Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Acho Que É Pra Refletir


redlight

Posts Recomendados

Olá, caros

Por eu ser pouco conhecido aqui no fórum, é bem possível que essa discussão nem vá muito pra frente... mas já há um bom tempo venho refletindo sobre um assunto que creio não ser pertinente só para mim.

Nós, que praticamos esse esporte, ou que apenas treinamos com pesos com um objetivo levado a sério, vivemos pregando a importância de uma boa dieta, uma boa suplementação e um bom descanso. Corremos do álcool e de certos alimentos, abominamos atitudes que saem de meninos da granja (aka frangos). Muitos abrem algumas exceções, mas estou certo de que muitos aqui vivem pra isso. Acabam até negligenciando outros aspectos da vida em prol da musculação. Não bebem nunca, dormem cedo todos os dias e seguem religiosamente a santa dieta (que por vezes se resume a frango sem sal com batata doce e água...).

Crescemos? Sim. Ficamos mais fortes, ganhamos peso? Claro.

Mas aí eu pergunto: Quantos caras você já viu que nunca sequer levaram uma dieta a sério, bebem, não ligam pra sono de qualidade, vão na academia "quando dá", as vezes nunca nem suplementaram e tem ganhos parecidos (quando não iguais) aos seus? Pensem, reflitam. Com certeza vão lembrar de alguns. Alguns dos maiores caras que eu conheço pessoalmente nunca ligaram pra uma dieta rigorosa, e outros vivem em festas regadas a álcool e noites mal-dormidas. Tenho amigos gigantes que acham que suplementar é comer aveia com banana.

Como exemplo disso, trago dois amigos meus, que por motivos óbvios, não citarei nomes.

Um deles é o típico cara que todos aqui chamariam de frango logo à primeira vista: "malha" sempre que chega perto de uma festa ou do verão pra ficar "fortinho". não bebe quase nada, mas come igual a um jumento de tudo o que vê pela frente (não tem essa, de batata doce a açucar, o que aparecer ele traça) o dia todo. Nunca engorda, vive sem um grama de gordura no corpo, e sempre que entra na academia, com 2, 3 meses de treino avacalhado (peito e bíceps, peito e bíceps, peito e bíceps tendendo ao infinito) já demonstra mudanças significativas MESMO. Nunca usou nem dextrose, porque tem medo de dar problema nos rins. Da última vez que ele entrou na academia, com coisa de 2 meses ele já tava com quase 38 de braço (o que é pouco, sim, mas muitos até aqui no fórum ainda estão penando pra chegar nessa medida, e quando se tem 1,70m, 38 de braço é algo proporcionalmente consideravel para os padrões granjísticos).

O outro é GRANDE. Forte e grande. Deve ter 1,80m, uns 43 de braço e quase nada de gordura corporal (leia-se: é todo definido, exceto pela barriga que é reta mas sem gomos). Normalmente faz supino com 45kg de cada lado, e eu já vi ele fazer com 55. Treina a uns 2 ou 3 anos, mas com o mesmo intuito do outro, ir pra festas e ficar forte pro verão. Bebe muito, e sempre. Nunca ligou pra dieta (a dieta dele é pão com hamburguer e prato de pedreiro no almoço) e malmente suplementa com uma whey de vez em quando. Usou um PH uma vez, mas não sabe nem o que é TPC. Teve ganhos ótimos (uns 9kg com quase nada de gordura) e manteve, sem fazer TPC.

Pergunto novamente: quantos de nós trabalhamos realmente duro, estudamos métodos avançados de treino e nutrição, sofremos comendo (ou não comendo), fazemos do treino de cada dia uma batalha, e temos ganhos parecidos com estes? Quantos aqui que se sacrificam tanto não gostariam de ter o corpo do segundo cara? Quantos aqui já usaram AEs e ainda não tem esse corpo?

Cara, TPC aqui até os mais leigos ou os que nunca usaram AEs sabem o que significa. Acho que na minha academia, ninguém nunca ouviu falar nisso (nem o dono da academia, que já foi profissional). Álcool, teoricamente, é tão catabólico que eu já vi muitos aqui afirmarem que "se você beber um dia vc perde todo o trabalho da semana".

Mas se isso tudo é realmente tão prejudicial, pq é tão comum vermos caras fortes e ao mesmo tempo tão leigos?

Qual é a explicação plausível para isso? Não creio que seja genética, pois se assim fosse, eu estaria falando de casos isolados. Mas conheço várias pessoas assim. Também não acho que o cortisol, apesar de ser catabólico, atue TÃO fortemente em nosso corpo só pelo medo ou remorso de cometer certos "pecados" (como comer comidas ruins).

É isso. Tá tarde pra kct, e eu acho que escrevi tudo, qualquer coisa depois edito.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Respostas 50
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Eu não conheço muitos negos assim não 'gigantes e que só zoam',mas enfim..testa aí esse método deles,se não funcionar,é a genética mesmo,acho que isso é a coisa mais facil a fazer em relaçao a isso,pega um mês aí e faz isso sem dó mesmo,igual o cara la faz,se vc ver que piorou,aí só lamento,vai ter que entrar novamente para o time que 'sofre',se funcionar,me avise! dsHAUsdhauuhdsa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu n sei vc, mas uma semana de pão com hamburg eu já acumulo uma gordura... Eu sou endo, posso até cometer deslizes no descanço e coisas como esquecer de carbo na dieta que n catabolizo muito. Eu só falei isso pq se eu sou endo meu ponto fraco é gordura, de ecto é massa e de meso... Seus amigos devem ser mesomorfos, por isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acontece que esses caras nunca serão realmente grandes, uma hora estagna e pronto.

Eu nunca vi fisiculturista que come errado, bebe o fds todo e nao dorme na semana. FATO!

Outra coisa é muitos desses frangos que crescem fazendo tudo errado, sempre cicla e nao fala pra ninguem, quem ja ta um tempinho na academia e faz algumas amizades sabe do que eu to falando.

Mas se eles chegam em 40 de braço fazendo tudo errado, sorte deles. Vc nao tem essa genetica, então ta na hora de parar de se preocupar com os outros e investir sua atenção em vc mesmo...

GENETICA < DETERMINAÇÃO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pessoalmente acho que se beber fosse tão ruim assim, os alemães seriam o povo mais raquítico do mundo!

Mas sério, aqui no fórum é um show de "fundamentalismo dietético", se o cara come uma torrada de noite já acham que vai virar o Faustão, impressionante. Aposto que se o Ney ou outro cara foda postasse uma dieta aqui meio diferente (sem saber de quem era) ia chover crítica. :rolleyes:

Pessoalmente não tenho o intuito de ficar 'trincado' (pelo menos agora), minha genética é um lixo e meu BF é alto (não sou gordo, mas também não sou definido). Eu me preocupar com a dieta!??! Quando meu peso 'trava' como mais e boa (mas colocando whey, etc, etc). Não vivo pra ser escravo da dieta. Depois penso em cutting.

Sério, alguém acha que os "grandes monstros" do esporte fazem bulk limpo?! Vai ver a diferença de ganho de peso por ano entre um bulk limpo e sujo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A parada é a seguinte,

Realmente tem caras que não levam o treinamento a sério e acabam tendo ganhos, mas como o Leandro falou, chega uma hora que não vai pra frente.

tenho um colega que sempre foi maior que eu desde os tempos da escola, o cara é meu irmão, conheco ele a 12 anos... então sei, o cara "treina" a 5 anos, regado a cachaça, cerveja, dieta movida a misto quente!

hoje ele está do meu tamanho, pega MUITO menos peso que eu... e eu treino corretamente a aproximadamente 2 anos, mas no total tenho uns 4 anos de treinamento!

Voces acham que daqui 1 ano ja nao vou ter passado o cara? FAAAAAAACILMENTE!

entao galera, vamos ter determinacao, levar a dieta e a suplementação a sério!

Não vou mentir, as vzs vou comer um chocolatinho, abrir um pacote de bolacha...

todo mundo faz isso...

mas a disciplina num contexto geral...

é essencial!

Abraços!

marinho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu quando comecei a treinar comia feito um cavalo, mandava dois pães francês com ovo frito antes do treino e outras cositas mais. Na hora que é pra ganhar massa tem que trapacear um pouco (comer coisas mais pesadas). A diferença ta na genética, um ectomorfo pra crescer não pode seguir essa vida de balada, já um mesomorfo pode seguir essa vida e continuar crescendo mas como foi dito pelo Leandro, uma hora estagna.

E depois tem mais, é comum esses caras de balada usarem AE´s. Então se vc ver algum baladero que treina zuado com 40cm de braço há grandes possibilidades de ter usado AE's. Eu lembro de um cara que tinha no msn e que vivia se gabando que usava AE´s, tinha 40cm de braço (só volume) e vivia parando e voltando a treinar. Sempre que ele voltava a treinar era só com AE´s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tambem conheço gente assim, é fato isso, tem gente que cresce sem fazer nem 10% doq agente faz, mais acho que eles encontram a estagnação bem antes de nós tambem, e caso parem de malhar vão perder a massa magra que tem com mais facilidade por n saberem os meios de mante-lá... de qualquer jeito, concordo com vc em partes, acho que certas crenças nossas tem menos importancia doq agente pensa no ganho de massa e emagrecimento, mais eu pelo menos n me arrisco a deixar de lado meus hábitos, n só pq já virou um estilo de vida, mais tambem pq como eu sou endo se eu desandar vou engordar tudo denovo rs, infelizmente acho que essa "dádiva" de ter bons resultados mesmo sem se esforçar muito só acontece com alguns mesomorfos e ectomorfos, pq os gordinhos sofrem de qualquer jeito se n adiquirirem bons hábitos de treino e alimentares asuhasua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quanto aos AEs, sim, muitos usam, realmente. na minha academia chove! mas eu conheço alguns que não usam, como os dois do exemplo mesmo (que são amigos de longa data, convivem comigo quase todos os dias e eu conheço bem antes de pensar em entrar na academia, se eles tivessem usado AEs, eu teria notado. assim como notei quando o nego tava tomando PH).

quanto ao raciocinio do leandro (que o cara cresce mas uma hora estagna) então porque começar a se sacrificar agora e não quando chegar no ponto de estagnação? Se seu limite de "crescimento" seguindo esse "método" zuado for chegar aos 40 de braço, porque começar a se sacrificar com dieta rígida (e otras cositas mas) desde garoto frangola?

não to criticando nosso estilo de vida aqui, até porque eu o sigo. pelo contrário, só quero achar uma explicação pra isso pra que talvez possamos nos encaixar num meio termo (afinal, creio que muito poucos aqui querem realmente competir e pra a maioria dos que treinam, 40-43 de braço já é uma medida considerável, quem sabe até um objetivo).

eu conheço vários caras aqui assim e realmente sei que muitos deles já usaram AEs, mas tbm sei que a maioria nunca ouviu falar em TPC, e muitos conseguem (e mantém) ganhos notáveis. em relação à força, realmente, a maioria desses caras que treinam zuado sem AE são fracos... Mas não generalizemos, existem casos e casos. Fugindo um pouco da academia, eu já vi pedreiro ou trabalhador de roça que nunca levantou um ferro e não sabe nem o que é proteína, vive de feijão arroz e farinha, levantar pesos absurdos com uma facilidade imensa e ter uma qualidade muscular que muitos aqui procuram.

até aqui no fórum eu já vi umas fotos e uns vídeos de umas academias do gueto em lugares bem pobres, com tudo bem improvisado (imagine que se até os halteres são improvisados, como não deve ser a dieta desses caras?) e que tinham caras GRANDES e fortes mesmo, com físicos bem trabalhados e almejados pela maioria que frequenta o fórum...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Flex W.

Cara o álcool não cataboliza não somente, pegue uma pessoa que não bebe aos trinta e puco vamos por 32 anos, e pegue uma da mesma idade que chaaaapa entorna encharca sempre, e veja a diferença uma da outra, a segunda com certeza vai parecer já ter quarenta anos, o álcool deplora o organismo todo.

Não tem nem como comentar essas coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...