Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Transição do Bulking para o Cutting


joaodosveneno

Posts Recomendados

fez doideira no bulking, aumentar 800 kcal manin?de uma vez?kk

Aumentasse 300, apos estagnar, aumentava mais 300, apos estagnar mais 300, aí daria quase a mesma coisa fazendo 3 aumentos, é normal estagnar, ainda que vc tente quebrar fazendo uma refeicao livre bombando de calorias a cada dia na semana, acho q funcionaria no máximo 2 vezes, comigo pelo menos é assim, mas um minimo q seria pra tu fazer ia ser aumentar de 500 em 500, focando ganhos mais aproveitados(mm), mas os 300 renderiam ganhos legais tbm, com menos gordura. Já aumentando 800 deve ter ganhado bastante gordura no peso que ganhou..

ENFIM, partir pro cutting vai ser simples se vc mantem a mesma rotina a mais de um mes, porque se tu sabe o que consome, basta adicionar cardio ou reduzir o consumo.

Eu sugiro reduzir de 300 a 500kcal, quando estagnar, reduz novamente.

Quando nao der mais pra reduzir na alimentacao ou vc nao quiser, adiciona cardio(sendo o gasto mais ou menos nessa quantia)

Pronto. A chave é saber o que reduzir pra saber quanto está reduzindo(e quanto está consumindo, obviamente), o restante é só focar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

2 horas atrás, joaodosveneno disse:

Porque seria um atleta? Eu treino pesado 6x por semana, às vezes 5x. Ou quem não é mr olympia treina menos de 5x semana? Não entendi isso ai.

A questão não é o tanto de dias que tu treina, mas sim o quão intenso é seu treino. É realmente pesado e com um volume grande? Porque essas calculadoras usam fórmulas, e a de "altamente ativo", seria algo como "treino 2h por dia e faço 2 cardios no dia", ela multiplica o valor por mais de 2x, por isso é bom chutar para baixo, assim evita de "talvez" acumular fat.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa que ajuda a superestimar as calorias necessárias é que estas calculadoras, quando vc coloca o seu peso, elas não levam em conta ou muitas vezes a própria pessoa omite a porcentagem de gordura corporal.  

 

Mas respondendo sua pergunta: a transição é simples, cortando calorias. Corte de 200 por semana e veja como seu corpo vai reagindo.  Basicamente é assim que se muda de bulking para cutting, sempre cuidando de manter a quantidade de proteínas num patamar bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Vinicius Domingues disse:

fez doideira no bulking, aumentar 800 kcal manin?de uma vez?kk

Aumentasse 300, apos estagnar, aumentava mais 300, apos estagnar mais 300, aí daria quase a mesma coisa fazendo 3 aumentos, é normal estagnar, ainda que vc tente quebrar fazendo uma refeicao livre bombando de calorias a cada dia na semana, acho q funcionaria no máximo 2 vezes, comigo pelo menos é assim, mas um minimo q seria pra tu fazer ia ser aumentar de 500 em 500, focando ganhos mais aproveitados(mm), mas os 300 renderiam ganhos legais tbm, com menos gordura. Já aumentando 800 deve ter ganhado bastante gordura no peso que ganhou..

ENFIM, partir pro cutting vai ser simples se vc mantem a mesma rotina a mais de um mes, porque se tu sabe o que consome, basta adicionar cardio ou reduzir o consumo.

Eu sugiro reduzir de 300 a 500kcal, quando estagnar, reduz novamente.

Quando nao der mais pra reduzir na alimentacao ou vc nao quiser, adiciona cardio(sendo o gasto mais ou menos nessa quantia)

Pronto. A chave é saber o que reduzir pra saber quanto está reduzindo(e quanto está consumindo, obviamente), o restante é só focar.

Agora estou fazendo

uma consolidação comendo as calorias da manutenção por 2 semanas como o pessoal ai indicou. Próxima da próxima quarta essa consolidação acaba e vou fazer o cutting. Em relação ao bulking, eu estava fazendo um superávit calórico moderado de 800kcal e monitorando os macros como citei, a refeição livre eu comecei fazendo a cada 3 semanas, depois de um tempo fiz a cada 3 dias. Mesmo com tudo isso certo por 5 meses meu peso ficou estagnado. Dai tive que mudar a estratégia e comecei a fazer uma refeição livre pesada sem contar as calorias e os macros nela todos os dias, adicionando ela às 800kcal e os mesmos macros de antes, cheguei a comer de 5 a 7.000kcal por dia. Ai o peso começou a subir bem rápido, em menos de 1 mês subi 5kg, mas percebi que o estômago dilatou muito, mas não acho que o bf aumentou tanto assim. Não tinha pensado em adicionar progressivamente 300 ou 500kcal, resolvi sujar o off mesmo já que o limpo não deu resultado.

2 horas atrás, Vigilante8 disse:

Outra coisa que ajuda a superestimar as calorias necessárias é que estas calculadoras, quando vc coloca o seu peso, elas não levam em conta ou muitas vezes a própria pessoa omite a porcentagem de gordura corporal.  

 

Mas respondendo sua pergunta: a transição é simples, cortando calorias. Corte de 200 por semana e veja como seu corpo vai reagindo.  Basicamente é assim que se muda de bulking para cutting, sempre cuidando de manter a quantidade de proteínas num patamar bom.

será que faz diferença entre comer apenas as calorias da manutenção como o pessoal ai indicou ou cortar 200kcal? Porque como eu estava comendo em média 6.000kcal, ainda vou continuar em superávit calórico fazendo isso. O meu bf da última vez que medi foi em uma avaliação física, deu 14%, mas estava com 5kg a menos, agora devo estar com algo entre 15% de bf. Vou fazer o cálculo em alguma calculadora que leve o bf em consideração e ver se muda algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, EMD disse:

A questão não é o tanto de dias que tu treina, mas sim o quão intenso é seu treino. É realmente pesado e com um volume grande? Porque essas calculadoras usam fórmulas, e a de "altamente ativo", seria algo como "treino 2h por dia e faço 2 cardios no dia", 

Não faço cardio 2x por dia, mas treino sim em torno de 2h por dia. Treino com volume e intensidade máximos, e até a falha. Vou citar meu treino de perna pra dar uma ideia (foi ontem):

Esteira inclinação 15x velocidade 5km/h - 10min (aquecimento)
Passada - 3x24+20 (drop-set)
Mesa flexora  - 3x8 + 8 + (drop-set)
Leg Press 45 - 3x12 (uniateral sem descanso)

Agachamento hack - 3x8+F+F (rest-pause)
Press sentado - 2xF
Cadeira extensora - 2x8+F+F+F+F... (strip-set)
Panturrilha smith - 3x8+F+F+F (drop-set)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, joaodosveneno disse:

Agora estou fazendo

uma consolidação comendo as calorias da manutenção por 2 semanas como o pessoal ai indicou. Próxima da próxima quarta essa consolidação acaba e vou fazer o cutting. Em relação ao bulking, eu estava fazendo um superávit calórico moderado de 800kcal e monitorando os macros como citei, a refeição livre eu comecei fazendo a cada 3 semanas, depois de um tempo fiz a cada 3 dias. Mesmo com tudo isso certo por 5 meses meu peso ficou estagnado. Dai tive que mudar a estratégia e comecei a fazer uma refeição livre pesada sem contar as calorias e os macros nela todos os dias, adicionando ela às 800kcal e os mesmos macros de antes, cheguei a comer de 5 a 7.000kcal por dia. Ai o peso começou a subir bem rápido, em menos de 1 mês subi 5kg, mas percebi que o estômago dilatou muito, mas não acho que o bf aumentou tanto assim. Não tinha pensado em adicionar progressivamente 300 ou 500kcal, resolvi sujar o off mesmo já que o limpo não deu resultado.

será que faz diferença entre comer apenas as calorias da manutenção como o pessoal ai indicou ou cortar 200kcal? Porque como eu estava comendo em média 6.000kcal, ainda vou continuar em superávit calórico fazendo isso. O meu bf da última vez que medi foi em uma avaliação física, deu 14%, mas estava com 5kg a menos, agora devo estar com algo entre 15% de bf. Vou fazer o cálculo em alguma calculadora que leve o bf em consideração e ver se muda algo.

 

EU acho que vc deveria ir cortando de pouco em pouco as calorias ao invés de baixar direto para as de manutenção de uma vez. Sei que nos primeiros decréscimos calóricos vc ainda está em bulking, mas é melhor para vc ir se adaptando tanto psicologicamente quanto fisicamente para o cutting. Qualquer coisa faça uma redução numa semana de 200 kcal na outra de 300 a 400 kcal, vai sentindo o que teu corpo vai dando os sinais. Eu pelo menos sou assim, me baseio em algumas contas, mas para decidir se aumento ou diminuo vejo primeiro o espelho e depois a balança para tomar alguma decisão, é o básico, acredito, então sigo, pois não estou num nível de reinventar a roda ainda.  Procure saber seu bf, que vai ajudar bastante para definir calorias e estratégia tb. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Vinicius Domingues disse:

Vc nao disse que estava estagnado há meses?Como vc está em superavit calorico?Não entendi..

Dependendo do cenário ntre os dois os feitos sao totalmente diferentes.

O que você não entendeu? Estava fazendo um superávit calórico de em média 800 a 1.000kcal (dentro do padrão recomendado que é de 500 a 1.00kcal), mas mesmo assim o peso não subia. Primeiro coloquei a refeição livre com objetivo de quebrar a homeostase por comer todos os dias a mesma quantidade de calorias e macronutrientes de 3 em 3 semanas, depois mudei pra semana em semana, e ai de 3 em 3 dias, e ai por fim uma refeição livre pesada todos os dias (ai sim o peso começou a subir). Então cheguei na meta de peso que o pessoal do fórum recomendou que era de 80 a 82kg, quando eu estava com 77,8kg. Ai agora cheguei e estou fazendo uma consolidação (comendo as calorias de manutenção) por 2 semanas, comecei na quarta passada, depois disso vou baixar ainda mais o carbo e as calorias. Como minha TDEE é de 2.966kcal, fazendo um déficit de 500kcal vou comer em torno de 2.466kcal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  

13 horas atrás, joaodosveneno disse:

O que você não entendeu? Estava fazendo um superávit calórico de em média 800 a 1.000kcal (dentro do padrão recomendado que é de 500 a 1.00kcal), mas mesmo assim o peso não subia. Primeiro coloquei a refeição livre com objetivo de quebrar a homeostase por comer todos os dias a mesma quantidade de calorias e macronutrientes de 3 em 3 semanas, depois mudei pra semana em semana, e ai de 3 em 3 dias, e ai por fim uma refeição livre pesada todos os dias (ai sim o peso começou a subir). Então cheguei na meta de peso que o pessoal do fórum recomendou que era de 80 a 82kg, quando eu estava com 77,8kg. Ai agora cheguei e estou fazendo uma consolidação (comendo as calorias de manutenção) por 2 semanas, comecei na quarta passada, depois disso vou baixar ainda mais o carbo e as calorias. Como minha TDEE é de 2.966kcal, fazendo um déficit de 500kcal vou comer em torno de 2.466kcal.

Aonde vc viu esse padrao recomendado?Porque eu sempre vejo os melhores falando de 300 a 500, botando 1000kcal grande parte é gordura q vai vir, vejo sentido n, só se estiver num desespero pra ganhar peso logo independente da qualidade.

Em relacao a refeicao livre 3 em 3 dias man, isso tbm nao se faz, que seja ao menos 2 dias seguidos na semana, e outra, todo dia?Aí nao é fazer dieta, é fazer loucura..

Se estagnou e vc ja tentou toda possivel quebra de platô, vc refaz o processo novamente cutting-bulking e assim vai.

É obvio o porque teu estomago dilatou, comendo feito um doido todo santo dia..

Enfim, o que ja foi, ja foi..

vc ta dizendo que sua tdee que se calcula matematicamente é 2966 e é ela q vc ta usando de referencia pra sua dieta?É isso mesmo?

Caso seja, vc tem q calcular pela sua planilha man, a tmb é um suposto cálculo e usado mais para um início, é um pontapé inicial.

A partir de quando vc utiliza uma dieta e rotina fixa e estagna, pronto, aí está seu gasto calórico atual, é a partir dali q vc toma as decisoes.

Caso vc tenha contabilizado todos os dias de refeicao livre(o que acho difícil, já q é livre), ainda assim será difícil porque em momento algum seu peso estagnou, ou seja, o gasto calorico estava bem abaixo do consumo.

Supondo que esteja correto o dito acima e vc estava contabilizando os lixos, tente reduzir umas 300kcal e veja como em UMA semana o seu peso responde(Lembrando sempre, se pese ao acordar em jejum dps de ir ao banheiro).

Se ainda assim aumentar, caso o aumento esteja em umas 700kcal, tu reduz mais 300,  apos uma semana se subir mais que 400, reduz umas 200 e vai indo assim até que o peso ganho/perdido seja umas 200~300kcal, aí tu acha aproximadamente o seu gasto calórico atual e aí sim tu reduz as 500kcal pro cutting.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...