Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dor na lombar em agachamento.


Luke Palito

Posts Recomendados

Com certeza. Pés juntos é errado e faz você deslocar o centro de massa pra frente da coluna o que cria esforços de cisalhamento para trás, o que pode ter causado a protusão. Se houver protusão.

 

De qualquer forma, se quiser treinar músculos isolados escolha outra forma, o agachamento é um exercício completo e balanceado que deve ser feito apenas com a forma correta. Fechar os pés não é uma delas. (embora muita gente faça)

 

Quanto à sua dor, não sou médico nem fisio pra te aconselhar, mas posso relatar o que eu faço quando minha protusão dá sinal de vida. Eu corto por todos os exercícios que colocam compressão na coluna, e malho os membros superiores apenas com a coluna totalmente na horizontal, ou com o peso do próprio corpo, sem halteres. A grosso modo, Supino + Barra fixa até curar. Jamais segurar halteres, não carrego peso de supermercado, mochila nas costas, nada. Ficar pendurado na barra fixa ajuda. Tomo condroitina, corto o café e se a dor está intensa faço alguns dias de diclofenaco, o que é bem raro.

 

Tenho uma Osteopata MUITO TOP que trata da minha coluna em caráter permanente, pago o pacote de R$ 600 reais por 5 sessões, que uso apenas quando sinto dor. Já passei mais de 1 ano sem incidentes. Quando ocorre de doer, se for leve 1 sessão resolve, quando é pior faço 2 ou 3 sessões com intervalo de uma semana. (tracionar a coluna é coisa séria e não deve ser feito em excesso).

 

Malhar agachamento e terra fortaleceu muito minha estrutura da coluna e valeu a pena para me "curar" da lesão, porque depois que lesionei eu sentia dor essencialmente em qualquer lugar ou situação, pois meus músculos eram fracos. E se tivesse que carregar um peso a dor nos dias seguintes era mortal.

 

Depois de fortalecer a coluna pude fazer tudo e carrego peso sem problema porque tenho estrutura pra isso. Mark Rippetoe tem razão, FRAQUEZA É DOENÇA. Agora eu só sinto dor quando erro a forma do agachamento ou do terra.

 

Boa sorte com seu repouso e recuperação

GB

 

ps: peso 95 kg, 25% BF, já agachei 3 séries de 5 reps com 37kg de cada lado. Não fui além porque atingi meu objetivo, hoje em dia agacho 3x8 com 20kg apenas pra manter, sem grandes pretensões nesse departamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

18 minutos atrás, Gabriel B disse:

Com certeza. Pés juntos é errado e faz você deslocar o centro de massa pra frente da coluna o que cria esforços de cisalhamento para trás, o que pode ter causado a protusão. Se houver protusão.

 

De qualquer forma, se quiser treinar músculos isolados escolha outra forma, o agachamento é um exercício completo e balanceado que deve ser feito apenas com a forma correta. Fechar os pés não é uma delas. (embora muita gente faça)

 

Quanto à sua dor, não sou médico nem fisio pra te aconselhar, mas posso relatar o que eu faço quando minha protusão dá sinal de vida. Eu corto por todos os exercícios que colocam compressão na coluna, e malho os membros superiores apenas com a coluna totalmente na horizontal, ou com o peso do próprio corpo, sem halteres. A grosso modo, Supino + Barra fixa até curar. Jamais segurar halteres, não carrego peso de supermercado, mochila nas costas, nada. Ficar pendurado na barra fixa ajuda. Tomo condroitina, corto o café e se a dor está intensa faço alguns dias de diclofenaco, o que é bem raro.

 

Tenho uma Osteopata MUITO TOP que trata da minha coluna em caráter permanente, pago o pacote de R$ 600 reais por 5 sessões, que uso apenas quando sinto dor. Já passei mais de 1 ano sem incidentes. Quando ocorre de doer, se for leve 1 sessão resolve, quando é pior faço 2 ou 3 sessões com intervalo de uma semana. (tracionar a coluna é coisa séria e não deve ser feito em excesso).

 

Malhar agachamento e terra fortaleceu muito minha estrutura da coluna e valeu a pena para me "curar" da lesão, porque depois que lesionei eu sentia dor essencialmente em qualquer lugar ou situação, pois meus músculos eram fracos. E se tivesse que carregar um peso a dor nos dias seguintes era mortal.

 

Depois de fortalecer a coluna pude fazer tudo e carrego peso sem problema porque tenho estrutura pra isso. Mark Rippetoe tem razão, FRAQUEZA É DOENÇA. Agora eu só sinto dor quando erro a forma do agachamento ou do terra.

 

Boa sorte com seu repouso e recuperação

GB

 

ps: peso 95 kg, 25% BF, já agachei 3 séries de 5 reps com 37kg de cada lado. Não fui além porque atingi meu objetivo, hoje em dia agacho 3x8 com 20kg apenas pra manter, sem grandes pretensões nesse departamento.

 

Mas eu não faço com os pes juntos, faço os pes mais próximos do que o normal, peso 66, uns 15 de bf, o máximo que eu já agachei foi com 40kg de cada lado para 5 repetições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se quer foco em quads, treine para executar decentemente um front squat. Mas só se tiver mobilidade e consciência corporal suficientes pra não se quebrar ainda mais. 

 

Front squat exige menos da lombar que agachamento costas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Atualização: fiquei parado 2 semanas, as dores na lombar sumiram, no primeiro treino de pernas eu senti a lombar pegar quando a carga passava dos 70kg no total, dei mais uma semana de descanço, no ultimo treino de pernas eu fiz o agachamento de lado para o espelho e percebi que eu estava arredondando a lombar quando passava de paralela, fiz as seguintes series evitando passar de paralela, e o resultado foi que eu não obtive nenhum problema com a lombar, o que me leva a pensar que tenho um encurtamento nos posteriores, quando eu desço abaixo de paralela o quadril rotaciona, eu até consegui pegar uma carga maior evitando a paralela.

Editado por Luke Palito
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho os posteriores um pouco encurtados, por isso não posso abusar da amplitude nos agachamento senão curvo a coluna e dói também. 

 

Mas de um tempo para cá,  tenho feito longos alongamento nos posteriores, longos mesmo, e notei que estou tendo muito mais facilidade da execução e até aumentado as cargas. 

 

Então minha dica é alongue os posteriores umas duas vezes no dia, pelo menos 5 minutos cada posição de alongamento cada perna, em uma semana que sentirá uma boa diferença. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, LiFe disse:

Eu tenho os posteriores um pouco encurtados, por isso não posso abusar da amplitude nos agachamento senão curvo a coluna e dói também. 

 

Mas de um tempo para cá,  tenho feito longos alongamento nos posteriores, longos mesmo, e notei que estou tendo muito mais facilidade da execução e até aumentado as cargas. 

 

Então minha dica é alongue os posteriores umas duas vezes no dia, pelo menos 5 minutos cada posição de alongamento cada perna, em uma semana que sentirá uma boa diferença. 

 

Irei fazer exercícios de mobilidade e alongamento para posteriores logo ao acordar, uma coisa que eu tentava fazer que ajudou no problema com a lombar foi fazer agachamento tipo o do Bradley Martyn

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então, ja fodi a lombar lindamente. tbm nao fui no medico, mas estou recuperado e batendo PRs

digo o seguinte, descansa e desencana de treinar td relacionado a pernas.
faça protocolos basicos de reabilitação lombar http://orthoinfo.aaos.org/topic.cfm?topic=a00302
alongue antes de dormir pra conseguri se recuperar durante o sono. 


pratique mobilidade(agile8, limber 11) , procure caminhar pra ajudar na recuperação
la pela 8 semana disso voltar a treinar com peso minimo

Editado por radec2033
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também já tive muitas dores nas costas por causa do treino de pernas, hoje faço o agachamento mais perfeito o possível, e mesmo sendo ATG não sinto dor nenhuma na lombar (digo dor óssea, de juntas, porque a muscular que é de fortalecimento do core é normal quando se treina com cargas altas).

 

Pra você ter uma ideia, estava agachando com 110 kilos para 8 repetições, hoje estou agachando com 96 para as mesmas 8. Isso tem mais ou menos 2 meses, consegui progredir bem, mas quando abaixei o peso "restartei" meu squat para apenas 80 kilos, que é um pouquinho só a mais que meu BW..

 

O pessoal fala que o agachamento e o terra são exercícios simples e sem risco nenhum, mas a verdade é que tem que ter muito cuidado, pois sim, são exercícios que se não forem feitos corretamente podem levar à lesões irreversíveis e que podem prejudicar até o bem-estar fora da academia..

Editado por MarcosMakaveli
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de citar que um dos fatores que contribuirão foi a remada curvada, quando eu estabilizava a coluna e o quadril acima de 90°, eu fazia o exercício de boa, mas quando eu acabava sentia muito da lombar de do quadril, na minha opinião foi esse exercicio que deu inicio as dores, acho que vou substituir ele por a remada curvada em maquina ou remada baixa, remada cavalinho que tem menos pressão na lombar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...