Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Periodização Para Competição

Posts Recomendados

Postado

Em uma periodização de treinamento ,os treinos são divididos em fases.Dentro do culturismo temos três fases e cada fase tem um objetivo:

Fase de Força – Desenvolver a força maxima por meio de exercicios globais para posteriormente poder suportar maiores cargas na fase de hipertrofia e obter um melhor resultado

Na fase de Força ,o numero de exercicios sera em média de 08 a 12 por sessão, no qual as repetições ficam entre 1 a 6 repetiçoes e os intervalos de descanso entre as series serão de 3 a 5 minutos , visando o restabelecimento total da musculatura entre uma serie e outra.

Os exercicios utilizados são os globais , ao inves dos localizados, optando pela utilização de pesos livres ex: Agachamento , Supino e Levantamento Terra. Nessa fase ocorre uma maior utilizaçao muscular e consequentemente ,um maior desenvolvimento . O treinamento aerobico é limitado a sessões de 30 minutos .

Fase de Hipertrofia – Desenvolver o maximo de hipertrofia muscular possivel . Isso não equivale ao aumento de peso corporal apenas, pois o mesmo pode ocorrer devido ao aumento da quantidade de gordura.

Na fase de hipertrofia , utiliza-se de 3 a 4 exercicios para grupos musculares grandes e 2 a 3 para os pequenos , sendo o numero de repetições na faixa de 8 a 15 e os intervalos de descanso entre os exercicios de 45 segundos a 1 minuto, no maximo, a fim de que a musculatura não tenha tempo suficiente de recuperação entre as series, obrigando a utilizar novas fibras musculares que antes não participavam no movimento, acarretando em maior percentual de fibras utilizadas e , consequentemente maior hipertrofia .

Os exercicios devem ser trocados entre quatro a oito semanas de treinamento , bem como o numero de repetiçoes . Tal procedimento evita que o organismo adapte-se à série, estagnando o processo de crescimento. Este procedimento recebe o nome de confusão muscular.Nesta fase devemos equilibrar a utilizaçao de pesos livres e em maquinas , que geralmente possuem um efeito mais localizado.O treinamento aerobico é realizado com a mesma duraçao da fase de força porem , com frequencia aumentada por semana.

Fase de Definição – Visa aumentar a definição (diminuir a gordura corporal), qualidade e simetria da musculatura adquirida.

Na fase de definição o numero de exercicios pode ser mantido igual ao da fase de hipertrofia, havendo apenas um aumento no numero de series. As repetiçoes ficarão entre 15 a 30 e os intervalos de descanso serão os mais breves possiveis , de 30 a 45 segundos ,sendo que devemos programar alguns treinos nos quais realizemos series gigante (3 ou mais exercicios realizados sem intervalos).

Sempre que possivel utilizaremos o principio de pre- exaustão para musculaturas grandes que reside na execução de uma serie localizada para esta musculatura , logo após executando-se um exercicio global que atinja a mesma musculatura ex: Crucifixo Plano e Supino Plano.

Este procedimento viza aumentar o fluxo sanguineo muscular obtendo-se além de maior vascularização (arterias e veias superficiais mais aparentes) , maior irrigação do tecido muscular e otimização no processo de metabolização da gordura corporal.Os exercicios aerobicos atingem o volume de 1 hora por dia , sendo realizados com baixa intensidade(60 a 70%)em duas sessões de 30 minutos.

Apos a fase de definição o atleta entre na fase regenerativa, quando são executados no maximo 8 exercicios e a intensidade do treinamento é bem reduzida.

• 2 meses depois...
Postado

Cara, tenho alguma experiência prática com periodização de treinamento e discordo com você em alguns aspéctos. Abaixo em destaque.

Em uma periodização de treinamento ,os treinos são divididos em fases.Dentro do culturismo temos três fases e cada fase tem um objetivo:

Fase de Força – Desenvolver a força maxima por meio de exercicios globais para posteriormente poder suportar maiores cargas na fase de hipertrofia e obter um melhor resultado.

A fase de força, é útil neste momento, porém é mais útil após hipertrofia para consolidar os ganhos e antes da definição para fazer o corpo segurar a massa magra

Na fase de Força ,o numero de exercicios sera em média de 08 a 12 por sessão, no qual as repetições ficam entre 1 a 6 repetiçoes e os intervalos de descanso entre as series serão de 3 a 5 minutos , visando o restabelecimento total da musculatura entre uma serie e outra.

Creio que os exercicios são de 3 a 5 por sessão, sendo 90% deles, exercicios básicos, e 10% de especialização.

Os exercicios utilizados são os globais , ao inves dos localizados, optando pela utilização de pesos livres ex: Agachamento , Supino e Levantamento Terra. Nessa fase ocorre uma maior utilizaçao muscular e consequentemente ,um maior desenvolvimento . O treinamento aerobico é limitado a sessões de 30 minutos .

Fase de Hipertrofia – Desenvolver o maximo de hipertrofia muscular possivel . Isso não equivale ao aumento de peso corporal apenas, pois o mesmo pode ocorrer devido ao aumento da quantidade de gordura.

Na fase de hipertrofia , utiliza-se de 3 a 4 exercicios para grupos musculares grandes e 2 a 3 para os pequenos , sendo o numero de repetições na faixa de 8 a 15 e os intervalos de descanso entre os exercicios de 45 segundos a 1 minuto, no maximo, a fim de que a musculatura não tenha tempo suficiente de recuperação entre as series, obrigando a utilizar novas fibras musculares que antes não participavam no movimento, acarretando em maior percentual de fibras utilizadas e , consequentemente maior hipertrofia .

Os exercicios devem ser trocados entre quatro a oito semanas de treinamento , bem como o numero de repetiçoes . Tal procedimento evita que o organismo adapte-se à série, estagnando o processo de crescimento. Este procedimento recebe o nome de confusão muscular.Nesta fase devemos equilibrar a utilizaçao de pesos livres e em maquinas , que geralmente possuem um efeito mais localizado.O treinamento aerobico é realizado com a mesma duraçao da fase de força porem , com frequencia aumentada por semana.

Fase de Definição – Visa aumentar a definição (diminuir a gordura corporal), qualidade e simetria da musculatura adquirida.

Na fase de definição o numero de exercicios pode ser mantido igual ao da fase de hipertrofia, havendo apenas um aumento no numero de series. As repetiçoes ficarão entre 15 a 30 e os intervalos de descanso serão os mais breves possiveis , de 30 a 45 segundos ,sendo que devemos programar alguns treinos nos quais realizemos series gigante (3 ou mais exercicios realizados sem intervalos).

Sempre que possivel utilizaremos o principio de pre- exaustão para musculaturas grandes que reside na execução de uma serie localizada para esta musculatura , logo após executando-se um exercicio global que atinja a mesma musculatura ex: Crucifixo Plano e Supino Plano.

Todas estas técnicas citadas são para fins pré-competitivos, a fase de definição se caracteriza pela ingestão de calorias reduzidas e uma maior atenção aos aeróbios, porém nunca em exagero. Redução de cargas e aumento leve de repetições é uma boa pratica, pois com dieta reduzida o corpo tende a ter menor energia e isto reduz o risco de lesão.

Exercicios de pré-exaustão são mais úties na fase de hipertrofia, em definição eles podem causar efeito contrário, e vc acaba perdendo mais musculo que gordura.

Este procedimento viza aumentar o fluxo sanguineo muscular obtendo-se além de maior vascularização (arterias e veias superficiais mais aparentes) , maior irrigação do tecido muscular e otimização no processo de metabolização da gordura corporal.Os exercicios aerobicos atingem o volume de 1 hora por dia , sendo realizados com baixa intensidade(60 a 70%)em duas sessões de 30 minutos.

Apos a fase de definição o atleta entre na fase regenerativa, quando são executados no maximo 8 exercicios e a intensidade do treinamento é bem reduzida.

Faltou falar da fase de adaptação anatomica, onde o atleta deve preparar o corpo para o treinamento que virá, ela mais útil , antes da fase de hipertrofia, e pode ser feita no final da mesma preparando o corpo para série de força, normalemente usa-se exercicio de movimento cruzados, que fortalecem musculos internos como o manguito.

Postado

bom, eu discordo de algumas coisas. Pra mim não existe treino para definição. O máximo possível para um treino de definição é fazer um treino para hipertrofia, mas com drop-sets, bi-sets, e exercícios que aumentam a frequencia cardíaca e assim, eventualmente, aumentando o gasto calórico.

Com relação à treino de força , acho que não há necessidade da tantos exercícios assim. Quanto ao treino de hipertrofia, ok.

bom texto

Tabela de Alimentos saudáveis para montar uma dieta: http://www.hipertrofia.org/forum/index.php?showtopic=12258

Exemplo de dieta: http://www.hipertrofia.org/forum/index.php?showtopic=121

Você é o que você come

Postado

Ok, gostei das explicações, mas quanto tempo dura cada período, Força, Hipertrofia e Definição? Em média claro.

Esses períodos são feitos de que forma? Faz-se primeiro todo o período de força depois vai para hipertofia, faz-se todo o período de hipertrofia e por fim definição ou são intercalados. Tipo 1 semana força, depois 1 semana hipertrofia e depois 1 semana definição? e assim no final soma-se as semanas de cada período. (não sei me fiz entender).

Valeu

"Às vezes, minha família e amigos não entendem por que eu faço as coisas que eu faço. Por que estou comendo 7-8 vezes por dia? Ganho peso para logo depois perder peso? Por que falo e penso bodybuilding 24 hs por dia 7 dias na semana quando provavelmente nunca terei sucesso no esporte. Por que vou treinar depois de trabalhar 10 horas por dia no escritório? Bem, é porque eu amo o que faço, é porque o melhor momento do dia é quando eu estou na academia treinando."

Fonte: www.bodybuildingdungeon.com

Biceps Direito:47,2 cm Esquerdo:48,00 cm (contraídos) Rumo aos 50 cm de braço, vamo que vamo!!!

Postado

Ok, gostei das explicações, mas quanto tempo dura cada período, Força, Hipertrofia e Definição? Em média claro.

Esses períodos são feitos de que forma? Faz-se primeiro todo o período de força depois vai para hipertofia, faz-se todo o período de hipertrofia e por fim definição ou são intercalados. Tipo 1 semana força, depois 1 semana hipertrofia e depois 1 semana definição? e assim no final soma-se as semanas de cada período. (não sei me fiz entender).

Valeu

Cara, existem várias manieras de periodizar um treino, é dificil ter uma receita para te passar, o que posso fazer é te indicar um livro, que explica tudo de maneira certinha, o nome é TREINAMENTO DE FORÇA LEVADO A SÈRIO.

Abraço.

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.