Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Pressao alta e musculos


Braco40cm

Posts Recomendados

Publicidade

O que diz exatamente o site? Porque, assim, se quanto mais peso se ganha, maior o pressäo, uma pessoa de 50 kg que treina e em 2 anos está com 80 kg morreria de pressäo alta. Ou uma pessoa de 150 kg que emagrece e fica com 75, morreria de pressäo baixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Braco40cm disse:

No site do drauzio varella diz que cada kg que vc ganhar, mais a pressao vai aumentar. Mas nao diz se esses kg's sao de gordura ou massa magra. Por acaso gordura aumentaria mais a pressao arterial que musculos? 

Pessoas fortes com 40cm+ braço costumam ter pressao alta?

Bem broscience

Gordura aperta os vasos, portanto o coração tem q bombear mais e mais forte

Musculo precisa de mais sangue. Imagina o coleman deve ter uns 40% a mais de sangue que uma pessoa normal.

Coração precisa bombear mais e mais forte pra irrigar toda aquela mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Torf disse:

O que diz exatamente o site? Porque, assim, se quanto mais peso se ganha, maior o pressäo, uma pessoa de 50 kg que treina e em 2 anos está com 80 kg morreria de pressäo alta. 

Olha que eu tive uma evolucao semelhante a essa, em 2 anos fui de 64 a 85, e minha pressao que dava baixa, está dando alta agora. Pior que fiquei 1 semana doente, fui pra 81, e a pressao ta subindo mais em vez de baixar. Por isso to ficando preocupado. Será que 1kg de gordura n afeta mais a pressao que 1kg de musculos? porque dai é só eu abaixar meu bf e poderei ainda assim ganhar musculos sem me preocupar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom amigo vamos lá.... Antes que alguém me questione qualquer coisa que venha a entender errado do que vou escrever, deixo claro que o que for dito foi matéria de aula de fisiologia na faculdade. Não procurei artigo embasando ou comprovando isso por que no momento não havia despertado meu interesse o assunto. 

Um dos melhores professores da faculdade (aliás muito conceituado atualmente), em determinada aula questionou sobre a influência do treino de força x exercícios aeróbicos na capacidade do sistema cardiovascular . Segundo ele o treino de força em excesso tem a tendência de hipertrofiar o coração, que por sua vez também é considerado um músculo. Dessa forma o aumento da pressão arterial pode ocorrer sim, já que o treino de força contribui para o aumento muscular do coração porém, no sentido das cavidades internas, ou seja para dentro, promovendo vasoconstrição o que dificulta a circulação sanguínea. Sendo assim, o coração tem que bater mais vezes para bombear a mesma quantidade de sangue que antes dessa hipertrofia. Por outro lado o exercício aeróbico vem a promover a expansão do coração, onde os músculos se dilatam e a caixa cardíaca (lembrando que o coração é um órgão que possui várias cavidades) tem mais espaço para que o sangue corra, necessitando de bater menos vezes para bombear quantidade igual ou superior de sangue.

Contudo vale lembrar que foi falado que isso acontece em casos extremos de aumento de massa muscular (certamente vou ser muito xingado agora :D) e que os principais casos desse tipo de "hipertrofia interna" do coração acontece com o uso excessivo de anabolizantes.

Bom isso foi o que aprendi a 10 anos atrás... de lá pra cá muitas coisas mudaram e muitas pesquisas foram feitas. Eu sinceramente nunca me preocupei em saber mais sobre o assunto por que trabalhei um bom tempo dando aula em escolas,  a musculação pra mim foi mais recente... eu estudava/pesquisava mas não exercia , mas tem coisas que ficam guardadas na nossa memória e em algumas situações são úteis. Bem eu concluo da seguinte forma: O aumento de peso não acredito ter influência direta nesse mecanismo, porém o aumento excessivo de massa muscular (por via de ergogênicos) pode comprimir as cavidades do coração, enquanto o aumento de gordura com certeza reduz o volume de sangue que passam por dentro das artérias e em ambos os casos pode haver o aumento de pressão arterial. Mas os exercícios aeróbicos podem compensar em ambos os casos esses efeitos que podem ocorrer oriundos do aumento excessivo de massa muscular através do treino de força e anabolizantes ou aumento de gordura corporal através de má alimentação, obesidade entre outros fatores, já que o mesmo auxilia na expansão cardíaca. Aí mais um motivo para fazer os bons exercícios aeróbicos.

Vale lembrar que isso foi a uns 10 anos atrás e que foi matéria em sala de aula na minha graduação. De lá para cá muita água passou por debaixo dessa ponte e talvez tenham pesquisas que provem o contrário. Só para informação, professor que transmitiu essa informação é docente na escola Paulista de Medicina, preparador físico na CBF, fisiologista no H-COR e se não me engano atualmente é membro do conselho do ACSM também, então não é qualquer um, mas lógico que sua principal atuação não é treino de força e sim qualidade de vida e prevenção de cardiopatias... então muitos vão defender e muitos outros vão questionar essa argumentação.

Editado por spartan_gym
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei sobre ganhar peso, mas perder peso reduz a pressão arterial em pessoas hipertensão. Se voce não tem hipertensão, não altera. Por hipertensão ja se compreende que de uma visão mais geral esteja falando em obesidade (mas nao se quantifica perder peso do que, está inclusive nas diretrizes sobre hipertensao).

Sobre o colega acima, você não esta desatualizado não até onde sei. Atletas tem adaptação cardíaca que quando você pega um eletrocardiograma pode até parecer uma hipertrofia de ventrículo direito, mas da para diferenciar. Não é patológico e diz respeito a maior eficiência contratil do coração (ele se adapta para encher mais e ai vem um mecanismo que aumenta a força de ejecao dele assim, com isso tem também uma ligeira queda de frequencia cardiaca). Mas veja, isso é saudável, agora quando falamos da hipertrofia induzida por esteroides anabolizantes é diferente. O coração não é como se fosse um músculo, ele é O MÚSCULO, o melhor deles, incansável durante a imensa maioria da sua vida. Mas como músculo ele também responde a testosterona e hormônio do crescimento em excesso e acaba por hipertrofiar sua massa muscular (no atleta ele aumenta a camara pro sangue como voce disse, quando é causado por aumento de resistencia/hipertrofia muscular o aumenta musculo que diminui o volume de sangue para ser ejetado e diminui a capacidade cardiaca e assim vai em ciclo). Isso diminui a durabilidade dele, começa precisar de mais oxigenio, como foi um crescimento acentuado a vascularizacao do coracao nao cresceu de forma a acompanhar como faz pelo aumento de demanda de oxigênio pelo coração em condicionamento físico, assim ele fica mais susceptível a isquemia e portanto a arritmias e infarto, em jovens basicamente cresce a importância de arritmias. Alie isso a grande elevacao dos lipideos sericos causado pelos esteroides, que se enrijecem a parede dos vasos propiciando eventos como aumento da pressao (e sobrecarga em um coração ja fragilizado pela oxigenacao insuficiente), diminuicao da oxigenacao do Coração (por diminuir a luz arterial das coronarias) e fator de risco de desenvolvimento de um aneurisma.

O maior problema de esteroides portanto não é o fígado como muitos imaginam e ficam vigiando enzimas hepáticas. Principal problema de esteroides são o coração por tudo isso e o rim que é um órgão boi de piranha, se der merda em algum lugar o rim é o primeiro abandonado pelo corpo para se virar (ao menos é o que se atesta em autópsias). Em se tratando tanto de elevação de pressão o rim sofre tanto quanto ou mais que o coração.

Acontece que um evento agudo seria raro. É coisa de abuso prolongado com o cara ignorando alteração acentuada nos lipídeos sericos e sinais de acometimento cardíaco como a pressão. Mas enfim, dependendo da sorte do caboclo uma alteração mínima ma primeira vez que usa (uma hipetrofiazinha bem no local errado, no septo cardíaco por exemplo, que a pessoa já tem e propicia ela a morte súbita mesmo jovem se ela se exceder - miocardiopatia hipertrofica, tem uma manobra que você assopra sua mão - valsalva - que usam para hérnia no exército que quem tem essa condição pode sentir uma vertigem).

Claro, o fígado também tem importância, principalmente com peliose hepática que é um evento raro do hemogenin, por exemplo (forma um lago de sangue no fígado).

E bem, esse efeito é cumulativo. Imagina que se você não conseguir levá-lo a ter problemas enquanto utiliza, ele vai permanecer assim até você ficar velho e com péssimos hábitos de vida e a pressão sobe e já causa esses problemas naturalmente. Mas por exemplo, aquele bombado enorme, imenso, mas que de repente sente um mal estar súbito enquanto faz um terra. Mal estar súbito e vertigem sao as principais formas do coração mostrar que não tá conseguindo bombear adequadamente, seja por não estar sendo bem oxigenado (ai vem dor), por não estar se enchendo direito (pq cresceu muito e não tem espaço pro sangue), por arritmia (a nova forma dele leva a alguns problemas na condução eletrica).

Sobre a dúvida do topico: vocês acham que estão com pressão alta, mas podem não estar. Acontece que quando você é jovem sua pressão ta la nos 10x7 e agora envelheceu ela está em 12x8 e vocês pensam "pow eu tinha pressão baixa e ta subindo", mas essa é uma faixa normal. Mesmo se voce ganhar massa muscular em um nivel saudável seu organismo vai tentar manter esse nível (ele regula por sensores de pressão que se notar que ela ta mais baixa ou alta que o normal, vai regula a resistência das artérias, a força de contração do coração e a frequência cardíaca para mantê-la, além do rim). Mas enfim, fiquem com isso na cabeça, enquanto tiver um hábito de vida saudável esse hábito dificilmente prejudicará sua saúde se voce não tem uma doença de base. Musculação não tem tanto valor cardiovascular quanto aeróbico, mas é melhor que sedentarismo.

Celular eh bem chato corrigir o texto mas ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, é o seguinte.. Tua pressão arterial é uma continha básica de: Débito Cardíaco x Resistência Vascular Periférica.. Quando vc ganha muito peso, seja gordura ou músculo, seu débito vai aumentar pq vc vai ter uma maior massa que precisa ser oxigenada, e para essa massa ser oxigenada, vc precisa de mais vasos, oq aumentará sua resistência vascular periférica.. 

Resumidamente é issae.. Se eu não me engano, uma quantidade de 8~kgs de gordura aumenta sua pressão em uma média de 10mmHg, suponho que seja a mesma coisa para músculos 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experiência pessoal: anos atrás tive uma conversa com um nefrologista que à época prescreveu-me diurético devido à pressão alta e retenção por conta da obesidade. 

 

Relatei a ele que a pressão aumentava em média 10 mmHg para cada 10 kg acima do que eu considerava o meu peso ideal e ele riu-se, dizendo que era exatamente essa a relação existente. Isto para aumento de peso em obesos.

 

Iniciei 2016 com uma promessa de eliminação de peso. Ainda não cheguei a 10% eliminados e já amanheço medindo pressões bem melhores do que aquelas medidas no começo do ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...