Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Brasileiro Rico É Humilhado Em Entrevista Em Portugal


Visitante Flex W.

Posts Recomendados

Eu me referi a dialética aristotélica mesmo, que é a utilizada pelo Direito, Sociologia, etc. A referencia a dialética foi justamente para contestar a mesma argumentação que você acaba de utilizar, acerca da obsolência de Karl Marx, um erro incrível que virou moda na internet e que não se vê no mundo acadêmico.

Basta lembrar que o liberalismo era dominante nas relações de trabalho até o inicio do século XX. A existencia dos primeiros direitos trabalhistas foram fundamentados justamente nas críticas de Karl Marx ao sistema de produção da época, onde as relações de trabalho eram baseadas em conceitos liberais.

Por isso eu discordo da sua opinião a respeito da obsolência daquele pensador. Muitas das construções cientificas feitas por ele podem ser vistas a todo momento por aí, ainda não foram efetivamente refutadas e o cara deve ser o mais citado em obras acadêmicas nas ciencias humanas. Agora, a obra política dele é sim obsoleta, o comunismo provou não ser possivel de ser aplicado.

Os direitos trabalhistas é o melhor que Marx proporcionou à humanidade. Não compensou os 100 milhões de mortos. E há marxistas ortodoxos que rejeitam as leis trabalhistas, pois tais medidas amenizaram o "furor revolucionário".

Li "Marx estava certo" há uma semana. O autor deixa claro que Marx não tem quase nada de original. O que é original é a síntese de vários conceitos e intuições no que ele chamou de ditadura do proletariado. Então, sim, Marx é obsoleto. Não serve mais para nada. É como os teóricos do modelo geocêntrico, só servem para descrevermos a evolução do pensamento e nada mais. Até os teóricos da URSS já falam em "pós-liberalismo" como "fim da ideologia" ou "fim da história" (vide Dugin).

Você poderia, caso conheça, apontar uma ideia de Marx que ainda é utilizada para alguma coisa na academia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

(...)

Você poderia, caso conheça, apontar uma ideia de Marx que ainda é utilizada para alguma coisa na academia.

A redução da individualidade humana na sociedade industrial e pós-industrial:

PALANGANA, Isilda Campaner; INUMAR, Lucélia Yumi. A individualidade no âmbito da sociedade industrial. Psicol. estud., Maringá , v. 6, n. 2, Dec. 2001 .

A mais-valia na relação entre ciência, tecnologia e sociedade (refutando a alegação do colega que afirmou a obsolência de tal conceito, um artigo deste ano):

LIMA JUNIOR, Paulo et al . Marx como referencial para análise de relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 20, n. 1, Mar. 2014.

Materialismo histórico em interessante crítica aos direitos humanos como consequência da sociedade de classes:

SANTOS NETO, Artur Bispo dos. A constituição histórico-ontológica da ética e dos direitos humanos. Rev. katálysis, Florianópolis , v. 14, n. 2, Dec. 2011.

Influencia de Karl Marx no pensamento social cristão da segunda metade do século XX:

ZACHARIADHES, Grimaldo Carneiro. Que fez São Tomás de Aquino diante de Karl Marx. Lua Nova, São Paulo , n. 78, 2009.

O ultimo é o mais interessante, pois cita o clássico exemplo da influencia nefasta da ideologia no âmbito científico e compara a interpretação de Aristoteles por Thomas de Aquino à de Marx pelos estudiosos cristãos da atualidade.

Eu poderia ficar o dia inteiro aqui citando pra você exemplos da utlização de Marx no meio acadêmico. O que tem de citação deste autor nas áreas de Pedagogia, sociologia e até psicologia não está no gibi. Coloquei até pesquisadores da área de exatas (física) acima. Todos esses artigos e ensaios estão disponiveis no portal Scielo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A mais-valia na relação entre ciência, tecnologia e sociedade (refutando a alegação do colega que afirmou a obsolência de tal conceito, um artigo deste ano):

LIMA JUNIOR, Paulo et al . Marx como referencial para análise de relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 20, n. 1, Mar. 2014.

E cadê o argumento contra a crítica da teoria do valor subjetivo (e a favor da mais-valia)? Só porque tem gente que usa um conceito, não significa que o mesmo está correto.

Editado por danilorf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Flex W.

Só invejoso, quem tem a grana que ele tem faria a mesma coisa, se tem é pra usa ( use e abuse)

se bem que isso foi em 2013 e olhe lá, é por isso que digo: Quanto menos pessoas souberem de sua vida e seus projetos, mais feliz e bem sucedido você será :happystrange:

se eu tivesse a grana dele eu torraria em jogos pcs, vg, montava uma academia pra mim, e não ia nem metade de 300 mil euros

cada um faz o que gosta se ele ama fazer isso é um direito dele

mas aí a gente vem aqui e pensa, não eu faria isso e isso, e o que ele faz é um absurdo

isso é normal, todos temos nossas vontades

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade né cara. Desrespeito total a família dele ter trabalhado para ganhar dinheiro. E agora usufruem desse dinheiro que ganharam trabalhando na nossa cara né, que somos pobres, preguiçosos e revoltados.

Vai capinar um quintal, moleque.

interpreta direito o q eu falei antes d me chamar de moleque. Eu n disse nda d desrespeito nem porra nenhuma, c é doido?Eu falei do cara em si. C tu é preguiçoso eu n sei, mas eu n so n. Tu nem sabe q q eu faço da vida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...