Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Citrato de clomifeno (clomid/indux) para aumentar testo


Posts Recomendados

Olá, estava em quadro de obesidade (83kgs, meço 1,62) e pré-diabetes e consegui emagrecer 13kgs, estou pesando hoje entre 70 e 71kgs.

 

Me consultei com um nutrólogo, parei de beber e de fumar, iniciei a academia, e estou ajeitando a dieta. Após exames, constatamos que minha testo estava em 350ng/dL.

 

O médico receitou clomid 50mg dia sim dia não por 2 semanas para ver como reagia. Eu tomei e descontinuei o uso como indicado após esse tempo.

 

Fiz exames de sangue e para minha surpresa a testo subiu de 350ngdL para bater extraordinários 1037ng/dL somente com clomid. Possivelmente estava ainda mais alta durante o uso visto que os exames foram feitos 2 semanas depois de ter descontinuado o uso.

 

Desde então não fiz exames ainda (faz menos de 3 meses desses exames), mas tenho quase certeza que minha testo deve ter voltado pra níveis normais (350ng/dL).

 

Minha dúvida é, faria sentido usar clomid/citrato de clomifeno/algo similar, de forma estratégica para manter a testo mais alta para melhores ganhos/resultados?

 

Ou entre manter 350ngdL sem clomifeno e 1000+ com clomifeno daria no mesmo para ajudar a acelerar uma possível recomposição corporal?

 

Para mais contexto, iniciei academia em meados de março e minhas medidas no braço saltaram de 33 cm para 36.5cm em +/- 2 meses, porém me sinto gordo e não vejo uma saída clara. Eu treinava há anos atrás com bf bem baixo, pesava 57-60kgs (lembrem que meço 1,62m) com 12-14% de BF. Estou treinando direitinho, com progressão de carga, volume adequado (14-20 séries por semana para músculos grandes, 10-16 para músculos pequenos), e com boa técnica.

 

O que me mata é que bulkar com um superávit pequeno vai me manter gordo e infeliz, mesmo tendo bons ganhos; cuttar com um superávit baixo significa que não terei ganhos o que me faz sentir que é um desperdício ir malhar além de demorar muito pra ter resultados visíveis (déficit de 300kcal até perder 1kg que sao 7000kcal dá praticamente 1 mes, e eu precisaria perder mais uns 5kgs de gordura, ou seja, 5-6 meses SE eu não falhar nenhum dia!); e cuttar com superávit alto é impossível visto que num dia de treino minha TDEE deve bater uns 1700-1800kcals no máximo, então teria que comer 1000-1200kcal/dia pra ter resultados "rápidos", o que é extremamente difícil.

 

Pensei que talvez recomeçar a tomar clomifeno e bulkar limpo poderia me ajudar a bater uns 76kgs ganhando majoritariamente massa magra em umas 6-8 semanas (newbie gains + testo alta + memória muscular), e aí poderia cuttar de novo para uns 72kgs, e prosseguir dessa forma até ter uma % de gordura corporal adequada.

 

Isso faz algum sentido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Clomifeno aumenta a Testosterona porque impede o Estradiol de se ligar em diversos tecidos e a reposta disso é seu eixo produzir mais Testosterona (que através da aromatização se torna Estradiol) pra tentar compensar. A merda é que você vai ficar impedindo a ligação desse estradiol então depende muito de quanto tempo você planeja usar. Pode funcionar pra um cutting de 4 meses mais extremo mas tem que ser muito bem alinhado, uso crônico é burrice, nesse caso vale mais a pena ir pra Testosterona, até levando saúde em consideração.

 

Atletas naturais não costumam ter a Testosterona alta, até porque o estilo de vida não permite e nem a pressão de se manter com BF baixo pela estética, afinal eles vendem a própria imagem, alguns conseguem se manter boa parte do ano nos +/- 8% mas não é um mar de rosas, você vai ver muitos relatos de como é um inferno, leva muita disciplina. Eles possivelmente estão lapidando o shape, já não estão procurando evoluir muito em volume.

 

Todo bulking deve ser lento na minha opinião, papo de 6-12 meses, sem essa loucura de aumentar 500kcal toda vez que o peso estagnar. Crescer seco não existe, não vai queimar gordura e desenvolver massa magra em uma velocidade decente, são processos antagonistas.

 

Em 14/05/2024 em 22:56, he.vieira disse:

76kgs ganhando majoritariamente massa magra em umas 6-8 semanas (newbie gains + testo alta + memória muscular)

Desculpa o balde de água fria mas se realmente acredita que vai conseguir 5kgs de massa magra em 2 meses você tá completamente alucinado. Ou em algum momento você pesou 90kgs seco e esqueceu de mencionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/05/2024 em 22:56, he.vieira disse:

Olá, estava em quadro de obesidade (83kgs, meço 1,62) e pré-diabetes e consegui emagrecer 13kgs, estou pesando hoje entre 70 e 71kgs.

 

vamos por partes:
você tem 36 anos, 1,60, tinha 83kg, mesmo emagrecendo ainda está em sobrepeso
Veio de uma sindrome metabólica
Era fumante e bebia
Era sedentário

 

Em 14/05/2024 em 22:56, he.vieira disse:

Me consultei com um nutrólogo, parei de beber e de fumar, iniciei a academia, e estou ajeitando a dieta. Após exames, constatamos que minha testo estava em 350ng/dL.

 

O médico receitou clomid 50mg dia sim dia não por 2 semanas para ver como reagia. Eu tomei e descontinuei o uso como indicado após esse tempo.

Nutrólogo não é medico indicado para lidar com hormônios, mas isso é a grande mina de ouro deles hoje, fazem um curso de final de semana sobre esteroides e saem prescrevendo, falo pq já estive em cursos assim e a grande maioria do público é de médicos não endocrinologistas.

350 de testo não diz absolutamente nada. 

quantos exames foram feitos no último ano?
quais os valores de outros hormônios:
estradiol

DHT

SHBG
LH e FSH (eixo de produção natural)
 

Glicemia, perfil lipídico, pressão arterial
Dieta atual (calorias, divisão de macros, quantidade e tipo de gordura)
Atividade física
Sono
nível de stress

E o principal: tudo isso acima causam sintomas de testo baixa em caso de desequilíbrio

Aí sim só depois avaliar a sintomatologia para testo baixa.

Outra coisa, vc veio de uma obesidade, está em sobrepeso
Clomid aumenta a produção de testo
Praticamente todo estradiol masculino vem de conversão de testo em estradiol
Obesos e sobrepeso possuem uma conversão maior pois o tecido adiposo possui grande ação da enzima aromataze, responsável pela conversão

Ou seja, mais testo, mais estradiol.

 

Em 14/05/2024 em 22:56, he.vieira disse:

Minha dúvida é, faria sentido usar clomid/citrato de clomifeno/algo similar, de forma estratégica para manter a testo mais alta para melhores ganhos/resultados?

 

Ou entre manter 350ngdL sem clomifeno e 1000+ com clomifeno daria no mesmo para ajudar a acelerar uma possível recomposição corporal?

 

você não tem ideia da merda que é ficar variando nivéis de hormônios.

Veja os relatos de quem faz TRT (100mg/sem), é muito mais complicado de administrar do que quem tá a milhão com 500mg/sem ou mais.

Clomid e tamoxifeno têm mecanismos e efeitos completamente diferentes
Clomid estimula o testículo/hipófise a produzir testo
Tamoxifeno impede o estradiol ligar na glândula mamária

 

Em 14/05/2024 em 22:56, he.vieira disse:

Minha dúvida é, faria sentido usar clomid/citrato de clomifeno/algo similar, de forma estratégica para manter a testo mais alta para melhores ganhos/resultados?

NÃO FAZ

 

Em 14/05/2024 em 22:56, he.vieira disse:

Para mais contexto, iniciei academia em meados de março e minhas medidas no braço saltaram de 33 cm para 36.5cm em +/- 2 meses, porém me sinto gordo e não vejo uma saída clara. Eu treinava há anos atrás com bf bem baixo, pesava 57-60kgs (lembrem que meço 1,62m) com 12-14% de BF. Estou treinando direitinho, com progressão de carga, volume adequado (14-20 séries por semana para músculos grandes, 10-16 para músculos pequenos), e com boa técnica.

 

O que me mata é que bulkar com um superávit pequeno vai me manter gordo e infeliz, mesmo tendo bons ganhos; cuttar com um superávit baixo significa que não terei ganhos o que me faz sentir que é um desperdício ir malhar além de demorar muito pra ter resultados visíveis (déficit de 300kcal até perder 1kg que sao 7000kcal dá praticamente 1 mes, e eu precisaria perder mais uns 5kgs de gordura, ou seja, 5-6 meses SE eu não falhar nenhum dia!); e cuttar com superávit alto é impossível visto que num dia de treino minha TDEE deve bater uns 1700-1800kcals no máximo, então teria que comer 1000-1200kcal/dia pra ter resultados "rápidos", o que é extremamente difícil.

 

Pensei que talvez recomeçar a tomar clomifeno e bulkar limpo poderia me ajudar a bater uns 76kgs ganhando majoritariamente massa magra em umas 6-8 semanas (newbie gains + testo alta + memória muscular), e aí poderia cuttar de novo para uns 72kgs, e prosseguir dessa forma até ter uma % de gordura corporal adequada.

 

Isso faz algum sentido?

 

Aqui me parece que você é bastante imediatista e impaciente.

Fala em 6 meses pra perder 5kg de gordura como algo muito lento e demorado.

O "pior " vc já fez, perdeu bastante peso
Já teve bons ganhos.

Treinar é 90% do tempo só pra manter os ganhos, se acostume com isso, não vai ganhar 1cm de braço todo mês

Resultado rápido é só em 2 situações:
Início e uso de drogas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/05/2024 em 23:39, GordãoLanches disse:

Clomifeno aumenta a Testosterona porque impede o Estradiol de se ligar em diversos tecidos e a reposta disso é seu eixo produzir mais Testosterona (que através da aromatização se torna Estradiol) pra tentar compensar. A merda é que você vai ficar impedindo a ligação desse estradiol então depende muito de quanto tempo você planeja usar. Pode funcionar pra um cutting de 4 meses mais extremo mas tem que ser muito bem alinhado, uso crônico é burrice, nesse caso vale mais a pena ir pra Testosterona, até levando saúde em consideração.

 

Atletas naturais não costumam ter a Testosterona alta, até porque o estilo de vida não permite e nem a pressão de se manter com BF baixo pela estética, afinal eles vendem a própria imagem, alguns conseguem se manter boa parte do ano nos +/- 8% mas não é um mar de rosas, você vai ver muitos relatos de como é um inferno, leva muita disciplina. Eles possivelmente estão lapidando o shape, já não estão procurando evoluir muito em volume.

 

Todo bulking deve ser lento na minha opinião, papo de 6-12 meses, sem essa loucura de aumentar 500kcal toda vez que o peso estagnar. Crescer seco não existe, não vai queimar gordura e desenvolver massa magra em uma velocidade decente, são processos antagonistas.

 

Desculpa o balde de água fria mas se realmente acredita que vai conseguir 5kgs de massa magra em 2 meses você tá completamente alucinado. Ou em algum momento você pesou 90kgs seco e esqueceu de mencionar.

kkkkkkk realmente pensar que irá conseguir 5kgs e massa magra em 2 meses só lunáticos. Não foi isso o que eu quis dizer. Não entendi também sua colocação sobre os 8%, não quero crescer seco, nem chegar a 8%, só estou cogitando se vale a pena usar clomifeno por uns 2-3 meses para facilitar o ganho de massa magra, considerando que a testo iria de 350 para 1000, para que eu consiga bulkar por exemplo de 70kgs para 75kgs ganhando 2.5kgs de massa magra e 2.5kg de gordura em vez de 1kg e massa magra e 4kg de gordura estando com testo baixa (cenário hipotético).

 

O primeiro parágrafo foi interessante, obrigado pela contribuição.

Editado por he.vieira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/05/2024 em 23:43, cadumonteiro disse:

 

vamos por partes:
você tem 36 anos, 1,60, tinha 83kg, mesmo emagrecendo ainda está em sobrepeso
Veio de uma sindrome metabólica
Era fumante e bebia
Era sedentário

 

Nutrólogo não é medico indicado para lidar com hormônios, mas isso é a grande mina de ouro deles hoje, fazem um curso de final de semana sobre esteroides e saem prescrevendo, falo pq já estive em cursos assim e a grande maioria do público é de médicos não endocrinologistas.

350 de testo não diz absolutamente nada. 

quantos exames foram feitos no último ano?
quais os valores de outros hormônios:
estradiol

DHT

SHBG
LH e FSH (eixo de produção natural)
 

Glicemia, perfil lipídico, pressão arterial
Dieta atual (calorias, divisão de macros, quantidade e tipo de gordura)
Atividade física
Sono
nível de stress

E o principal: tudo isso acima causam sintomas de testo baixa em caso de desequilíbrio

Aí sim só depois avaliar a sintomatologia para testo baixa.

Outra coisa, vc veio de uma obesidade, está em sobrepeso
Clomid aumenta a produção de testo
Praticamente todo estradiol masculino vem de conversão de testo em estradiol
Obesos e sobrepeso possuem uma conversão maior pois o tecido adiposo possui grande ação da enzima aromataze, responsável pela conversão

Ou seja, mais testo, mais estradiol.

 

 

você não tem ideia da merda que é ficar variando nivéis de hormônios.

Veja os relatos de quem faz TRT (100mg/sem), é muito mais complicado de administrar do que quem tá a milhão com 500mg/sem ou mais.

Clomid e tamoxifeno têm mecanismos e efeitos completamente diferentes
Clomid estimula o testículo/hipófise a produzir testo
Tamoxifeno impede o estradiol ligar na glândula mamária

 

NÃO FAZ

 

 

Aqui me parece que você é bastante imediatista e impaciente.

Fala em 6 meses pra perder 5kg de gordura como algo muito lento e demorado.

O "pior " vc já fez, perdeu bastante peso
Já teve bons ganhos.

Treinar é 90% do tempo só pra manter os ganhos, se acostume com isso, não vai ganhar 1cm de braço todo mês

Resultado rápido é só em 2 situações:
Início e uso de drogas
 

 

Obrigado pela contribuição!

 

Não sei se perguntou só pra dar carteirada ou se está interessado, então seguem os números:

 

Estradiol estava elevado realmente por conta do Clomid, 103,9 pg/mL,

DHT 504,5 pg/mL,

SHBG 22,3 nmol/L,

LH 13,92 mUI/mL,

FSH 3,98 mUI/mL

HB GLICADA (AIC) 5,8 %

GLICEMIA MÉDIA ESTIMADA 119 MG/DL

 

Dieta atual: como acabei o primeiro objetivo que era de chegar aos 70kg, estou agora me decidindo entre um superávit moderado (200-300kcal) e um déficit um pouco agressivo (500-700kcal), dividindo os macros em 1.5g-2g de prot por kg corporal, 1-1.5g de gordura, e o resto em carboidrato. Fontes de gordura principalmente azeite de oliva, manteiga, e animal de frango e carnes.

 

Treino ABC2x, bom sono, stress muito bem controlado.

 

5kg de gordura em 6 meses para uma pessoa em sobrepeso, olhando para o meu caso específico, eu considero sim bastante tempo e discordo que isso signifique eu ser imediatista. Perdi 10kgs em 3 meses, sei que a progressão não é linear mas também sei que conseguiria perder isso em menos tempo otimizando as áreas que eu conseguir (dieta, estresse, sono, níveis hormonais, etc). Já consegui cuttar de 65 para 56kg em uns 3-4 meses no passado tb, então eu tenho alguns "padrões" que sigo para mim mesmo. Sem problemas se vc discorda, cada um se mede com a sua régua e cada caso é um caso.

 

Minha dúvida era se utilizar clomid para elevar a testo durante um curto período de tempo pra otimizar resultados fazia sentido, pelo que entendi a sua opinião é que não faz sentido em nenhum caso.

Editado por he.vieira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/05/2024 em 00:29, he.vieira disse:

Não sei se perguntou só pra dar carteirada ou se está interessado, então seguem os números:

A ideia do fórum é ajudar, e cada um colabora com seu conhecimento.

 

 

Em 15/05/2024 em 00:29, he.vieira disse:

Estradiol estava elevado realmente por conta do Clomid, 103,9 pg/mL,

DHT 504,5 pg/mL,

SHBG 22,3 nmol/L,

LH 13,92 mUI/mL,

FSH 3,98 mUI/mL

HB GLICADA (AIC) 5,8 %

GLICEMIA MÉDIA ESTIMADA 119 MG/DL

 

estradiol realmente subiu por conta da testo mais alta , e ficou numa relação nem desproporcional, em virtude do sobrepeso como falei

LH e FSH altos por conta de uso do clomid, é o efeito dele mesmo

Essa glicada ainda é faixa de risco, caracterizando pré diabetes.
Glicemia alta
seria perfeito ter o valor de insulina tbm pra mensurar o nível desse desequilíbrio da glicemia
 

Em 15/05/2024 em 00:29, he.vieira disse:

Dieta atual: como acabei o primeiro objetivo que era de chegar aos 70kg, estou agora me decidindo entre um superávit moderado (200-300kcal) e um déficit um pouco agressivo (500-700kcal), dividindo os macros em 1.5g-2g de prot por kg corporal, 1-1.5g de gordura, e o resto em carboidrato. Fontes de gordura principalmente azeite de oliva, manteiga, e animal de frango e carnes.

Aqui eu falo mais específico da minha área
te recomento ficar na faixa de manutenção, 200/300 kcal de superávit em dias de treino
A tendência é promover ganho de massa e redução de gordura

Mas principalmente dar um descanso pro corpo e pra cabeça

 

 

Em 15/05/2024 em 00:29, he.vieira disse:

5kg de gordura em 6 meses para uma pessoa em sobrepeso, olhando para o meu caso específico, eu considero sim bastante tempo e discordo que isso signifique eu ser imediatista. Perdi 10kgs em 3 meses, sei que a progressão não é linear mas também sei que conseguiria perder isso em menos tempo otimizando as áreas que eu conseguir (dieta, estresse, sono, níveis hormonais, etc). Já consegui cuttar de 65 para 56kg em uns 3-4 meses no passado tb, então eu tenho alguns "padrões" que sigo para mim mesmo. Sem problemas se vc discorda, cada um se mede com a sua régua e cada caso é um caso.

Eu falo por conhecimento e prática.
 

 estou falando isso pq é o mundo real, não o mundo de influencers e atletas que mostram perdas de peso incríveis em pouco tempo
aí a gente vai ver pra comparar e tem desde o histórico de vida da pessoa, uso de estimulantes e/ou hormônios, procedimentos.

Um obeso em início de processo de perda de peso consegue facilmente ter uma grande perda de peso nos primeiros 6 meses, normalmente vemos 15 a 20kg, até mesmo 30kg a menos em 6 meses.

Depois esse ritmo naturalmente reduz por diversos fatores fisiológicos e comportamentais. 
Por isso que eu costumo faz as pessoas comemorarem quando perdem "só 500g por semana"

Quanto mais lenta a perda de peso mais se preserva massa muscular
não precisamos fazer déficit calórico tão agressivo (300/500kcal por dia)
melhor qualidade de vida em geral, déficit mais agressivo tem impacto no humor, libido, produção de testo, sono, nível de stress, ação da tireóide.

 

 


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/05/2024 em 02:43, cadumonteiro disse:

A ideia do fórum é ajudar, e cada um colabora com seu conhecimento.

 

 

 

estradiol realmente subiu por conta da testo mais alta , e ficou numa relação nem desproporcional, em virtude do sobrepeso como falei

LH e FSH altos por conta de uso do clomid, é o efeito dele mesmo

Essa glicada ainda é faixa de risco, caracterizando pré diabetes.
Glicemia alta
seria perfeito ter o valor de insulina tbm pra mensurar o nível desse desequilíbrio da glicemia
 

Aqui eu falo mais específico da minha área
te recomento ficar na faixa de manutenção, 200/300 kcal de superávit em dias de treino
A tendência é promover ganho de massa e redução de gordura

Mas principalmente dar um descanso pro corpo e pra cabeça

 

 

Eu falo por conhecimento e prática.
 

 estou falando isso pq é o mundo real, não o mundo de influencers e atletas que mostram perdas de peso incríveis em pouco tempo
aí a gente vai ver pra comparar e tem desde o histórico de vida da pessoa, uso de estimulantes e/ou hormônios, procedimentos.

Um obeso em início de processo de perda de peso consegue facilmente ter uma grande perda de peso nos primeiros 6 meses, normalmente vemos 15 a 20kg, até mesmo 30kg a menos em 6 meses.

Depois esse ritmo naturalmente reduz por diversos fatores fisiológicos e comportamentais. 
Por isso que eu costumo faz as pessoas comemorarem quando perdem "só 500g por semana"

Quanto mais lenta a perda de peso mais se preserva massa muscular
não precisamos fazer déficit calórico tão agressivo (300/500kcal por dia)
melhor qualidade de vida em geral, déficit mais agressivo tem impacto no humor, libido, produção de testo, sono, nível de stress, ação da tireóide.

 

 


 

Acho que faz sentido, eu também estava indo para este caminho pois vi que o déficit calórico não seria sustentável, mas comer em manutenção com superávits moderados em dias de treino seria. Vou seguir dessa forma e ir acompanhando exames pra ver como está as coisas desde esses últimos resultados.

 

Sobre a glicemia/glicada, eu geralmente faço uma refeição grande por dia e jejum intermitente, não como muito doce. Alguma dica além de reduzir carboidrato? Meu nutrólogo havia passado metformina de manhã e à noite, mas desde que parei de consultar com ele suspendi o uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/05/2024 em 11:34, he.vieira disse:

Acho que faz sentido, eu também estava indo para este caminho pois vi que o déficit calórico não seria sustentável, mas comer em manutenção com superávits moderados em dias de treino seria. Vou seguir dessa forma e ir acompanhando exames pra ver como está as coisas desde esses últimos resultados.

 

Sobre a glicemia/glicada, eu geralmente faço uma refeição grande por dia e jejum intermitente, não como muito doce. Alguma dica além de reduzir carboidrato? Meu nutrólogo havia passado metformina de manhã e à noite, mas desde que parei de consultar com ele suspendi o uso.

Metformina "força" uma melhor ação da insulina 

 

Mas é paliativo 

 

E ela inibe a principal via de sinalização de hipertrofia muscular, a via mTor 

 

Glicada é um retrato dos últimos 120 dias da glicemia.

 

A questão não é reduzir carboidrato ou açúcar, fazer jejum intermitente, cetogênica, low carb 

Mas sim o balanço energético.

Se estiver em déficit calórico você pode literalmente comer apenas McDonald's que vai perder peso, reduzir glicemia e glicada, sério existe esse experimento.

Claro q vai impactar negativamente outros aspectos da saúde, mas serve pra mostrar que o balanço energético manda.

 

Você precisa de.uma dieta b calculada, quantidade de carboidratos ajustadas, quantidade e tipo de gordura adequada.

 

De graça te digo como melhorar glicada:

 

Déficit calórico leve/manutenção 

Evitar açúcar, farinha branca, tapioca ( carbo refinado) no máximo 20% das calorias diárias 

 

300/500g de frutas por dia, e não, frutas não são ricas em açúcar, não vão causar cirrose ou câncer no fígado, índice glicêmico não é relevante em dieta equilibrada, sim a carga glicêmica, q nas frutas são baixas.

 

Fibras, fibras e fibras, coma vegetais, aveia, (farelo tem mais fibra) pode completar com psylium 

 

Reduza gordura saturada (principalmente gordura animal, óleo de coco e palma)

Priorize gorduras mono e poli insaturadas (azeite, abacate, castanhas, amendoim)

Gordura saturada e carnes processadas reduzem a sensibilidade à insulina 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...