Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

vhsarmento

Membro
  • Total de itens

    704
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    15

Histórico de Reputação

  1. Gostei
    vhsarmento deu reputação a NewbieTrack em [Oficial] Imagens Engraçadas/Memes   
  2. Gostei
    vhsarmento deu reputação a Faabs em [Oficial] Imagens Engraçadas/Memes   
    .

  3. Gostei
    vhsarmento deu reputação a manel007 em [Oficial] Imagens Engraçadas/Memes   
  4. Gostei
    vhsarmento deu reputação a Faabs em [Oficial] Imagens Engraçadas/Memes   
  5. Gostei
    vhsarmento recebeu reputação de Tmock em [Oficial] Imagens Engraçadas/Memes   
  6. Gostei
    vhsarmento deu reputação a Marcos...V em [Oficial] Imagens Engraçadas/Memes   
  7. Gostei
    vhsarmento deu reputação a CachorroGiant em [Oficial] Imagens Engraçadas/Memes   
  8. Gostei
    vhsarmento deu reputação a Crespo1978 em [Oficial] Imagens Engraçadas/Memes   
    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  9. Gostei
    vhsarmento deu reputação a Zanfran em [Oficial] Imagens Engraçadas/Memes   
  10. Gostei
    vhsarmento deu reputação a Crespo1978 em [Oficial] Imagens Engraçadas/Memes   
    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  11. Gostei
    vhsarmento deu reputação a CachorroGiant em [Oficial] Imagens Engraçadas/Memes   
  12. Gostei
    vhsarmento recebeu reputação de Rody_ctx em Transformações Corporais: De Gordo Para Em Forma   
    Relaxa cara, como já falaram, quando você perder mais gordura e ganhar massa magra isso aí vai sumir. Aconselho a você suplementar vitamina C caso você já não inclua uma dose boa dela na dieta. Vit C é fundamental pra várias funções muito importantes no organismo, dentre elas a produção de colágeno.
  13. Gostei
    vhsarmento recebeu reputação de CavaloFestero em Amor X Hormônios   
    Hello guys! Quem conhece um pouco da fisiologia humana sabe que nós somos movidos por hormônios, eles que controlam o funcionamento do nosso corpo pelos mais variados mecanismos de ação. Eu como estudante de medicina, aspirante a endocrinologista e fanático por hormônios, gosto de pesquisar sobre o tema e navegar por páginas de especialistas sempre que possível. Pois foi dessa forma que encontrei esse excelente texto do Dr. Estevam Luiz, especialista em endocrinologia, nutrição e treinamento. Ele não é tão conhecido e o texto não tem muita visibilidade nas suas redes sociais, por isso achei super válido trazer aqui para o fórum para somar com o rico conteúdo que aqui já disponibilizamos, já que conteúdo bom deve ser compartilhado o máximo possível. É um tema pertinente que se enquadra no nosso dia-a-dia, por isso acho que você irão gostar.



    CONTROLANDO O AMOR E OUTROS SENTIMENTOS POR MEIO DOS HORMÔNIOS E NEUROTRANSMISSORES

    Post adaptado a partir do POST ORIGINAL do @Andre Zuccaro. Com algumas adaptações para melhorar o entendimento feitas por mim.

    Muitas pessoa TEM PROBLEMAS EMOCIONAIS e temos que colocar na cabeça que o corpo e mente são um só e tudo esta interligado.

    STRESS FÍSICO desgasta seu EMOCIONAL e seu MENTAL

    STRESS EMOCIONAL desgasta seu FÍSICO e seu MENTAL

    STRESS MENTAL desgasta o seu FÍSICO e seu EMOCIONAL

    Nossas ações e boa parte de nossa personalidade são formadas / feitas por nossos hormônios e neurotransmissores. Obviamente que o ambiente que você vive e foi criado tem interferência. Ai entra a questão será que nosso ambiente altera nossos neurotransmissores e hormônios ou o que acontece é o inverso? Quem vem antes e quem vem depois?

    A PAIXÃO E O AMOR:

    PAIXÃO: é uma emoção de ampliação quase PATOLÓGICA. O acometido de paixão perde sua INDIVIDUALIDADE em função do fascínio que o outro exerce sobre ele. É tipicamente um sentimento DOLOROSO E PATOLÓGICO, porque, via de regra, o indivíduo PERDE PARCIALMENTE A SUA INDIVIDUALIDADE, IDENTIDADE e o seu poder de RACIOCÍNIO.

    SINTOMAS DE PAIXÃO:
    • toda a atenção é voltada para o parceiro;
    • as pupilas dos olhos se dilatam;
    • os batimentos cardíacos ficam acelerados;
    • a temperatura corporal aumenta;
    • o rosto pode ficar vermelho;
    • a pressão sanguínea tende a aumentar;
    • as mãos tornam-se frias, suadas e trêmulas;
    • a boca fica seca;
    • há alterações no funcionamento do estômago e sente-se o clássico “frio na barriga”;
    • a função intestinal aumenta e pode ocorrer até diarreia;
    • há uma maior “queima” de gordura;
    • o nível de açúcar (glicose) no sangue aumenta;
    • há maior quantidade de adrenalina e cortisol no sangue;
    • a imunidade tende a aumentar.

    O sentimento exacerbado entre duas pessoas é um exemplo de uma PAIXÃO. A PAIXÃO pode ultrapassar barreiras sociais, diferenças de formação, idades e gêneros. A PAIXÃO completamente correspondida causa grandiosa felicidade e satisfação ao apaixonado, pelo contrário, qualquer dificuldade para atingir essa plenitude pode trazer grande tristeza pois o apaixonado só se vê feliz ao conseguir o objeto de sua PAIXÃO. A PAIXÃO é uma patologia amorosa, um superlativo fantasioso da realidade sobre o outro, tendo em vista que o indivíduo apaixonado se funde no outro, ou seja, perde a sua individualidade, que só é resgatada quando na presença do outro. Com o passar do tempo, essa intensidade de fusão vai se esvaindo, tendo em vista que a PAIXÃO é uma idealização mítica do outro. Quando o apaixonado começa a perceber que essa idealização, com o passar do tempo, foi equivocada, porquanto o outro não se comportava dentro do perfil de expectativas idealizado miticamente pelo apaixonado, é gerada uma intensa frustração, que passa a ser vivenciada com intensa irritabilidade pelo então apaixonado. Desta forma, o apaixonado vai percebendo o equívoco que cometeu, pela recorrência das frustrações no tocante às suas expectativas fantasiosas pelo outro, objeto da PAIXÃO e o processo começa então a regredir, a se inverter, com a paulatina volta e reforço da identidade do ex-apaixonado, que passa a enxergar o outro como ele realmente é, o que, via de regra pode até gerar um sentimento inverso de extrema repulsa, pelos sofrimentos suportados.

    Existem pesquisas científicas nesse âmbito, que mostram que a PAIXÃO, apesar de intensa e arrebatadora, é um sentimento passageiro. Estima-se que a mesma não dure por mais de quatro anos. Adolescentes estão mais sujeitos a apaixonarem-se, devido ao pouco conhecimento de mundo entre outras coisas, o que não significa que pessoas de maior idade não estejam passíveis de tal sentimento. O que ocorre é que a pessoa adulta, por ter maior conhecimento de mundo, por ter vivenciado maiores experiências, não estará tão sujeita a perder a razão e deixar-se dominar pelo peso do sentimento.

    AMOR: A palavra amor presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e enviar os estímulos sensoriais e psicológicos necessários para a sua manutenção e motivação. É tido por muitos como A MAIOR DE TODAS AS CONQUISTAS DO SER.

    PAIXÃO VS AMOR

    “ Paixão é euforia, amor é calmaria. Paixão é rápida, amor é duradouro. Paixão é súbita, amor é progressivo. Paixão é agressiva, amor é delicado. Paixão é vendaval, amor é brisa. Paixão destrói, amor constrói. Paixão vinga, amor perdoa. Paixão é doença, amor é saúde. Paixão é dor, amor é alívio. Paixão é dúvida, amor é certeza. Paixão é loucura, amor é cura”

    A paixão é necessária para que possa haver a aproximação e o envolvimento. Os "defeitos" próprios de todos os seres humanos, ficam escondidos por um manto de glamour e idealizações que mais tarde serão substituídos pela realidade que se mostrará com o tempo.
    Tal como Psique que SE apaixona por Eros, sem conhecê-lo, entramos nos relacionamentos cegos. Mas, mais cedo ou mais tarde, tomamos ciência de quem o outro é. Suas qualidades e defeitos, suas potencialidades e limitações. Isso não é necessariamente algo ruim, muito pelo contrário. É a partir deste momento que se abrem as possibilidades de vivenciar o amor.
    O amor tem a ver com aceitação. Eu olho o outro e o aceito como ele é. O que vejo pode agradar-me ou não, mas é o que vai fazer com que eu opte estar com uma determinada pessoa, não por que ela corresponde a todas as minhas expectativas, mas por que eu escolho compartilhar a vida ao lado dela.

    SENTIMENTO, NEUROTRANSMISSORES E HORMÔNIO

    Vamos começar falando de como um RELACIONAMENTO e seus estágios alteram a nossa NEUROQUÍMICA e nossos HORMÔNIOS de uma maneira bem simples e prática:

    PAIXÃO:
    - DOPAMINA aumentada;
    - OCITOCINA normal ou acima do normal;
    -TESTOSTERONA está elevada;
    - O HORMÔNIO DE CRESCIMENTO esta aumentado;
    - AS ENDORFINAS estão aumentadas.

    AMOR:
    - SEROTONINA aumentada;
    - DOPAMINA diminuída;
    - OCITOCINA com níveis normais ou baixos, com picos no contato físico (muitos casais diminuem o contato físico e isso fará os níveis de apego e de OCITOCINA diminuírem (uma relação só vai ser sustentada quando os níveis de OCITOCINA são estimulados através do toque e do sexo).
    - TESTOSTERONA diminuída e ESTROGÊNIO alto no HOMEM
    - HORMÔNIO DE CRESCIMENTO diminuído;
    - ENDORFINAS estáveis

    SEPARACAO QUANDO EXISTE AMOR:
    - Queda dos níveis de DOPAMINA.
    - Aumento talvez da SEROTONINA (vai variar da pessoa e do ambiente).
    - Níveis baixos de ENDORFINA.

    SEPARAÇÃO QUANDO NÃO EXISTE PAIXÃO:
    - Queda dos níveis de SEROTONINA
    - Aumento dos níveis de DOPAMINA
    - Níveis baixos de ENDORFINA
    - Aumento da TESTOSTERONA
    - Diminuição dos níveis de ESTROGÊNIO em homens.

    A partir do que foi relatado você deve esta pensando agora, realmente PAIXÃO é melhor que AMOR, bom isso é um ponto de vista pessoal, embora seu físico fique melhor, sua mente não estará sã!!!!!

    Bom, como resolver se adaptar a cada fase, quimicamente falando ? Primariamente quero dar uma frisada novamente para entenderem melhor o que deve ser feito.

    O grau de apego e dependência física e psicológica estão ligados aos níveis de DOPAMINA e OCITOCINA primariamente e secundariamente de ENDORFINAS.

    Para não ocorrer dependência do relacionamento você deve procurar manter os níveis endógenos de dopamina estáveis ou um pouco mais altos durante o relacionamento (lembrando que quanto mais alta a DOPAMINA, mais quente a relação tanto em problemas, como na paixão e no sexo em si).

    Isso é contraditório a tudo que escrevi no paragrafo acima, mas vou explicar:

    Se na sua vida o seu estímulo maior de dopamina é sua relação, você se tornara dependente quimicamente falando desse estímulo, mas você criando estruturas endógenas dentro de você, quando a relação acabar você estará com outros estímulos de DOPAMINA disponíveis, seja por ambiente (no caso você poderia arranjar um hobbie prazeroso, por exemplo) seja por fármaco. Lembrando que níveis altos de dopamina podem estar relacionados há um maior nível de ciúmes numa relação e isso deve ser revisto caso você seja uma pessoa ciumenta e queira aumentar s níveis de dopamina no caso de um termino de uma PAIXÃO.

    Dependência física está muito ligada à ocitocina e como falei há pouco, ocitocina é liberada a partir da troca de carinho / beijo / toque e sexo, Se não existe isso mais na relação em grandes proporções / intensidade não acorre mais dependência física e sim psicológica, Ex: uma pessoa tem benefícios no relacionamento, ou tem fraqueza emocional em níveis de achar que não teria estruturas emocionais / mentais de seguir a sua vida sozinho.

    As ENDORFINAS também tem um papel importante na dependência. Uma relação causa aumento das ENDORFINAS nos estágios citados e podem diminuir com certos problemas durante o relacionamento e no seu término, então seria inteligente usar algum fármaco para mantes os níveis estáveis durante um problema ou em um termino de relacionamento.

    ENTAO COMO DEVEREMOS AGIR EM CADA SITUAÇÃO:

    (1) QUANDO ACABA UM RELACIONAMENTO DE ANOS ONDE NÃO EXISTE PAIXÃO: aumentar os níveis de SEROTONINA com 5 HTP e aumentar os níveis de ENDORFINA com LND (baixas doses de NALTREXANE).

    (2) QUANDO ACABA UMA PAIXÃO INTENSA: Existem 2 opções e varia de cada pessoa. Um aumento da DOPAMINA pode ser interessante, caso a pessoa não tenha ciúmes, principalmente posse sexual, caso tenha, é melhor aumentar os níveis de SEROTONINA, com 5HTP e de endorfina com LDN. Se caso não houver posse, aumentar os níveis de DOPAMINA com MUCUNA PRURIENS e / ou SILEGILINA em doses baixas, além de diminuir o consumo de qualquer estimulante da ADRENALINA.

    E O USO DA OCITOCINA: A ocitocina pode causar dois tipos de sensações:

    - Tem pessoas que se sentem muito bem com ocitocina e tem um bom relaxamento físico e mental, assim como um aumento do CLEAR MIND e de melhora da comunicação e empatia social (esse último é interessante aumentar após o relacionamento).
    - Em outras pessoas a ocitocina pode causar um rebuliço nas emoções e ela cria mais dependência ainda como pessoa e também parece que a ocitocina está muito ligada a memoria emocional. Tem pessoas que podem ficar depressivas, lembrar de certos momentos que não são nada bons nessas horas.

    E O USO DA TESTOSTERONA COMO FICARIA: Varia muito de pessoa para pessoa, no geral a testosterona ;também esta ligada muito na parte de ciúmes e posse sexual. Muitos se sentem melhor com a diminuição das doses excessivas de testosterona, após um relacionamento, porém outras pessoas conseguem utilizar a testosterona como válvula de escape e se dão muito bem.

    CONCLUSÃO:

    Se o seu cérebro cria conexões, liga ações diárias e momentos diários com a pessoa. Já ouviram aquela frase, você só esquece uma paixão com outra paixão ? Bom isso é científico, seu cérebro vai começam a criar novas conexões diárias e aos poucos essas se tornam mais intensas do que as conexões passadas.

    Porém se pensarmos em níveis de maturidade emocional, as pessoas tem que criar maturidade e se cuidarem criando pensamentos produtivos ao momento presente (um ex você de maneira INICIAL apenas pensa em coisas que o relacionamento passado te trouxe de ruim, e as características negativas da pessoa que você não gostava e até intensificar isso nessas horas. Isso nada mais é do que uma programação o que você faz consigo mesmo, para ensinar seu cérebro a esquecer as coisas boas e você não ficar se lamentado do término).

    Então, caso você se envolva com outra pessoa logo após um relacionamento isso não seria o mais correto, porque podemos administrar fármacos / fito para essas ocasiões.

    Como falado no início do texto suas ações e pensamentos envolvem seus neurotransmissores e manipulando eles de acordo com as situações diárias eles ajudam a criar novos tipos de pensamentos e emoções.

    Existe algo chamado neuroplasticidade que é a capacidade de seus cérebro criar novas conexões e nos fazer aprender a sentir coisas nova, e os neuro e os hormônios estão altamente envolvidos nesse processo.
    Post original no facebook: https://www.facebook.com/drestevamluiz/photos/a.302733116551948.1073741828.284342868390973/418212181670707/?type=1&theater
  14. Gostei
    vhsarmento deu reputação a {..mAthEUs..} em [Oficial] Imagens Engraçadas/Memes   
  15. Gostei
    vhsarmento deu reputação a Faabs em [Oficial] Imagens Engraçadas/Memes   
  16. Gostei
    vhsarmento deu reputação a Corleone em [Oficial] Imagens Engraçadas/Memes   
  17. Gostei
    vhsarmento recebeu reputação de gms em [Oficial] Imagens Engraçadas/Memes   
  18. Gostei
    vhsarmento deu reputação a Crespo1978 em [Oficial] Imagens Engraçadas/Memes   
    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  19. Gostei
    vhsarmento deu reputação a Wolky em [Oficial] Imagens Engraçadas/Memes   
  20. Gostei
    vhsarmento recebeu reputação de manel007 em [Oficial] Imagens Engraçadas/Memes   
    Enviado de meu SM-A500M usando Tapatalk
  21. Gostei
    vhsarmento deu reputação a EctoFrangoMorfo em [Oficial] Imagens Engraçadas/Memes   
    Sem caneta sem anotação
    Sem anotação sem estudo
    Sem estudo sem emprego
    Sem emprego sem dinheiro
    Sem dinheiro sem academia
    Sem academia sem treinar
    Sem treinar sem ganho
  22. Gostei
    vhsarmento deu reputação a Cpt Jack em [Oficial] Imagens Engraçadas/Memes   
  23. Gostei
    vhsarmento recebeu reputação de Mandarim em [Oficial] Imagens Engraçadas/Memes   
    Enviado de meu SM-A500M usando Tapatalk
  24. Gostei
    vhsarmento recebeu reputação de Jornal em [Oficial] Imagens Engraçadas/Memes   
    Enviado de meu SM-A500M usando Tapatalk
  25. Gostei
    vhsarmento recebeu reputação de gabrielwhey em [Oficial] Imagens Engraçadas/Memes   
    Enviado de meu SM-A500M usando Tapatalk
×
×
  • Criar Novo...