Saintgraal Postado Janeiro 17, 2015 às 15:06 Postado Janeiro 17, 2015 às 15:06 Para diminuir o atrito da patela sobre o fêmur, as superfícies desses ossos são revestidas de cartilagem. Sem ela, os ossos se tocariam e teríamos uma dor imensa ao movimentarmos os joelhos. As mulheres normalmente acumulam um elevado desgaste dessas cartilagens (veja mais informações no link ao final do texto), o que pode levar à condromalácia, que é associada à desconfortável sensação de ter areia dentro do joelho. Essa degeneração evolui em 4 graus, indo desde o amolecimento da cartilagem até a sua perda total, com exposição do osso. Por ser um problema muito comum, sempre me pedem orientações a respeito. A principal delas é: evite o desgaste!! O excesso de desgaste é, sem dúvida, o principal fator externo a gerar condromalácia. Então, seguem algumas dicas na musculação: - Controle o volume: 2 a 4 exercícios para membros inferiores são suficientes. - Controle a frequência: treine a coxa uma ou duas vezes por semana. Mais do que isso, não permite a recuperação adequada do músculo e desgasta desnecessariamente as articulações. - Não divida os treinos de membros inferiores em "anterior/posterior/glúteo": exercícios como afundo, leg press com pé para cima, de lado ou de costas não são apenas para posteriores e nem para glúteos! Eles têm grande envolvimento dos músculos anteriores e promovem desgaste patelofemoral. Os músculos dos membros inferiores normalmente trabalham juntos, portanto, treine-os juntos! - Escolha bem os exercícios: prefira os exercícios de cadeia cinética fechada, como leg press e agachamento, aos de cadeia aberta, como a extensora. - Faça os exercícios adequadamente: nada de fazer amplitudes limitadas no leg ou agachamento, pois nesses ângulos há maior compressão patelofemoral e menor coativação de posteriores. - Nada de invecionismo: variações como sissy squat, calços nos calcanhares, etc. aumentam as forças anteriores e prejudicam a coativação de posteriores, predispondo a lesões. É isso! Se cuidem! (Paulo Gentil) Maiores informações em: https://www.gease.pro.br/artigo_visualizar.php?id=245 e no livro "Bases científicas do treinamento de hipertrofia", as informações sobre ele estão na minha foto de capa.
Squat_fã Postado Janeiro 17, 2015 às 15:34 Postado Janeiro 17, 2015 às 15:34 Depois que eu comecei a trabalhar a maior parte do tempo sentado, comecei a sentir um incomodo no tendão do quadríceps acima da patela, então eu preciso fazer um aquecimento normalmente de uns 10 minutos antes de iniciar o treinamento com peso, caso contrário sinto um incomodo forte na região eis a questão, agora eu não sei se foi devido ao trabalho sentado a maior parte do dia, ou ocasionado na extensora. Nunca tive problemas no agachamento, só no inicio com execução errada que houve a sobrecarga no flexor do quadril.
Born4Run Postado Janeiro 19, 2015 às 11:31 Postado Janeiro 19, 2015 às 11:31 (editado) Acho que estou com isso. Meu joelho está estralando e sinto dor quando dobro ele. Depois de aquecido ou em pé ele não dói mais. Se continuar no mesmo ritmo, será que posso agravar a lesão? Correndo não dói, mas no agachomento, dói. Editado Janeiro 19, 2015 às 11:41 por Born4Run
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora