K1NGGGG Postado Fevereiro 3, 2025 às 15:25 Postado Fevereiro 3, 2025 às 15:25 Boa tarde a todos; Treino a uns 2 anos, me considero intermediário, vou admitir que nesse tempo fui ignorante quanto a técnica de periodização, sempre treinei todos os dias da semana (ABCAB) com o máximo de volume possível (sem me importar com a intensidade) Gostaria de saber a opinião dos senhores: Será que vale a pena uma periodização ondulatória visando a hipertrofia e volume muscular? Como devo proceder para criar uma dessa que seja adequada?
Solução Visitante Postado Fevereiro 3, 2025 às 16:08 Solução Postado Fevereiro 3, 2025 às 16:08 (editado) Em 03/02/2025 em 12:25, K1NGGGG disse: Boa tarde a todos; Não sei quanto é difundido periodização em treinos do tipo fisiculturista, alguns usam sim, acho até que é o ideal, mas não muito necessário. Em esportes é mais comum. Uma sugestão simples é num dia treinar mais força (3x3~5) e no outro mais hipertrofia (3x8~12) com cargas próximas da falha. Falo disso nos exercícios compostos. Então se treina peito 2x na semana, no primeiro dia faça supino reto 3x3~5, supino inclinado 3x3~5, voador 3x8~12 (o isolador normal). No outro dia, fazer 3x8~12 para todos. EDIT: Depois vi seu peso, não sei como está seu bf, mas é possível aumentar o peso sem periodização. Se está preocupado com peso, a questão é antes de nutrição do que com treino. Editado Fevereiro 3, 2025 às 16:13 por Atleta_híbrido
ThorMitologicamenteAcurado Postado Fevereiro 3, 2025 às 17:20 Postado Fevereiro 3, 2025 às 17:20 Em 03/02/2025 em 12:25, K1NGGGG disse: Será que vale a pena uma periodização ondulatória visando a hipertrofia e volume muscular? Não. Periodização é pra quem busca performance (força em 1 repetição, por exemplo) e é extremamente útil para quem já não é mais iniciante nos treinos de força. Para hipertrofia, periodizar não faz diferença, não é útil e ainda é bastante complicado de se fazer direito. Existem estudos que confirmam isso, só pesquisar, mas vou deixar um aí: Spoiler https://www.researchgate.net/publication/357932732_Effects_of_Periodization_on_Strength_and_Muscle_Hypertrophy_in_Volume-Equated_Resistance_Training_Programs_A_Systematic_Review_and_Meta-analysis "Periodização de volume e intensidade não parece afetar hipertrofia muscular quando volume é equalizado" Lucas reagiu a isso 1
semjoelho Postado Fevereiro 3, 2025 às 17:24 Postado Fevereiro 3, 2025 às 17:24 se nao me engano o @Gabriel Medina faz essa Periodização Ondulatória
Debew Postado Fevereiro 4, 2025 às 00:28 Postado Fevereiro 4, 2025 às 00:28 Não existe periodização ondulatória. Todavia, a ideia da periodização é resolver problemas de preparação física que envolvem o desenvolvimento de multiplas valências físicas. Treinar por hipertrofia não envolve isso, você gera estímulos pensando em maximizar hipertrofia, ponto. De fato tu só precisa encontrar um volume confortável e que consiga lhe ajudar a progredir de maneira constante (isso não significa sempre), e seguir nisso o maior tempo possível, ajustando somente o foco de cada programação. PS.: O problema de trabalhos/artigos envolvendo periodização, é que eles não fazem o trabalho em cima de uma periodização, eles criam uma dinâmica de cargas fixa e colocam pessoas para roda-las. Dentro da teoria da periodização, individualidade biológica é de extrema importância (para tudo de treinamento), e isso dita que TUDO dentro da periodização é modulado conforme a resposta individual de cada um, logo, a falta de diferença de resposta pode somente estar ligado a isso. ThorMitologicamenteAcurado, Lucas e K1NGGGG reagiu a isso 2 1
K1NGGGG Postado Fevereiro 7, 2025 às 17:13 Autor Postado Fevereiro 7, 2025 às 17:13 Em 03/02/2025 em 13:08, Atleta_híbrido disse: Não sei quanto é difundido periodização em treinos do tipo fisiculturista, alguns usam sim, acho até que é o ideal, mas não muito necessário. Em esportes é mais comum. Uma sugestão simples é num dia treinar mais força (3x3~5) e no outro mais hipertrofia (3x8~12) com cargas próximas da falha. Falo disso nos exercícios compostos. Então se treina peito 2x na semana, no primeiro dia faça supino reto 3x3~5, supino inclinado 3x3~5, voador 3x8~12 (o isolador normal). No outro dia, fazer 3x8~12 para todos. EDIT: Depois vi seu peso, não sei como está seu bf, mas é possível aumentar o peso sem periodização. Se está preocupado com peso, a questão é antes de nutrição do que com treino. Obrigado, vou focar essencialmente em nutrição, vou deixar a periodização de lado por enquanto.
K1NGGGG Postado Fevereiro 7, 2025 às 17:14 Autor Postado Fevereiro 7, 2025 às 17:14 Em 03/02/2025 em 21:28, Debew disse: Não existe periodização ondulatória. Todavia, a ideia da periodização é resolver problemas de preparação física que envolvem o desenvolvimento de multiplas valências físicas. Treinar por hipertrofia não envolve isso, você gera estímulos pensando em maximizar hipertrofia, ponto. De fato tu só precisa encontrar um volume confortável e que consiga lhe ajudar a progredir de maneira constante (isso não significa sempre), e seguir nisso o maior tempo possível, ajustando somente o foco de cada programação. PS.: O problema de trabalhos/artigos envolvendo periodização, é que eles não fazem o trabalho em cima de uma periodização, eles criam uma dinâmica de cargas fixa e colocam pessoas para roda-las. Dentro da teoria da periodização, individualidade biológica é de extrema importância (para tudo de treinamento), e isso dita que TUDO dentro da periodização é modulado conforme a resposta individual de cada um, logo, a falta de diferença de resposta pode somente estar ligado a isso. Você tocou em um ponto importante, então é melhor eu deixar a periodização pra depois com a ajuda de um profissional, não é?
Gymrat Focado Postado Fevereiro 7, 2025 às 17:44 Postado Fevereiro 7, 2025 às 17:44 (editado) Para não atletas, quando periodizar? Quando sentir dores na execusão, dores de inflamação/lesão. Se tiver um grupo muscular mto fraco, para acertar assimetrias... Faz o seguinte, compra o livro do Belmiro de Sales, garanto q não irá se arrepender. Excelente para entender melhor sobre hipertrofia, periodização e volume de treino q parece facil, mas não é. Editado Fevereiro 7, 2025 às 17:45 por Gymrat Focado K1NGGGG reagiu a isso 1
Debew Postado Fevereiro 7, 2025 às 18:28 Postado Fevereiro 7, 2025 às 18:28 Em 07/02/2025 em 14:14, K1NGGGG disse: Você tocou em um ponto importante, então é melhor eu deixar a periodização pra depois com a ajuda de um profissional, não é? Não, esquece literalmente periodização se teu foco é estética, não importa se com ou sem profissional. Se contratar um profissional e ele falar em periodizar, não é tão profissional assim.
K1NGGGG Postado Fevereiro 8, 2025 às 00:40 Autor Postado Fevereiro 8, 2025 às 00:40 Em 07/02/2025 em 14:44, Gymrat Focado disse: Para não atletas, quando periodizar? Quando sentir dores na execusão, dores de inflamação/lesão. Se tiver um grupo muscular mto fraco, para acertar assimetrias... Faz o seguinte, compra o livro do Belmiro de Sales, garanto q não irá se arrepender. Excelente para entender melhor sobre hipertrofia, periodização e volume de treino q parece facil, mas não é. Vou procurar e comprar um e-book, valeu
K1NGGGG Postado Fevereiro 8, 2025 às 00:42 Autor Postado Fevereiro 8, 2025 às 00:42 Em 07/02/2025 em 15:28, Debew disse: Não, esquece literalmente periodização se teu foco é estética, não importa se com ou sem profissional. Se contratar um profissional e ele falar em periodizar, não é tão profissional assim. Meu foco é ganhar massa muscular, estética não me importo muito, só quero ficar mais forte
Debew Postado Fevereiro 8, 2025 às 01:29 Postado Fevereiro 8, 2025 às 01:29 Em 07/02/2025 em 21:42, K1NGGGG disse: Meu foco é ganhar massa muscular, estética não me importo muito, só quero ficar mais forte Aqui tem dois focos: - ganhar massa muscular; - ficar mais forte. São coisas distintas e até certo grau independentes. Não existe alguém grande e fraco, obviamente, todavia, existem muitas pessoas fortes e pequenas. Força é uma habilidade atrelada as atividades que pratica para ser mais forte. Dependendo da atividade ela também cria premissas para ser mais forte em outras coisas mas não necessariamente significa que vai ser. Pensando em ficar mais forte em vários contextos, entraria sim o pensamento atrelado a periodização. Pensando unicamente em ganhar massa muscular...não.
Debew Postado Fevereiro 8, 2025 às 01:31 Postado Fevereiro 8, 2025 às 01:31 Em 07/02/2025 em 14:44, Gymrat Focado disse: Para não atletas, quando periodizar? Quando sentir dores na execusão, dores de inflamação/lesão. Se tiver um grupo muscular mto fraco, para acertar assimetrias... Faz o seguinte, compra o livro do Belmiro de Sales, garanto q não irá se arrepender. Excelente para entender melhor sobre hipertrofia, periodização e volume de treino q parece facil, mas não é. Belmiro a pouco tempo fez uma entrevista no podcast dele com uma das maiores cabeças brasileiras atuais quando o assunto é periodização, Cassidori Jr., e no próprio podcast da pra ver que não, o Belmiro não sabe o que é periodização.
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora