Ir para conteúdo

Gema: Vilã Da Dieta?

Visitante

Posts Recomendados

Postado

Achei o seguinte artigo num jornal de pequena veiculação aqui da minha cidade, espero que gostem e tirem dúvidas.

Caso já haja post com conteúdo parecido, perdoem-me.

"Consumir ovos é benéfico à saúde

Colesterol contido nos ovos não faz mal ao organismo e pode até prevenir doenças

Se você só come a clara do ovo, pode esquecer esse hábito. O ovo inteiro é um dos mais consistentes alimentos com que podemos contar para tornar nossa dieta mais saudável.

Décadas atrás, alguém decidiu que o colesterol dos ovos, encontrado principalmente em sua gema, contribuía para o desenvolvimento de uma série de doenças cardíacas e para o aumento da obesidade. Essa pessoa errou feio.

O pior de tudo isso é que os desavisados engoliram a lorota e passaram a evitar esse alimento. Quem está perdendo com isso é a saúde desses indivíduos. A gordura de ovos, ao contrário do que ainda dizem por aí, é do tipo bom, e previne uma série de complicacoes em todo o organismo.

O ovo eh a melhor fonte de luteina e zeaxantina que existe. Esses nutrientes sao essenciais para a manutencao da saude dos olhos e servem tambem para facilitar o tratamento de doencas nesses orgaos.

Na verdade, muitos estudos atuais tem mostrado que consumir um ovo por dia pode ajudar a prevenir a degeneracao macular e diminuir o risco de desenvolver catarata. O ovo eh tambem uma boa fonte de colina, que protege o sistema cardiovascular de ataques cardiacos, coagulos sanguineos, derrame.

Mesmo que o ovo seja um bem feitor ao organismo, eh preciso cuidado na hora de prepara-lo antes da refeicao. Evite comer ovos fritos, pois a gordura em que eles sao feitos pode trazer alguns maleficios ao organismo, como o aumento de colesterol... As melhores opcoes sao os ovos quentes, cozidos e em gemada. Com esses metodos de preparo, os ingredientes que fazem bem do ovo continuam intactos, enquanto o acrescimo de gordura de outras fontes nao ocorre.

Ao comprar ovos, vale a pena gastar um pouco mais e escolher os organicos ou ovos de galinhas criadas soltas, e nao daquelas que ficam confinadas. Essas opcoes tem melhor qualidade e sao tambem mais confiáveis. Normalmente, o ovo organico possui a gema mais consistente e terá uma cor laranja brilhante.

Os ovos de galinhas confinadas podem sair mais barato, mas quase sempre apresentam baixa qualidade, com gema amarelo-pálida, mais frágil, que se quebra facilmente.

Dessa forma, deixe os mitos negativos do ovo e saiba que tudo que eh ingerido conhecimento e moderacao faz bem a nossa saude.

Abaixo, veja a comparacao da clara e da gema, no minimo eh curioso.

Comparacao Clara x Gema

Clara:

Bom: Alem de quase nao ter gordura, a clara eh formada por albumina que eh uma proteina de alto valor biologico e garante todos os aminoacidos essenciais. Possui apenas 15 kcal.

Ruim: Para muitos, soh ela nao eh garantia de sabor e, apesar de boa dose de proteina, nao tem diferenca da gema: ambas tem cerca de 3g do nutriente.

Gema:

Bom: Sem ela, o ovo perde muitos de seus beneficios. A gema contem vitaminas A (importante para a visao, pele e o crescimento osseo), vitamina D (absorve o calcio e previne doencas dos ossos), biotina e acido folico (contra doencas cardiovasculares) e ferro (que fortalece o sistema imunologico).

Ruim: O ovo carrega uma quantidade significativa de colesterol (213 mg) e uma quantidade baixa de gordura saturada (1,5 g do total de 7g). Possui 65 kcal.

Maior beneficio: Gema: Apesar da presenca do colesterol e da gordura saturada, seus beneficios sao maiores em relacao á clara, pois oferece um bom aporte de proteinas e micronutrientes importantes para a saude."

(Extraido de "Jornal de Condominios", novembro de 2010)

Espero que o texto tenha sido esclarecedor

;)

Postado

Eu como 4 ovos por dia, faz 4 meses, e esses dias fiz o teste pra você como meu colesterol está...

Resultado: 126mg/dl Recomendado: Abaixo de 200,0 mg/dl

ou seja, everything is fine! haha, Pra eu a gema não tem nada de vilã na dieta e sim uma das moçinhas! hahasmile.gif

Daqui mais uns 3 a 5 meses farei novamente só pra controle mesmo!

Postado (editado)
Em 17/11/2010 em 14:00, lekOS disse:

Eu como 4 ovos por dia, faz 4 meses, e esses dias fiz o teste pra você como meu colesterol está...

Resultado: 126mg/dl Recomendado: Abaixo de 200,0 mg/dl

ou seja, everything is fine! haha, Pra eu a gema não tem nada de vilã na dieta e sim uma das moçinhas! hahasmile.gif

Daqui mais uns 3 a 5 meses farei novamente só pra controle mesmo!

Editado por Visitante

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...