Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Proteína Engorda?


diop

Posts Recomendados

ENEBT, não vai emagrecer pois suas gramas de carboidrato estarão dentro da faixa normal.

Na minha visão, o que conta pra engordar, é só carbo e gordura.

--------------------------

Não é simples assim não galera, é que as pessoas colocam algumas coisas como verdades absolutas e outras agarram-se a elas com toda força sem saber o porquê. Parecido com dógmas da igreja. Eu cresci na igreja evangélica sabendo que não poderia comer doce de Cosme e Damião, hoje eu como pois estudo as escrituras.

O que parece que estão fazendo aqui, é batendo o pé sem nenhum fundamento científico. Por favor, me passem algum artigo provando que metabolicamente a proteína engorda. Pronto, fim de papo.

Eu criei o tópico pois não entendo como as pessoas pensam somente em caloria, caloria, caloria...

VEJAM ISSO:

Uma pessoa Y para viver bem, sem engordar nem emagrecer, precisa de :

60g de gordura = 540 calorias

300g de carboidrato = 1200 calorias

70g = 280 calorias

----------------------------

2020 calorias/ dia

Digamos que ela, sem fazer nenhuma atividade extra, comece a consumir 10g de proteina e 10g A MAIS de gordura por dia.

70g de gordura = 630 calorias

300g de carboidrato = 1200 calorias

10g =40 calorias

----------------------------

1870 calorias/ dia

Por consumir mais gordura e menos proteína, na minha visão, mesmo mantendo a taxa calória ideal, ela irá engordar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

ENEBT, não vai emagrecer pois suas gramas de carboidrato estarão dentro da faixa normal.

Na minha visão, o que conta pra engordar, é só carbo e gordura.

--------------------------

Não é simples assim não galera, é que as pessoas colocam algumas coisas como verdades absolutas e outras agarram-se a elas com toda força sem saber o porquê. Parecido com dógmas da igreja. Eu cresci na igreja evangélica sabendo que não poderia comer doce de Cosme e Damião, hoje eu como pois estudo as escrituras.

O que parece que estão fazendo aqui, é batendo o pé sem nenhum fundamento científico. Por favor, me passem algum artigo provando que metabolicamente a proteína engorda. Pronto, fim de papo.

Eu criei o tópico pois não entendo como as pessoas pensam somente em caloria, caloria, caloria...

VEJAM ISSO:

Uma pessoa Y para viver bem, sem engordar nem emagrecer, precisa de :

60g de gordura = 540 calorias

300g de carboidrato = 1200 calorias

70g = 280 calorias

----------------------------

2020 calorias/ dia

Digamos que ela, sem fazer nenhuma atividade extra, comece a consumir 10g de proteina e 10g A MAIS de gordura por dia.

70g de gordura = 630 calorias

300g de carboidrato = 1200 calorias

10g =40 calorias

----------------------------

1870 calorias/ dia

Por consumir mais gordura e menos proteína, na minha visão, mesmo mantendo a taxa calória ideal, ela irá engordar.

Diop, espero que este artigo ajude um pouco: http://www.gease.pro.br/artigo_visualizar.php?id=42

De uma lida nele, a proteína em excesso é transformada em outras substâncias ou usada como energia. Dentro dessas substâncias em que ela é transformada, a gordura esta inclusa.

Agora entendi melhor qual era a tua proposta para o tópíco hehe, poderia ter colocado no início que gostaria de argumentos científicos para a galera não se atropelar postando hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico grato Nico, mas o Gentil fez apenas uma revisão da literatura. Bem antiga por sinal.

Onde ele diz:

"Nosso corpo tem a capacidade extremamente limitada de armazenar aminoácidos, transformando o excesso de proteína em outras substâncias. No inicio dessas reações, a proteína é degradada a aminoácidos, os quais tem seu nitrogênio retirado por um processo denominado desaminação (lembrem-se que a proteína é o único macronutriente que possui nitrogênio). Após a desaminação, o nitrogênio é excretado pelos rins na forma de uréia. Se o organismo recorrer com muita freqüência a estas reações pode ocorrer sobrecarga do fígado e rins, principalmente em pessoas predispostas.

O esqueleto restante da desaminação será, então, usado em outros processos, ou seja a proteína que excede a necessidade metabólica simplesmente é convertida em outras moléculas (inclui-se aí a gordura) ou usada como energia."

Ele concluiu isso da cabeça dele e não mostrou como de fato se dá o processo metabólico que transforma proteína em gordura. Mais uma vez reafirmo: Carboidrato a gente sabe como é, gordura também... proteína não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

ENEBT, não vai emagrecer pois suas gramas de carboidrato estarão dentro da faixa normal.

Na minha visão, o que conta pra engordar, é só carbo e gordura.

--------------------------

Não é simples assim não galera, é que as pessoas colocam algumas coisas como verdades absolutas e outras agarram-se a elas com toda força sem saber o porquê. Parecido com dógmas da igreja. Eu cresci na igreja evangélica sabendo que não poderia comer doce de Cosme e Damião, hoje eu como pois estudo as escrituras.

O que parece que estão fazendo aqui, é batendo o pé sem nenhum fundamento científico. Por favor, me passem algum artigo provando que metabolicamente a proteína engorda. Pronto, fim de papo.

Eu criei o tópico pois não entendo como as pessoas pensam somente em caloria, caloria, caloria...

Faça o seguinte, leia esse artigo aqui: http://www.bodyrecomposition.com/fat-loss/how-we-get-fat.html

(primeira parte traduzida aqui: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/66262-tudo-sobre-cutting-bodyrecompositioncom-traducoes/?p=915261)

SE você ainda tiver alguma dúvida, o que é bem improvável, volte a postar aqui. Mas não poste antes de ler todo o artigo.

Sinceramente é incrível como as pessoas complicam uma coisa tão simples.

Isso quer dizer que se eu comer só um Big Mc (504 Kcal) no almoço e um McFish (373Kcal) no jantar vou emagrecer? :D rsrsrs

Com certeza. Esse nutricionista americano perdeu 13 kg em dois meses seguindo uma dieta com 1800 kcal provenientes basicamente de doces e salgadinhos: http://edition.cnn.com/2010/HEALTH/11/08/twinkie.diet.professor/index.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mpcosta, fico muito grato por sua colaboração. Mas gostaria de artigo científico.

De todo modo, o texto que você pediu para que eu observasse, está assim:

How We Get Fat Part 3: Back to Nutrient Intake, Oxidation and Storage

Now, here’s where people got confused by Excess Protein Intake and Fat Storage – Q&A, and where they would have been unconfused by clicking the linked article on Nutrient Intake, Oxidation and Storage. In fact, I’d suggest you go read it right now, it’s not that long and since I’m not going to retype all of it here (that’s why I wrote it the first time), it’d be a good idea. I’ll wait.

However, since I know most of you will have just ignored my suggestion to actually read that piece, I’m going to summarize a few points from it (as well as from the Q&A):

  1. Carbs are rarely converted to fat and stored as such
  2. When you eat more carbs you burn more carbs and less fat; eat less carbs and you burn less carbs and more fat
  3. Protein is basically never going to be converted to fat and stored as such
  4. When you eat more protein, you burn more protein (and by extension, less carbs and less fat); eat less protein and you burn less protein (and by extension, more carbs and more fat)
  5. Ingested dietary fat is primarily stored, eating more of it doesn’t impact on fat oxidation to a significant degree


e há esse... que ele pede pra ler

Excess Protein and Fat Storage – Q&A

Question: I have done a lot of study in diets and nutrition but to this day I have not been able to get any concrete evidence on what happens with excess protein in the body and I’m hoping you can help.

To make things simple, lets take a theoretical diet consisting of 5000 calories of pure protein for a 60kg, 175cm female.

Many people claim that excess protein will get wasted while others say that all excess calories eventually end up being stored as fat.

I have done my own research on the breakdown of protein into amino acids and I understood it as: some of the amino acids are wasted while others will go through the cycle of conversion and will still be used by the body for energy.

Answer: Ok, first things first. The example given above is absurdly non-physiological. The satiating power of protein would make such a high protein consumption impossible. That is, 5000 calories of pure protein is 1250 grams of pure protein. Can’t be done. Beyond that, while the biochemical pathways for the conversion of protein to fat do exist in humans, the likelihood of it ever happening in any but the most absurdly non-physiological circumstances are effectively nil.

Let me put this in perspective. Despite a lot of claims to the contrary, the actual conversion of carbohydrate to fat in humans under normal dietary conditions is small approaching insignificant (a topic I discussed at least briefly inNutrient Intake, Nutrient Storage and Nutrient Oxidation).

Make no mistake, the conversion of carbs to fat (a process called de-novo lipogenesis or DNL) can happen but the requirements for it to happen significantly are fairly rare in humans under most conditions (to discuss this in detail would require a full article, interested readers can search Medline for work by Hellerstein or Acheson on the topic).

At least one of those is when daily carbohydrate intake is just massive, fulfilling over 100% of the daily maintenance energy requirements. And only then when muscle glycogen is full. For an average sized male you’re looking at 700-900 grams of carbohydrate daily for multiple days running.

Which means that the odds of protein being converted to fat in any quantitatively meaningful fashion is simply not going to happen. Certain amino acids are processed to a great degree in the liver (as I discuss in The Protein Book) and this can produce glucose, ketones and a few other things. But triglycerides (the storage form of ‘fat’) isn’t one of them.

I imagine that if protein were going to be converted to fat, it would first have to be converted to glucose and only if the amount produced were then in excess of daily maintenance requirements would there be conversion to fat. But as noted above, this simply isn’t going to happen under any even reasonably normal circumstances. No human could eat enough protein on a daily basis for it to occur.

What will happen, as discussed in Nutrient Intake, Nutrient Storage and Nutrient Oxidation. is that amino acid oxidation (burning for energy) will go up somewhat although, as discussed in that article, it’s a slow process and isn’t complete.

So, as noted above, while the pathway exists for protein to be stored as fat, and folks will continue to claim that ‘excess protein just turns to fat’, it’s really just not going to happen under any sort of real-world situation. Certainly we can dream up odd theoretical situations where it might but those won’t apply to 99.9% of real-world situations.

===================

MpCosta, estou muito, muito grato por você ter me entendido. Realmente posso afirmar que proteína não se transforma em gordura. Obrigado a todos que debateram aqui também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Mpcosta, fico muito grato por sua colaboração. Mas gostaria de artigo científico.

===================

MpCosta, estou muito, muito grato por você ter me entendido. Realmente posso afirmar que proteína não se transforma em gordura. Obrigado a todos que debateram aqui também.

Diop, provavelmente lá pela década de 20 ou 30 fizeram estudos sobre isso, é uma coisa tão básica que não se precisa mais provar.

É bem simples... o corpo tem uma ordem de preferência por macronutrientes para armazenamento como gordura, e a proteína vem em último nessa ordem (considerando apenas proteína, carboidrato e gordura) por isso que para proteína ser transformada em gordura você precisaria ingerir, apenas em proteína, mais do que seu corpo consome por dia (todo o restante de gordura seria armazenada diretamente, e o carboidrato seria convertido em gordura). Isso tudo é muito bem explicado pelo Lyle aqui: http://www.bodyrecomposition.com/nutrition/nutrient-intake-nutrient-storage-and-nutrient-oxidation.html

Até onde eu sei nunca foi feito estudo para avaliar isso (e francamente é complicado fazer alguém ingerir mais de 600g de proteína por dia). Com relação à conversão de carboidrato em gordura, existe um estudo que mostra que essa conversão só passa a ser significativa quando a pessoa ingere, em proteína+carboidrato, mais do que ela gasta por dia (e ainda assim os estoques de glicogênio têm de estar cheios, antes disso o carboidrato em excesso é utilizado para repor o glicogênio).

Esse aqui é o estudo: http://ajcn.nutrition.org/content/48/2/240.full.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A proteína não vai virar gordura só porque vc comeu um monte delas. Porém, em uma dieta hipercalórica, e hiperprotéica, basicamente toda gordura que você comer é que vai ser estocada. Pra quê o corpo iria gastar energia convertendo proteína em gordura para estocá-la, se já está sobrando gordura no sangue, proveniente da dieta?

Entãonão pense que proteína vira gordura pois isso provavelmente não vai acontecer e se acontecer não será algo em quantidades significativas. Mas o que ocorre é que proteínas tem sim calorias, e se a ingestão de mais proteínas vai fazer você ficar num estado hipercalórico, então você irá engordar, mas por causa da gordura que está ingerindo, e não da proteína.

Se, por algum motivo maluco, vc conseguisse fazer uma dieta sem NADA de gordura, apenas proteínas e carbos, então o carbo é que viraria gordura. E se conseguisse fazer uma só com proteína, bom aí vc poderia ter uma conversão significativa de proteína em gordura, mas também seria uma dieta extrema e horrível. E considerando a dieta ocidental de hoje em dia, isso é basicamente impossível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...