Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Urina Avermelhada (Sangue)? !


Jehad Gharib

Posts Recomendados

Publicidade

INFECÇÃO URINÁRIA

O que é?

É a infecção bacteriana mais comum no ser humano sendo só ultrapassada pela gripe de origem viral. Trata-se da presença de bactérias na urina. Essas bactérias multiplicam-se com o passar do tempo, enquanto um tratamento adequado não é instituído. As bactérias podem atacar qualquer nível do aparelho urinário, desde a bexiga, causando cistite, até o rim, causando pielonefrite. As infecções urinárias são mais freqüentes na mulher e no homem na terceira idade.

Causas

A urina que é secretada (produzida) nos rins é estéril.

Ela pode se infectar quando bactérias se multiplicam em redor da uretra (colonização) para, logo após, ascenderem (subirem) através desta, penetrando na bexiga (via ascendente). Elas podem se manter na bexiga ou continuar na subida até o rim. Outras vias de entrada de bactérias no aparelho urinário são: sangue e vasos linfáticos.

A colonização de bactérias no trato urinário pode ser facilitada por diversos fatores como, por exemplo:

Obstrução urinária: próstata aumentada, estenose de uretra.

Doenças neurológicas: mielomeningocele, traumatismo de coluna.

Corpo estranho: sonda vesical, cálculo urinário (pedra nos rins).

Doenças bastante conhecidas estão freqüentemente associadas com infecção urinária como o diabetes. Pacientes imunológicamente deprimidos (AIDS, câncer) estão mais propensos a se infectarem.

A bactéria mais comum causadora da infecção urinária, encontrada no intestino grosso, é a Escherichia coli. Já os pacientes hospitalizados (infecção hospitalar) apresentam germes diferentes, como a Pseudomonas aeruginosa, geralmente mais resistentes aos antibióticos.

O que se sente?

Geralmente os sintomas estão relacionados ao órgão (bexiga, rim) afetado. Quando a bexiga (cistite) ou a próstata (prostatite) estão envolvidas é comum:

1-Aumento da freqüência urinária (polaciúria)

2-Dor para urinar (disúria).

3-Micção imperiosa (urgência).

4-Febre

5-Sangue na urina (hematúria)

6- Aumento da freqüência urinária (polaciúria).

Quando o rim está envolvido, além dos sintomas acima, poderão ocorrer:

1-Dor lombar.

2-Febre.

3-Calafrios.

4-Náuseas, vômitos, mau estado geral.

Na infecção urinária, a urina poderá se tornar fétida, opaca ou escura.

Como é feito o diagnóstico?

Através das queixas do paciente e do exame físico pode se suspeitar de infecção urinária. Entretanto, o diagnóstico definitivo é feito com a coleta da urina (jato médio) a fim de se realizar exame de urina (urocultura - cultura de bactérias na urina). Contagem de germes superiores a 100 mil bactérias por mililitro é considerada infecção urinária. Nesse mesmo exame vários antibióticos são testados com a finalidade de orientar o médico na escolha do melhor tratamento.

Faz parte da avaliação do paciente, principalmente em situações mais graves (infecçaõ urinária complicada), o estudo do aparelho urinário como um todo.

Nestes casos, solicita-se ecografia abdominal total, urografia venosa,cintilografias renais, tomografia computadorizada abdominal total,etc.

na boa de TODOS os sintomas ele só apresenta 1 que bate com de infecçao urinária , q nao é nem de longe o sintoma principal....

lógico que nao da pra descartar 100% mas a probabilidade é baixa.

outra coisa , nem um médico pode dar o diagnóstico de infecçao urinária sem um exame de urina...

OU SEJA , NA DÚVIDA VAI NO MÉDICO , FAÇA UM EXAME

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A cor da urina pode ser um sinal de doença ou apenas um achado interessante sem nenhum significado clínico. Neste texto vamos citar alguns fatores que fazem com que a urina mude de cor.

dark_urine.jpgUrina Amarelo escuro ou acastanhada:

A cor natural da urina varia de amarelo bem claro até amarelo escuro. Quanto mais hidratada a pessoa estiver, mais clara a urina será. Uma urina acastanhada ou amarelo escura normalmente é uma urina extremamente concentrada devido a pouca quantidade de água para diluí-la.

Algumas doenças como hepatite, que cursam com a presença de bilirrubina na urina, podem apresentar uma urina escurecida, às vezes semelhantes ao mate ou até mesmo Coca-Cola (leia: HEPATITE | Sintomas e tipos)

A presença de sangue em pequenas quantidades também pode levar a uma urina amarelo escuro.

11f1.jpg

Urina Roxa:

Uma urina arroxeada é normalmente causada por infecção urinária; em geral, por bactérias que alcalinizam a urina. É um achado raro e ocorre mais em pacientes com cateter vesical (leia: INFECÇÃO URINÁRIA | CISTITE | Sintomas e Tratamento).

orange_urine.jpgUrina Laranja:

A urina laranja é geralmente uma urina vermelha diluída (ver causas de urina vermelha abaixo). Uma urina muito concentrada normalmente é amarelo forte, mas pode ser alaranjada também. Ingestão de beterraba, cenoura, amoras silvestres ou medicamentos, como Rifampicina, também podem ser a origem.

green_urine.jpgUrina verde:

Normalmente causada pela ingestão de corantes, pode também ocorrer com medicamentos como amitriptilina, propofol e indometacina.

Outras causas de urina verde são:

- Ingestão de aspargos e corantes artificiais como azul de metileno.

- Infecção urinária. Algumas bactérias também podem causar uma urina verde.

Urina vermelha ou rosa:

pink_urine.jpg- Urina vermelha em geral é sinal de sangramento nas vias urinárias (chamado de hematúria), mas pode ser causada também por medicamentos e alimentos:

- Laxantes, principalmente os que possuem Sena em sua fórmula, Rifampicina, Pyridium, vitamina B, beterraba e amoras. Anticoagulantes como Varfarina e heparina, podem levar à hematúria e consequentemente urina avermelhada. Uma doença chamada metahemoglobinemia também pode ser a causa.

- Em uma pessoa com boa hidratação, a urina vermelha pode ficar diluída pela água e se apresentar mais rosada ou alaranjada.

Urina Azul:

blue_urine.jpgNormalmente a urina azulada é causada por medicamentos e ingestão de corantes como azul de metileno. Drogas descritas como causas de urina azul incluem Triantereno, amitriptilina, indometacina e Viagra.

Existe uma doença genética metabólica, chamada de síndrome da fralda azul, que é causa urina azulada em recém-nascidos.

Urina Preta:

Causada por outra doença genética rara chamada de Alcaptonúria

Além da cor, o aspecto da urina pode ser uma dica para se identificar doenças precocemente.

Uma urina com excesso de espuma sugere presença de proteínas (leia: PROTEINÚRIA, URINA ESPUMOSA E SÍNDROME NEFRÓTICA), o que é um sinal de doença renal. Uma urina "leitosa" pode significar a presença de pus. Uma urina com odor forte indica que a mesma está muito concentrada, favorecendo a formação de cálculo renal (leia: CÁLCULO RENAL | PEDRA NOS RINS | Sintomas da cólica renal).

Uma urina saudável tem cor amarelo clara, quase transparente, sem cheiro, com uma quantidade pequena de espuma e não causa dor ou desconforto ao urinar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...