Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cálculo Tmb (Discussão Dos Métodos)


PedroGR

Posts Recomendados

Pessoal, estou readequando minha dieta e me deparei com uma questão interessante:

Para vocês, qual o melhor método de cálculo do TMB?

Já notei que grande parte do pessoal utiliza o método integrado na planilha modelo de nutrição do fórum, porém, no meu caso eu encontrei uma distorção de quase 20% do valor para o calculado através do site IIFYM (http://iifym.com/iifym-calculator/).

Eu havia utilizado aquela planilha também, mas agora fiquei na dúvida e acho que o pessoal do fórum pode ter opiniões interessantes sobre o assunto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

O melhor jeito é tirar um~dois meses, e ir jogando ou tirando calorias até o peso ficar estável, tcharam, sua tmb

MAS o site da IIFYM da uma boa base ( Se usar a formula da LM, melhor ainda)

Pois é... Eu já havia ouvido falar de que há exames para saber a sua TMB exata, mas não encontrei nada sobre. Aí sim seria o método ideal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu ouvi dizer é que todos os métodos tem uma margem, uma falha. Você pode mesclar 2 métodos, por exemplo, bioimpedância e teste de dobras, e tirar a média entre eles.

Porém, qual a real necessidade disso? Acho que tamanho preciosismo serve pra um atleta, principalmente em pré-contest. Sabendo aproximadamente sua TMB você mesmo vai anotando semana a semana pelo menos seu peso (num mesmo horário do dia, afinal, até a merda pesa hahahaha) e verificando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Com certeza saber o TMB é um dos primeiros passos para elaborar uma dieta fiel a nossa realidade metabólica. A formula sem dúvida mais utilizada é a conhecida como Harris Benedict onde são levando em conta vários elementos como idade, sexo, atividade, altura... Enfim, ela mesmo está baseada num estudo estatístico feito a partir do método mais fiável na atualidade, porém pouco acessível economicamente que é a calorimetria indireta.

Há várias link de utilidade com até calculadoras online de TMB disponíveis:

http://comotreinar.com/blog/calcular-taxa-metabolica-basal-calculadora-tmb-online-165

http://www.leb.esalq.usp.br/aulas/ler0140/Calorias_sob_medida.pdf

http://www.ufv.br/dns/energetico.html

Eu sempre usei essa formula pois mesmo sabendo da importância de uma consulta com nutricionista, os preços atuais no mercado brasileiro acabam me levando para a auto-experimentação e auto-aprendizagem. Os 200 R$ de media que custa o nutricionista re-dirijo para dieta ou até para mensalidade a academia. Futuramente quando tenha mais poder adquisitivo gostaria de comparar meu resultado da Harris-Benedict com o calorimétrico indireto de consumo de O2 e produção de CO2 ou até de ADM. Até então, ajusto muito bem minha dieta com a própria experiência.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

um bom começo:

As Armadilhas Da "medição" De Gordura Corporal

Fórmulas para calculo da TMB são apenas estimativas, tentam reduzir a população a números.

Mesmo assim, ouso dizer que o problema é com o tal do multiplicador E com o EGO das pessoas. É muito comum (uma simples olhada nas dietas da área de nutrição pode confirmar isso) ver indivíduos com BF de obeso (ou perto), como 20%, por exemplo, insistirem em multiplicadores de 1,5 ou maior porque "eu vou na academia de segunda a sábado e treino muito pesado".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelos cálculos estimativos, pra mim, 1,75, homem, 58kgs, coeficiente de 1,6 aproximadamente, a média de TMB nos cálculos é sempre maior que 1800kcal. O engraçado é que eu não consigo comer tudo isso. Sem hipercaloricos, eu não chego a 1500kcal diarias, geralmente, e mesmo assim eu mantenho meu peso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...