Postado 11/05/2016 às 13:12 05/11, 2016 Este é um post popular. Devido à grande quantidade de usuários do fórum que incluem suplementos que, geralmente, näo säo úteis para seus objetivos (näo só iniciantes) e outros que defendem seu uso, resolvi, baseado em discussöes do fórum, criar um local onde fiquem listados os suplementos que säo completamente dispensáveis por näo cumprirem com aquilo que a indústria da suplementacäo faz com que acreditemos. Vamos lá! 1 - Maltodextrina, dextrose, waxy maize, etc... Acreditava-se que tais suplementos eram essenciais juntos a um shake proteico pois, sem eles, a proteína seria usada como fonte energética näo ficando disponível para a reconstrucäo muscular, o que sabemos que näo é verdade. Além disso, pregam que o consumo de tais suplementos faz-se necessário pela questäo do pico de insulina, outro mito que também foi derrubado. Portanto, a grosso modo, fazer uso desses suplementos é o mesmo que colocar no seu shake acúcar refinado ou farinha de trigo ou maizena, ainda com a desvantagem de que os suplementos citados acima näo possuem vitaminas e minerais (às vezes contém sódio) e podem conter acidulantes, aromatizantes, corantes, edulcorantes, fenilalanina... Fontes: Spoiler 2 - BCAA em cápsulas O BCAA é um dos queridinhos da indústria da suplementacäo. Um suplemento relativamente caro que promete muita coisa (promete e pode sim cumprir), porém as dosagens recomendadas pelos fabricantes säo praticamente homeopáticas, insuficientes para que se consiga chegar aos efeitos desejados. Um frasco de BCAA em cápsulas, se consumido na dosagem certa, näo dura nem uma semana. O BCAA näo é um placebo, mas ao consui-lo em cápsulas você estará consumindo doses incapazes de trazer quaisquer benefícios e, nessas doses, ele pode ser considerado placebo. Quer usufruir do BCAA? Prepare-se para investir bastante e consumí-lo em grandes quantidades. Opte pelo pó. Fonte: Spoiler 3 - Tribulus terrestris A grande maioria dos suplementos que prometem aumento de testosterona, geralmente com nomes pomposos como testo booster, test freak, testo stack, testo jack e por aí vai, têm em seu princípio ativo o tribulus terrestris. O problema do tribulus terrestris é que a tese de que ele aumenta os níveis de testosterona em pessoas saudáveis näo tem fundamento científico. Portanto você é levado a crer que terá seus níveis de testosterona aumentados mas, muito provavelmente, isso näo acontecerá. Fontes: Spoiler https://www.hipertrofia.org/blog/2014/06/27/tribulus-terrestris-dinheiro-jogado-lixo/ 4 - Dilatex Muitas pessoas buscam a vasodilatacäo na tentativa de nutrir melhor os tecidos e proporcionar uma melhor performance e mais ganhos. Quando se fala de vasodilatador um dos nomes mais comuns aqui no fórum é o Dilatex, e que parece ser o mais vendido no Brasil. O problema é que o Dilatex nada mais é do que semente de uva triturada. É um vitamínico/mineral que contém magnésio, cálcio (retirado de ostras) e vitamina C em baixíssimas quantidades para quem treina com pesos. De brinde você ainda ganha o corante da cápsula e o amido de milho para dar a consistência. Há outros métodos melhores para conseguir vasodilatacäo. Fuja do Dilatex. Fonte: Spoiler Informações Nutricionais Porção de 2,50g (4 cápsulas) Quantidade por porção VD % (*) Valor energético 0Kcal =0kJ 0% Cálcio 250 mg 25% Vitamina C 12 mg 25% Magnésio 13 mg 5% "Não contém quantidades significativas de carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio." % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000Kcal, ou 8400kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. Ingredientes: Semente de Uva em pó, cálcio de ostra, amido de milho, cápsula (gelatina, corantes artificiais: INS 122, INS 171, INS 129, INS 133, INS 110, Umectante Glicerina), Carbonato de Magnésio, Ácido Ascórbico (Vitamina C). Não Contém Glúten. 5 - Hipercalóricos em geral A indústria da suplementacäo quer passar a imagem de que suplementos säo necessários para que hajam ganhos extras. Muitos acreditam que os hipercalóricos (também conhecidos por gainers) com seus nomes MEGA, SUPER, ULTRA, HIPER e com números na casa dos milhares, säo um suplemento que trará resultados que o atleta näo alcancaria com uma dieta sólida. Sabemos que isso näo é verdade. O maior problema dos hipercalórico dá-se nos seus ingredientes. A grande maioria dos hipercalóricos é composta por entre 70% a 90% de maltodextrina. Releia o item 1 e você verá por que isso é ruim. Outro problema é na questäo das proteínas. Geralmente usam-se fontes mistas de proteína (whey, caseína, albumina) porém é normal encontrar em quantidade maior que essas citadas, a proteína da soja. Sem entrar no mérito de a soja ser prejudicial ou näo, ela simplesmente tem um aminograma "pior" que o das outras fontes citadas. É uma fonte de proteína, digamos, menos nobre. Há ainda os hipercalóricos com grandes quantidades de gordura. Isso näo seria ruim mas o problema é que, nesses casos, a gordura vem do óleo de girassol. O consumo de certos tipos de óleos vegetais, dentre eles o de girassol, näo é preferível em detrimento ao consumo de gorduras de origem animal ou de outros óleos nobres como o de oliva ou de côco. Resumindo, no grosso modo, hipercalóricos nada mais passam que acúcar e um pouco de proteína, normalmente soja. Será que essa é mesmo a melhor forma de obter ganhos? Fontes: Spoiler https://www.hipertrofia.org/blog/2016/02/17/como-fazer-um-hipercalorico-caseiro-e-porque-ele-e-melhor/ 6 - Somatodrol Um suplemento relativamente novo que promete, aumentar a testosterona em até 30%, aumentar o HGH em até 26% e promete resultados 50% mais rápidos. Quando tais fatos säo apresentados, as pessoas sentem-se compelidas a comprar esse comprimido mágico. A verdade é que muito provavelmente nada do que é prometido irá acontecer. Ao analisarmos a tabela nutricional do suplemento supracitado, reparamos que ele nada mais é que um multimineral com vitamina B6 cujo cada comprimido possui doses de 50% ou menos da recomendacäo diária para magnésio, zinco, cálcio e vitamina B6 além de 1,5 mg de Boro. Além disso, analisando todos os estudos que o fabricante usa para justificar o que promete, em nenhum deles o Somatodrol foi usado. Portanto, näo se iluda. Ele provavelmente näo cumprirá as promessas. Há multivitamínicos/minerais de mais qualidade, com dosagens maiores e com precos mais atraentes. Além do que näo devemos fomentar empresas que mentem para os clientes. Fonte: Spoiler 7 - Packs (nacionais) Sempre com nomes chamativos como Animal, Monster, Nitro, etc, os packs oferecem um sachê com diversos comprimidos e cápsulas onde se encontrará tudo aquilo que você precisa para "dar um up" no seu treino e turbinar seus resultados. Ledo engano... Cada comprimido ou cápsula se trata de compostos úteis porém em dosagens baixíssimas. Comprimidos com 2 gramas de proteína, outros com 1 grama de BCAA, outros com minerais e/ou vitaminas em baixas concentracöes, outro com guaraná em pó, proteína do trigo... Enfim, säo coisas que poderiam ser úteis mas que, nas doses oferecidas causam quase que nenhuma diferenca. Caso você queria resultados, consuma uns 6 packs ou mais de uma vez só. Mas isso é muito pouco prático e muito caro. Procure melhores fontes de alimentos e/ou multivitamínicos com melhor relacäo custo vs. benefício. Comer um ovo, com toda certeza, é muito mais vantajoso que ingerir um pack. Fontes: Spoiler https://www.lojaprobiotica.com.br/probiotica/packs https://www.musculacao.net/a-incrivel-e-nutritiva-gema-de-ovo/ 8 - Glutamina A glutamina é o aminoácido mais presente no tecido muscular. Ela é bastante anabólica e promove o crescimento muscular. Assim sendo, quanto mais glutamina a gente ingerir, mais nossos músculos teräo energia e mais väo crescer? Näo é bem assim... A glutamina é sintetizada pelo próprio corpo devido às necessidades que ele tem dela. Qualquer pessoa saudável que se alimenta corretamente é capaz de produzir glutamina em quantidade suficiente para suprir todas as necessidades. Além disso a glutamina que é ingerida é geralmente desviada para os sistemas imunitário e digestório, ou seja, ela provavelmente näo será direcionada aos músculos. A glutamina tem sim sua utilidade para pessoas doentes, incapazes de produzir glutamina, pessoas que sofrem queimaduras graves ou para aquelas que precisam melhorar o sistema imunitário, mas que usa tem que estar consciente que ela näo irá promover o crescimento nem a recuperacäo muscular. Fonte: Spoiler https://www.hipertrofia.org/blog/2014/05/30/glutamina-um-suplemento-superestimado/ 9 - Colágeno Presente em praticamente todo shake proteico feminino, o colágeno é uma proteína de extrema importância, principalmente para a nossa pele, ossos, cabelos, entre vários outros. Aproveitando-se disso, o marketing por trás da industria da suplementacäo tenta passar a imagem de que a suplementacäo com colágeno nos trará cabelos mais fortes, ossos mais resistentes, uma pele mais bonita inclusive ajudando no combate às estrias... Só que näo é bem assim. Como o colágeno é uma proteína, ao ser ingerido nosso corpo irá quebrar essas proteínas em aminoácidos e nada garante que esses aminoácidos formaräo colágeno novamente pois o corpo vai aproveitar os aminoácidos para suprir suas necessidades naquele momento. O colágeno é sintetizado pelo nosso corpo e para que isso aconteca faz-se necessária a presenca de uma série de vitaminas e minerais. Näo bastam apenas os aminoácidos. E mesmo com estes minerais e vitaminas em quantidades adequadas o corpo só vai produzir o colágeno que ele julgue suficiente. O corpo näo irá produzir mais colágeno só pelo facto de ter-se ingerido colágeno. Além disso o aminograma do colágeno näo é muito variado o que o torna uma fonte de proteína näo muito atractiva em comparacäo com outras proteínas como o whey. (Um kg de colágeno hidrolisado em pó custa mais de 200 R$) Resumindo, o colágeno exógeno provavelmente näo se tornará colágeno dentro do nosso corpo. Colágeno é mais caro que fontes de proteínas de melhor qualidade. Conclusäo: Fuja do colágeno. Fonte: Spoiler E você, colega, tem algum suplemento "placebo" que gostaria de acrescentar? Discorda do que foi dito? Tem alguma observacäo? Sinta-se à vontade! Editado 22/02/2017 às 08:15 02/22, 2017 por Torf Inclusäo de mais produtos (veja o histórico de edições) Volg de stroom,denk aan je droom
Postado 11/05/2016 às 13:28 05/11, 2016 [removed] Editado 24/02/2017 às 17:29 02/24, 2017 por argonauth (veja o histórico de edições) [removed]
Postado 11/05/2016 às 13:30 05/11, 2016 Agora, argonauth disse: Mais alguns: Somatodrol Packs Boosters de GH/testo ou qualquer outro hormônio. (Até onde sei, não tem nada que realmente funcione de forma viável) Creatina que não seja monohidradata Colágeno Whep protein hidrolisado Barras de proteína Arginina? Alanina? Ornitina? Carnitina? (Que vocês acham) Glutamina Essas frescuras de whey em sorvete, bolo, água. carnitina, e beta-alanina não são placebos.
Postado 11/05/2016 às 13:37 05/11, 2016 Autor Sugestöes muito boas foram dadas. Vou preparar textos e buscar fontes. =) Volg de stroom,denk aan je droom
Postado 11/05/2016 às 13:51 05/11, 2016 ainda mais se estes "placebos" forem nacionais e que estão sob vigilância da nossa querida e linda amiga ANVISA!!...hahahahahahahahahahah testo booster com míseros 7mg de zinco!!..hahahahahah...piada! Editado 11/05/2016 às 13:52 05/11, 2016 por fcfdeco (veja o histórico de edições)
Postado 11/05/2016 às 13:56 05/11, 2016 Autor 14 minutos atrás, Robaert disse: Barra de proteina é placebo? Depende... O problema da barra de proteína é que, na maioria dos casos, ela é rica em acúcar, sendo esse seu ingrediente em maior concentracäo, e a principal fonte proteica é a soja. Volg de stroom,denk aan je droom
Postado 11/05/2016 às 14:13 05/11, 2016 Parabéns pela postagem, eu estava em duvida se pegava um hipercalórico para adicionar no meu bulking mas acabei de desistir... na verdade na area de suplementos eu estou meio por fora, procurei por uma postagem onde tivesse oque para os usuarios são suplementos "essenciais" é claro, aliado a uma boa dieta! Monstro é Monstro Neah pai
Postado 11/05/2016 às 14:26 05/11, 2016 12 minutos atrás, Fmonster disse: Parabéns pela postagem, eu estava em duvida se pegava um hipercalórico para adicionar no meu bulking mas acabei de desistir... na verdade na area de suplementos eu estou meio por fora, procurei por uma postagem onde tivesse oque para os usuarios são suplementos "essenciais" é claro, aliado a uma boa dieta! Cara, bem melhor fazer na baia o hipercalórico: muito mais nutritivo, tu tem controle do que tu ta colocando e o preço sai menos da metade. Eu gasto uns 60 pila pra fazer 4kg
Postado 11/05/2016 às 15:28 05/11, 2016 La por 2009 eu tomava um suplemento de Oxido Nitrico... e não notei diferença nenhuma.. de la pra ca nunca mais confiei nesses vaso dilatadores.. Talvez eu q tenha feito merda (probabilidade alta)... 'Cause when we all just ghosts. And the madness overtakes us. We will look at the ashes. And say people lived here.
Postado 11/05/2016 às 15:45 05/11, 2016 Sou da seguinte teoria: gaste seu dinheiro com comida (dieta) e não com farinha ( suplemento). Galera ta cansada de saber que não existe nenhum suplemento nesse mundo esférico que habitamos que seja melhor que a boa e velha COMIDA. Ai vem um famosinho falando que usa x suplemento, e que ele é top , pronto, milhares vão acreditar nisso e defender com unhas e dentes. Se o Neymar falar que comer cocô(fezes) com sal faz você emagrecer, dia seguinte vai ter milhões de matérias "Nova dieta das fezes" Porque usam sempre gigas em propagandas de suplemento? Tudo questão de marketing, psicólogico, leva a pessoa a crer que se tomar aquilo ela vai ficar daquele tamanho, mas o que ninguém fala que o verdadeiro causador daquilo está num vidrinho de 50ml e numa injeção, e é claro, dieta, comida de gente. Nos anos 70, galera não tinha suplementozinho cheio de frufru, era na base da comida mesmo. E olha lá, foram diversos vencedores do Mr. Olympia que conseguiram um corpo digno, sem essa de suplementos. O que o marketing é capaz de fazer com seus consumidores... Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Postado 11/05/2016 às 15:52 05/11, 2016 4 minutos atrás, Joe. disse: Sou da seguinte teoria: gaste seu dinheiro com comida (dieta) e não com farinha ( suplemento). Galera ta cansada de saber que não existe nenhum suplemento nesse mundo esférico que habitamos que seja melhor que a boa e velha COMIDA. Ai vem um famosinho falando que usa x suplemento, e que ele é top , pronto, milhares vão acreditar nisso e defender com unhas e dentes. Se o Neymar falar que comer cocô(fezes) com sal faz você emagrecer, dia seguinte vai ter milhões de matérias "Nova dieta das fezes" Porque usam sempre gigas em propagandas de suplemento? Tudo questão de marketing, psicólogico, leva a pessoa a crer que se tomar aquilo ela vai ficar daquele tamanho, mas o que ninguém fala que o verdadeiro causador daquilo está num vidrinho de 50ml e numa injeção, e é claro, dieta, comida de gente. Nos anos 70, galera não tinha suplementozinho cheio de frufru, era na base da comida mesmo. E olha lá, foram diversos vencedores do Mr. Olympia que conseguiram um corpo digno, sem essa de suplementos. O que o marketing é capaz de fazer com seus consumidores... Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Concordo contigo cara, antigamente não existia essa infinidade de suplementos "milagrosos" e os campeões do Mr. O era gigantes e com uma qualidade muscular ótima. Concordo que entre suplemento vs alimento sou milhões de vezes o alimento mas creio que alguns suplementos ainda são necessários em alguns casos como por exemplo em algum horário onde a pessoa não possa mandar um frango com batata doce e tenha que suplementar com uma proteína e um carbo em po
Postado 11/05/2016 às 16:05 05/11, 2016 Parei de comprar há um tempo atrás: waxy maize glutamina bcaa to com : omega 3 multivitaminicos whey e albumina não acho que a barrinha de prot seja tão "inútil/placebo" assim... poderíamos incluir os termogenicos nacionais, já que a maioria não passa de cafeína? -60kg sem redução. Diário de uma luta sem fim... Bora lá -> Spoiler
Postado 11/05/2016 às 16:17 05/11, 2016 Carece de fontes, mas lembro de ver merchan de ZMA falando que aumenta em até 30% a testosterona naturalmente. Parece bullshit brabo Editado 11/05/2016 às 16:25 05/11, 2016 por Diogolbar (veja o histórico de edições) Diário quântico #ForeverSmall , #ForeverWeak Agachamento: 140kg Supino reto: 100kg Levantamento Terra: 160kg PL Total: 400kg, PL Wilks:264, BW: 82kg
Postado 11/05/2016 às 16:32 05/11, 2016 3 horas atrás, argonauth disse: Mais alguns: Colágeno Discordo, o colágeno é uma fonte de proteínas bem barata em alguns lugares, bem mais barato do que Whey por exemplo. De qualquer forma prefiro tirar as proteínas da dieta dos alimentos. https://www.youtube.com/watch?v=6wUd-bTW_q8 Escrevam, já temos muita coisa para "substituir" ou "adereçar" o que Deus nos deu, destaque para indústria de próteses de silicone. Haverá o dia em que entrar-se-á numa fábrica para trocar os gomos proporcionais ao tamanho da pança, os peitos, a bunda, o bíceps, o femural, a pantu etc. etc.. e até o reseravatório de ejaculação, eis que se almejará expelir jatos incessantes de semen industrializado no sabor mousse de maracujá, maçã, leite condensado, etc.... Espero ter amarrado as botas, quando assim for.
Postado 11/05/2016 às 16:47 05/11, 2016 Glutamina pelo o que eu vi, nao segura massa magra, mas ajuda o corpo na recuperação de processos inflamatórios e na manutenção da imunidade. Por exemplo, depois que passei a tomar glutamina se eu me corto cicatriza ou fecha o corte mais rápido e não fica tão vermelho e quase nem inflama, até minhas espinhas das costas diminuíram O.o
Postado 11/05/2016 às 16:51 05/11, 2016 Supermoderador 2 minutos atrás, Daniel C. Dávila disse: Glutamina pelo o que eu vi, nao segura massa magra, mas ajuda o corpo na recuperação de processos inflamatórios e na manutenção da imunidade. Por exemplo, depois que passei a tomar glutamina se eu me corto cicatriza ou fecha o corte mais rápido e não fica tão vermelho e quase nem inflama, até minhas espinhas das costas diminuíram O.o O problema da glutamina é a alta afinidade com os enterocitos intestinais. OU você toma uma dose BEM alta ou estará apenas mantendo esta parte (importante) do intestino mais saudável. Uma estratégia é usar glutamina perto de refeições ricas em proteinas (outra fonte de glutamina). Uma das fontes satura os enterocitos, a outra vai acabar disponivel na corrente sanguinea. Ainda assim eu acho muito caro, melhor comer mais carne. "O melhor guerreiro não é o que sempre triunfa mas sim o que retorna sem medo à batalha." "Uma coisa é falar de Touros, outra é estar na Arena...""Mas sabe el Diablo por viejo que por Diablo."
Postado 11/05/2016 às 16:54 05/11, 2016 2 minutos atrás, busarello disse: O problema da glutamina é a alta afinidade com os enterocitos intestinais. OU você toma uma dose BEM alta ou estará apenas mantendo esta parte (importante) do intestino mais saudável. Uma estratégia é usar glutamina perto de refeições ricas em proteinas (outra fonte de glutamina). Uma das fontes satura os enterocitos, a outra vai acabar disponivel na corrente sanguinea. Ainda assim eu acho muito caro, melhor comer mais carne. É, eu não gosto do efeito colateral dela hahahaha. Mas eu comprei agora 300g da Perfomance por R$54 se não me engano.
Postado 11/05/2016 às 16:56 05/11, 2016 4 minutos atrás, busarello disse: Qual é a sua opinião em relação a L-carnitina? vejo muitos falando que é placebo, mas os estudos que estão sendo apresentado recentemente mostra que é efetiva.
Postado 11/05/2016 às 16:59 05/11, 2016 Eu usei um tempo a L-Carnitina. Tomava todo dia de manhã cedo, melhorou disposição para o dia, memória e uma perda de gordura.
Postado 11/05/2016 às 17:09 05/11, 2016 Glutamina é controvérsio, hein. Há quem defenda com unhas e dentes. Principalmente no que diz respeito à imunidade. Eu, particularmente, não deixo faltar: Whey (3W mesmo ou até concentrado, sem frescura de ser isolado e blablabla). Creatina (A própria growth tem uma sensacional) Multivitamínico Glutamina De resto, algum pré-treino de fora, mas longe de ser essencial. Diário relato [c/ fotos]:
Postado 11/05/2016 às 18:13 05/11, 2016 Supermoderador 1 hora atrás, lucasf21 disse: Qual é a sua opinião em relação a L-carnitina? vejo muitos falando que é placebo, mas os estudos que estão sendo apresentado recentemente mostra que é efetiva. L-carnitina, em porco resumo, transporta acidos graxos para dentro da mitocondria. Então para que isso seja util é preciso: - Acidos graxos disponiveis - demanda energetica. Portanto o cidadão precisa de acidos graxos circulando. Isso ocorre de diversas formas, uma muito boa é manter uma dieta hipocalorica low carb. Outra forma é abusar de atividades de longa duração, para manter estoques de glicogenio baixos. Uma forma "otima" é combinar as duas estrategias anteriores. Feito isto, é preciso demanda. Voltamos a estrategia anterior, atividades de longa duração. É efetivo o uso da L-carnitica? Acho que sim, para aquilo que ela se propoe (relembrando, movimentar gordura para dentro da mitocondria) e, claro, em situações otimas. O problema é que as pessoas sequer tem dieta hipocalorica e/ou demanda energetica suficiente e saem usando carnitina como "suplemento emagrecedor" e ai, já viu, resultado zero. EU usaria como estratégia para o momento em que a dieta já está restritiva e as atividades estão altas e constantes. "O melhor guerreiro não é o que sempre triunfa mas sim o que retorna sem medo à batalha." "Uma coisa é falar de Touros, outra é estar na Arena...""Mas sabe el Diablo por viejo que por Diablo."
Postado 11/05/2016 às 19:39 05/11, 2016 Autor Incluído o Somatodrol. =) Volg de stroom,denk aan je droom
Postado 12/05/2016 às 15:07 05/12, 2016 Autor Incluí os packs... Mais sugestöes? Volg de stroom,denk aan je droom
Postado 12/05/2016 às 15:21 05/12, 2016 Otimo topico, @Torf. Parabéns pela iniciativa! Espero que os iniciantes de musculação o visitem antes de sair comprando tudo que a industria promete...
Postado 13/05/2016 às 20:30 05/13, 2016 Hoje eu fiquei 30 minutos do meu querido treino de pernas discutindo com meu personal sobre dilatex, segundo ele ele teve um efeito suspenda em questão de dilatação e de "força", dai falei que era placebo e que era igual o tribulus, daí ele me apronta do tribulus ser efetivo também, vou ter que apresentar esse tópico a ele.
Postado 13/05/2016 às 20:52 05/13, 2016 Autor 21 minutos atrás, lucasf21 disse: Hoje eu fiquei 30 minutos do meu querido treino de pernas discutindo com meu personal sobre dilatex, segundo ele ele teve um efeito suspenda em questão de dilatação e de "força", dai falei que era placebo e que era igual o tribulus, daí ele me apronta do tribulus ser efetivo também, vou ter que apresentar esse tópico a ele. Você pode pedir para ele trazer o Dilatex e você lê com ele o rótulo. =P Volg de stroom,denk aan je droom
Postado 13/05/2016 às 20:54 05/13, 2016 2 minutos atrás, Torf disse: Você pode pedir para ele trazer o Dilatex e você lê com ele o rótulo. =P Então, eu disse exatamente isso. ele me disse que antes ele comprou um tal de dilafil sla como diz... e ele não sentiu nada, já com dilatex sentiu, e segundo ele o que mudou na composição é o extrato de melancia, mas não adianta. eu discuti durante 1 hora com ele sobre, ele diz que isso faz a diferença. quanto ao tribulus ele disse que não há muito estudo em humanos porque é "Proibido" hahaha. Editado 13/05/2016 às 20:55 05/13, 2016 por lucasf21 (veja o histórico de edições)
Postado 13/05/2016 às 20:58 05/13, 2016 Autor 3 minutos atrás, lucasf21 disse: Então, eu disse exatamente isso. ele me disse que antes ele comprou um tal de dilafil sla como diz... e ele não sentiu nada, já com dilatex sentiu, e segundo ele o que mudou na composição é o extrato de melancia, mas não adianta. eu discuti durante 1 hora com ele sobre, ele diz que isso faz a diferença. quanto ao tribulus ele disse que não há muito estudo em humanos porque é "Proibido" hahaha. Em certos casos o melhor a fazer é concordar, balancar a cabeca, sair e perto e sentir pena... Volg de stroom,denk aan je droom
Crie uma conta ou entre para comentar