Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diário Do Martin


mpcosta82

Posts Recomendados

  • Supermoderador

Deu uma olhada já no teu Blog já? http://www.hipertrofia.org/blog/2011/11/23/10-dicas-para-lidar-com-ganho-de-peso-nas-festas-de-final-de-ano

Martin, frutose em excesso via sempre gordura ou pode, de alguma forma, virar glicogênico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Supermoderador

Meu blog? hehehe

vi o artigo sim. Mas eu no fundo acho que esse tipo de artigo deveria ser postado aqui no fórum, imagino que o público seja beeem maior do que no blog. Mas, enfim.

Quanto à frutose, até onde eu sei, se o glicogênio hepático estiver no limite ela é metabolizada em gordura sim. Calorias continuam contando, então, mesmo que você consuma bastante frutose, se estiver em déficit calórico vai acabar queimando gordura. Mas metabolicamente é ruim, sobrecarrega o fígado.

Se o glicogênio hepático não estiver no limite, ela é convertida em glicogênio e creio que daí ele pode ser transportado para os músculos (por isso, indiretamente ela é utilizada para repor o glicogênio muscular).

Até onde eu sei, estudos mostraram que até 60-100g de frutose por dia não produzem quantidades significativas de ácidos graxos... só valores acima disso que seriam problemáticos.

Aqui tem bem mais informações sobre frutose: http://weightology.net/?p=434

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Eu acredito que todo mundo do fórum lê o Blog não? E tem muita gente que apenas lê o Blog (eu fiz isso por quase 1 ano antes de conhecer o fórum).

OK, então a pessoa está criando gordura de um lado e queimando do outro. Mas se a pessoa estiver catabolizando (cutting), ela não estará tirando parte das energias de glicogênico, gordura e proteína muscular (massa muscular)? Consegue entender onde eu estou chegando? Eu vejo que tem bastante gente que contesta o IIFYM dizendo que carbo não é tudo igual... tinho pensado bastante sobre isso e estou tentando entender :)

Wow, artigo é 'mind blowing'. Li todo ele e fiquei com muita vontade de traduzir e jogar ele para os que são contra IIFYM. Esse sim é conteúdo para o Fórum, só pela polêmica. Haters gona hate!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acredito que todo mundo do fórum lê o Blog não? E tem muita gente que apenas lê o Blog (eu fiz isso por quase 1 ano antes de conhecer o fórum).

OK, então a pessoa está criando gordura de um lado e queimando do outro. Mas se a pessoa estiver catabolizando (cutting), ela não estará tirando parte das energias de glicogênico, gordura e proteína muscular (massa muscular)? Consegue entender onde eu estou chegando? Eu vejo que tem bastante gente que contesta o IIFYM dizendo que carbo não é tudo igual... tinho pensado bastante sobre isso e estou tentando entender :)

Wow, artigo é 'mind blowing'. Li todo ele e fiquei com muita vontade de traduzir e jogar ele para os que são contra IIFYM. Esse sim é conteúdo para o Fórum, só pela polêmica. Haters gona hate!

excelente o artigo...

é de coisas assim que precisamos, mais vcs vão ver daqui uns 2 anos IIFYM e dietas de IF, vão ser mais popularizadas, é que não tem um "pistolão" que coloque a ideia lá de fora ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Hehe, eu nem sabia que existia o blog quando comecei a frequentar o fórum.

E teve uma promoção no blog há uns tempos atrás, postaram aqui no fórum o vencedor; muita gente deixou de participar porque nem soube da promoção.

Sobre nutrição: alguns tecidos do seu corpo sempre consomem glicose. Proteínas estão sempre sendo quebradas da sua massa magra, absorvidas no sistema (usadas para produção de outros aminoácidos e diversas outras funções) e reutilizadas para gerar massa magra. Isso é o "protein turnover". Se não me engano, o corpo usa em torno de 1 g/kg para executar essas funções; essa é a quantidade de proteína necessária para manter a quantidade de músculo que você possui em uma dieta de manutenção (considerando que há estímulo suficiente para manter a massa magra).

Quando você faz exercícios intensos de qualquer tipo, que sejam anaeróbicos, o corpo utiliza as reservas de glicogênio muscular. No restante é glicogênio hepático; o cérebro retira glicose da corrente sanguínea, o corpo retira a glicose do glicogênio hepático.

Tudo o que você come ao longo do dia, em uma dieta de manutenção, é usado como fonte de combustível; teoricamente você irá acordar com os estoques de glicogênio a X% e gordura a Y% e dormir com eles na mesma quantidade. Não há déficit nem excedente.

Quando você está em déficit calórico, irá faltar energia para o corpo. Ele irá utilizar essa energia a partir do glicogênio hepático e das células de gordura. O que você consumir de carboidratos será utilizado, em parte, para repor o glicogênio. No final do dia (considerando que você consumiu quantidade suficiente de carbos) os estoques de glicogênio serão repostos, e os de gordura estarão menores do que no início do dia.

Ainda assim pode faltar glicose; se isso ocorrer o corpo produzirá ela a partir de aminoácidos. Por isso é necessário aumentar a ingestão de proteínas em dieta hipocalórica - além dos 1 g/kg que o corpo já utiliza normalmente, ele vai usar um pouco mais para produzir glicose.

E por isso se fala que, em cutting, não é preciso se preocupar com frutose - o corpo irá utilizar o glicogênio hepático para produzir glicose, então mesmo que você consuma mais do que 60-100g de frutose em um dia, ainda assim o glicogênio hepático não estará cheio.

Com certeza o artigo é muito bom... vale a pena traduzir.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

E por isso se fala que, em cutting, não é preciso se preocupar com frutose - o corpo irá utilizar o glicogênio hepático para produzir glicose, então mesmo que você consuma mais do que 60-100g de frutose em um dia, ainda assim o glicogênio hepático não estará cheio.

Wow, muito interessante. Eu exatamente fazia o contrário: cortava as frutas em cutting e comia mais em bulk. Vivendo e aprendendo! Mais uma vez, obrigado!

Pode deixar aquela tradução para mim, o texto é bem light, uns 50% eu consigo traduzir hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Que post hein, Martin. Uma aula.

E sobre o Blog, eu nunca passo por la so quando alguem comenta que tem um artigo ai vou la ver do que se trata, mas é beeem raro.

Espero não ter falado nada errado, foi meio na correria ehhe

Hahahaha

Gostou mesmo, hein Aless? Hehe que bom. Vamos ver a discussão que vai gerar.

--------------------------

hoje o treino foi beeeem ruim. No sábado eu dei um mau jeito no meu pescoço/trapézio, do lado esquerdo. Não sei se foi o Press ou o encolhimento... doeu um pouco no domingo, segunda, terça, e hoje tinha melhorado. Mas não teve jeito, fora o supino, em todos os outros exercícios eu senti.... o treino acabou saindo pela metade. Tudo bem, é deload mesmo.

Supino - 3x6x 47 kg

paralelas - 5x3 reps

chinup - 2x3 reps

remada baixa - 3x10x 8 placas

OAP - 1x10reps x 12 kg

Tomei um analgésico, vamos ver se ajuda. Agora é hora de comer :D hoje vai ser mais "clean"... bastante fruta.

Boa noite a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...