Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tendinose no tendão supraespinhoso (manguito rotador)


Jovem Kriok

Posts Recomendados

Boa noite. 

 

Há algum tempo durante o treino de ombros, sinto uma queimação muito grande e rápida fadiga do ombro direito. Ao procurar um ortopedista foi me passado um exame de ressonância para identificar a possível causa. 

 

Pois bem, o resultado saiu hoje e pelo que pude observar pelo relatório, há indícios de tendinose no supraespinhal, ou seja, o tendão em processo degenerativo, possivelmente apresenta pequenas rupturas. 

 

Coloco tudo no campo do "possível" pois o laudo técnico não é assinado pelo ortopedista e sim pelo radiologista, entretanto acredito ser mera formalidade. 

 

Alguém já teve esse problema? Qual foi o período parado? Pelo que vi por aí, dependendo do grau da lesão, pode ser necessário parar por 3 a 9 meses. 

 

Um baque e tanto, sexta semana de dez de uso de enantato. Preciso parar e reorganizar minha cabeça, no momento é mais um desabafo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Eu estou com uma tendinite braba no aquiles ( calcanhar ) ta foda pra mim treinar pernas , imagino seu sofrimento , estou tentando métodos naturais para melhorar : aplicação de gelo , gelol spray , suplementação com omega 3 , vit c efervescente e vitd3

 

até agora nada , não obtive sucesso , já estou 2 semanas sem treinar pernas por causa disso e manco quando ando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra complementar a informação do post inicial, junto com este laudo foi identificado  um mínimo edema na bursa subacrômio-deltoideana, indicativo de bursite incipiente. Minha primeira noite após o conhecimento dessas informações foi horrível, dormir por mais de 1 hora seguida foi impossível. 

Claramente a ignorância, em alguns casos, é uma dádiva. Por outro lado, pesquisas no google sobre tais conclusões dos meus exames mostram que caso essa lesão se torne crônica, pode impossibilitar o treino para o resto da vida. Independente de não ser um atleta profissional, isso seria a morte de um pedaço de mim.

 

Até mesmo a cirurgia, caso extremamente necessário, tem uma taxa de sucesso de 75 a 85%, sendo que ainda depende da produção de colágeno no local para reabilitação total do tendão.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Jovem Kriok disse:

indicativo de bursite incipiente

 

Eu tive bursite no ombro direito, começou com uma dorzinha leve, três dias depois não dava pra mexer o braço! Infiltração no ombro, uma semana de repouso absoluto, e mais 2 meses sem fazer esforço. Pra ficar 100% mesmo, foi só depois que eu comecei a fazer o tal protocolo ytwl (use a busca que aqui no fórum tem tópico sobre isso), e mesmo assim eu ainda fico meio em choque de forçar e dar pau de novo. 

 

 

7 horas atrás, Jovem Kriok disse:

Há algum tempo durante o treino de ombros, sinto uma queimação muito grande e rápida fadiga do ombro direito.

Ah cara, ombro é embaçado... É uma articulação bem complexa, junta uma porrada de músculos em pontos próximos. Tem que tomar muito cuidado! Qualquer dorzinha diferente, é melhor parar tudo. 

 

 

7 horas atrás, Jovem Kriok disse:

pelo que pude observar pelo relatório, há indícios de tendinose no supraespinhal, ou seja, o tendão em processo degenerativo, possivelmente apresenta pequenas rupturas

Pelo pouco que eu sei, tendinose costuma ser reversível na maioria dos casos, então não sofra por antecipação, tu ainda não sabe o quão ruim está o seu caso então aguarde a conclusão do médico, faça os tratamentos, e tenha paciência. 

Ao contrário dos músculos, tendão é um negócio que demora bastante pra recuperar, então repito: tenha paciência. 

 

Por outro lado, pode ser que isso se torne uma tendinite crônica no futuro, então de qualquer modo esteja preparado para ter cautela com o seu ombro pra sempre. Se vc cuidar bem dele daqui pra frente, as chances de boa recuperação são grandes, e talvez nunca mais chegue ao ponto de ter um quadro agudo mais grave de novo. 

 

A forma crônica dessas doenças vai sim limitar suas atividades de alguma maneira, mas te impedir de treinar? É pouco provável... 

 

7 horas atrás, kutchekgore disse:

estou com uma tendinite braba no aquiles ( calcanhar ) ta foda pra mim treinar pernas , imagino seu sofrimento , estou tentando métodos naturais para melhorar : aplicação de gelo , gelol spray , suplementação com omega 3 , vit c efervescente e vitd3

 

Putz... Pior que esse tendão é ruim de limitar o movimento! Que bosta... 

Faz uns alongamentos leves. Sabe quando o cara "cura" a dor muscular com mais treino? Sabe fisioterapia que é meio que uma musculação com pouca carga? Então, tenta treinar panturrilha com bem pouquinha carga, vê se melhora. Pega leve, sem forçar a barra. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia. Atualizando:

 

Fui em 2 ortopedistas sendo um especialista em ombros e cotovelos.

 

O primeiro (o especialista) após realizar exames de postura e movimentos, constatou não haver nenhuma limitação, mesmo com o diagnóstico da RM, me permitindo retornar aos treinos normalmente. A tendinose foi classificada por ele como uma doença degenerativa assim como artrose, osteoporose e etc que não há cura e apareceu em mim de forma precoce. As chances de rompimento de tendão, segundo ele, são as mesmas de romper qualquer outro que não tenha essa doença. Já o mínimo edema caracterizado como bursite foi o que ele acredita estar gerando a dor durante o treino, ainda que tenha dito que caso não passe após o uso de biprofenid, será necessário realizar outro exame para tentar identificar a causa.

 

Já o segundo, um médico de idade nitidamente desatualizado, disse que estou com uma tendinite (mesmo lendo o laudo como tendinose) e receitou celebra e fisioterapia. EU ainda o testei perguntando se havia, no exame, algum indicativo de doença degenerativa e ele simplesmente fez uma brincadeirinha olhando embaixo da mesa e dizendo: "Não vi nada aqui que possa caracterizar isso".

 

Minha consideração: O primeiro médico de fato passava segurança no que falava, entretanto o fato de colocar uma doença degenerativa como algo simples e normal, apenas precoce, me deixou meio reticente. Claro que eu queria voltar ao treino depois de 3 dias parado e com receio de parar por meses, então foi música para os meus ouvidos, entretanto vou procurar um terceiro que seja indicação de alguém, que possa trazer uma nova visão sobre o problema. O segundo médico apesar da desatualização e brincadeirinha ridícula, indicou uma fisioterapia pelo menos, vou iniciar pra avaliar se o tratamento será benigno.

 

Por mais, espero que meu relato sirva nas buscas sobre o problema no google, uma vez que é escasso esse tipo de relato no meio.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Jovem Kriok disse:

 

 

Ja tive bursite umas 3x.

Fica pelo menos 1 mês sem treinar superior e sem carregar peso. Então seria só pernas em máquina...

Trabalhe muito mobilidade, e alongamento. Faça ywtl antes do treino. Corrija postura.

Tbm recomendaria tomar vit C e colágeno, umas 10g antes e depois das fisioterapia e quando voltar a treinar umas 10g ou um pouco mais com refeição ou shake pós treino. Há quem diga q não funciona e outros dizem q funciona. Como prevenção eu pagaria pra testar se fosse vc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se tendinose for a mesma coisa que tendinopatia uma boa fisio vai deixar praticamente zerado! O problema é que se bobear volta denovo, entao tem que deixar sempre forte e cuidar.  Numa ressonancia que fiz alguns anos atras deu tendinopatia no supraespinhoso, na cabeca longa do biceps e se nao me engano em outros dois lugares do ombro!! E tratando uma boa fisio fiquei meses sem sentir e com ombro zerado. Inclusive na epoca cheguei a fazer nova ressonancia e nao tinha dado nada. Nao desanime.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Fala Jovem Kriok e kutchekgore.

Li o relato de ambos e queria compartilhar algumas informações, por ser Médico com formação e residência médica em Medicina do Esporte:

Primeiro gostaria de comentar algumas colocações que foi feita por Kriok ("queimação muito grande e rápida fadiga do ombro direito"):

Por mais que o diagnóstico tenha sido firmado através de Ressonância Magnética (RNM), cada caso tem sua especificidade, e apenas uma avaliação mais adequada da biomecânica dos ombros, do ritmo escapular, da simetria dos membros etc, seria o mais indicado para determinar a razão desse sintoma.

 

Essa percepção de queimação e fadiga rápida pode significar uma bursite, uma lesão labral (SLAP), uma sobrecarga no gesto esportivo - especialmente em exercícios como supino, press, elevação lateral etc., ou até mesmo a tendinopatia identificada ao exame. 

Porém o que acho razoável dizer incluem alguns pontos:

 

1. Costumo dizer que os tendões são os "termômetros" dos músculos. Se há algum distúrbio ou sobrecarga nestes, o primeiro a acusar o golpe será justamente o tendão. Volto a bater na tecla da avaliação biomecânica de seu gesto. Repito as colocações de outros participantes do tópico: como está a sua mobilidade de ombro? E principalmente: como está a sua postura?

É muito comum recebermos em consultório pacientes com sua mesma história clínica, com achados em exame muito semelhantes, mas que sofrem apenas de uma contratura de peitoral menor - que implica em rotação interna de ombros permanente e um consequente distúrbio de toda a mecânica da articulação.

Em suma: explore sua própria anatomia, avalie como está esse peitoral menor, sua musculatura acessória de pescoço, sua mobilidade de ombros e seu ritmo escapular (procure por discinesia escapular e filme seus movimentos).

 

2. É sempre importante lembrar que o uso de esteróides gera um potencial de ação muscular que muitas vezes o tendão não está preparado a receber. Fique atento e reflita quanto a essa situação. Como médico, contra-indico qualquer administração sem indicações clínicas.

 

3. Procure informações sobre "upper cross syndrome" - muitíssimo comum em praticantes de musculação - devido ao desequilíbrio entre as musculaturas citadas acima. Exercícios de mobilidade e de ativação de rombóides e porção inferior de trapézio ajudam demais nesses casos. E mantenha sua postura adequada - especialmente fora dos treinos e durante o trabalho.

 

4. Na presença de dor, descanse. Siga o tratamento prescrito e a fisioterapia indicada. Porém aos poucos, retome a sua carga gradativamente - mas SEMPRE dê atenção aos exercícios de mobilidade e fortalecimento de ombros - incluindo também os de alongamento de peitoral menor. Essa talvez seja a grande sacada que não foi passada para você. 

 

5. Tratamentos com Terapia de ondas de choque (TOC) demonstram grande potencial na cicatrização dessas lesões, até superiores a infiltrações, acupuntura ou administração de medicações orais ou injetáveis. Procure com o seu médico saber a respeito dessa modalidade terapêutica. Há bastantes evidências promissoras.

 

6. E por fim, respeite os seus limites. Melhor chegar aos poucos, do que correr um risco de sofrer uma lesão mais séria - ou até mesmo gerar um quadro de tendinose no local. 

 

7. Ah, sobre a tendinopatia de Aquiles: uma dica que sugiro seria um trabalho específico de panturrilhas - porém com ênfase na fase EXCÊNTRICA do movimento (ou seja, "SEGURA" a descida!!!). Os resultados nos estudos e na prática são excelentes.

 

Em resumo: siga a rotina de LIBERAÇÃO muscular, ALONGAMENTO, MOBILIDADE - E por fim, FORÇA E POTÊNCIA.

Respeite seus limites e evolua. Salvo situações aberrantes de mecânica ou outros agravos médicos, tenha a certeza de que a dor vai passar. Não desanime!

Abraço!

Luiz Fittipaldi

Editado por Creto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...