Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cerveja Ajuda Na Recuperação


Douglas_Prog

Posts Recomendados

Moderadores, nao sei se esse eh o lugar mais propício para esta matéria, caso nao for por favor mover.

Lendo o site do terra, achei esta manéria interessante e resolvi postar pra compartilhar com os amigos do forum, aposto que quem gosta de tomar aquela cervejinha vai fica muito contente com esse estudo, hehehe... ai vai...

Estudo aconselha atletas a beber cerveja todos os dias

07 de julho de 2009 • 12h40 • atualizado às 13h44

Além de matar a sede e relaxar, a cerveja ajuda na recuperação após a prática esportiva. A afirmação é do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha, que apresentou um estudo defendendo o consumo moderado da cerveja para os atletas como fonte de hidratação diária.

O estudo "Idoneidade da cerveja na recuperação do metabolismo dos desportistas", apresentado nesta terça-feira, foi baseado em relatórios e pesquisas de especialistas em medicina, fisiologia e nutrição da Universidade de Granada com o aval do CSIC. Segundo o documento, os componentes da cerveja ajudam na recuperação do metabolismo hormonal e imunológico depois da prática desportiva de alto rendimento e também favorece a prevenção de dores musculares.

A tese é defendida pelo cardiologista e ex-jogador de basquete da seleção espanhola, Juan Antonio Corbalán, medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles (1984). O estudo foi realizado em dois anos e recomenda o consumo de três tulipas de 200 ml de cerveja (ou de 20g a 24g de álcool) para homens e duas para mulheres (10g a 12g) por dia; volume que os autores do relatório definem como moderada.

Cerveja ou suco de laranja?

De acordo com os pesquisadores, a cerveja contém 95% de água e é a bebida alcoólica com menor gradação (5% em média). Uma tulipa de 200 ml possui 90 calorias, o mesmo que um copo de suco de laranja. Para chegar a essa conclusão de consumo na dieta de desportistas, os cientistas fizeram pesquisas com 16 atletas universitários com idades entre 20 e 30 anos, em boa forma física e que alcançavam uma velocidade aeróbica máxima (VAM) de 14 km/h.

Além disso, todos deveriam ser consumidores habituais e moderados de cerveja, manter uma dieta mediterrânea, não ter hábitos tóxicos nem antecedentes familiares de alcoolismo. Os testes foram feitos durante três semanas em baterias diárias de uma hora de corrida, sob calor de 35º, 60% de umidade relativa e duas horas de pausa para hidratação.

Nesse intervalo os atletas bebiam água ou cerveja (máximo de 660 ml), alternando as bebidas em cada pausa de hidratação para comparar resultados.

"Tão boa quanto água"

A conclusão foi que a cerveja permitia recuperar as perdas hídricas e as alterações do metabolismo tão bem quanto a água. Os cientistas usaram parâmetros indicativos como: composição corporal, inflamatórios, imunológicos, endócrino-metabólicos e psico-cognitivos (coordenação, atenção, campo visual, tempos de percepção-reação, entre outros) para comprovar que o álcool não afetava a atividade de hidratação.

O estudo destaca ainda que a cerveja contém substratos metabólicos que substituem algumas substâncias perdidas durante o exercício físico como aminoácidos, minerais, vitaminas e antioxidantes. Mas apesar desta defesa do consumo da cerveja, os pesquisadores espanhóis afirmam que o consumo nunca deve passar da moderação, porque o excesso de álcool não se metaboliza e, por isso, afeta o sistema nervoso central.

No caso dos desportistas a recomendação do relatório é beber durante as refeições. Nunca momentos antes de praticar exercícios nem logo depois. O intervalo indicado para a cervejinha da hidratação é de duas horas antes ou depois de suar.

FONTE: http://noticias.terra.com.br/ciencia/inter...os+os+dias.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Respostas 26
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

O texto diz que a cerveja ajuda na recuperacao de uma "pratica desportiva", porque relaxaria entre outras coisas e tem a questao nutricional,

pode até ser, mas o nosso esporte nao é uma simples "pratica desportiva", nosso esporte visa manter o maximo de retencao de glicogenio nos musculos e a cerveja por conter alcool e o alcool ser diurético tende a eliminar e esvaziar o glicogenio da célula muscular, pois a cada 3g de agua perdida perde-se 1g de glicogenio muscular. Quem ja nao sentiu que vai mais no banheiro quando toma cerveja?

quem treina pesado a anos sabe, depois de uma cervejada no final de semana na segunda o treino sai uma bosta porque nao puxa pra dentro o pump, que vai melhorando durante a semana

abraço

andré

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estudos de hoje em dia, ficam tentando achar a formula magica, em que voce vai comer lanche e tomar refrigerante e ficar com um corpo legal, tem que botar na cabeça que isso nao existe pra ter um corpo nao so bonito mais saudavel tambem, tem que haver algum esforço como tudo na vida. Pra mim isso nao tem discussao..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estudos de hoje em dia, ficam tentando achar a formula magica, em que voce vai comer lanche e tomar refrigerante e ficar com um corpo legal, tem que botar na cabeça que isso nao existe pra ter um corpo nao so bonito mais saudavel tambem, tem que haver algum esforço como tudo na vida. Pra mim isso nao tem discussao..

exatamente, e acontece mesma coisa com chocolate, tipo os caras dizem, a o cacau tem propriedades termogenicas, mas isso se vc mastigasse e comesse só o bagasso, agora, colocando mais acucar e gordura vegetal junto nem se tivesse hormonio t3 da tiroide junto com o chocolate nao ia emagrecer...

por isso tem que ficar ligado nesse lance de estudos, hj em dia até a ciencia é comprada, totalmente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...