo que qualquer um pode aprender? Quando precisarem de alguém pra trabalhar nessa área que esses cálculos serão necessários você acha que irão contratar alguém que conhece simplesmente a forma resumida, ou quem conhece a fundo o assunto e sabe calcular com mais precisão?

Cara, sinceramente, você acha que desses cursos de esquina sai pessoas qualificadas? Acho que a grande maioria não sai qualificado.

Oque eu quero do meu curso de engenharia, é que ele me forneça uma base sólida pra que eu possa atuar em praticamente qualquer área do mercado de trabalho, infelizmente praticamente ninguém sabe no início do curso qual será a área que irá trabalhar, portanto quanto mais amplo puder ser meu conhecimento, melhor. Talvez eu não use 5% de tudo que eu estou estudando, mais se um dia precisar, eu vou saber, Prefiro ter estudado e saber muito mais do que o necessário do que tentar aprender o mínimo possível.

Pra mim esse pensamento de que, pra que eu vou ficar estudando esses cálculos complexos? pra que aprender isso se não vai usar no dia a dia? Esse é o pensamento que eu tinha no colégio e fico feliz por eu ter estudado em um colégio bom que me forçou a estudar biologia, história, geografia que apesar de eu saber que não iria utilizar no curso que eu desejava fez eu passar no vestibular e hoje eu tenho uma boa base dessas matérias pra conversar e influenciam bastante na minha opinião sobre vários temas.

Não sei se consegui me expressar mais é isso, conhecimento nunca é demais.

Postado

Na minha opinião uma empresa que quer investir menos no profissional não é uma empresa séria

Sim, não é todas as empresas que faz tal feito, mas concorda que com a burocracia nesse pais faz com que grande parte delas agirem desta forma?

Bom, será que você não está no lugar errado então?

Ainda não tentei entrar no mercado de trabalho, mais oque eu vejo é o seguinte:

No meu email da graduação e nos murais do departamento, CHOVE oferta de emprego/estágio, na minha faculdade existe um evento que as empresas PAGAM pra poder dar palestras e apresentar-se pros alunos e conseguir um banco de dados com os currículos dos estudantes.

Apesar de eu ser amigo de poucas pessoas que se já se formaram, cerca de 10, todos estão muito bem empregados e uma vez perguntei pra galera do 5° ano e me disseram que praticamente 80% da turma já estava fazendo estágio, isso me conforta!

Pode até ser equivoco meu, mas como eu disse, eu falo pela minha área e a situação do mercado na baixada santista. E essa história que as empresas vem nas instituições é conversa pra inglês ver. Conheço caras formados na Federal da Baixada, SENAI e ETECs que não conseguiram empregos, não viram ninguém de empresa alguma como Head-hunter (Caça talentos) e inclusive eu quando estudava; E ai?

Aqui o engenheiro, só tem empregos no setor industrial: o que mais se contrata é a civil e de produção, pois é relacionado com automação industrial e subfunções, ocupando cargos de confiança/ser chefe das equipes de trabalho e poder para assinar projetos.

E ainda assim recem formados não encontram vagas no método comum de empregabilidade (anuncio de emprego, tirando os programas de trainee nas grandes empresas é claro). Justamente por não ter experiencia profissional e ai é que muitos são obrigados a mudar de área.

A não ser que o cara tenha afinidade na área de projetos com CAD por exemplo, que está bem aquecido por sinal.

Um outro mercado novo por sinal é a de petróleo e gás MAS...Temos o "problema" com os tecnólogos em petróleo e gás, que dá assunto pra outro tópico.

Acho os cursos de cálculo e as ferramentas matemáticas essenciais pra conseguir entender o resto de um curso bem estruturado, praticamente não existe matéria nenhuma minha que não utilizada derivadas e integrais, e na boa cara, se vai aplicar ou não no mercado vai depender muito da área de atuação, ou você acha que ninguém no mundo faz cálculos?

Cálculos todo mundo faz brother, mas precisa MESMO aprender cálculos a níveis estratosféricos e que fogem do entendimento comum dos estudantes?. Claro que não precisa.

Não vou aprofundar pois é assunto de outro tópico, mas o que seria mais sensato que as disciplinas de exatas serem optativas e não obrigatórias, e volto a falar um engenheiro não é contratado pra fazer somente cálculos complexos, contrariando o que mostra a maioria das grades nas faculdades.

Acho que vocês estão fazendo a pergunta errada, ao invés de perguntar o porque de estudar isso, perguntem o porque de não estudar isso, preguiça talvez? Se você pode ter o conhecimento da fórmula toda, mesmo que mais complexa, porque se contentar com o resumo que qualquer um pode aprender? Quando precisarem de alguém pra trabalhar nessa área que esses cálculos serão necessários você acha que irão contratar alguém que conhece simplesmente a forma resumida, ou quem conhece a fundo o assunto e sabe calcular com mais precisão?

Mas a pergunta é essa mesmo, porque estudar tais disciplinas complexas??, sendo que no final das coisas, dá pra ter o mesmo resultado dos problemas na área fazendo o mesmo calculo de forma resumida e direta

Cara, sinceramente, você acha que desses cursos de esquina sai pessoas qualificadas? Acho que a grande maioria não sai qualificado.

Sai sim brother, sabe porque, no final de tudo o que vale é o diploma.

Vendo a demanda das empresas por exemplo, o governo do estado está promovendo varios programas de qualificação de mão de obra gratuitos em qualquer função de nível medio, o problema é a grade e o tempo super curto de formação (2 meses), vc acha que em 2 meses dá pra aprender alguma coisa??, eu acho que não, mas já que o sistema faz com o que a gente faça isso, paciência.

Oque eu quero do meu curso de engenharia, é que ele me forneça uma base sólida pra que eu possa atuar em praticamente qualquer área do mercado de trabalho...

Bom te desejo sucesso e força nos estudos principalmente porque curso de engenharia principalmente em faculdades publicas não é nada fácil.

Abraço

Postado

Uma empresa que não quer investir não vai crescer, não creio que seja a maioria.

Então, estamos discutindo coisas um pouco diferentes, você está falando sobre os cursos técnicos e eu o de engenharia, não é conversa não eu to falando que acontece na minha faculdade, as empresas pagam pra dar palestras aqui e pegar um banco de dados com os CV's dos interessados em trabalhar lá, não acho que fariam isso sem interesse de vir procurar alguém pra contratar, achar os talentos aqui é fácil e normalmente eles vão pro exterior, teve uma empresa francesa que veio aqui oferecer uma oferta de emprego e faculdade paga pra um veterano meu terminar o curso na frança, ta certo que o cara é gênio mais enfim ..

Não sei dizer como está o mercado pra engenheiros aqui na região, porque na minha facul cada um é de um canto do Brasil, então ninguém procura emprego só aqui na região, apesar de a cidade ser um pólo tecnológico e científico (tem o maior número de doutores por habitante) ..

Eu nunca ouvi falar de ninguém daqui que se formou em engenharia e esteja desempregado, talvez exista, mais acho que não é comum, sinceramente, eu nunca ouvi falar!

Mais só vou poder afirmar quando eu for tentar entrar no mercado de trabalho, por enquanto não tenho tempo pra trabalhar.

Não vejo como uma pessoa poderia optar por não fazer o curso de cálculo, pelo menos na engenharia elétrica, não aprendemos nada a níveis estratosféricos

Cálculo I, limite e derivada, sem aprender limite você não aprende derivada, se você não souber derivada não vai saber resolver praticamente nenhum problema de nenhuma outra matéria, pra resolver um circuito RLC, por exemplo, precisa resolver equações diferenciais, isso nos leva ao cálculo III também

Cálculo II: integrais de todas as formas, duplas, triplas, de linha, superfície e etc, também é são muito usadas em eletromagnetismo, ondas eletromagnéticas, linhas de transmissão .. .etc

Cálculo III: séries e transformadas, talvez o mais importante pois aprendemos a transformada de laplace que facilida a vida do engenheiro elétrico, tem as séries de taylor, séries de fourrier ... tudo ferramentas que são utilizadas em outras matérias, as transformadas também são usadas pra resolver circuitos, sinais e sistemas, controle ....etc

não vejo como ser optativa, to falando do que eu conheço, que é o curso de Engenharia Elétrica ... No técnico eu não sei

E Nunca vi uma fórmula resumida que fornece o mesmo resultado da fórmula completa, aqui a gente também usa várias aproximações mais não quer dizer que seja a mesma coisa, e tem que saber resolver de todas as formas e principalmente saber interpretar os resultados.

E sem querer ser arrogante, eu não acho que um cara que faz um curso qualquer, de 2 meses, 2 anos meio período tem capacidade de me substituir em alguma função, sendo que eu passei 5 anos estudando em um curso integral, talvez sim nos cargos mais "básicos" que não exigem conhecimento específico nenhum que acho que é onde o mercado está saturado, mais pra gente bem qualificada tenho certeza que não falta emprego não.

Eu tenho consciência que eu não vou sair da universidade preparado para trabalhar em qualquer área, mais eu tenho certeza que eu tenho a base necessária e muito mais que isso, eu sei estudar e sou autodidata pra aprender qualquer coisa que a empresa precise, acho que isso é o mais importante que eu estou aprendendo na facul eHAUeAHUeahu agora imagina um cara que estudou 2 meses, não tem base nenhuma, ai a empresa pede pra ele projetar qualquer coisa o cara não vai saber nem por onde começar ... e se achar algum artigo/texto/livro sobre o assunto ele provavelmente não vai ter a base pra entender os textos, ai oque ele vai fazer? ... acho que esses cursos não substituem engenheiro de verdade não!

Abraços

• Supermoderador
Postado

acho que nao temos muitos engenheiros no forum

Eu sou Tecnólogo em Fabricação Mecânica. Tem bastante gente já formada aqui, ainda mais os mais velhos.

Postado

Primeiro ano normalmente as matérias são iguais para todas as engenharias, tanto que aqui chamam de Ciclo básico, o aluno opta pelo curso somente ao final do 1º Ano.

Não sei se federal pode, mas aconteceu muito quando comecei, muitos iniciaram o curso com pensamento de fazer Mecânica, por exemplo, e no meio do primeiro ano viu que a pegada era outra e acabaram mudando pra produção, materiais, eletrônica...

Postado (editado)

Se vc pensa em ficar rico não sei se é uma boa..conheço 3 engenheiros de produção quebrados,engenharias em geral ta bem batido na verdade,eu faria algo voltado para internet/empreendedorismo que dá muito mais retorno financeiro..

O Brasil precisa de empreendedores galera,só assim cresceremos,vamos desistir desse pensamento de proletariado que a mídia bota em nós,de fazer X curso e trabalhar em uma multinacional..temos que pensar grande.

Editado por Rafaelxx

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...