Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Condromalácia Patelar - Joelho Ferrado.


Senzu

Posts Recomendados

Eu tenho exatamente o mesmo problema e pra ajudar tbm é nos dois joelhos, toca aê!

Meu ortopedista falou tbm que tenho que fortalecer os músculos das coxas e do quadril. Mas morro de medo de fazer agachamento e levantamento terra, por exemplo.

To fazendo outras coisas como leg press curto, flexão para os posteriores e alguns trabalhos de isometria, mas sinceramente parece que tá estagnado. Pelo muito que já li, principalmente aqui no fórum, o agachamento é o principal exercício pra trabalhar as coxas e o quadril, mas como eu disse, morro de medo de fazer pq mexe bastante com os joelhos. Inclusive quando eu faço, mesmo só com o peso do corpo, dá aquelas estaladas filhas da p*** que me dão nos nervos e tbm começo a sentir dores logo na primeira série.

Sinceramente, não sei mais o que fazer, já que para fortalecer as coxas e ajudar os joelhos, tenho que antes foder um pouquinho mais com dois malledetos. rs

OLÁ kAKAU

seguinte

o agachamento livre é o melhor exercicio para as coxas, sem mais

ele não é tão maléfico para os joelhos, como todo mundo diz...

se você fizer com cautela, respeitando a execução do movimento + os seus limites (não exagerar na carga)

você pode fazer ele, sem problema nenhum...

é o que eu falei, pessoas com condro malácia na patela, precisam de um pouco mais de cuidado

mas o agachamento acaba sendo benéfico para os joelhos, estude bem a execução e tente sim fazer.

agora se doer demais, pare, e não faça!

esquece as maquinas ok?

essas fodem bem o joelho, porque limitam o movimento da articulação, ao contrario dos livres (agacho livre, stiff, avanço, passadas, 4 apoios)

corta: extensora, flexora, smith, leg press, hack

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Supermoderador

Cadê o Quisso numa hora dessas? Não tem ninguém aqui no fórum que entenda mais do que ele de biomecânica, e ainda por cima ele tinha (tem?) condromalácia, creio que no mesmo nível que vocês citaram.

Como o SG falou acima: máquinas não vão ajudar, e podem piorar a situação. Ainda mais máquinas como extensora e flexora - que forçam o joelho apenas por um lado (em um agachamento ha um equilíbrio de forças no joelho, este equilíbrio não ocorre na flexora e extensora), e principalmente o smith.... não tem nada pior para os joelhos do que fazer agachamento no smith com os pés à frente da máquina. Leg press com pouca amplitude, como foi citado, também é ruim, o ideal seria fazer com uma amplitude maior e carga bem menor.

Sobre a recomendação de fazer agachamento, eu concordo, acho que só tem a ajudar. Mas é fundamental agachar com a técnica correta, o que muita gente não faz. Joelhos para fora sempre, agachar com os joelhos para a frente provavelmente não vai ajudar, e possivelmente pode piorar.

Joelhos para fora:

kneesout.png

Deve ser interessante também fazer variações de agachamento em que a flexão de joelhos é menor, como o low-bar:



back_squat.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leg press com pouca amplitude, como foi citado, também é ruim, o ideal seria fazer com uma amplitude maior e carga bem menor.

A instrutora da minha academia (que já deixei de confiar há algum tempo), sabe que tenho esse problema, por isso ela disse que o Leg Press tem que ser feito com pouca amplitude, pra não forçar os joelhos. Ela disse pra eu fazer o movimento até a metade e voltar. E tbm disse que o Stiff era pra fazer com os joelhos totalmente esticados, sem contrair nem um pouco, ao contrário de muitos vídeos e artigos que já vi que dizem ter flexão nos joelhos...

Já quanto ao agachamento, eu o faço livre sim e só com o peso do corpo. Eu encosto a bola suiça na parede, seguro as mãos na frente do corpo e agacho.

Faço 3x15. Mas já no final da primeira série começo a sentir os joelhos, mas mesmo assim continuo. No final da segunda série, eu já mal consigo fazer, não por causa dos joelhos, mas por causa dos quadríceps que começam a doer pra caramba.

Enfim, mesmo com dor, vou continuar agachando, assim eu fortaleço os músculos e a dor eventualmente vai parar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sua instrutora acaba de provar que levou a faculdade na coxa, e ao contrario de assistir aulas e se esforçar, estava no bar bebendo, ou fazendo sei la o que :whistle::whistle::whistle:

como ela diz que no leg press você nao pode dar lockout (extender la em cima e jogar a carga na articulação do joelho) e depois diz que o stiff tem que ser com os joelhos esticados sem o minimo de flexão?

meu deus

na primeira ela estava certa

e na segunda?

me explica, ela deve ter problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses instrutores de academia... Todos "palhacinhos".

Acredito q a maioria leva a facul com a barriga msm viu... :lmaosmiley:

Onde malho a instrutora se mostra bem inteligente, mas na hora de executar as idéias só sai piada =x

Conheço bem, super gente boa, mas nao é das melhores em questão de treinamentos.

A mesma me falou pra evitar o agachamento e focar na extensora com umas idéias de execução q vou te contar...

E onde malho é cheio de maluco querendo ganhar corpo em 3 meses pro verão... uaheuaheehu

As muié la, chegam as 3h e saem de 6h só conversando, fazem tudo errado, execução, treino, alimentação.

E as instrutora? Ta cagando... Ela ganhando o dinheiro dela com a mensalidade.

Eu mesmo monto minha série e afins, leio muito sobre o assunto na internet e sempre busco auxilio aqui no forum, pesquisando.

Claro, monto com cuidado oq faço :laughingsmiley:

Tirei toda e qualquer máquina do treino.

Tem tbm algumas dicas pra quem tem condromalácia no joelho q seria:

- Nao manter joelhos em hiperflexão.

- Não manter as pernas dobradas durante muito tempo.

- Procurar sempre dormir com as pernas semi-flexionadas.

- Evitar esportes de impacto, rampas e escadas.

Acredito q ja saibam disso. :laughingsmiley:

O agachamento concordo q é vital pra fortalecer os musculos da coxa.

Quanto a execução sobre ser aberta ou com os joelhos para frente. Eu fico no meio termo,

nao deixo bem pra frente e nao tão aberto quanto as imagens apresentadas pelo mpcosta82.

Indicam bem aberto como na imagem? Obrigado. :thumbsup_anim:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

A instrutora da minha academia (que já deixei de confiar há algum tempo), sabe que tenho esse problema, por isso ela disse que o Leg Press tem que ser feito com pouca amplitude, pra não forçar os joelhos. Ela disse pra eu fazer o movimento até a metade e voltar. E tbm disse que o Stiff era pra fazer com os joelhos totalmente esticados, sem contrair nem um pouco, ao contrário de muitos vídeos e artigos que já vi que dizem ter flexão nos joelhos...

Já quanto ao agachamento, eu o faço livre sim e só com o peso do corpo. Eu encosto a bola suiça na parede, seguro as mãos na frente do corpo e agacho.

Faço 3x15. Mas já no final da primeira série começo a sentir os joelhos, mas mesmo assim continuo. No final da segunda série, eu já mal consigo fazer, não por causa dos joelhos, mas por causa dos quadríceps que começam a doer pra caramba.

Enfim, mesmo com dor, vou continuar agachando, assim eu fortaleço os músculos e a dor eventualmente vai parar.

Arghh... é justamente o contrário, você tem que aumentar a amplitude. O joelho vê a carga. Se você fizer com amplitude menor, irá usar uma carga maior, e a tensão no joelho também será maior.

Aumentando a amplitude você reduz a carga, e com isso reduz a tensão no joelho. E ainda tem o benefício de ativar os isquiotibiais, que ajudam a equilibrar as tensões no joelho.

Quanto ao stiff, a flexão até pode ocorrer, mas os joelhos não devem ir para a frente.

Ou seja, pode (deve, para manter uma lombar neutra) ser assim:

rdl.jpg

Não faça agachamento na bola. Para fazer na bola seus pés ficam bem à frente do seu centro de massa, e isso afeta os joelhos (da mesma forma, mas em menos grau, que um agachamento no smith).

Quando você agacha dessa forma, cria uma força de cisalhamento nos joelhos, que atua diretamente nos ligamentos cruzados deles. A imagem abaixo representa isso de forma didática:

compression-and-shear-stress-knee.jpg

Imagine que o ligamento cruzado anterior do joelho é uma linha fina de tecido que tem uma ponta no fêmur e outra na tíbia. Se você comprimir o fêmur e a tíbia, nada acontecerá com o ligamento, né? Agora imagine tentar separar o fêmur da tíbia - mostrado na segunda figura (shear force, força de cisalhamento). O que vai acontecer com o ligamento cruzado do joelho?

Faça agachamento sem a bola. Use um halter como contrapeso e carga. Assim:

1001-goblet-squat-483x300.jpg

Quanto a execução sobre ser aberta ou com os joelhos para frente. Eu fico no meio termo,

nao deixo bem pra frente e nao tão aberto quanto as imagens apresentadas pelo mpcosta82.

Indicam bem aberto como na imagem? Obrigado. :thumbsup_anim:

A figura está um pouco exagerada (o que é bom para mostrar, de forma didática, que você precisa forçar os joelhos para fora). O importante que é os joelhos fiquem na mesma direção do seu ponto de apoio - o centro dos seus pés. Eles não podem ficar para dentro. Se eles 'caírem' para dentro sofrerão uma força que tende a lesionar os ligamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita deu aula :thumbsup_anim:

Então executo da maneira correta, nao os forço para dentro, entendi a forma como explicou.

Faço o agachamento com a barra atrás da nuca, até agora, sem dores.

A da amplitude eu nao sabia, nao fazia o movimento 100% completo =x

Vou descer mais agora e reduzir mais a carga, apesar de ja ser pouca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não faça agachamento na bola. Para fazer na bola seus pés ficam bem à frente do seu centro de massa, e isso afeta os joelhos (da mesma forma, mas em menos grau, que um agachamento no smith).

Quando você agacha dessa forma, cria uma força de cisalhamento nos joelhos, que atua diretamente nos ligamentos cruzados deles. A imagem abaixo representa isso de forma didática:

Poisé, foi justamente minha querida instrutora que mandou fazer o agachamento na bola kkkkkk

Não vou fazer mais nada do que ela fala, na real.

O chato é que já mudei algumas execuções de alguns exercícios, baseado no que vi aqui no fórum e em outros sites especializados, e quando ela via eu fazendo diferente da forma errônea que ela me instruiu, ela me chamava a atenção :jealous:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OPA...tenho o mesmo problema..sofri alguns anos por isso, primeiro médico que fui me consultar já tinha marcado minha cirurgia...logico que corri para outro...fui pra curitiba e o médico de lá falou que não era necesário operar...a operação para este problema não tem garantias que vai melhorar ou piorar o problema(tenho um parceiro que fez em 1 joelho ..soh que envolve pino e um tipo de elastico que segura a patela nao lembro mas ele nao fez no outro..falo q nao teve coragem)..

entao o medico me deu 60 sessoes de fisioterapia e depois era pra eu retornar ..fiz as 60 sessoes..melhorou bastante..aprendi como exercitar a perna depois das 60 sessoes...voltei pra curitiba no medico ele me receitou 3 aplicações em cada joelho (infiltração) mas nao que nemd e jogador de futebol..infiltração de um medicamento que lubrifica a articulação do joelho e tal...fiz as 3...FUDIDO..nunca mais quro fazer..mas o medico falou..faça e quando vc sentir que ta tranquilo volte pra academia e fortaleça os musculos da perna e falou os nomes e bblablabla..ou seja..to malhando já faz quase 5 anos sem parar treino perna 2 dias por semana..em dias de muito friu ate sinto algo mas nada como antigamente..melhore cerca de 80% e como médico falo..quando eu tiver mais velho da pra fazer aqueal raspagem..ARTROSCOPIA pra dar uma melhorada na qualidade de vida caso eu sinta dor daqui uns anos....caso vc nao tenha tentado pra mim adiantou demais..

melhoras ae e bons ganhos de perna hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...