Visitante Postado Novembro 17, 2010 às 13:08 Postado Novembro 17, 2010 às 13:08 Achei o seguinte artigo num jornal de pequena veiculação aqui da minha cidade, espero que gostem e tirem dúvidas. Caso já haja post com conteúdo parecido, perdoem-me. "Consumir ovos é benéfico à saúde Colesterol contido nos ovos não faz mal ao organismo e pode até prevenir doenças Se você só come a clara do ovo, pode esquecer esse hábito. O ovo inteiro é um dos mais consistentes alimentos com que podemos contar para tornar nossa dieta mais saudável. Décadas atrás, alguém decidiu que o colesterol dos ovos, encontrado principalmente em sua gema, contribuía para o desenvolvimento de uma série de doenças cardíacas e para o aumento da obesidade. Essa pessoa errou feio. O pior de tudo isso é que os desavisados engoliram a lorota e passaram a evitar esse alimento. Quem está perdendo com isso é a saúde desses indivíduos. A gordura de ovos, ao contrário do que ainda dizem por aí, é do tipo bom, e previne uma série de complicacoes em todo o organismo. O ovo eh a melhor fonte de luteina e zeaxantina que existe. Esses nutrientes sao essenciais para a manutencao da saude dos olhos e servem tambem para facilitar o tratamento de doencas nesses orgaos. Na verdade, muitos estudos atuais tem mostrado que consumir um ovo por dia pode ajudar a prevenir a degeneracao macular e diminuir o risco de desenvolver catarata. O ovo eh tambem uma boa fonte de colina, que protege o sistema cardiovascular de ataques cardiacos, coagulos sanguineos, derrame. Mesmo que o ovo seja um bem feitor ao organismo, eh preciso cuidado na hora de prepara-lo antes da refeicao. Evite comer ovos fritos, pois a gordura em que eles sao feitos pode trazer alguns maleficios ao organismo, como o aumento de colesterol... As melhores opcoes sao os ovos quentes, cozidos e em gemada. Com esses metodos de preparo, os ingredientes que fazem bem do ovo continuam intactos, enquanto o acrescimo de gordura de outras fontes nao ocorre. Ao comprar ovos, vale a pena gastar um pouco mais e escolher os organicos ou ovos de galinhas criadas soltas, e nao daquelas que ficam confinadas. Essas opcoes tem melhor qualidade e sao tambem mais confiáveis. Normalmente, o ovo organico possui a gema mais consistente e terá uma cor laranja brilhante. Os ovos de galinhas confinadas podem sair mais barato, mas quase sempre apresentam baixa qualidade, com gema amarelo-pálida, mais frágil, que se quebra facilmente. Dessa forma, deixe os mitos negativos do ovo e saiba que tudo que eh ingerido conhecimento e moderacao faz bem a nossa saude. Abaixo, veja a comparacao da clara e da gema, no minimo eh curioso. Comparacao Clara x Gema Clara: Bom: Alem de quase nao ter gordura, a clara eh formada por albumina que eh uma proteina de alto valor biologico e garante todos os aminoacidos essenciais. Possui apenas 15 kcal. Ruim: Para muitos, soh ela nao eh garantia de sabor e, apesar de boa dose de proteina, nao tem diferenca da gema: ambas tem cerca de 3g do nutriente. Gema: Bom: Sem ela, o ovo perde muitos de seus beneficios. A gema contem vitaminas A (importante para a visao, pele e o crescimento osseo), vitamina D (absorve o calcio e previne doencas dos ossos), biotina e acido folico (contra doencas cardiovasculares) e ferro (que fortalece o sistema imunologico). Ruim: O ovo carrega uma quantidade significativa de colesterol (213 mg) e uma quantidade baixa de gordura saturada (1,5 g do total de 7g). Possui 65 kcal. Maior beneficio: Gema: Apesar da presenca do colesterol e da gordura saturada, seus beneficios sao maiores em relacao á clara, pois oferece um bom aporte de proteinas e micronutrientes importantes para a saude." (Extraido de "Jornal de Condominios", novembro de 2010) Espero que o texto tenha sido esclarecedor
lekOS Postado Novembro 17, 2010 às 16:00 Postado Novembro 17, 2010 às 16:00 Eu como 4 ovos por dia, faz 4 meses, e esses dias fiz o teste pra você como meu colesterol está... Resultado: 126mg/dl Recomendado: Abaixo de 200,0 mg/dl ou seja, everything is fine! haha, Pra eu a gema não tem nada de vilã na dieta e sim uma das moçinhas! haha Daqui mais uns 3 a 5 meses farei novamente só pra controle mesmo!
Visitante Postado Novembro 17, 2010 às 16:03 Postado Novembro 17, 2010 às 16:03 (editado) Em 17/11/2010 em 14:00, lekOS disse: Eu como 4 ovos por dia, faz 4 meses, e esses dias fiz o teste pra você como meu colesterol está... Resultado: 126mg/dl Recomendado: Abaixo de 200,0 mg/dl ou seja, everything is fine! haha, Pra eu a gema não tem nada de vilã na dieta e sim uma das moçinhas! haha Daqui mais uns 3 a 5 meses farei novamente só pra controle mesmo! Editado Março 8, 2020 às 22:49 por Visitante
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora