Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Proteína e pedra nos rins


gxm

Posts Recomendados

Bom dia cara, eu sou médico recém-formado. Vou tentar te ajudar mas lembre que não sou nenhuma autoridade nem urologista.

Só uma dúvida você viu que tinha pedra em uma Tomografia ou no Ultrassom? 

Primeiramente, seus cálculos são considerados pequenos e tem uma grande chance de saírem espontaneamente, em caso de cólica renal você deve procurar atendimento, porém já adianto que a base do tratamento da cólica sera com Anti-inflamatórios, como Cetorolaco, diclofenaco, cetoprofeno etc.. 

 

O que ela disse é válido, porém não é exatamente esse pensamento proteína = pedra. Uma dieta rica em proteína, com low carb pode levar a acidificação do sangue devido ao cetoácidos produzidos na lipólise, e também na gliconeogênese da produção de glicose através dos aminoácidos. 

O pH urinário mais baixo facilita a precipitação de oxalato de cálcio (que é a maior causa de pedras no rim) pois nessa solução ele se torna menos solúvel. 

 

Apesar disso esse não é o maior fator que precipita Nefrolítiase, e sim o consumo de SÓDIO, pois ocorre uma saturação desse íon que também é visto como precioso para o rim (ambos são reabsorvidos no túbulo contorcido proximal) e acaba elevando a excreção de cálcio para a urina, que deveria ser mínima. 

O consumo de cálcio na dieta não é todo absorvido pois seu mecanismo é complexo e depende de fatores como PTH e Vitamina D ativada para ser absorvidos, e não deve ser sua preocupação. 

 

Acho bom vc pesquisar quais alimentos são ricos de oxalato e tentar diminuir seu consumo, ou consumir eles juntamente com alimentos ricos em cálcio, para que estes façam a quelação no intestino e vc não absorva oxalato livre. Você também pode pesquisar alimentos que são ricos em Citrato, como limão que ajudam.

 

RESUMINDO: O que eu diria a você é para se hidratar, no mínimo 3,5L de água por dia, pois isso aumenta o volume do filtrado renal, facilitando a solubilização da pedra.  REDUZA O CONSUMO DE SAL, sal livre e também alimentos industrializados ou embutidos como salsicha, mortadela.  Não beba refrigerantes, principalmente Coca-cola. Tome banho de sol cerca de 15-20 minutos por dia, para melhorar sua vitamina D e assim a reabsorção de cálcio nos rins. Tome um pouco de café, ou chás ricos em cafeína, com moderação, para aumentar sua produção de urina. 

 

Quanto a dieta hiperproteica, você é jovem, seus rins ainda dão conta de eliminar qualquer ureia e creatinina que você venha a produzir, porém eu não ponho minha mão no fogo para dizer que a longo prazo não tenha efeitos deletérios. Mas o seu Whey protein não é o pior dos males na sua produção de pedras. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

37 minutos atrás, Marcus Aurelius disse:

 

 

Visando evitar problemas desta natureza, moderando o uso do sal, vamos supor que eu queira investigar se o meu consumo de proteína esteja balanceado em relação à minha absorção: se eu fizer um exame de ureia e resultar entre 10 e 45 mg/dl posso ficar tranquilo quanto ao meu consumo de proteína ou precisarei fazer testes adicionais como o tal do balanço de nitrogênio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Vecchio disse:

 

Visando evitar problemas desta natureza, moderando o uso do sal, vamos supor que eu queira investigar se o meu consumo de proteína esteja balanceado em relação à minha absorção: se eu fizer um exame de ureia e resultar entre 10 e 45 mg/dl posso ficar tranquilo quanto ao meu consumo de proteína ou precisarei fazer testes adicionais como o tal do balanço de nitrogênio?

 

Eai meu amigo tudo bom?  Primeiramente o que eu falei pro outro colega é em relação a formação de pedras no rim. 

Se sua ureia estiver menor que 50 da pra ficar tranquilo sim porém uma forma mais confiável de medir a função renal é com o clearance de creatinina, pois a creatinina deveria ser completamente eliminada, não reabsorvida nos rins. Além disso desidratação pode alterar o resultado da uremia. 

 

Coloque seus dados nessa calculadora: https://www.mdcalc.com/creatinine-clearance-cockcroft-gault-equation 

Se você tiver testes recentes de creatinina é claro.. 

 

Maneirar o uso de sal é sempre bom se você já tiver uma hipertensão, pois é um fator muito importante para o controle da pressão arterial. E pressão alta é a maior causa de doença renal aqui no Brasil, enquanto no restante do mundo é a Diabetes. 

 

Não sei se era exatamente isso que tu me perguntou mas não tenho muito conhecimento sobre o consumo seguro de proteínas amigo, aí é melhor alguém que entende mais te esclarecer.. Abraço! 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 07/05/2020 em 11:48, Marcus Aurelius disse:

Bom dia cara, eu sou médico recém-formado. Vou tentar te ajudar mas lembre que não sou nenhuma autoridade nem urologista.

Só uma dúvida você viu que tinha pedra em uma Tomografia ou no Ultrassom? 

Primeiramente, seus cálculos são considerados pequenos e tem uma grande chance de saírem espontaneamente, em caso de cólica renal você deve procurar atendimento, porém já adianto que a base do tratamento da cólica sera com Anti-inflamatórios, como Cetorolaco, diclofenaco, cetoprofeno etc.. 

 

O que ela disse é válido, porém não é exatamente esse pensamento proteína = pedra. Uma dieta rica em proteína, com low carb pode levar a acidificação do sangue devido ao cetoácidos produzidos na lipólise, e também na gliconeogênese da produção de glicose através dos aminoácidos. 

O pH urinário mais baixo facilita a precipitação de oxalato de cálcio (que é a maior causa de pedras no rim) pois nessa solução ele se torna menos solúvel. 

 

Apesar disso esse não é o maior fator que precipita Nefrolítiase, e sim o consumo de SÓDIO, pois ocorre uma saturação desse íon que também é visto como precioso para o rim (ambos são reabsorvidos no túbulo contorcido proximal) e acaba elevando a excreção de cálcio para a urina, que deveria ser mínima. 

O consumo de cálcio na dieta não é todo absorvido pois seu mecanismo é complexo e depende de fatores como PTH e Vitamina D ativada para ser absorvidos, e não deve ser sua preocupação. 

 

Acho bom vc pesquisar quais alimentos são ricos de oxalato e tentar diminuir seu consumo, ou consumir eles juntamente com alimentos ricos em cálcio, para que estes façam a quelação no intestino e vc não absorva oxalato livre. Você também pode pesquisar alimentos que são ricos em Citrato, como limão que ajudam.

 

RESUMINDO: O que eu diria a você é para se hidratar, no mínimo 3,5L de água por dia, pois isso aumenta o volume do filtrado renal, facilitando a solubilização da pedra.  REDUZA O CONSUMO DE SAL, sal livre e também alimentos industrializados ou embutidos como salsicha, mortadela.  Não beba refrigerantes, principalmente Coca-cola. Tome banho de sol cerca de 15-20 minutos por dia, para melhorar sua vitamina D e assim a reabsorção de cálcio nos rins. Tome um pouco de café, ou chás ricos em cafeína, com moderação, para aumentar sua produção de urina. 

 

Quanto a dieta hiperproteica, você é jovem, seus rins ainda dão conta de eliminar qualquer ureia e creatinina que você venha a produzir, porém eu não ponho minha mão no fogo para dizer que a longo prazo não tenha efeitos deletérios. Mas o seu Whey protein não é o pior dos males na sua produção de pedras. 

 

Muito obrigado pelas informações e desculpa a demora pra responder.

 

O exame que eu fiz foi uma ultrassonografia abdominal total. Todos os outro órgãos estavam sem nenhum problema. Sobre os rins o exame diz:

 

Rins: Eutópicos, com volume, forma e contornos usuais. Córtico-medular com espessura e aspecto inalterados, exceto por formação cística no polo superior do rim esquerdo, medindo 17,8 mm. Presenças de imagens ecogênicas, com sombra acústica posterior, localizadas no rim direito a maior no polo inferior medindo 4,9mm, e outras no rim esquerdo a maior no polo inferior medindo 4,8mm. Ausência de hidronefrose.

 

Desde que fiz o exame já estou tomando uns 3 litros de água por dia. Vou seguir sua dica e aumentar um pouco mais. Também estou tentando diminuir o sal e praticamente não tomo refrigerante.

 

Fiz vários exames de urina 24h mas ainda não levei de volta na nefrologista pq estava querendo evitar ir em clínicas no meio dessa pandemia. Mas como não deve acabar tão cedo acho que vou ser obrigado a marcar.

 

 

Em 02/05/2020 em 22:54, helicobacter disse:

mas essa é a recomendação de ingestão proteica. É um mito isso que quanto mais proteína vc consome, maior será sua síntese proteica muscular, não é diretamente proporcional. Manter sua proteína em 1g/kg que seja, mas variando a fonte proteica, obtendo todos os aminoácidos essenciais, vai fazer com que vc desenvolva massa muscular normalmente. 

EU aprendi na faculdade (sou estudante de nutrição) que pessoas com pré disposição a doenças renais devem manter sua proteína um pouco mais baixa (0.8g/kg, por exemplo). Porém, já li estudos mostrando que não é bem assim.

Qualquer pessoa que assuma uma opinião ultra formada acerca desse assunto, desconfie. Ás vezes é bom ficar um pouco em cima do muro e tomar cuidado com as informações.

Esse é um assunto bastante debatido na comunidade científica. EU prefiro errar pra menos: se for pra apostar em uma coisa se eu fosse vc, apostaria em uma dieta baixa em proteínas. 

Obrigado e desculpa a demora pra responder.

 

O fato de eu ter essas pedras já faz com que eu seja considerado um doente renal? 

 

Você tem alguma fonte confiável onde eu possa saber como obter todos os aminoácidos com 1g/kg?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, gxm disse:

Você tem alguma fonte confiável onde eu possa saber como obter todos os aminoácidos com 1g/kg?

Fonte é justamente os aminoácidos de cada alimento. Arroz possui deficiencia de um aminoacido chamado lisina. O feijão é rico em lisina mas pobre em metionina (aminoácido esse encontrado no arroz). Percebe como os alimentos se complementam?

No geral, arroz, feijão, carne vermelha, laticínios e ovos vc já consegue ter um aporte de aminoácidos bem legal. Podendo até ser acrescentado um açai. 
Beba bastante água (na casa dos 5L/dia). E claro, sempre procure um médico pra te auxiliar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...