Ir para conteúdo

Hora de Mudar! Não aguento mais essa vida que estou levando!

Caution46K

Posts Recomendados

Postado

Amigo, espero q não desista e faça disso um novo hábito. 
Agora, vou criticar o ponto principal, sua dieta parece restritiva demais e falta proteina. Se quiser mudar de verdade, tente optar uma dieta q vc consiga levar por anos, assim como engordou, o emagrecimento leva tempo para ser permanente. Eu com meus 72kg ficaria com bastante fome comendo apenas isso ai q descreveu.

É perfeitamente possível emagrecer, sem passar fome. 

Postado
Em 19/05/2025 em 18:09, Gymrat Focado disse:

Amigo, espero q não desista e faça disso um novo hábito. 
Agora, vou criticar o ponto principal, sua dieta parece restritiva demais e falta proteina. Se quiser mudar de verdade, tente optar uma dieta q vc consiga levar por anos, assim como engordou, o emagrecimento leva tempo para ser permanente. Eu com meus 72kg ficaria com bastante fome comendo apenas isso ai q descreveu.

É perfeitamente possível emagrecer, sem passar fome. 

Esse realmente é um ponto difícil para mim, tenho que aprender a me adequar, pois como meu dia é muito corrido acredito que seria bom fazer marmitas para durante o dia, porém não sei se é um hábito que consigo levar para o resto da vida, tenho que testar, estava querendo fazer marmitas de 150 g de arroz e 150 g de frango ou variando carboidrato e a proteína, para me alimentar tanto de manhã quanto na parte da tarde, oq acha?

Postado
Em 19/05/2025 em 19:00, CDR disse:

Pô irmão, tenho orgulho de ver que você está decidido a mudar e voltar a treinar.
Qualquer dia temos que treinar juntos novamente.

Valeu mesmo irmão, você é uma inspiração para mim! Quero chegar no seu nível de treino, aí sim vamos meter outro treino mostro juntos! 

Postado
Em 19/05/2025 em 20:12, Caution46K disse:

Esse realmente é um ponto difícil para mim, tenho que aprender a me adequar, pois como meu dia é muito corrido acredito que seria bom fazer marmitas para durante o dia, porém não sei se é um hábito que consigo levar para o resto da vida, tenho que testar, estava querendo fazer marmitas de 150 g de arroz e 150 g de frango ou variando carboidrato e a proteína, para me alimentar tanto de manhã quanto na parte da tarde, oq acha?

Acho um otimo caminho. Melhora bem, e fica pratico no dia a dia. é mais facil fazer 2 marmitas iguais, do q uma pra almoço e outra pro lanche com itens diferentes. mas faz um esforço, pra sair do inercia sempre demanda mais energia.

Postado (editado)

Somente pra atualizar vocês, rapaziada:

Essa semana consegui manter firme a dieta. Ainda não troquei o whey pelas marmitas, porque com o whey não tô falhando nenhum dia — então bate aquele receio de mudar e acabar saindo do foco. Preferi manter como está por enquanto.

Aproveitei e fiz um hemograma completo ontem. Ainda faltam alguns resultados importantes como a testosterona, mas já saiu boa parte dos dados e resolvi compartilhar com vocês aqui:

Eritrócitos: 4,98 milhões/mm³ --- Referência: 4,32 - 5,72 milhões/mm³
Hemoglobina: 15,70 g/dL --- Referência: 13,5 - 17,5 g/dL
Hematócrito: 45,1 % --- Referência: 38,8 - 50,0 %
V.C.M: 90,6 micracúbica --- Referência: 80 - 99,5 micracúbica
H.C.M: 31,5 pg --- Referência: 26 - 34 pg
C.H.C.M: 34,8 % --- Referência: 31 - 36 %
RDW (índice de anisocitose): 11,5 % --- Referência: até 15 %
Leucócitos: 6.300 /mm³ --- Referência: 3.500 - 10.500 /mm³
Segmentados: 48,8 % --- Referência: 50 - 70 %
Eosinófilos: 6,2 % --- Referência: 1 - 4 %
Linfócitos típicos: 36,3 % --- Referência: 20 - 35 %
Monócitos: 8,1 % --- Referência: 4 - 10 %
Plaquetas: 210.000 /mm³ --- Referência: 130.000 - 400.000 /mm³

Glicose: 95 mg/dL --- Referência: < 100 mg/dL
Insulina: 5,6 µUI/mL --- Referência: 6 - 27 µUI/mL
HOMA-IR: 1,31 --- Referência: até 2,71

Colesterol Total: 195 mg/dL --- Referência: < 190 mg/dL (desejável)
HDL (bom colesterol): 43 mg/dL --- Referência: desejável > 40 mg/dL
LDL (ruim): 128 mg/dL --- Referência: < 130 mg/dL (baixo risco)
VLDL: 24 mg/dL --- Referência: < 30 mg/dL
Triglicerídeos: 118 mg/dL --- Referência: < 150 mg/dL

AST (TGO): 38 U/L --- Referência: 11 - 34 U/L
ALT (TGP): 36 U/L --- Referência: < 45 U/L (homens)

Bilirrubina Total: 1,00 mg/dL --- Referência: 0,2 - 1,2 mg/dL
Bilirrubina Direta: 0,30 mg/dL --- Referência: 0,0 - 0,5 mg/dL
Bilirrubina Indireta: 0,70 mg/dL --- Referência: 0,0 - 1,1 mg/dL

Sódio: 139 mmol/L --- Referência: 136 - 145 mmol/L
Potássio: 4,3 mmol/L --- Referência: 3,5 - 5,1 mmol/L

Creatinina: 1,25 mg/dL --- Referência: 0,60 - 1,20 mg/dL
eRFG (filtração glomerular estimada): 80 mL/min/1,73m² --- Referência: ideal > 90 mL/min/1,73m²
Ureia: 41 mg/dL --- Referência: 19 - 44 mg/dL
Ácido Úrico: 7,7 mg/dL --- Referência: 3,7 - 7,7 mg/dL

TSH ultra-sensível: 1,82 mIU/L --- Referência: 0,40 - 4,50 mIU/L
T4 Livre: 1,03 ng/dL --- Referência: 0,70 - 1,48 ng/dL

PSA Total: 1,70 ng/mL --- Referência: ≤ 2,50 ng/mL
PSA Livre: 0,47 ng/mL --- Relação PSA Livre/Total: 28 % --- Referência: > 25 %

FSH: 1,84 mIU/mL --- Referência: 0,95 - 11,95 mIU/mL
LH: 4,42 IU/L --- Referência: 0,57 - 12,07 IU/L
Estradiol (E2): 34 pg/mL --- Referência: 11 - 44 pg/mL (homens)
Progesterona: <0,2 ng/mL --- Referência: < 0,2 ng/mL (homens)
Prolactina: 15,04 ng/mL --- Referência: 3,46 - 19,40 ng/mL

Como podem ver, os mais preocupantes são esses:

Eosinófilos: 6,2 % — Referência: 1 - 4 %
Linfócitos típicos: 36,3 % — Referência: 20 - 35 %
Segmentados: 48,8 % — Referência: 50 - 70 %
Insulina: 5,6 µUI/mL — Referência: 6 - 27 µUI/mL
Colesterol Total: 195 mg/dL — Referência: < 190 mg/dL
AST (TGO): 38 U/L — Referência: 11 - 34 U/L
Creatinina: 1,25 mg/dL — Referência: 0,60 - 1,20 mg/dL
eRFG: 80 mL/min/1,73m² — Referência: > 90 mL/min/1,73m²
Ácido Úrico: 7,7 mg/dL — Referência: 3,7 - 7,7 mg/dL (limite máximo)

Dos exames, os que me deixaram mais alerta foram esses aqui:

Eosinófilos: 6,2 % — Referência: 1 - 4 %
Linfócitos típicos: 36,3 % — Referência: 20 - 35 %
Segmentados: 48,8 % — Referência: 50 - 70 %
Insulina: 5,6 µUI/mL — Referência: 6 - 27 µUI/mL
Colesterol Total: 195 mg/dL — Referência: < 190 mg/dL
AST (TGO): 38 U/L — Referência: 11 - 34 U/L
Creatinina: 1,25 mg/dL — Referência: 0,60 - 1,20 mg/dL
eRFG: 80 mL/min/1,73m² — Referência: > 90 mL/min/1,73m²
Ácido Úrico: 7,7 mg/dL — Referência: 3,7 - 7,7 mg/dL (limite máximo)

Fiquei um pouco preocupado com essa insulina mais baixa… Não sei se é o corpo ainda se ajustando à academia e à dieta, ou se tem algo a mais aí. O colesterol, por outro lado, melhorou MUITO! Já chegou a bater 270 uns 4 meses atras. Agora baixou bem (porem ainda quero melhorar). Vocês teriam algum ponto a colocar desses "ruins"?

A creatinina tá meio alta e o ácido úrico colado no limite… será que é por conta do excesso de proteína vindo do whey? Tô pensando se valeria tentar trocar por um whey vegano(ervilha da growth), pelo menos por uns dias, só pra ver se ajuda a aliviar esses números.

Enfim, segunda-feira chega mais resultado (incluindo testosterona), e eu volto pra atualizar vocês, inclusive nas fotos!
Tamo junto, rapaziada! Bom final de semana e bora seguir firme! 💪🔥

Editado por Caution46K
Postado
Em 23/05/2025 em 14:53, Caution46K disse:

Fiquei um pouco preocupado com essa insulina mais baixa

Normal, e até melhor. Significa que seu corpo precisa de menos insulina para lidar com a glicose em jejum. A minha última deu 2,4µUI/mL para 87mg/dL de glicose.

Já chegou a bater 270 uns 4 meses atras

Dado o contexto, está melhorando consideravelmente. Me preocuparia mais com o HDL, dá pra melhorar. Insira boas gorduras na dieta e continue com os bons hábitos, ao longo do tempo a composição do teu colesterol tende a melhorar.

A creatinina tá meio alta e o ácido úrico colado no limite

Irrelevante, não precisa de troca alguma.

Postado
Em 23/05/2025 em 15:23, HeiseN_ disse:

Normal, e até melhor. Significa que seu corpo precisa de menos insulina para lidar com a glicose em jejum. A minha última deu 2,4µUI/mL para 87mg/dL de glicose.

Dado o contexto, está melhorando consideravelmente. Me preocuparia mais com o HDL, dá pra melhorar. Insira boas gorduras na dieta e continue com os bons hábitos, ao longo do tempo a composição do teu colesterol tende a melhorar.

Só parte da creatinina e do ácido úrico eu discordo!

chegou a fazer microalbuminuria? Um EQU(exame de urina)? 

tu pode estar perdendo proteína na urina, que é sinal de lesão renal, rim não se brinca. Apesar de a taxa de filtração gloremular estar ok, é algo que sempre se deve atenção.

caso não tenha feito os exames que citei, sugeriria fazer

Postado
Em 23/05/2025 em 15:23, HeiseN_ disse:

Sim, vou começar a utilizar castanhas abacate, comer mais atum, pensando ate em utilizar omega 3, será que vira? entao a glicose mesmo mais baixa, posso ficar feliz digamos assim, quer dizer q o corpo ta funcionando?

Postado
Em 23/05/2025 em 15:39, DocM disse:

Só parte da creatinina e do ácido úrico eu discordo!

chegou a fazer microalbuminuria? Um EQU(exame de urina)? 

tu pode estar perdendo proteína na urina, que é sinal de lesão renal, rim não se brinca. Apesar de a taxa de filtração gloremular estar ok, é algo que sempre se deve atenção.

caso não tenha feito os exames que citei, sugeriria fazer

Acredito que nao tenha feito esse não, vou precisar solicitar pro medico dai. Mas valeria apena esperar mais 1 mes, e fazer novamente dai sim faz esse junto? Ou realmente posso estar na merda com os rins? 

Postado
Em 23/05/2025 em 16:37, Caution46K disse:

será que vira

É legal, mas se sua alimentação já contempla, não é necessário.

Em 23/05/2025 em 16:37, Caution46K disse:

quer dizer q o corpo ta funcionando?

Quer dizer que sua sensibilidade a insulina está boa.

Postado
Em 23/05/2025 em 16:38, Caution46K disse:

Acredito que nao tenha feito esse não, vou precisar solicitar pro medico dai. Mas valeria apena esperar mais 1 mes, e fazer novamente dai sim faz esse junto? Ou realmente posso estar na merda com os rins? 

Pode esperar irmão! 

nos preocupa taxa de filtração abaixo de 50. 

É só realmente para ter controle da tua saúde renal. Nossos rins são mais órgãos alvos de diversas doenças como hipertensão, diabetes, doenças autoimunes. 
Não é nada pra te preocupar de forma aguda mas sim algo pra tu ter uma noção a longo prazo. Abraço m

Postado
Em 19/05/2025 em 17:14, Caution46K disse:

Olá pessoal!

Resolvi compartilhar com vocês um pouco sobre minha jornada na academia e, antes disso, falar um pouco sobre mim.

Meu nome é Lucas, tenho 29 anos, 1,75 m de altura e peso 107 kg, sendo que uma grande parte é gordura corporal. Sou casado, pai de um menino de 11 anos (isso mesmo, fui pai muito jovem) e sou engenheiro, trabalhando o dia inteiro em fábrica. Sempre gostei de academia e minha história se resume a fases de altos e baixos na forma física.

Minha trajetória de peso

Na adolescência, eu era magro até os 14 anos, mas ganhei peso rapidamente ate os 16 anos chegando a pesar 90 Kg na epoca. Aos 17 anos, comecei a academia e consegui transformar meu corpo, ficando magro e forte. No entanto, quando meu filho nasceu, em 2014 (eu tinha de 17 anos para 18), as prioridades mudaram. Comecei a trabalhar muito para garantir um futuro melhor para ele (e estou conseguindo!), mas, ao mesmo tempo, me descuidei da saúde e voltei a engordar.

Na época em que meu filho nasceu, eu pesava 75 kg com 9% de gordura corporal – não era grande, mas era definido e atlético. Cheguei até a começar um ciclo com Halovar, um pró-hormonal da época muito popular, mas desisti no início com medo dos efeitos colaterais. Desde então, minha saúde física só piorou, e o peso foi aumentando gradativamente.

Sempre tentei retornar para a academia, mas nunca consegui manter a consistência. Fazia um tempo, perdia uns quilos, parava e logo ganhava tudo de volta... um ciclo que se repetiu várias vezes, até eu chegar aos 108 kg.

O momento da virada

Semana passada, finalmente a ficha caiu. Fiz um teste de bioimpedância com meu vizinho, que é personal trainer, e os resultados foram um choque: minha idade metabólica deu 69 anos! Isso me assustou de verdade. Fiquei pensando que, se fosse para viver até os 80 anos, eu teria apenas mais 11 anos com meu filho. Isso não é aceitável para mim.

Decidi mudar. Mas, dessa vez, de verdade. Comecei a academia novamente, estou me alimentando muito melhor e tentando dormir pelo menos 7 horas por noite.

Whats-App-Image-2025-05-18-at-09-52-34.jWhats-App-Image-2025-05-18-at-09-54-01.jWhats-App-Image-2025-05-18-at-09-53-50.jWhats-App-Image-2025-05-18-at-09-53-37.jWhats-App-Image-2025-05-18-at-09-53-26.jWhats-App-Image-2025-05-18-at-09-53-15.jWhats-App-Image-2025-05-18-at-09-53-06.j

Minha rotina diária

05:20 - Acordo para despertar meu filho e volto a dormir.
06:30 - Levanto e me arrumo para o trabalho.
07:30 - Chego no trabalho e tomo café da manhã: 40g de whey e uma fruta.
12:00 - Almoço na empresa: sempre escolho duas saladas (uma de folhas e outra de verduras) e a mistura mais leve disponível (como frango, peixe ou carne de boi, porém não consigo pesar pois é a tia da cantina que serve).
16:30 - Como uma fruta.
18:00 - Chego em casa.
19:00 - Tomo o pré-treino (1 dosador de Prohibido) e passo um tempo com minha esposa e filho.
20:00 - Treino de musculação.
21:30 - Pós-treino: 40g de whey e 6g de creatina.
22:00 - Janta: 4 colheres grandes de arroz e 4 ovos mexidos (com temperos naturais e pimenta). Para acompanhar, uma latinha de Pepsi Black Zero.
23:00 - Vou dormir. (Estou pensando em comprar uma albumina para tomar antes de dormir)

Meu consumo de agua esta em torno de 3 a 4 Litros por dia.

Meu treino

Segunda-feira: Peito (5 exercícios) + Tríceps (3 exercícios)
Terça-feira: Costas (5 exercícios) + Bíceps (3 exercícios)
Quarta-feira: Ombro completo (2 exercícios para cada parte, totalizando 6)
Quinta-feira: Descanso
Sexta-feira: Perna
Sábado: Descanso
Domingo: Ombro completo novamente

Método de treino: Pirâmide

Início com carga leve (15 repetições) para aquecer. Em seguida, aumento progressivo da carga:

• 1ª série: 12 repetições

• 2ª série: 10 repetições

• 3ª série: 10 repetições

• 4ª série: 8 repetições (carga máxima, ultrapassando o limite se possível)
    Também incluo dropsets em alguns exercícios para levar o músculo à falha. Desde o dia 18/05/25, adicionei um treino de HIIT de 10 minutos após a musculação (5 tiros de 1 minuto).

Conto com o apoio de vocês!

Essa é minha rotina atual e estou determinado a não desistir dessa vez. Quero me sentir saudável novamente e, principalmente, estar presente para meu filho por muitos anos.

Gostaria muito de ouvir dicas e sugestões de vocês de coisas que posso fazer e comer para dar mais animo.

04/05/25 20:34 apos a academia

Whats-App-Image-2025-05-19-at-16-55-48.j

E como estou hoje 2 semanas depois:

16/05/25 19:30

Whats-App-Image-2025-05-19-at-16-55-47.j

Para os proximos relatos vou tentar tirar foto em outro espelho que eu comprei, e maior e continuo, conseguindo assim sempre a mesma claridade e angulo!

E também irei realizar testes de sangue para saber como estao meus hormonios, pois as ultimas vezes que fiz minha testo estava assim:

Whats-App-Image-2025-05-19-at-13-25-18.j

E como ja se passou praticamente 3 anos, vou fazer novos testes para ver como esta hoje em dia!

Porem volto a repetir gostaria muito de ouvir dicas e sugestões de vocês! E toda semana na segunda feira por volta desse horario, estarei aqui relatando o que estou fazendo!

Parabens por querer mudar, acompanhando

Postado

Fala Pessoal, bom dia.

Somente para Atualização, estou 100% com tudo, comendo conforme falei pra vcs, na balança ja deu uma diferença de 4 Kg, provavelmente deve ser mt retenção. Mas abaixo o antes e depois por enquanto! As tetas estão iguais, (teta de gordo) so que a barriga deu uma pequena esvaziada.

https://i.postimg.cc/sDGnkCQf/Screenshot-2025-05-27-08-05-39-750-com-miui-gallery.png

Imagem ontem 26/05/25 as 22:00

https://i.postimg.cc/CKFhdNkt/Screenshot-2025-05-27-08-05-23-203-com-miui-gallery.png

Em 19/05/2025 em 17:33, vitoriacampeao2 disse:

Boa!

Dica de site pra compartilhar imagem: Postimages — hospedagem de imagens grátis / envio de imagens

Por algum motivo funciona melhor aqui no fórum o link direto que geram (acho que é o segundo que aparece).

Não consegui anexar a imagem via URL. :(

Mas bom pessoal, por enquanto esta assim, vamos ver, estou fazendo HIIT pos treino, dia sim, dia nao. E bebendo 4 litros de agua por dia.

Então é isso.

Postado
Em 27/05/2025 em 08:12, Caution46K disse:

Fala Pessoal, bom dia.

Somente para Atualização, estou 100% com tudo, comendo conforme falei pra vcs, na balança ja deu uma diferença de 4 Kg, provavelmente deve ser mt retenção. Mas abaixo o antes e depois por enquanto! As tetas estão iguais, (teta de gordo) so que a barriga deu uma pequena esvaziada.

https://i.postimg.cc/sDGnkCQf/Screenshot-2025-05-27-08-05-39-750-com-miui-gallery.png

Imagem ontem 26/05/25 as 22:00

https://i.postimg.cc/CKFhdNkt/Screenshot-2025-05-27-08-05-23-203-com-miui-gallery.png

Não consegui anexar a imagem via URL. :(

Mas bom pessoal, por enquanto esta assim, vamos ver, estou fazendo HIIT pos treino, dia sim, dia nao. E bebendo 4 litros de agua por dia.

Então é isso.

Segue vencendo irmão!

Postado
Em 31/05/2025 em 12:55, CDR disse:

A pança parece que diminuiu, caboclo! Boa
Vc está se pesando?

ss 4 Kg a menos no total... Mas acredito que a maioria é agua e tambem que estou fazendo treinamento de vacum durante o dia. Pelo menos 3 minutos, umas 4 vezes no dia.

Postado
Em 20/05/2025 em 11:47, Gymrat Focado disse:

Acho um otimo caminho. Melhora bem, e fica pratico no dia a dia. é mais facil fazer 2 marmitas iguais, do q uma pra almoço e outra pro lanche com itens diferentes. mas faz um esforço, pra sair do inercia sempre demanda mais energia.

Realmente estou fazendo isso, porem somente a partir de hoje... Como falaram la em cima, essa dieta que eu estava fazendo esta mt dificil! Ta maluco, o whey de doce de leite da best whey que eu estava tomando de tarde ta começando a enjoar. Por conta disso trouxe 150g de arroz e 150 de frango para comer! 

Estava pensando rapaziada, em fazer um desses para comer nos lanches de tarde e de manhã:

https://www.youtube.com/shorts/byneStVmK6M

Da para variar bem com frango e carne moida ne! Vi um cara da gringa fazendo, e o dele tinha 50g de proteina em um desse. Logico que vou adequar ao meu gasto calorico para ficar dentro do deficit, mas acho que seria uma opção boa, afinal, é comida de verdade ne? Oq acham? E alguns dias continuar trazendo arroz e frango, ou batata inglesa e frango. Smp na proporção 150 150

Postado (editado)

Pessoal, aquele exame de sangue que fiz, bem completo, segue resultados encontrados... 

img_683f4e5e1458c0.47476120.png

Meus niveis hormonais estao uma BOSTA, sei que é pelo fato de estar MUITO acima do peso... Vou passar em um endocrino para saber oq posso melhorar! Aqui na região é foda, so tem agendamento para agosto! Mas fazer oq vou ter q esperar! Um amigo me falou do uso do clomid, que ele aumenta a testo, enquanto não vou no endocrino, sei que é um medicamento, e que o medico que deve passar, mas pesquisei bem, e vi que não tem praticamente nada de colateral, e é utilizado no TPC de muitos que utilizam o SUCO! Vcs acham q vale a pena tomar para ver? Será que eu teria ganhos com esse medicamento?

Editado por Caution46K
Postado

Fala irmão

Perder peso, treinar musculação, fazer cardio e ter boa ingestão de gorduras vai te ajudar muito mais do que qualquer remédio. Se você tem sentindo os sintomas de testo baixa, pode recalcular sua dieta pra ingerir 1g~1.2g/kg de gordura mantendo as mesmas kcal. Treinos de força também podem ajudar. Se for o caso, tem alguns fitoterápicos que funcionam, um deles é o longjack (ajuda bastante na libido). Eu pensaria em tomar remédio em último caso. 

Tudo que eu falei acima é por experiência própria, me encontro encontro em um cenário parecido com o seu.

Postado

pior que minha libido é mt boa disso não tenho a reclamar não... Mas minha duvida era referente a, se mesmo com a testo baixa eu estou conseguindo treinar bem, e ver alguns resultados nesse 1 mes, se a minha testo estivesse alta, tendendo para o máximo, dai eu teria muito mais disposição? muito mais força? Ou não necessáriamente? Mas vou tentar todos os meios antes de ir pra esse lado, vamos ver! 

Em 03/06/2025 em 17:07, Ferreir4 disse:

Fala irmão

Perder peso, treinar musculação, fazer cardio e ter boa ingestão de gorduras vai te ajudar muito mais do que qualquer remédio. Se você tem sentindo os sintomas de testo baixa, pode recalcular sua dieta pra ingerir 1g~1.2g/kg de gordura mantendo as mesmas kcal. Treinos de força também podem ajudar. Se for o caso, tem alguns fitoterápicos que funcionam, um deles é o longjack (ajuda bastante na libido). Eu pensaria em tomar remédio em último caso. 

Tudo que eu falei acima é por experiência própria, me encontro encontro em um cenário parecido com o seu.

Valeu pela força, estou tentando aumentar  ingestão de gordura porem mantendo o deficit, principalmente antes de dormir, castanha, abacate, e por ai vai...

final do mes de julho vou fazer outro exame de sangue para ver se melhorou algo. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...